Graham Hill
















































































































Graham Hill

HillGraham1969Aug.jpg
Graham Hill no GP da Alemanha de 1969
Informações pessoais

Nome completo
Norman Graham Hill

Apelido(s)
Mr. Mônaco

Nacionalidade

inglês
britânico

Nascimento

15 de fevereiro de 1929
Hampstead, Grande Londres
 Inglaterra

Morte

29 de novembro de 1975 (46 anos)
Arkley, Grande Londres
 Inglaterra
Registros na Fórmula 1

Temporadas

1958-1975

Equipes
4 (Lotus, BRM, Brabham e Hill)

GPs disputados
179 (176 largadas)

Títulos
2 (1962 e 1968)

Vitórias
14

Pódios
36

Pontos
289 (270)1

Pole positions
13

Primeiro GP

GP de Mônaco de 1958

Último GP

GP do Brasil de 1975
Registros na Champ Car

Temporadas
1966-1968

Equipes
Mecom, Granatelli

Corridas
3

Títulos
0

Vitórias
1

Pódios
1

Pole positions
0
Registros nas 24 Horas de Le Mans

Edições

1958-1966, 1972

Equipes
Team Lotus Engineering, Porsche KG, North American Racing Team, David Brown Racing Dept., Owen Racing Organisation, Maranello Concessionaires, Alan Mann Racing Ltd., Equipe Matra-Simca Shell

Vitórias em classe(s)
1 (1972)

Norman Graham Hill ou mais conhecido no automobilismo como Graham Hill (Hampstead, 15 de fevereiro de 1929 — 29 de novembro de 1975) foi um piloto britânico nascido na Inglaterra bicampeão mundial de Fórmula 1 em 1962 e 1968. Ele esteve na categoria por 18 temporadas entre 1958 e 1975, foi também dono de equipe. Ele é o único piloto a vencer a Tríplice Coroa do Automobilismo — 24 horas de Le Mans (em 1972), 500 milhas de Indianápolis (em 1966) e Grande Prêmio de Mônaco (em 1963, 1964, 1965, 1968 e 1969).[1][2]


Hill e seu filho Damon, até 2016, eram os únicos pai e filho a ter ganho o Campeonato Mundial de Fórmula 1. Neto do Hill, Josh Hill, filho de Damon, também fez sua carreira através das categorias e aposentou-se na Fórmula 3 em 2013 com a idade de 22 anos.


Ele recebeu o apelido de Mr. Mônaco, em função das cinco vitórias em Monte Carlo na década de 1960: 1963, 1964, 1965, 1968 e 1969 - sua última vitória na categoria. A sua marca foi superada 24 anos depois pelo brasileiro Ayrton Senna, que obteve a sexta em 1993. O seu sobrenome Hill não tem nenhum grau de parentesco com Phil Hill, piloto norte-americano campeão de Fórmula 1 em 1961.




Índice






  • 1 Carreira


  • 2 Resultados na Fórmula 1


    • 2.1 Vitórias de Graham Hill na Fórmula 1




  • 3 Outros resultados


    • 3.1 24 Horas de Le Mans[4]


    • 3.2 12 Horas de Sebring


    • 3.3 500 Milhas de Indianápolis[5]




  • 4 Referências


  • 5 Ligações externas





Carreira |




Graham Hill correndo em Zandvoort na BRM.


Nascido em Hampstead, Londres, Graham ficou conhecido durante a parte final de sua carreira por sua inteligência e paciência. Ele iniciou sua carreira na Fórmula 1 aos 29 anos correndo pela Lotus. Depois de dois anos sem marcar sequer um ponto, entrou na BRM, e venceu seu primeiro campeonato em 1962. Ainda na BRM, ele foi vice-campeão em 1963, 1964 e 1965. Seu segundo título veio depois de voltar para a Lotus em 1968. Nesse mesmo ano, ele venceu o GP da Espanha com a Lotus patrocinada pela Gold Leaf, na primeira aparição de um carro estampado por uma empresa tabagista sem vínculo com o meio automobilístico.


Graham sobreviveu a vários acidentes antes de se aposentar aos 46 anos e montar sua própria equipe, Embassy Hill na Fórmula 1.


Em 29 de novembro de 1975, um sábado, uma intensa neblina envolvia Londres, na Inglaterra, à noite. O pequeno avião bimotor particular de matrícula norte-americana, um Piper Aztec, solicitou autorização de pousar no aeroporto de Heathrow. A pista estava fechada. Tentou em Gatwick; também fechado. Como última opção, voou para o pequeno aeroporto de Elstree, em Barnet, 16 quilômetros ao norte de Londres, voando baixo e com uma visibilidade de 100 metros. No clube Arkley, um campo de golfe, a 3 km da pista, houve um choque com algumas árvores, a queda, a explosão. 6 pessoas morreram na hora. Entre elas, Graham Hill, 46 anos.


O reconhecimento oficial foi feito através de sua ficha dentária. Os corpos, carbonizados, estavam irreconhecíveis. O avião vinha sob seu comando, de um voo que começara 10 minutos antes do acidente. Na Europa, 18 horas e 30 minutos em Marselha, França, Graham Hill tinha passado o dia no autódromo de Paul Ricard fazendo testes no novo carro de sua equipe.


Além dele, dentro do avião estavam 5 membros da equipe, incluindo o engenheiro, três mecânicos e o piloto da equipe de F1 e compatriota de Hill, Tony Brise.[3]


Graham era casado com Bette Hill desde 1955 e deixou três filhos: Brigitte (mais velha), Damon Hill (do meio, que depois se tornaria campeão mundial de Fórmula 1 em 1996) e Samantha. Seu funeral foi na abadia de St Albans, e ele está enterrado na igreja de St Botolphs em Shenley.


Em 1990, Graham foi introduzido ao International Motorsports Hall of Fame.



Resultados na Fórmula 1 |


(Legenda: Corrida em negrito indica pole position e em itálico volta mais rápida)



















































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Ano
Equipe
Chassis
Motor
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15

Pontos
Posição

1958

Team Lotus

Lotus 12

Climax FPF L4


MON
Ret
D

HOL
Ret
D


BEL
Ret
D











0

NC
(22º)


Lotus 16






FRA
Ret
D

GBR
Ret
D

GER
Ret2
D

POR
Ret
D

ITA

D

MAR
16º
D





1959

Team Lotus

Lotus 16

Climax FPF L4

MON
Ret
D


HOL

D

FRA
Ret
D

GBR

D

GER
Ret
D

POR
Ret
D

ITA
Ret
D








0

NC
(25º)


1960
Owen Racing Organisation

BRM P25

BRM P25 L4

ARG
Ret
D















4

15º

BRM P48


MON

D


HOL

D

BEL
Ret
D

FRA
Ret
D

GBR
Ret
D

POR
Ret
D


EUA
Ret
D






1961
Owen Racing Organisation

BRM P48/57

BRM FPF L4

MON
Ret
D

HOL

D

BEL
Ret
D

FRA

D

GBR
Ret
D

GER
Ret
D

ITA
Ret
D

EUA

D








3

16º

1962
Owen Racing Organisation

BRM P57

BRM P56 V8

HOL

D

MON

D

BEL

D

FRA

D

GBR

D

GER

D

ITA

D

EUA

D

RSA

D







421
(52)




1963
Owen Racing Organisation

BRM P57

BRM P56 V8

MON

D

BEL
Ret
D

HOL
Ret
D


GBR

D

GER
Ret
D


EUA

D

MEX

D

RSA

D






29



BRM P61




FRA
3
D



ITA
16º
D









1964
Owen Racing Organisation

BRM P261

BRM P60 V8

MON

D

HOL

D

BEL

D

FRA

D

GBR

D

GER

D

AUT
Ret
D

ITA
Ret
D

EUA

D

MEX
11º
D






391
(41)




1965
Owen Racing Organisation

BRM P261

BRM P60 V8

RSA

D

MON

D

BEL

D

FRA

D

GBR

D

HOL

D

GER

D

ITA

D

EUA

D

MEX
Ret
D






401
(47)




1966
Owen Racing Organisation

BRM P261

BRM P75 V8

MON

D

BEL
Ret
D

FRA
Ret
D

GBR

D

HOL

D

GER

D










17



BRM P83

BRM P60 H16







ITA
Ret
D

EUA
Ret
D

MEX
Ret
D







1967

Team Lotus

Lotus 43

BRM P75 H16

RSA
Ret
F















15



Lotus
33

Ford Cosworth
DFV V8


MON

F














Lotus 49



HOL
Ret
F

BEL
Ret
F

FRA
Ret
F

GBR
Ret
F

GER
Ret
F

CAN

F

ITA
Ret
F

EUA

F

MEX
Ret
F





1968

Team Lotus

Lotus 49

Ford Cosworth
DFV V8

RSA

F















48


Gold Leaf Team Lotus

Lotus 49B


ESP

F

MON

F

BEL
Ret
F

HOL

F

FRA
Ret
F

GBR
Ret
F

GER

F

ITA
Ret
F

CAN

F

EUA

F

MEX

F




1969
Gold Leaf Team Lotus

Lotus 49B

Ford Cosworth
DFV V8

RSA

F

ESP
Ret
F

MON

F

HOL

F

FRA

F

GBR

F

GER

F

ITA

F

CAN
Ret
F

EUA
Ret
F






19



1970
Rob Walker Racing Team

Lotus 49C

Ford Cosworth
DFV V8

RSA

F

ESP

F














7

13º
Brooke Bond Oxo Racing/
Rob Walker



MON

F

BEL
Ret
F

HOL
NC
F

FRA
10º
F

GBR

F

GER
Ret
F








Lotus 72C










ITA
DNS
F

CAN
NC
F

EUA
Ret
F

MEX
Ret
F



1971
Motor Racing
Developments Ltd

Brabham BT33

Ford Cosworth
DFV V8

RSA

G















2

21º

Brabham BT34


ESP
Ret
G

MON
Ret
G

HOL
10º
G

FRA
Ret
G

GBR
Ret
G

GER

G

AUT

G

ITA
Ret
G

CAN
Ret
G

EUA

G





1972
Motor Racing
Developments Ltd

Brabham BT33

Ford Cosworth
DFV V8

ARG
Ret
G

RSA

G














4

15º

Brabham BT37



ESP
10º
G

MON
12º
G

BEL
Ret
G

FRA
10º
G

GBR
Ret
G

GER

G

AUT
Ret
G

ITA

G

CAN

G

EUA
11º
G




1973

Embassy Hill Racing

Shadow DN1

Ford Cosworth
DFV V8




ESP
Ret
G

BEL

G

MON
Ret
G

SUE
Ret
G

FRA
10º
G

GBR
Ret
G

HOL
NC
G

GER
13º
G

AUT
Ret
G

ITA
14º
G

CAN
16º
G

EUA
13º
G

0

NC
(26º)


1974

Embassy Racing
with Graham Hill

Lola T370

Ford Cosworth
DFV V8

ARG
Ret
G

BRA
11º
G

RSA
12º
G

ESP
Ret
G

BEL

G

MON

G

SUE

G

HOL
Ret
G

FRA
13º
G

GBR
13º
G

GER

G

AUT
12º
G

ITA

G

CAN
14º
G

EUA

G

1

18º

1975

Embassy Racing
with Graham Hill

Lola T370

Ford Cosworth
DFV V8

ARG
10º
G

BRA
12º
G

RSA
NQ
G













0

NC
(28º)


Hill GH1





MON
NQ
G













  • ↑1 Nos descartes


  • ↑2 Carro de Fórmula 2


  • ↑3 O piloto inglês perdeu os 4 pontos por ajuda externa e ainda foi penalizado com 1 minuto pela direção de prova, mas a sua colocação na prova foi mantida.



Vitórias de Graham Hill na Fórmula 1 |




  • Países Baixos Grande Prêmio dos Países Baixos de 1962 (Zandvoort)


  • Alemanha Grande Prêmio da Alemanha de 1962 (Nürburgring)


  • Itália Grande Prêmio da Itália de 1962 (Monza)


  • África do Sul Grande Prêmio da África do Sul de 1962 (East London)


  • Mónaco Grande Prêmio de Mônaco de 1963 (Monte Carlo)


  • Estados Unidos Grande Prêmio dos EUA de 1963 (Watkins Glen)


  • Mónaco Grande Prêmio de Mônaco de 1964 (Monte Carlo)


  • Estados Unidos Grande Prêmio dos EUA de 1964 (Watkins Glen)


  • Mónaco Grande Prêmio de Mônaco de 1965 (Monte Carlo)


  • Estados Unidos Grande Prêmio dos EUA de 1965 (Watkins Glen)


  • Espanha Grande Prêmio da Espanha de 1968 (Jarama)


  • Mónaco Grande Prêmio de Mônaco de 1968 (Monte Carlo)


  • México Grande Prêmio do México de 1968 (Hermanos Rodríguez)


  • Mónaco Grande Prêmio de Mônaco de 1969 (Monte Carlo)



Outros resultados |



24 Horas de Le Mans[4] |


















































































































































Ano
Classe
N#
Equipe
Co-Pilotos
Chassis
Motor
Largada
Final
Clas.
Pos
Voltas

1958
S
2000
26

Reino Unido Team Lotus Engineering

Reino Unido Cliff Allison
Reino Unido Graham Hill

Lotus Mk15

Coventry Climax 2.0L I4
-

53º
DNF

-
3

1959
S
3.0
30

Reino Unido Team Lotus Engineering

Reino Unido Graham Hill
Austrália Derek Jolly

Lotus 15

Coventry Climax 2.0L I4
-

29º
DNF

-
119

1960
S
2.0
33

Alemanha Porsche KG

Suécia Jo Bonnier
Reino Unido Graham Hill

Porsche 718/4 RS

Porsche 1.6L Flat-4
-

30º
DNF

-
191

1961
GT
3.0
18

Estados Unidos North American Racing Team

Reino Unido Stirling Moss
Reino Unido Graham Hill

Ferrari 250GT SWB

Ferrari 3.0L V12
-

39º
DNF

-
121

1962
E
+3.0
11

Reino Unido David Brown Racing Dept.

Reino Unido Graham Hill
Estados Unidos Richie Ginther

Aston Martin DP212

Aston Martin 4.0L I6
-

39º
DNF

-
78

1963
-
00

Reino Unido Owen Racing Organisation

Reino Unido Graham Hill
Estados Unidos Richie Ginther

Rover-BRM

Rover 2.0L Turbina
49ª

13º
NC



310

1964
P
5.0
14

Reino Unido Maranello Concessionaires

Reino Unido Graham Hill
Suécia Jo Bonnier

Ferrari 330P

Ferrari 4.0L V12





344

1965
P
2.0
31

Reino Unido Owen Racing Organisation

Reino Unido Graham Hill
Reino Unido Jackie Stewart

Rover-BRM

Rover 2.0L Turbina
40ª

10º


284

1966
P
+5.0
7

Reino Unido Alan Mann Racing Ltd.

Reino Unido Graham Hill
Austrália Brian Muir

Ford GT40 Mk.II

Ford 7.0L V8


35º
DNF

-
110

1972
S
3.0
15

França Equipe Matra-Simca Shell

França Henri Pescarolo
Reino Unido Graham Hill

Matra-Simca MS670

Matra 3.0L V12





344


12 Horas de Sebring |



























































Ano
Equipe
Automóvel
Co-piloto
Posição
Status
1960

Suécia Joakim Bonnier

Porsche 718 RS/60

Suécia Joakim Bonnier
DNF
Motor
1961

Estados Unidos Camoradi International

Maserati Tipo 61

Reino Unido Stirling Moss
DNF
Tubo de exaustão
1963

Estados Unidos NART

Ferrari 330 TRI/LM

México Pedro Rodríguez

Vitória na classe
1964

Reino Unido Maranello Concessionaires

Ferrari 330P

Suécia Joakim Bonnier
DNF
Caixa de engrenagem
1965

Estados Unidos Mecom Racing Team
Ferrari 330P

México Pedro Rodríguez
DNF

1966

Reino Unido Alan Mann Racing

Ford GT40

Reino Unido Jackie Stewart
DNF
Válvula


500 Milhas de Indianápolis[5] |









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