Alexander Wurz
































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Alexander Wurz


Alexander Wurz em 2012
Informações pessoais

Nacionalidade

Áustria austríaco

Nascimento

15 de fevereiro de 1974 (45 anos)
Waidhofen an der Thaya, Áustria
Registros na Fórmula 1

Temporadas

1997–2000, 2005, 2007

Equipes

Benetton, McLaren e Williams

GPs disputados
69

Títulos
0

Vitórias
0

Pódios
3

Pontos
45

Pole positions
0

Voltas mais rápidas
1

Primeiro GP

GP do Canadá de 1997

Último GP

GP da China de 2007

Alexander Wurz (Waidhofen an der Thaya, 15 de fevereiro de 1974) é um ex- automobilista da Áustria. É o segundo filho da lenda do rali Franz Wurz, campeão europeu de Rali em 1974, 1976 e 1982.




Índice






  • 1 BMX


  • 2 Carreira na Fórmula 1


    • 2.1 Benetton


    • 2.2 Piloto de testes


    • 2.3 Williams


    • 2.4 Aposentadoria


    • 2.5 Retorno


      • 2.5.1 Medical Car






  • 3 Resultados na Fórmula 1


  • 4 Referências


  • 5 Ligações externas





BMX |


A primeira prova de que Alex era um bom piloto foi no Campeonato Mundial de BMX e o ganhou de ponta a ponta em 1986. Isto lhe deu a forma física necessária para o automobilismo.



Carreira na Fórmula 1 |


Ele se tornou o vencedor mais jovem da história de Le Mans, antes de ingressar na Fórmula 1. Sua estréia foi em 15 de junho, de 1997, substituindo o compatriota Gerhard Berger, já veterano. Ele impressionou a todos com um pódio em sua terceira corrida, e sua gratificação foi um assento na próxima temporada, em 1998.



Benetton |


Nas 3 temporadas seguintes pela Benetton, Wurz foi batido pelo seu companheiro de equipe, Giancarlo Fisichella. Uma bela largada em 1998 sugeria um futuro brilhante, mas ele nunca pôde provar isso. Em Mônaco, ele disputou posições com a lenda o automobilismo, Michael Schumacher, mas logo depois, bateu num estilo espetacular. Depois de 3 temporadas seguidas sem resultados significativos.



Piloto de testes |




Wurz, em 2006 pela Williams.


Sem conseguir um lugar num time de ponta na F1, em 2001, ele decidiu ser o terceiro piloto de testes para a McLaren. Foi sua melhor performance até então. Várias vezes, ele esteve ligado a rumores sobre uma vaga em alguma equipe.


Em abril de 2005, com Juan Pablo Montoya machucado, Wurz guiou a Mclaren no Grande Prêmio de San Marino, terminando em quarto lugar, mas 'herdou' o terceiro lugar após os dois pilotos da BAR serem eliminados. Sua prova em Imola não foi tão espetacular assim, já que não se sentia confortável no carro, devido a sua altura (1,86 m). Desde que assinou com a Mclaren como piloto de teste, Wurz persegue um lugar em alguma equipe. Em 2003, ele quase assinou com a Jaguar, já que Antonio Pizzonia estava na corda bamba. Entretanto, a McLaren não permitiu a mudança de equipe de Wurz. Então, a Jaguar decidiu dar mais uma chance a Pizzonia.



Williams |


Alexander Wurz assinou com a Williams F1 e se tornou o novo piloto de testes e terceiro piloto. Com a ida de Mark Webber para a Red Bull no ano de 2007, assumiu a vaga na equipe como piloto titular, conseguindo como melhor resultado um pódio em Montreal.



Aposentadoria |


Em 2007, Alexander Wurz anunciou sua retirada da Fórmula 1.[1] Seu substituto na última corrida da temporada 2007, o GP do Brasil, foi o japonês Kazuki Nakajima, filho do lendário Satoru Nakajima. No total de sua carreira, ele participou de 69 Grandes Prêmios, marcando 45 pontos. Em 2015 anuncia sua aponsetadoria



Retorno |


Em 2008, Wurz voltou à categoria como piloto de testes da equipe Honda.[2][3] No ano seguinte, após a equipe ser comprada por Ross Brawn e ser renomeada para Brawn GP, Wurz assumiu o cargo de conselheiro.[4]


Em 2011 o piloto foi convidado a fazer parte do quadro de comissários da FIA, durante a disputa do Grande Prêmio do Brasil.[5][6]


Em 2012, Wurz foi contratado pela equipe Williams para trabalhar como conselheiro, sendo mentor dos jovens pilotos da equipe.[7]



Medical Car |


Wurz foi o piloto do Medical Car da Fórmula 1 (um Mercedes C63 AMG Estate) no Grande Prêmio de Cingapura. Dias antes desta prova, o piloto oficial do carro, Jacques Tropenat, passou mal. O nome de Wurz foi recomendado para ocupar esta posição substituta pelo piloto do Safety Car, Bernd Mayländer.[8]



Resultados na Fórmula 1 |

























































































































































































Ano
Equipe

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
Pos
Pontos

1997

Mild Seven Benetton Playlife
8

AUS


BRA


ARG


SMR


MON


ESP


CAN
Ret

FRA
Ret

GBR
3

GER


HUN


BEL


ITA


AUT


LUX


JPN


EUR



14°
4

1998

Mild Seven Benetton Playlife
6

AUS
7

BRA
4

ARG
4

SMR
Ret

ESP
4

MON
Ret

CAN
4

FRA
5

GBR
4

AUT
9

GER
11

HUN
Ret

BEL
Ret

ITA
Ret

LUX
7

JPN
9




17

1999

Mild Seven Benetton Playlife
10

AUS
Ret

BRA
7

SMR
Ret

MON
6

ESP
10

CAN
Ret

FRA
Ret

GBR
10

AUT
5

GER
7

HUN
7

BEL
14

ITA
Ret

EUR
Ret

MAL
8

JPN
10



13°
3

2000

Mild Seven Benetton Playlife
12

AUS
7

BRA
Ret

SMR
9

GBR
9

ESP
10

EUR
12

MON
Ret

CAN
9

FRA
Ret

AUT
10

GER
Ret

HUN
11

BEL
13

ITA
5

USA
10

JPN
Ret

MAL
7


15°
2

2005

West McLaren Mercedes
10

AUS


MAL


BHR
TD

SMR
3

ESP


MON
TD

EUR
TD

CAN


USA


FRA


GBR


GER
TD

HUN
TD

TUR


ITA


BEL
TD

BRA
TD

JPN


CHN

17°
6

2007

AT&T Williams
17

AUS
Ret

MAL
9

BHR
11

ESP
Ret

MON
7

CAN
3

USA
10

FRA
14

GBR
13

EUR
4

HUN
14

TUR
11

ITA
13

BEL
Ret

JPN
Ret

CHN
12

BRA



11°
13

(Legenda)
(Corridas em itálico indicam volta mais rápida.)


Nota: Entre 2001 e 2005, Wurz foi piloto de teste da McLaren e disputou o GP de San Marino de 2005 substituindo Juan Pablo Montoya. Em 2006 foi piloto de testes da equipe Williams.



Referências




  1. «Wurz anuncia aposentadoria e não corre no Brasil». Jornal do Brasil. 8 de outubro de 2007 


  2. «Honda anuncia Alexander Wurz como piloto de testes em 2008». Band.com.br. 10 de janeiro de 2008 


  3. «Honda anuncia Alexander Wurz como piloto de testes». Estadão. 10 de janeiro de 2008 


  4. «Sem testes, Alexander Wurz vira conselheiro na Brawn». Estadão. 11 de março de 2009 


  5. «FIA define Alexander Wurz como comissário convidado no GP do Brasil». Gazeta Esportiva. 23 de novembro de 2011 


  6. «Alexander Wurz será comissário convidado no GP do Brasil». Portal Terra. 23 de novembro de 2011 


  7. «Após três anos, Alex Wurz volta à Fórmula 1 na Williams». Portal Terra. 20 de fevereiro de 2012 


  8. f1mania.lance.com.br/ Alex Wurz pilota Medical Car em Cingapura



Ligações externas |



Commons

O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Alexander Wurz




  • Página oficial de Alexander Wurz (em alemão). en.


  • Williams F1 signs Alex Wurtz as test & reserve driver (em inglês)


  • Williams confirm Wurz and Rosberg for 2007 (em inglês)







































  • Portal de biografias



Popular posts from this blog

Monofisismo

Angular Downloading a file using contenturl with Basic Authentication

Olmecas