A. J. Foyt







































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































A. J. Foyt


A.J. Foyt em 2015
Nascimento

16 de janeiro de 1935 (84 anos)
Houston
Cidadania

Estados Unidos

Alma mater
Lamar High School
Ocupação
piloto de Fórmula 1, proprietário de uma equipe da NASCAR, atleta, piloto de automóvel

[edite no Wikidata]


Anthony Joseph Foyt Jr. (Houston, Texas, Estados Unidos, 16 de Janeiro de 1935), mais conhecido como A. J. Foyt, é um ex-piloto americano de corridas. Ele é o único piloto a ganhar o 500 Milhas de Indianápolis(que ele ganhou quatro vezes), as 500 Milhas de Daytona, as 24 horas de Daytona, e as 24 horas de Le Mans. É considerado um dos melhores pilotos americanos na história.


Vencedor das 500 milhas de Indianápolis em quatro ocasiões (1961, 1964, 1967 e 1977), foi o primeiro a atingir essa marca empatado com Al Unser e Rick Mears. A. J. Foyt tem 67 vitórias[1] e sete campeonatos no campeonato nacional da USAC (1960, 1961, 1963, 1964, 1967, 1975 e 1979), catalogando resultados expressivos mesmo considerando-se as restantes categorias de monopostos americanos máximas (AAA, CART e IndyCar Series).


Ele também foi campeão da USAC Sprint em 1960, da USAC Silver Crown em 1972 e a USAC Stock Cars em 1968, 1978 e 1979; ganhou 20 corridas de midgets; 7 corridas de 128 na NASCAR Cup Series, incluindo as tradicionais 500 Milhas de Daytona em 1972; e três corridas de resistência clássicas em todo o mundo: 24 Horas de Le Mans em 1967, 24 Horas de Daytona de 1983 e 1985 e as 12 Horas de Sebring, de 1985.


Ele é o chefe da equipe de A. J. Foyt Enterprises que tem competido em vários períodos no NASCAR Cup Series e a IRL desde a sua temporada inaugural, em 1996, aonde se estabeleceu como proprietário e chefe de equipe com sua equipe, que venceu com Kenny Bräck as 500 Milhas de Indianápolis, onde atualmente conta com o piloto japonês Takuma Sato.


É avô do também piloto A. J. Foyt IV.




Índice






  • 1 Carreira


    • 1.1 Anos 1960


    • 1.2 Anos 1970


    • 1.3 Anos 1980




  • 2 Resultados


    • 2.1 Resultados das 500 Milhas de Indianápolis


    • 2.2 24 Horas de Le Mans


    • 2.3 12 Horas de Sebring


    • 2.4 500 Milhas de Daytona




  • 3 Aposentadoria


  • 4 Referências


  • 5 Ligações externas





Carreira |



Anos 1960 |


George Bignotti o contratou para correr em sua equipe, em 1960. Ele venceu quatro corridas e acrescentou oito pódios em doze datas, incluindo as 500 milhas de Indianápolis, que resultou em seu primeiro título na categoria. Ele defendeu o seu título com sucesso, em 1961, também com quatro vitórias com Indianápolis entre eles. Em 1962, Foyt tinha quatro vitórias novamente. Mas uma transferência para a equipe de Lindsey Hopkins na metade da temporada e depois para Ansted-Thompson, um abandono em Indianápolis e uma vitória de Rodger Ward nessa corrida significava que o texano perdeu o campeonato nas mãos o californiano.


Definitivamente instalado em Ansted-Thompson, Foyt venceu cinco das doze datas a partir de 1963, foi o segundo em três e a terceira em dois, que alcançou a sua terceira conquista com grande conforto. Sua coroação em 1964 foi ainda mais deslumbrante, ela ganhou dez das treze corridas. Foyt realizou 10 poles em 18 datas de 1965, venceu cinco corridas e foi segundo em mais outros três. No entanto, uma onda de abandonos no início da temporada o impediu de alcançar Mario Andretti e obrigou-o a ter que se contentar com o segundo lugar. Em 1966, Foyt disputou apenas 12 das 16 corridas do campeonato e chegou ao fim em apenas em quarto, que o deixou fora de qualquer hipótese.


A adoção massiva de circuitos mistos pela USAC em 1967 não afetou o domínio da Foyt, que foi campeão novamente. Ele ganhou cinco corridas ovais, incluindo as 500 milhas de Indianápolis e Mont-Tremblant. Foi seu último ano como piloto de Ansted-Thompson, em 1968, foi para competir por Jim Gilmore. Estava ausente em 8 corridas de 20 e abandonou mais da metade. Assim, quatro vitórias e oito chegadas entre os cinco primeiros deixaram-no sexto lugar no campeonato. A história foi semelhante em 1969: ele abandonou 17 de 24 corridas, ganhou apenas um e era quinto ou melhor em sete, então ele terminou em sétimo na tabela geral.



Anos 1970 |


Foyt não ganha nenhuma corrida em 1970, seus melhores resultados foram dois terceiros lugares e um quarto. Além de faltando 5 corridas de 18, terminou em nono no campeonato. Em 1971, reduziu o número de corridas para 12 para eliminar todas as corridas em ovais de terra. Foyt perdeu três e ganhou uma, mas os bons resultados nas corridas para maior pontuação permitiram-lhe ser o segundo no campeonato. Em 1972, ele jogou apenas cinco corridas e seu melhor resultado foi uma oitava colocação.


Em 1973, Foyt tomou o número 14, que usaria o resto de sua carreira como piloto e também sua equipe. Ele venceu duas corridas, mas 10 ou pior em outros, com qual terminaria em 10º. Em 1974, ele marcou oito pole-positions em doze corridas realizadas; Ele venceu duas corridas, foi o segundo em outra, em outro terceiro e quarto em mais dois, então foi colocado na oitava posição final. No 13 corridas desde 1975, ele marcou sete poles e ganhou sete deles, que adicionado a um segundo lugar e dois terceiros ele ganhou seu sexto campeonato. Foyt voltou a marcar sete poles em 1976, mas só duas vitórias e foi o sétimo no final da temporada. Com sua quarta vitória nas 500 milhas de Indianápolis e outros dois, Foyt foi quarto na temporada de 1977.


Em 1978, ele venceu duas corridas no Campeonato Nacional da USAC, uma em Silverstone e cruzou a linha de chegada quinta ou melhor em 10 das 18, depois que foi quinto no campeonato. Em 1979, ele se manteve fiel à família Hulman-George, fundador da USAC e dono do Indianapolis Motor Speedway e recusou-se a mover-se para o campeonato de CART. Nesse mesmo ano ganhou cinco das sete corridas e terminou em segundo em Indianápolis, que significava o seu sétimo título na categoria.



Anos 1980 |




Carro de A. J. Foyt na CART em 1984.


Em 1980 e 1981, além das corridas das 500 milhas de Indianápolis, disputou as 500 milhas de Pocono, onde ele conseguiu sua última vitória como um piloto de monopostos em 1981.


Exceto em 1985, Foyt disputou as 500 Milhas de Indianápolis até 1992. Uma vez que desapareceu do Campeonato Nacional da USAC, Foyt também competiu em outros testes do CART. As temporadas do ano de 1988, 1989 e 1990, disputado quase que por completo, terminou a 16°, 18° e 11° e que terminou em quarto em Phoenix de 1988 e quinto em Milwaukee de 1988, Indianapolis de 1989 e Meadowlands de 1990.



Resultados |



Resultados das 500 Milhas de Indianápolis |





































































































































































































































































Ano
Chassi
Motor
Largada
Resultado

1958

Kuzma/Brawner

Offy
12º
16º

1959

Kuzma

Offy
17º
10º

1960

Kurtis/Epperly

Offy
16º
25º

1961

Trevis

Offy




1962

Trevis

Offy

23º

1963

Trevis

Offy



1964

Watson

Offy




1965

Lotus 34

Ford


15º

1966

Lotus 38

Ford
18º
26º

1967

Coyote 67

Ford




1968

Coyote 68

Ford

20º

1969

Coyote/Kuzma

Ford




1970

Coyote 70

Ford

10º

1971

Coyote 71

Ford



1972

Coyote 72

Foyt
17º
25º

1973

Coyote 73

Foyt
23º
25º

1974

Coyote 73

Foyt


15º

1975

Coyote 75

Foyt




1976

Coyote 75

Foyt



1977

Coyote 75

Foyt




1978

Coyote 75

Foyt
20º


1979

Parnelli VPJ6C

Ford Cosworth DFX



1980

Parnelli VPJ6C

Ford Cosworth DFX
12º
14º

1981

Coyote 81

Ford Cosworth DFX

13º

1982

March 82C

Ford Cosworth DFX

19º

1983

March 83C

Ford Cosworth DFX
24º
31º

1984

March 84C

Ford Cosworth DFX
12º


1985

March 85C

Ford Cosworth DFX
21º
28º

1986

March 86C

Ford Cosworth DFX
21º
24º

1987

Lola T87/00

Ford Cosworth DFX

19º

1988

Lola T87/00

Ford Cosworth DFX
22º
26º

1989

Lola T89/00

Ford Cosworth DFX
10º


1990

Lola T90/00

Chevrolet 265A



1991

Lola T91/00

Chevrolet 265A

28º

1992

Lola T92/00

Chevrolet 265A
23º


1993

Lola T93/00

Ford XB
Abandono


24 Horas de Le Mans |





















Ano
Equipe
Carro
Co-Piloto
Posição
Classe
Observação

1967

Estados Unidos Shelby American Inc.

Ford GT40 Mk.IV

Estados Unidos Dan Gurney


P +5.0

Vitória global


12 Horas de Sebring |





























































































Ano
Equipe
Veículo
Co-piloto
Co-piloto (2)
Posição
Observação
1963

Estados Unidos Nickey Chevrolet Co.

Chevrolet Corvette Sting Ray

Estados Unidos Jim Hurtubise

DNF
Falha do motor
1964

Estados Unidos Mecom Racing
Chevrolet Corvette Grand Sport

Canadá John Cannon

22º

1966

Estados Unidos Holman & Moody

Ford GT40 MK.II

Estados Unidos Ronnie Bucknum

12º

1967

Estados Unidos Ford Motor Company

Ford GT40 Mk.IIB

Estados Unidos Lloyd Ruby



1984

Estados Unidos Henn's Swap Shop Racing

Porsche 935L

França Bob Wollek

Reino Unido Derek Bell


1985

Estados Unidos Preston Henn

Porsche 962

França Bob Wollek

Estados Unidos Drake Olson



Vitória global
1986

Estados Unidos Henn's Swap Shop Racing
Porsche 962

Estados Unidos Drake Olson

DNF

1987

Estados Unidos A. J. Foyt Enterprises
Porsche 962

Estados Unidos Hurley Haywood

Estados Unidos Danny Sullivan
DNF
Acidente
1988

Estados Unidos A. J. Foyt Enterprises
Porsche 962

Estados Unidos Hurley Haywood





500 Milhas de Daytona |
























































































































































































Ano
Equipe
Montadora
Classificação
Resultado
1963

Nichels Engineering

Pontiac
7
27
1964

Matthews Racing

Ford
8
24
1966

Junior Johnson & Associates

Ford
22
33
1967

Matthews Racing

Ford
5
37
1968
19
12
1969

Jack Bowsher & Associates

Ford
9
4
1970
28
32
1971

Wood Brothers Racing

Mercury

1
3
1972
2

1
1973

A.J. Foyt Enterprises

Chevrolet
8
4
1974
35
5
1975

Ellington Racing

Chevrolet
9
11
1976
31
22
1977

A.J. Foyt Enterprises

Chevrolet
2
6
1978

Buick
3
32
1979

Olds
6
3
1980
11
31
1981
10
35
1982
9
21
1983

Chevrolet
9
11
1984

Olds
32
39
1985
16
30
1986
20
29
1987

Morgan-McClure Motorsports

Olds
41
42
1988

A.J. Foyt Enterprises

Olds
17
33
1989
24
38
1990
13
36
1992

B & B Racing

Olds
39
21
1993

Team Jones Racing

Ford
DNQ


Aposentadoria |


Em maio de 1993, ele deu uma volta de despedida em Indianápolis e retirou-se dos carros com a idade de 58 anos.



Referências




  1. [1]



Ligações externas |




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  • Foyt Racing (em inglês)




















































































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