Graham Hill
Graham Hill | |
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Graham Hill no GP da Alemanha de 1969 | |
Informações pessoais | |
Nome completo | Norman Graham Hill |
Apelido(s) | Mr. Mônaco |
Nacionalidade | inglês britânico |
Nascimento | 15 de fevereiro de 1929 Hampstead, Grande Londres Inglaterra |
Morte | 29 de novembro de 1975 (46 anos) Arkley, Grande Londres Inglaterra |
Registros na Fórmula 1 | |
Temporadas | 1958-1975 |
Equipes | 4 (Lotus, BRM, Brabham e Hill) |
GPs disputados | 179 (176 largadas) |
Títulos | 2 (1962 e 1968) |
Vitórias | 14 |
Pódios | 36 |
Pontos | 289 (270)1 |
Pole positions | 13 |
Primeiro GP | GP de Mônaco de 1958 |
Último GP | GP do Brasil de 1975 |
Registros na Champ Car | |
Temporadas | 1966-1968 |
Equipes | Mecom, Granatelli |
Corridas | 3 |
Títulos | 0 |
Vitórias | 1 |
Pódios | 1 |
Pole positions | 0 |
Registros nas 24 Horas de Le Mans | |
Edições | 1958-1966, 1972 |
Equipes | Team Lotus Engineering, Porsche KG, North American Racing Team, David Brown Racing Dept., Owen Racing Organisation, Maranello Concessionaires, Alan Mann Racing Ltd., Equipe Matra-Simca Shell |
Vitórias em classe(s) | 1 (1972) |
Norman Graham Hill ou mais conhecido no automobilismo como Graham Hill (Hampstead, 15 de fevereiro de 1929 — 29 de novembro de 1975) foi um piloto britânico nascido na Inglaterra bicampeão mundial de Fórmula 1 em 1962 e 1968. Ele esteve na categoria por 18 temporadas entre 1958 e 1975, foi também dono de equipe. Ele é o único piloto a vencer a Tríplice Coroa do Automobilismo — 24 horas de Le Mans (em 1972), 500 milhas de Indianápolis (em 1966) e Grande Prêmio de Mônaco (em 1963, 1964, 1965, 1968 e 1969).[1][2]
Hill e seu filho Damon, até 2016, eram os únicos pai e filho a ter ganho o Campeonato Mundial de Fórmula 1. Neto do Hill, Josh Hill, filho de Damon, também fez sua carreira através das categorias e aposentou-se na Fórmula 3 em 2013 com a idade de 22 anos.
Ele recebeu o apelido de Mr. Mônaco, em função das cinco vitórias em Monte Carlo na década de 1960: 1963, 1964, 1965, 1968 e 1969 - sua última vitória na categoria. A sua marca foi superada 24 anos depois pelo brasileiro Ayrton Senna, que obteve a sexta em 1993. O seu sobrenome Hill não tem nenhum grau de parentesco com Phil Hill, piloto norte-americano campeão de Fórmula 1 em 1961.
Índice
1 Carreira
2 Resultados na Fórmula 1
2.1 Vitórias de Graham Hill na Fórmula 1
3 Outros resultados
3.1 24 Horas de Le Mans[4]
3.2 12 Horas de Sebring
3.3 500 Milhas de Indianápolis[5]
4 Referências
5 Ligações externas
Carreira |
Nascido em Hampstead, Londres, Graham ficou conhecido durante a parte final de sua carreira por sua inteligência e paciência. Ele iniciou sua carreira na Fórmula 1 aos 29 anos correndo pela Lotus. Depois de dois anos sem marcar sequer um ponto, entrou na BRM, e venceu seu primeiro campeonato em 1962. Ainda na BRM, ele foi vice-campeão em 1963, 1964 e 1965. Seu segundo título veio depois de voltar para a Lotus em 1968. Nesse mesmo ano, ele venceu o GP da Espanha com a Lotus patrocinada pela Gold Leaf, na primeira aparição de um carro estampado por uma empresa tabagista sem vínculo com o meio automobilístico.
Graham sobreviveu a vários acidentes antes de se aposentar aos 46 anos e montar sua própria equipe, Embassy Hill na Fórmula 1.
Em 29 de novembro de 1975, um sábado, uma intensa neblina envolvia Londres, na Inglaterra, à noite. O pequeno avião bimotor particular de matrícula norte-americana, um Piper Aztec, solicitou autorização de pousar no aeroporto de Heathrow. A pista estava fechada. Tentou em Gatwick; também fechado. Como última opção, voou para o pequeno aeroporto de Elstree, em Barnet, 16 quilômetros ao norte de Londres, voando baixo e com uma visibilidade de 100 metros. No clube Arkley, um campo de golfe, a 3 km da pista, houve um choque com algumas árvores, a queda, a explosão. 6 pessoas morreram na hora. Entre elas, Graham Hill, 46 anos.
O reconhecimento oficial foi feito através de sua ficha dentária. Os corpos, carbonizados, estavam irreconhecíveis. O avião vinha sob seu comando, de um voo que começara 10 minutos antes do acidente. Na Europa, 18 horas e 30 minutos em Marselha, França, Graham Hill tinha passado o dia no autódromo de Paul Ricard fazendo testes no novo carro de sua equipe.
Além dele, dentro do avião estavam 5 membros da equipe, incluindo o engenheiro, três mecânicos e o piloto da equipe de F1 e compatriota de Hill, Tony Brise.[3]
Graham era casado com Bette Hill desde 1955 e deixou três filhos: Brigitte (mais velha), Damon Hill (do meio, que depois se tornaria campeão mundial de Fórmula 1 em 1996) e Samantha. Seu funeral foi na abadia de St Albans, e ele está enterrado na igreja de St Botolphs em Shenley.
Em 1990, Graham foi introduzido ao International Motorsports Hall of Fame.
Resultados na Fórmula 1 |
(Legenda: Corrida em negrito indica pole position e em itálico volta mais rápida)
Ano | Equipe | Chassis | Motor | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | Pontos | Posição |
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1958 | Team Lotus | Lotus 12 | Climax FPF L4 | MON Ret D | HOL Ret D | BEL Ret D | 0 | NC (22º) | ||||||||||||
Lotus 16 | FRA Ret D | GBR Ret D | GER Ret2 D | POR Ret D | ITA 6º D | MAR 16º D | ||||||||||||||
1959 | Team Lotus | Lotus 16 | Climax FPF L4 | MON Ret D | HOL 7º D | FRA Ret D | GBR 9º D | GER Ret D | POR Ret D | ITA Ret D | 0 | NC (25º) | ||||||||
1960 | Owen Racing Organisation | BRM P25 | BRM P25 L4 | ARG Ret D | 4 | 15º | ||||||||||||||
BRM P48 | MON 7º D | HOL 3º D | BEL Ret D | FRA Ret D | GBR Ret D | POR Ret D | EUA Ret D | |||||||||||||
1961 | Owen Racing Organisation | BRM P48/57 | BRM FPF L4 | MON Ret D | HOL 8º D | BEL Ret D | FRA 6º D | GBR Ret D | GER Ret D | ITA Ret D | EUA 5º D | 3 | 16º | |||||||
1962 | Owen Racing Organisation | BRM P57 | BRM P56 V8 | HOL 1º D | MON 6º D | BEL 2º D | FRA 9º D | GBR 4º D | GER 1º D | ITA 1º D | EUA 2º D | RSA 1º D | 421 (52) | 1º | ||||||
1963 | Owen Racing Organisation | BRM P57 | BRM P56 V8 | MON 1º D | BEL Ret D | HOL Ret D | GBR 3º D | GER Ret D | EUA 1º D | MEX 4º D | RSA 3º D | 29 | 2º | |||||||
BRM P61 | FRA 3º3 D | ITA 16º D | ||||||||||||||||||
1964 | Owen Racing Organisation | BRM P261 | BRM P60 V8 | MON 1º D | HOL 4º D | BEL 5º D | FRA 2º D | GBR 2º D | GER 2º D | AUT Ret D | ITA Ret D | EUA 1º D | MEX 11º D | 391 (41) | 2º | |||||
1965 | Owen Racing Organisation | BRM P261 | BRM P60 V8 | RSA 3º D | MON 1º D | BEL 5º D | FRA 5º D | GBR 2º D | HOL 4º D | GER 2º D | ITA 2º D | EUA 1º D | MEX Ret D | 401 (47) | 2º | |||||
1966 | Owen Racing Organisation | BRM P261 | BRM P75 V8 | MON 3º D | BEL Ret D | FRA Ret D | GBR 3º D | HOL 2º D | GER 4º D | 17 | 5º | |||||||||
BRM P83 | BRM P60 H16 | ITA Ret D | EUA Ret D | MEX Ret D | ||||||||||||||||
1967 | Team Lotus | Lotus 43 | BRM P75 H16 | RSA Ret F | 15 | 7º | ||||||||||||||
Lotus 33 | Ford Cosworth DFV V8 | MON 2º F | ||||||||||||||||||
Lotus 49 | HOL Ret F | BEL Ret F | FRA Ret F | GBR Ret F | GER Ret F | CAN 4º F | ITA Ret F | EUA 2º F | MEX Ret F | |||||||||||
1968 | Team Lotus | Lotus 49 | Ford Cosworth DFV V8 | RSA 2º F | 48 | 1º | ||||||||||||||
Gold Leaf Team Lotus | Lotus 49B | ESP 1º F | MON 1º F | BEL Ret F | HOL 9º F | FRA Ret F | GBR Ret F | GER 2º F | ITA Ret F | CAN 4º F | EUA 2º F | MEX 1º F | ||||||||
1969 | Gold Leaf Team Lotus | Lotus 49B | Ford Cosworth DFV V8 | RSA 2º F | ESP Ret F | MON 1º F | HOL 7º F | FRA 6º F | GBR 7º F | GER 4º F | ITA 9º F | CAN Ret F | EUA Ret F | 19 | 7º | |||||
1970 | Rob Walker Racing Team | Lotus 49C | Ford Cosworth DFV V8 | RSA 6º F | ESP 4º F | 7 | 13º | |||||||||||||
Brooke Bond Oxo Racing/ Rob Walker | MON 5º F | BEL Ret F | HOL NC F | FRA 10º F | GBR 6º F | GER Ret F | ||||||||||||||
Lotus 72C | ITA DNS F | CAN NC F | EUA Ret F | MEX Ret F | ||||||||||||||||
1971 | Motor Racing Developments Ltd | Brabham BT33 | Ford Cosworth DFV V8 | RSA 9º G | 2 | 21º | ||||||||||||||
Brabham BT34 | ESP Ret G | MON Ret G | HOL 10º G | FRA Ret G | GBR Ret G | GER 9º G | AUT 5º G | ITA Ret G | CAN Ret G | EUA 7º G | ||||||||||
1972 | Motor Racing Developments Ltd | Brabham BT33 | Ford Cosworth DFV V8 | ARG Ret G | RSA 6º G | 4 | 15º | |||||||||||||
Brabham BT37 | ESP 10º G | MON 12º G | BEL Ret G | FRA 10º G | GBR Ret G | GER 6º G | AUT Ret G | ITA 5º G | CAN 8º G | EUA 11º G | ||||||||||
1973 | Embassy Hill Racing | Shadow DN1 | Ford Cosworth DFV V8 | ESP Ret G | BEL 9º G | MON Ret G | SUE Ret G | FRA 10º G | GBR Ret G | HOL NC G | GER 13º G | AUT Ret G | ITA 14º G | CAN 16º G | EUA 13º G | 0 | NC (26º) | |||
1974 | Embassy Racing with Graham Hill | Lola T370 | Ford Cosworth DFV V8 | ARG Ret G | BRA 11º G | RSA 12º G | ESP Ret G | BEL 8º G | MON 7º G | SUE 6º G | HOL Ret G | FRA 13º G | GBR 13º G | GER 9º G | AUT 12º G | ITA 8º G | CAN 14º G | EUA 8º G | 1 | 18º |
1975 | Embassy Racing with Graham Hill | Lola T370 | Ford Cosworth DFV V8 | ARG 10º G | BRA 12º G | RSA NQ G | 0 | NC (28º) | ||||||||||||
Hill GH1 | MON NQ G |
↑1 Nos descartes
↑2 Carro de Fórmula 2
↑3 O piloto inglês perdeu os 4 pontos por ajuda externa e ainda foi penalizado com 1 minuto pela direção de prova, mas a sua colocação na prova foi mantida.
Vitórias de Graham Hill na Fórmula 1 |
Grande Prêmio dos Países Baixos de 1962 (Zandvoort)
Grande Prêmio da Alemanha de 1962 (Nürburgring)
Grande Prêmio da Itália de 1962 (Monza)
Grande Prêmio da África do Sul de 1962 (East London)
Grande Prêmio de Mônaco de 1963 (Monte Carlo)
Grande Prêmio dos EUA de 1963 (Watkins Glen)
Grande Prêmio de Mônaco de 1964 (Monte Carlo)
Grande Prêmio dos EUA de 1964 (Watkins Glen)
Grande Prêmio de Mônaco de 1965 (Monte Carlo)
Grande Prêmio dos EUA de 1965 (Watkins Glen)
Grande Prêmio da Espanha de 1968 (Jarama)
Grande Prêmio de Mônaco de 1968 (Monte Carlo)
Grande Prêmio do México de 1968 (Hermanos Rodríguez)
Grande Prêmio de Mônaco de 1969 (Monte Carlo)
Outros resultados |
24 Horas de Le Mans[4] |
Ano | Classe | N# | Equipe | Co-Pilotos | Chassis | Motor | Largada | Final | Clas. Pos | Voltas |
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1958 | S 2000 | 26 | Team Lotus Engineering | Cliff Allison Graham Hill | Lotus Mk15 | Coventry Climax 2.0L I4 | - | 53º DNF | - | 3 |
1959 | S 3.0 | 30 | Team Lotus Engineering | Graham Hill Derek Jolly | Lotus 15 | Coventry Climax 2.0L I4 | - | 29º DNF | - | 119 |
1960 | S 2.0 | 33 | Porsche KG | Jo Bonnier Graham Hill | Porsche 718/4 RS | Porsche 1.6L Flat-4 | - | 30º DNF | - | 191 |
1961 | GT 3.0 | 18 | North American Racing Team | Stirling Moss Graham Hill | Ferrari 250GT SWB | Ferrari 3.0L V12 | - | 39º DNF | - | 121 |
1962 | E +3.0 | 11 | David Brown Racing Dept. | Graham Hill Richie Ginther | Aston Martin DP212 | Aston Martin 4.0L I6 | - | 39º DNF | - | 78 |
1963 | - | 00 | Owen Racing Organisation | Graham Hill Richie Ginther | Rover-BRM | Rover 2.0L Turbina | 49ª | 13º NC | 1º | 310 |
1964 | P 5.0 | 14 | Maranello Concessionaires | Graham Hill Jo Bonnier | Ferrari 330P | Ferrari 4.0L V12 | 5ª | 2º | 2º | 344 |
1965 | P 2.0 | 31 | Owen Racing Organisation | Graham Hill Jackie Stewart | Rover-BRM | Rover 2.0L Turbina | 40ª | 10º | 2º | 284 |
1966 | P +5.0 | 7 | Alan Mann Racing Ltd. | Graham Hill Brian Muir | Ford GT40 Mk.II | Ford 7.0L V8 | 6ª | 35º DNF | - | 110 |
1972 | S 3.0 | 15 | Equipe Matra-Simca Shell | Henri Pescarolo Graham Hill | Matra-Simca MS670 | Matra 3.0L V12 | 2ª | 1º | 1º | 344 |
12 Horas de Sebring |
Ano | Equipe | Automóvel | Co-piloto | Posição | Status |
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1960 | Joakim Bonnier | Porsche 718 RS/60 | Joakim Bonnier | DNF | Motor |
1961 | Camoradi International | Maserati Tipo 61 | Stirling Moss | DNF | Tubo de exaustão |
1963 | NART | Ferrari 330 TRI/LM | Pedro Rodríguez | 3º | Vitória na classe |
1964 | Maranello Concessionaires | Ferrari 330P | Joakim Bonnier | DNF | Caixa de engrenagem |
1965 | Mecom Racing Team | Ferrari 330P | Pedro Rodríguez | DNF | |
1966 | Alan Mann Racing | Ford GT40 | Jackie Stewart | DNF | Válvula |
500 Milhas de Indianápolis[5] |
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