JJ Lehto
















































































































J.J. Lehto

JJ Lehto (Petit Le Mans, 2004).jpg
Lehto na Petit Le Mans, em 2004.
Informações pessoais

Nome completo
Jyrki Juhani Järvilehto

Nacionalidade

finlandês

Nascimento

31 de janeiro de 1966 (53 anos)
Espoo, Finlândia
Registros na Fórmula 1

Temporadas

1989–1994

GPs disputados
70 (62 largadas)

Títulos
0 (12º em 1991)

Vitórias
0

Pódios
1

Pontos
10

Pole positions
0

Primeiro GP

Portugal GP de Portugal, Estoril, 1989
(não-classificado)

Último GP

Austrália GP da Austrália, Adelaide, 1994
Registros na Champ Car

Temporadas
1998

Equipes
1 (Hogan)

Corridas
19

Títulos
0 (20º em 1998)

Vitórias
0

Pódios
0

Pontos
25

Pole positions
0

Primeira corrida

Estados Unidos GP de Homestead, 1998

Última corrida

Estados Unidos GP de Fontana, 1998
Registros nas 24 Horas de Le Mans

Edições
1990–1991, 1995–1997, 1999, 2002–2005

Equipes
7 (Richard Lloyd Racing, Kremer Racing,
Kokusai Kaihatsu, GTC Competition,
BMW Motorsport, Team Cadillac,
Champion Racing)

Vitórias em classe(s)
2 (1995, 2005)

Jyrki Juhani Järvilehto (Espoo, 31 de janeiro de 1966), popularmente conhecido como J.J. Lehto, é um ex-piloto de Fórmula 1 finlandês. Seu mentor foi Keke Rosberg, campeão da modalidade em 1982, que sugeriu a Jyrki que simplificasse o nome.




Índice






  • 1 Carreira


  • 2 Fórmula 1


  • 3 CART


  • 4 24 Horas de Le Mans


  • 5 Acusação de homicídio


  • 6 Resultados na Fórmula 1


  • 7 Ligações externas


  • 8 Referências





Carreira |


A carreira de Lehto começou no kart, quando ele tinha apenas 5 anos de idade, em 1971, e com apenas 14, competia na Fórmula Ford. Até 1988, dominou o automobilismo escandinavo, e isto atraiu o interesse do ex-piloto Keke Rosberg, que passou a ser seu empresário. Uma das primeiras decisões do campeão mundial de 1982 foi sugerir a mudança de nome do seu pupilo, que passou a ser J.J., iniciais de seus dois primeiros nomes, suprimindo ainda o Järvi do sobrenome, passando a ser chamado de J.J. Lehto.


Ainda em 1988, mudou-se para a Inglaterra, para disputar a Fórmula 3, tornando-se campeão da edição inglesa da categoria, e em seguida tentou a sorte na Fórmula 1, conciliando com seu trabalho na Fórmula 3000, onde terminou em 14º lugar, com 6 pontos.



Fórmula 1 |


Depois de testes com a Ferrari, Lehto é chamado para pilotar para a estreante equipe Onyx, ao lado do veterano sueco Stefan Johansson.


Substituindo o belga Bertrand Gachot, demitido após uma temporada malsucedida, o jovem finlandês teria sua primeira chance no GP de Portugal (prova onde a Onyx obteve seu único pódio, com Johansson), mas não teve sucesso em obter a classificação. Sua estreia "oficial" foi na Espanha, onde abandonou. Não conseguiu uma vaga no grid no GP do Japão, e não chegou ao final do chuvoso GP da Austrália.


Lehto ficou na Onyx em 1990, disputando mais duas provas (San Marino e Alemanha). Ele ainda chegou a testar o carro que seria usado em 1991, mas, com a falência da escuderia, ficou sem equipe no resto do ano. Voltaria em 1991, pela Scuderia Italia, ao lado do italiano Emanuele Pirro.


Em San Marino, Lehto obtém seu único pódio na F-1 ao chegar na terceira posição, atrás das McLarens de Ayrton Senna e Gerhard Berger. Estes pontos lhe deram o 12º lugar na classificação geral. Permanece na equipe em 1992, mas suas prestações não foram bem-sucedidas, terminando o ano zerado.


Assina contrato com a Sauber, que estrearia em 1993, tendo como companheiro de cockpit o austríaco Karl Wendlinger, vindo da March. Em sua estreia pela nova equipe, marcou 2 pontos, os primeiros da história da Sauber na categoria. Abandonou os GPs do Brasil e da Europa, mas chegou em 4º em San Marino. Lehto não pontuou mais na temporada, mas alcançou o 13º posto na classificação geral.


1994 foi o último ano de Lehto na F-1. Tendo assinado com a equipe Benetton, substituindo Riccardo Patrese após desbancar a concorrência dos italianos Michele Alboreto e Luca Badoer, o finlandês acabou sofrendo um grave acidente durante teste em Silverstone, causando lesões na vértebra cervical, deixando-o de fora dos GPs do Brasil e do Pacífico. Nas 2 provas, foi substituído pelo jovem holandês Jos Verstappen. A estreia oficial pela escuderia inglesa deu-se no fatídico GP de San Marino, onde nem chegou a largar - sua Benetton foi violentamente acertada pela Lotus de Pedro Lamy. Na ocasião, largaria em 4º, sua melhor posição de largada na F-1.


Ainda sem condições de pilotar devido ao acidente que sofrera em Silverstone, Lehto viu sua vaga ser novamente ocupada por Verstappen após a etapa do Canadá, onde chegou em sexto lugar, marcando seu único ponto em 1994 e o último em sua carreira na F-1. Voltou a correr no Itália, e em seguida teve seu contrato rescindido após o GP de Portugal. Ele ainda voltaria à Sauber para disputar as corridas do Japão e da 1994, no lugar do experiente Andrea De Cesaris, deixando a categoria logo em seguida.



CART |


Quatro anos depois de ter deixado a F-1, Lehto retornaria a uma categoria de maior porte do automobilismo. Desta vez, o destino seria a CART, onde pilotaria para a equipe Hogan. Estreou no GP de Homestead, chegando em 14º lugar. Seu primeiro ponto veio no GP do Rio de Janeiro, com um 10º posto. Em Surfer's Paradise, Lehto quebrou um tabu: após seis anos sem chegar entre os 5 primeiros colocados, o finlandês conquistou a quinta posição, sua melhor posição de chegada na categoria. Lehto terminou a temporada em 20º lugar, com 25 pontos. Ele tentou continuar na equipe em 1999, mas foi substituído pelo brasileiro Hélio Castroneves.



24 Horas de Le Mans |





McLaren F1 GTR, pilotada por Lehto entre 1995 e 1997.




Lehto na Petit Le Mans de 2005.


Desde 1990, Lehto competia nas 24 Horas de Le Mans, disputando outras quinze edições (não largou em cinco). Aposentou-se de vez das pistas em 2005, e em grande estilo: venceu a edição da tradicional prova, pilotando um Audi R8 juntamente com o dinamarquês Tom Kristensen e o alemão Marco Werner.


Desde 2001, é comentarista de Fórmula 1 em uma TV da Finlândia.



Acusação de homicídio |




O local do acidente com a lancha pilotada por Lehto em 2010.


Em junho de 2010, Lehto voltou às manchetes, desta vez por causa de um acidente: a lancha que ele pilotava bateu em um pilar de uma ponte[1]. Um amigo que estava com ele morreu ao ser arremessado para fora da embarcação.


O ex-piloto foi indiciado por homicídio culposo (sem intenção de matar), e policiais chegaram a obrigá-lo a fazer o teste do bafômetro, pois havia a suspeita de Lehto estar embriagado. Ele chegou a declarar que não se lembrava do acidente[2], pois estava sob efeito de fortes medicamentos. Em dezembro de 2011, foi condenado a 2 anos e 4 meses de prisão por homicídio involuntário e direção perigosa[3] - sua lancha estava a 80km/h, superior ao limite de 5km/h do canal.



Resultados na Fórmula 1 |


(legenda) (Corrida marcada em negrito indica pole position; corrida marcada em itálico indica volta mais rápida)






































































































































































































































Temporada
Equipe
Chassis
Motor
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16

Pontos
Classificação

1994

Mild Seven Benetton

Benetton B194

Ford Zetec V8



SMR
Ret

MON


ESP
Ret

CAN







ITA


POR
Ret




1

24º

Broker Sauber Mercedes

Sauber C13
Mercedes V10















JAP
Ret

AUS
10º

1993

Sauber

Sauber C12
Sauber V10

AFS


BRA
Ret

EUR
Ret

SMR


ESP
Ret

MON
Ret

CAN


FRA
Ret

GBR


ALE
Ret

HUN
Ret

BEL


ITA
Ret

POR


JAP


AUS
Ret

5

13º

1992

BMS Scuderia Italia

Dallara F192

Ferrari V12

AFS
Ret

MEX


BRA


ESP
Ret

SMR
11º

MON


CAN


FRA


GBR
13º

ALE
10º

HUN
NQ

BEL


ITA
11º

POR
Ret

JAP


AUS
Ret

0

NC

1991

BMS Scuderia Italia

Dallara F191

Judd V10

EUA
Ret

BRA
Ret

SMR


MON
11º

CAN
Ret

MEX
Ret

FRA
Ret

GBR
13º

ALE
Ret

HUN
Ret

BEL
Ret

ITA
Ret

POR
Ret

ESP


JAP
Ret

AUS
12º

4

12º

1990

Moneytron Onyx Formula One

Onyx ORE-1

Ford Cosworth V8

EUA
NQ

BRA
NQ















0

NC

Onyx ORE-1B



SMR
12º

MON
Ret

CAN
Ret

MEX
12º

FRA
NQ

GBR
NQ









Monteverdi ORE-1B









ALE
NC

HUN
NQ







1989

Moneytron Onyx Formula One

Onyx ORE-1

Ford Cosworth V8













POR
NPQ

ESP
Ret

JAP
NPQ

AUS
Ret

0

NC

  • Sistema de pontuação da Fórmula 1


Ligações externas |



  • JJ Lehto declara que não lembra de acidente com barco

  • Polícia investiga acidente de barco de JJ Lehto

  • Ex-piloto, JJ Lehto é indiciado por homicídio culposo








Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:

Commons

Imagens e media no Commons


  • Commons




  • J J Lehto, Chicane F1 (em inglês)


  • J J Letho, Urheilusivujen tuottaja Teemu Karenius (em finlandês)



Referências




  1. «Ex-companheiro de Schumacher, J.J. Lehto sofre acidente de barco». ESPN.com.br. 19 de junho de 2010. Consultado em 23 de agosto de 2018 


  2. «JJ Lehto declara que não lembra de acidente». O Globo. 2 de julho de 2010. Consultado em 23 de agosto de 2018 


  3. «Ex-piloto de F-1, J.J. Lehto é condenado a 28 meses de prisão». IG Esporte. 14 de dezembro de 2011. Consultado em 23 de agosto de 2018 






































  • Portal de biografias



Popular posts from this blog

Monofisismo

Angular Downloading a file using contenturl with Basic Authentication

Olmecas