Nico Hülkenberg
Nico Hülkenberg | |
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Nico Hülkenberg em 2017 | |
Informações pessoais | |
Nome completo | Nicolas Hülkenberg |
Apelido(s) | Nico/Hulk |
Nacionalidade | alemão |
Nascimento | 19 de agosto de 1987 (31 anos) Emmerich am Rhein, Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha Ocidental |
Altura | 1,84[1]m |
Registros na Fórmula 1 | |
Temporadas | 2010, 2012– |
Equipes | Williams, Sauber, Force India e Renault |
GPs disputados | 158 |
Títulos | 0 |
Vitórias | 0 |
Pódios | 0 |
Pontos | 474[2] |
Pole positions | 1 |
Voltas mais rápidas | 2 |
Primeiro GP | GP do Bahrein de 2010 |
Último GP | GP de Abu Dhabi de 2018 |
Nicolas "Nico" Hülkenberg (Emmerich am Rhein, 19 de agosto de 1987) é um automobilista alemão. É atualmente piloto da equipe de Fórmula 1 Renault.[3]
Índice
1 Carreira
1.1 Formula BMW
1.2 A1 Grand Prix
1.3 Formula 3
1.4 GP2
2 Fórmula 1
2.1 Williams (2010)
2.2 Force India
2.3 Sauber
2.4 Retorno da Force India
2.5 Renault
3 Le Mans
4 Posição de chegada nas corridas
4.1 Resultados na GP2 Asia Series
4.2 GP2
4.3 Fórmula 1
5 Referências
6 Ligações externas
Carreira |
Nascido em Emmerich am Rhein, Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha Ocidental, Hülkenberg fez sua estréia de kart em 1997, aos 10 anos de idade. Em 2002, foi Campeão Alemão de Kart Júnior e no ano seguinte ganhou o Campeonato Alemão de Kart.[4]
Hülkenberg foi anteriormente gerenciado por Willi Weber, o gerente de longa data de Michael Schumacher. Weber previu que Hülkenberg estaria pronto para a Fórmula 1 até 2008. Ele também elogiou Hülkenberg como um "talento inacreditável" e disse que ele lembrou Schumacher é um jovem piloto. Ele também afirmou que ele o apelidou de "The Hulk", depois do super-herói fictício, em referência a Hülkenberg mudando sua personalidade ao volante.
Formula BMW |
Hülkenberg fez sua estréia na Fórmula BMW da Alemanha em 2005, dominando o campeonato e ganhando o título confortavelmente. Terminou primeiramente na final do mundo da fórmula BMW mas foi descascado da vitória depois que foi reivindicado que tinha testado freio seus rivais durante um período do carro da segurança.
A1 Grand Prix |
Em 2006, Hülkenberg se juntou à equipe alemã A1 Grand Prix para a temporada 2006-07. Nove vitórias em sua temporada de estreia fizeram dele o piloto mais bem-sucedido da história da A1GP. Isso significava que ele quase sozinho venceu o campeonato da Alemanha com 128 pontos, 35 mais do que a Nova Zelândia.
Formula 3 |
Hülkenberg terminou em quinto lugar no Campeonato Alemão de Fórmula Três (ATS Formel 3 Cup) em 2006. Para 2007 mudou para a Fórmula 3 Euro Series com a equipe ASM que levou Lewis Hamilton e Paul di Resta para os dois últimos campeonatos. A sua primeira vitória chegou ao Norisring a partir do 18º lugar na grelha, ele voltou a vencer na chuva em Zandvoort e adicionou um terceiro no Nürburgring. Mas ele teve problemas em Magny-Cours, sendo penalizado na qualificação para passar a bandeira quadriculada duas vezes, E bater em Filip Salaquarda na corrida.
Hülkenberg venceu o Masters de Formula 3 sem corrida de campeão em Zolder de seu companheiro de equipe (e líder do campeonato F3 Euro Series) Romain Grosjean depois que Grosjean ficou parado no início.
Hülkenberg venceu o campeonato da Fórmula 3 Euro Series em 2008. Hülkenberg acumulou 76 de seu total de 85 pontos durante as corridas de característica aos sábados, levando sete vitórias no progresso.
GP2 |
Hülkenberg fez o seu GP2 Asia Series debutar para a equipe ART Grand Prix na terceira rodada da GP2 Ásia Series 2008-09 no Bahrein, onde assumiu a pole position em sua primeira tentativa. Ele terminou ambas as corridas em quarto lugar e isso o deixou em sétimo lugar no campeonato. Seu segundo fim de semana de corrida em Qatar, viu-o transformar-se a primeira raça da noite-pole-sitter, e prontamente girado que em transformar-se o primeiro raça-vencedor sob luzes após um desempenho dominante. Tal foi o seu desempenho que ele acabou mais de treze segundos de distância do segundo colocado Sergio Pérez. Ele terminou em terceiro lugar na corrida, levando seus pontos do campeonato para 27 de apenas quatro corridas. Apesar disso, ele terminou em sexto lugar no campeonato.
Hülkenberg continuou com a ART na série GP2 2009, em parceria com o Pastor Maldonado, e obteve a sua primeira vitória de forma dominante, durante a sua ronda de casa da série no Nürburgring. Com a série de oito grandes redes invertidas, Hülkenberg começou oitavo para a corrida. Ele venceu a corrida também, tornando-se o primeiro piloto a fazer o fim de semana dobro desde Giorgio Pantano em Monza na temporada de 2006. Ao fazê-lo, tornou-se apenas o segundo piloto a completar a varredura limpa, com pole position, duas voltas mais rápidas e duas vitórias; Igualando as conquistas de Nelson Piquet Jr., que conseguiu no Hungaroring, também em 2006. Hülkenberg conquistou o título com duas corridas de sobra, depois de um terceiro lugar na corrida de Monza, acompanhando dos brasileiros Luiz Razia e Lucas di Grassi em casa. O resultado deixou-o com uma liderança inatacável de 22 pontos para a rodada final, e no processo tornando-se o primeiro piloto a conquistar o campeonato sem a necessidade de uma decisão final rodada. Uma quinta vitória seguiu-se no Autódromo Internacional do Algarve, permitindo que Hülkenberg rompesse a barreira de 100 pontos, e eventualmente ganhou o título por 25 pontos de Vitaly Petrov. Digno de nota é que Hülkenberg terminou a temporada com 64 pontos de vantagem sobre seu companheiro de equipe Pastor Maldonado, que mais tarde conseguiria seu assento de corrida Williams para a temporada de Fórmula 1 de 2011.[5]
Fórmula 1 |
Williams (2010) |
Em 2 de novembro de 2009, Hülkenberg foi anunciado como piloto títular da Williams durante a temporada de 2010.[6]
Em 6 de novembro de 2010, Hülkenberg conquistou pela primeira vez em sua carreira na fórmula 1 uma pole position, no Grande Prêmio do Brasil, décima oitava corrida da temporada de 2010.[7] No entanto, durante a corrida não conseguiu manter o desempenho, terminando na oitava posição. No final da temporada foi dispensado da equipe.[8]
Force India |
Em 26 de janeiro de 2011, Hulkenberg foi confirmado como piloto reserva da equipe Force India. Ao final da temporada, a equipe o confirmou como um dos titulares da equipe para a temporada de 2012.
Sauber |
Em 2013 mudou-se para a Sauber[9] pela qual classificou-se em décimo lugar na temporada.
Retorno da Force India |
Retornou a Force India em 2014[10] com vínculo até o fim da temporada de 2015.[11] Em 1 de setembro de 2015 a equipe prolongou seu contrato até o fim da temporada de 2017.[12]
Renault |
Mas, a equipe Renault confirmou o acordo com Hülkenberg e começa processo de reconstrução da equipe francesa a partir da temporada 2017. A Renault não demorou depois da Force India abrir a porta e anunciou oficialmente o acerto com Nico Hülkenberg para assumir um dos carros do time francês na temporada 2017.[13]
Le Mans |
Em 14 de junho de 2015 Hülkenberg venceu as 24 Horas de Le Mans de 2015 em parceria com Nick Tandy e Earl Bamber com um Porsche 919 Hybrid. [14] Sua vitória em Le Mans foi a primeira de um piloto em atividade na Fórmula 1 desde 1991 com Johnny Herbert e Bertrand Gachot.[15]
Posição de chegada nas corridas |
Resultados na GP2 Asia Series |
Legenda: (Corridas em negrito indicam pole position); (Corridas em itálico indicam volta mais rápida)
Temporada | Equipe | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | Classificação | Pontos |
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2008-09 | ART Grand Prix | CHN FEA | CHN SPR | UAE FEA | UAE SPR | BHR FEA 4 | BHR SPR 4 | QAT FEA 1 | QAT SPR 3 | MAL FEA | MAL SPR | BHR FEA | BHR SPR | 6º | 27 |
GP2 |
Legenda: (Corridas em negrito indicam pole position); (Corridas em itálico indicam volta mais rápida)
Temporada | Equipe | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | Classificação | Pontos |
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2009 | ART Grand Prix | ESP FEA 9 | ESP SPR 14 | MON FEA 5 | MON SPR 3 | TUR FEA 5 | TUR SPR 4 | GBR FEA 3 | GBR SPR 5 | GER FEA 1 | GER SPR 1 | HUN FEA 1 | HUN SPR 7 | VAL FEA 2 | VAL SPR 1 | BEL FEA 2 | BEL SPR Ret | ITA FEA 6 | ITA SPR 3 | ALG FEA 1 | ALG SPR 16 | 1º | 100 |
Fórmula 1 |
Legenda: (Corridas em negrito indicam pole position); (Corridas em itálico indicam volta mais rápida)
Temporada | Equipe | Chassis | Motor | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | Pos | Pts |
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2010 | AT&T Williams | FW32 | Cosworth CA2010 2.4 V8 | BHR 14 | AUS Ret | MAL 10 | CHN 15 | ESP 16 | MON Ret | TUR 17 | CAN 13 | EUR Ret | GBR 10 | ALE 13 | HUN 6 | BEL 14 | ITA 7 | SIN 10 | JPN Ret | COR 10 | BRA 8 | ABU 16 | 14º | 22 | ||
2011 | Force India F1 Team | Force India VJM04 | Mercedes FO 108Y 2.4 V8 | AUS AT | MAL AT | CHN AT | TUR AT | ESP AT | MON | CAN AT | EUR AT | GBR AT | GER AT | HUN AT | BEL AT | ITA AT | SIN | JPN AT | KOR | IND | ABU | BRA AT | - | - | ||
2012 | Sahara Force India F1 Team | Force India VJM05 | Mercedes FO 108Z 2.4 V8 | AUS Ret | MAL 9 | CHN 15 | BHR 12 | ESP 10 | MON 8 | CAN 12 | EUR 5 | GBR 12 | ALE 9 | HUN 11 | BEL 4 | ITA Ret | SIN 14 | JAP 7 | COR 6 | IND 8 | ABU Ret | EUA 8 | BRA 5 | 11º | 63 | |
2013 | Sauber F1 Team | Sauber C32 | Ferrari 056 2.4 V8 | AUS DNS | MAL 8 | CHN 10 | BHR 12 | ESP 15 | MON 11 | CAN Ret | GBR 10 | ALE 10 | HUN 11 | BEL 13 | ITA 5 | SIN 9 | COR 4 | JAP 6 | IND 19 | ABU 14 | EUA 6 | BRA 8 | 10º | 51 | ||
2014 | Sahara Force India F1 Team | Force India VJM07 | Mercedes PU106A Hybrid 1.6 V6 | AUS 6 | MAL 5 | BHR 5 | CHN 6 | ESP 10 | MON 5 | CAN 5 | AUT 9 | GBR 8 | ALE 7 | HUN Ret | BEL 10 | ITA 12 | SIN 9 | JAP 8 | RUS 12 | EUA Ret | BRA 8 | ABU 6 | 9º | 96 | ||
2015 | Sahara Force India F1 Team | Force India VJM08 | Mercedes PU106B Hybrid 1.6 V6 | AUS 7 | MAL 14 | CHN Ret | BHR 13 | ESP 15 | MON 11 | CAN 8 | AUT 6 | GBR 7 | HUN Ret | BEL NL | ITA 7 | SIN Ret | JAP 6 | RUS Ret | EUA Ret | MEX 7 | BRA 6 | ABU 7 | 10º | 58 | ||
2016 | Sahara Force India F1 Team | Force India VJM09 | Mercedes PU106C Hybrid 1.6 V6 | AUS 7 | BHR 15 | CHN 15 | RUS Ret | ESP Ret | MON 6 | CAN 8 | EUR 9 | AUT 19† | GBR 7 | HUN 10 | ALE 7 | BEL 4 | ITA 10 | SIN Ret | MAL 8 | JAP 8 | EUA Ret | MEX 7 | BRA 7 | ABU 7 | 9º | 72 |
2017 | Renault Sport F1 Team | Renault R.S.17 | Renault R.E.17 1.6 V6 | AUS 11 | CHN 12 | BHR 9 | RUS 8 | ESP 6 | MON Ret | CAN 8 | AZE Ret | AUT 13 | GBR 6 | HUN 17 | BEL 6 | ITA 13 | SIN Ret | MAL 16 | JAP Ret | EUA Ret | MEX Ret | BRA 10 | ABU 6 | 10º | 43 | |
2018 | Renault Sport F1 Team | Renault R.S.18 | Renault R.E.18 1.6 V6 | AUS 7 | BHR 6 | CHN 6 | AZE Ret | ESP Ret | MON 8 | CAN 7 | FRA 9 | AUT Ret | GBR 6 | ALE 5 | HUN 12 | BEL Ret | ITA 13 | SIN 10 | RUS 12 | JAP Ret | EUA 6 | MEX 6 | BRA Ret | ABU Ret | 7º | 69 |
* Temporada em andamento.
† Pilotos que não terminaram o Grande Prêmio mas foram classificados pois completaram 90% da corrida.
Referências
↑ «Über Nico» (em alemão). Sítio oficial Nico Hülkenberg
↑ «Nico Hülkenberg stats f1». statsf1
↑ «Renault confirma Ricciardo ao lado de Hulkenberg para 2019». Motorsport.com. 3 de agosto de 2018. Consultado em 23 de janeiro de 2019
↑ «Meet the rookies: Nico Hülkenberg» (em inglês). F1Fanatic.co.uk. Consultado em 16 de Agosto de 2007
↑ «Hulkenberg takes pole on GP2 debut» (em inglês). Autosport. Consultado em 22 de Janeiro de 2009
↑ «2010 Driver Lineup». Consultado em 31 de janeiro de 2010
↑ «Hulkenberg surpreende em Interlagos e crava pole para a Williams após 5 anos». UOL. 6 de novembro de 2010
↑ «Williams dispensa Nico Hulkenberg da próxima temporada da F1». BOL. 15 de novembro de 2010
↑ «Sauber confirma Nico Hulkenberg para 2013». Autosport. 31 de outubro de 2012
↑ «Force India anuncia retorno de Hulkenberg à equipe em 2014». UOL. 3 de dezembro de 2014
↑ «Nico Hülkenberg continues with Sahara Force India for 2015» (em inglês). Force India. 20 de outubro de 2014
↑ «Nico Hulkenberg continues with Sahara Force India in 2016 and 2017» (em inglês). Sítio oficial Force India. 1 de setembro de 2015
↑ «Renault confirma acordo com Hülkenberg e começa processo de reconstrução a partir da temporada 2017». Grande Prêmio UOL. 14 de Outubro de 2016. Consultado em 14 de Outubro de 2016
↑ «Le Mans 24 Hours: Porsche wins with Hulkenberg, Tandy and Bamber» (em inglês). Autosport. 14 de junho de 2015
↑ «Hülkenberg é primeiro piloto em atividade no Mundial de F1 a vencer 24 Horas de Le Mans desde 1991». Grande Prêmio. 14 de junho de 2015
Ligações externas |
Sítio pessoal (em alemão)
Nico Hülkenberg (em inglês) em Driverdatabase