Dan Gurney

































































































































Dan Gurney

GurneyDan1965.jpg
Dan Gurney em 1965
Informações pessoais

Nome completo
Daniel Sexton Gurney

Nacionalidade

norte-americano

Nascimento

13 de abril de 1931
Port Jefferson, New York

Morte

14 de janeiro de 2018 (86 anos)
Newport Beach
Registros na Fórmula 1

Temporadas

1959-1968, 1970

Equipes
7 (Ferrari, BRM, Porsche, Autosport Team Wolfgang Seidel, Brabham, Eagle e McLaren)

GPs disputados
87 (86 largadas)

Títulos
0 {4º em 1961 e 1965}

Vitórias
4

Pódios
19

Pontos
133

Pole positions
3

Primeiro GP

GP da França de 1959

Último GP

GP da Grã-Bretanha de 1970
Registros na NASCAR Sprint Cup

Temporadas
1962-1980

Corridas
16

Títulos
0

Vitórias
5

Top 10
10

Pole positions
3

Primeira corrida

1962 Daytona 500 Qualifier #1 (Daytona)

Última corrida

1980 Riverside
Registros na Champ Car

Temporadas
1962-1970

Equipes
Thompson, Lotus, Eagle

Corridas
9

Vitórias
0
Registros nas 24 Horas de Le Mans

Edições
1958-1967

Equipes
North American Racing Team, Ferrari, Briggs S. Cunningham, Porsche System Engineering, Scuderia SSS Repubblica di Venezia, Shelby American Inc.

Vitórias em classe(s)
1° (1967)

Daniel Sexton Gurney[1], mais conhecido por Dan Gurney (Port Jefferson, 13 de abril de 1931 - Newport Beach[2],14 de janeiro de 2018)[3] foi um automobilista estadunidense e construtor e diretor de equipes.


Gurney também ganhou corridas na Indy Car, NASCAR, Can-Am e Trans-Am Series. Gurney foi o primeiro dos três pilotos que venceram corridas em carros esportivos (1958), Fórmula 1 (1962), NASCAR (1963) e IndyCar (1967)[4] - os outros dois sendo Mario Andretti e Juan Pablo Montoya.


Na Fórmula 1 inclusive venceu, no Grande Prêmio da Bélgica de 1967 em Spa-Francorchamps como construtor e piloto ao mesmo tempo, o conjunto da equipe era Eagle-Weslake e largou do 2º lugar.


Além disso, Gurney venceu as 24 Horas de Le Mans de 1967 com A.J. Foyt, ele espontaneamente pulverizou champanhe ao comemorar no pódio, além desta tradição, ele também foi o primeiro a colocar uma simples extensão de ângulo reto(ângulo de 90 graus) sobre a borda direita superior da asa traseira. Este dispositivo, chamado de Gurney flap (a nomenclatura em inglês), aumenta a pressão aerodinâmica e, se bem projetado, impõe apenas um aumento relativamente pequeno na aerodinâmica. No Grande Prêmio da Alemanha de 1968 (Fórmula 1) ele se tornou o primeiro piloto a usar um capacete cobrindo toda a face nas corridas de Grande Prêmio. [5]


Além disso, Gurney como dono de equipe entrou na história da tradição da Indianapolis Motor Speedway como vencedor das 500 Milhas de Indianápolis de 1975, vencido pelo piloto Bobby Unser, com Gurney como dono de equipe.




Índice






  • 1 Carreira


  • 2 Resultados na Fórmula 1


    • 2.1 Estatísticas na Fórmula 1




  • 3 Outros resultados


    • 3.1 Vitórias da Fórmula 1


    • 3.2 500 Milhas de Indianápolis


    • 3.3 500 Milhas de Daytona


    • 3.4 24 Horas de Le Mans


    • 3.5 12 Horas de Sebring




  • 4 Ver também


  • 5 Referências


  • 6 Ligações externas





Carreira |


Embora ele nasceu em Port Jefferson, Nova Iorque, Gurney se mudou para Califórnia, quando era adolescente.


Sem contar com as 500 milhas de Indianápolis entre 1950 e 1960, é o segundo piloto americano com mais vitórias na Fórmula 1, com quatro, atrás de Mario Andretti e como o americano com mais pódios com 19. Ele foi o quarto e quinto na temporada de 1962 e sétimo na temporada de 1963, sexto em temporada de 1964, temporada de 1959 e temporada de 1961 e temporada de 1965 e oitavo em temporada de 1967.


Ele chegou a segunda nas 500 milhas de Indianápolis de 1968 e 1969 e o terceiro em 1970, sem ganhar qualquer uma de suas nove performances. No campeonato nacional na USAC ele alcançou sete vitórias e 16 pódios, resultando em quarto lugar no campeonato de 1969 e sétimo em 1968.


Ele também competiu em 16 corridas da NASCAR Cup Series, triunfando em cinco deles, todos, exceto uma, em Riverside.


Em corrida de carros de resistência, Gurney co-pilotou e venceu com A. J. Foyt não somente as 1967, como outras edições desta corrida de resistência, assim como 12 Horas de Sebring de 1959 ao lado de Chuck Daigh, bem como corridas de Can-Am e o Trans-Am. Em sua vitória nas 24 horas de Le Mans, Gurney iniciou a tradição que os vencedores tomam banho com champanhe sobre os pódios de automobilismo e outras disciplinas desportivas.



Resultados na Fórmula 1 |


(Legenda: Corridas em negrito indica pole position; corridas em itálico indica volta mais rápida)



















































































































































































































































































































































Temporada
Entrada
Chassis
Motor
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
Pts
Pos

1970

Bruce McLaren Motor Racing

McLaren M14A

Ford Cosworth V8





HOL
Ret

FRA


GBR
Ret






1

24º

1968

Anglo American Racers

Eagle T1G

Weslake V12

AFS
Ret


MON
Ret




GBR
Ret

ALE


ITA
Ret




3

21º

McLaren M7A

Ford Cosworth V8










CAN
Ret

EUA


MEX
Ret

Brabham Racing Organisation

Brabham BT24

Repco V8





HOL
Ret








1967

Anglo American Racers

Eagle T1F

Weslake V12

AFS
Ret












13



Eagle T1G


MON
Ret

HOL
Ret

BEL


FRA
Ret

GBR
Ret

ALE
Ret

CAN


ITA
Ret

EUA
Ret

MEX
Ret


1966

Anglo American Racers

Eagle T1F

Climax V8


BEL
Ret

FRA


GBR
Ret

HOL
Ret

ALE




MEX





4

12º

Eagle T1G

Weslake V12







ITA
Ret

EUA
Ret





1965

Brabham Racing Organisation

Brabham BT11

Climax V8

AFS
Ret


BEL
10º

FRA
Ret

GBR


HOL


ALE


ITA


EUA


MEX




25



1964

Brabham Racing Organisation

Brabham BT7

Climax V8

MON
Ret

HOL
Ret

BEL


FRA


GBR
13º

ALE
10º

AUT
Ret

ITA
10º

EUA
Ret

MEX




19



1963

Brabham Racing Organisation

Brabham BT7

Climax V8

MON
Ret

BEL


HOL


FRA


GBR
Ret

ALE
Ret

ITA
14º

EUA
Ret

MEX


AFS




19



1962

Porsche System Engineering

Porsche 804

Porsche F8

HOL
Ret

MON
Ret


FRA


GBR


ALE


ITA
Ret

EUA






15



Autosport Team Wolfgang Seidel

Lotus 24

BRM V8



BEL
DNS










1961

Porsche System Engineering

Porsche 718

Porsche F4

MON



BEL


FRA


GBR


ALE


ITA


EUA






21



Porsche 787


HOL
10º











1960

Owen Racing Organisation

BRM P48

BRM L4


MON
Ret


HOL
Ret

BEL
Ret

FRA
Ret

GBR
10º

POR
Ret


EUA
Ret



0

NC

1959

Scuderia Ferrari

Ferrari 246 F1

Ferrari V6




FRA
Ret


ALE


POR


ITA






13




Estatísticas na Fórmula 1 |






































































































































































































































Temporada
Equipe
Chassi
Motor
Corridas
Vitórias
Segundos
Terceiros
Poles
Voltas mais rápidas
Pontos
Posição

1959

Scuderia Ferrari
Ferrari Dino 246F1
Ferrari 2.4 V6
4

1
1


13



1960

Owen Racing Organisation
BRM P48
BRM 2.5 L4
7







NC

1961

Porsche System Engineering

Porsche 718
Porsche 1.5 F4
6

2



21


Porsche 787
2

1




1962

Porsche System Engineering
Porsche 804
Porsche 1.5 F8
7
1

1
1

15



1963

Brabham Racing Organisation
Brabham BT7
Climax 1.5 V8
10

2
1

1
19



1964

Brabham Racing Organisation
Brabham BT7
Climax 1.5 V8
10
2


2
2
19



1965

Brabham Racing Organisation
Brabham BT11
Climax 1.5 V8
9

2
3

1
25



1966

Anglo American Racers
Eagle Mk1
Climax 2.8 L4
6





4

12º
Weslake 3.0 V12
2






1967

Anglo American Racers
Eagle Mk1
Climax 2.8 L4
1





13


Weslake 3.0 V12
10
1

1

2

1968

Anglo American Racers
Eagle Mk1
Weslake 3.0 V12
5





3

21º

McLaren M7A
Ford-Cosworth 3.0 V8
3






Brabham Racing Organisation

Brabham BT24
Repco 3.0 V8
1






1970

Bruce McLaren Motor Racing

McLaren M14A
Ford-Cosworth 3.0 V8
3





1

24º

Total

86

4

8

7

3

6

133



Outros resultados |



Vitórias da Fórmula 1 |








  • França Grande Prêmio da França de 1962 (Rouen)


  • França Grande Prêmio da França de 1964 (Rouen)





  • México Grande Prêmio do México de 1964 (Autódromo Hermanos Rodríguez)


  • Bélgica Grande Prêmio da Bélgica de 1967 (Spa-Francorchamps)




500 Milhas de Indianápolis |









































































Ano
Chassi
Motor
Classificação
Resultado

1962
Thompson

Buick

20º

1963

Lotus

Ford
12º


1964

Lotus

Ford

17º

1965

Lotus

Ford

26º

1966

Eagle

Ford
19º
27º

1967
Eagle

Ford

21º

1968
Eagle

Ford
10º


1969
Eagle

Ford
10º


1970
Eagle

Offenhauser
11º



500 Milhas de Daytona |





























Ano
Equipe
Montadora
Classificação
Resultado
1962

Holman-Moody

Ford
7
27
1963
11
5
1964

Wood Brothers Racing

Ford
20
14


24 Horas de Le Mans |



























































































Ano
Equipe
Automóvel
Co-piloto
Posição
Status

1958

Estados Unidos North American Racing Team

Ferrari 250TR

Estados Unidos Bruce Kessler
DNF
acidente

1959

Itália Scuderia Ferrari
Ferrari 250TR59

França Jean Behra
DNF


1960

Estados Unidos Briggs S. Cunningham

Jaguar D-Type 2A

Estados Unidos Walt Hansgen
DNF
cilindro superaquecido

1961

Alemanha Porsche System Engineering

Porsche 718/4 RS Coupe

Suécia Jo Bonnier
DNF
falha de motor

1962

Itália Scuderia SSS Repubblica di Venezia

Ferrari 250TR / 61

Suécia Jo Bonnier
DNF


1963

Estados Unidos North American Racing Team (NART)

Ferrari 330LMB

Estados Unidos Jim Hall
DNF


1964

Estados Unidos Shelby American Inc.

AC Shelby Cobra Daytona Coupé

Estados Unidos Bob Bondurant


Vitória na classe GT +3.0

1965

Estados Unidos Shelby American Inc.
AC Shelby Cobra Daytona Coupe

Estados Unidos Jerry Grant
DNF
Pressão de óleo

1966

Estados Unidos Shelby American Inc.

Ford GT40 Mk.II

Estados Unidos Jerry Grant
DNF
refrigerador

1967

Estados Unidos Shelby American Inc.
Ford GT40 Mk.IV

Estados Unidos A. J. Foyt



Vitória global


12 Horas de Sebring |



















































































Ano
Equipe
Automóvel
Co-piloto
Posição
Status

1959

Itália Scuderia Ferrari

Ferrari 250TR59

Estados Unidos Chuck Daigh



Vitória global
1960

Estados Unidos Camoradi USA

Maserati Tipo 61

Estados Unidos Stirling Moss
DNF
Transmissão de energia
1961

Alemanha Porsche Auto

Porsche 718 RS/61

Suécia Joakim Bonnier
DNF

1962

Alemanha Porsche System Engineering

Porsche 356B Carrera Abarth GTL

Estados Unidos Bob Holbert

Vitória na classe
1963

Estados Unidos Shelby American Inc.

Shelby Cobra

Estados Unidos Phil Hill
28º

1964

Estados Unidos Shelby American Inc.
Shelby Cobra Roadster

Estados Unidos Bob Johnson
DNF
Acidente
1965

Estados Unidos All American Racers Inc.

Lotus 19J

Estados Unidos Jerry Grant
DNF
Óleo
1966

Estados Unidos Shelby American Inc.

Ford GT40 Mk.II

Estados Unidos Jerry Grant
DSQ

1970

França Equipe Matra-Elf

Matra-Simca MS650

França François Cevert
12º



Ver também |


  • Sistema de pontuação da Fórmula 1


Referências




  1. «All American Racers bio» (em inglês). Allamericanracers.com 


  2. «Dan Gurney passes away». Eurosport. 15 de janeiro de 2018 


  3. «Biography». The West Coast Stock Car Hall of Fame (em inglês). Stockcarreunion.com. 2003. Consultado em 8 de novembro de 2007 


  4. http://www.motorsportshalloffame.com/Hall-of-Fame-Members/Bio.aspx?q=Dan%20Gurney


  5. Dan Gurney – Formula One Gallery | Dan Gurney's All American Racers



Ligações externas |


  • Perfil em corridas do NASCAR






































  • Portal de biografias
  • Portal do automobilismo
  • Portal da Fórmula 1
  • Portal do desporto
  • Portal dos Estados Unidos



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