Mauro Baldi
Mauro Baldi | |
---|---|
Baldi em 1982, quando corria pela Arrows. | |
Informações pessoais | |
Nome completo | Mauro Baldi |
Nacionalidade | Italiano |
Nascimento | 31 de janeiro de 1954 (65 anos) Reggio Emilia, Itália |
Registros na Fórmula 1 | |
Temporadas | 1982–1985 |
GPs disputados | 41 (36 largadas) |
Títulos | 0 (16º em 1983) |
Vitórias | 0 |
Pódios | 0 |
Pontos | 5 |
Pole positions | 0 |
Primeiro GP | GP da África do Sul de 1982 |
Último GP | GP de San Marino, 1985 |
Registros na Champ Car | |
Temporadas | 1994 |
Equipes | 1 (Dale Coyne Racing) |
Corridas | 1 |
Títulos | 0 (47º em 1994) |
Vitórias | - |
Pódios | 0 |
Pole positions | 0 |
Registros nas 24 Horas de Le Mans | |
Edições | 1984–1986, 1988–1989, 1991–1994, 1997–2000 |
Equipes | 10 (Martini Racing, Martini Lancia, Liqui Moly Equipe, Team Sauber-Mercedes, Peugeot Talbot Sport, Le Mans Porsche Team/Joest Racing, Konrad Motorsport, Moretti Racing, JB Racing e Team Den Blå Avis) |
Vitórias em classe(s) | 1 |
Mauro Baldi (Reggio Emilia, 31 de janeiro de 1954) é um ex-piloto italiano de Fórmula 1 que correu pelas equipes Arrows, Alfa Romeo e Spirit.
Carreira |
Iniciou sua carreira no rali em 1972 e passou a correr em autódromos em 1975 com a copa Renault 5 italiana. Em 1980, ele tornou-se um dos melhores pilotos da Fórmula 3, ganhando o Grande Prêmio de Mônaco e o campeonato europeu da categoria, com 8 vitórias. Em 1982 ele se inscreveu para correr pela Arrows, antes de mudar-se para a Alfa Romeo em 1983, obtendo um 5º lugar em Zandvoort, palco do Grande Prêmio da Holanda. Quando a Benetton tornou-se um patrocinador da Alfa Romeo em 1984, Baldi perdeu sua vaga, e juntou-se à equipe Spirit, onde permaneceria até 1985, quando a equipe fechou as portas por falta de patrocínio.
Depois de aposentar-se da Fórmula 1, Baldi teve uma carreira de sucesso nas corridas de carros esportivos, dirigindo para a equipe Martini-Lancia em 1984 e 1985. Em 1986, pilotou um Porsche 956 da Richard Lloyd Racing, retornando a dirigir em 1988 com a equipe Sauber-Mercedes, na qual Baldi ganhou o Campeonato Mundial de Carros Esportivos de 1990, dividindo o carro com o francês Jean-Louis Schlesser. Em 1991 e 1992, ele dirigiu pela Peugeot, e neste período teve um breve retorno para a F-1, fazendo a maior parte dos testes de direção para o projeto "Modena Lambo".
Aos 40 anos de idade, ele ganhou a corrida de 24 Horas de Le Mans em 1994, dividindo a Dauer (uma Porsche 962 modificada com Yannick Dalmas e Hurley Haywood. Também ganhou a 24 Horas de Daytona e a 12 Horas de Sebring, as duas mais importantes corridas de longa duração dos Estados Unidos, em 1998 com Arie Luyendyk e Didier Theys. Ainda chegou a disputar o GP de Mid-Ohio da CART com a Dale Coyne Racing, também em 1994.
Todos os resultados de Mauro Baldi na Fórmula 1 |
(legenda)
Ano | Equipe | Chassis | Motor | Pneus | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | Pontos | Posição |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1985 | Spirit Enterprises Ltd | Spirit 101D | Hart 415T L4 Turbo | P | BRA Ret | POR Ret | SMR Ret | 0 | NC (34º) | |||||||||||||
1984 | Spirit Racing | Spirit 101 | Hart 415T L4 Turbo | P | BRA Ret | AFS 8º | BEL Ret | SMR 8º | FRA Ret | MON NQ | EUR 8º | POR 15º | 0 | NC (25º) | ||||||||
1983 | Marlboro Team Alfa Romeo | Alfa Romeo 183T | Alfa Romeo 890T V8 Turbo | M | BRA Ret | USW Ret | FRA Ret | SMR 10º | MON 6º | BEL Ret | USE 12º | CAN 10º | GBR 7º | ALE Ret | AUT Ret | HOL 5º | ITA Ret | EUR Ret | AFS Ret | 3 | 16º | |
1982 | Arrows Racing Team | Arrows A4 | Ford Cosworth DFV V8 | P | AFS NQ | BRA 10º | USW NQ | BEL Ret | MON NQ | USE Ret | CAN 8º | HOL 6º | GBR 9º | FRA Ret | ALE Ret | AUT 6º | SUI NQ | LVG 11º | 2 | 25º | ||
Arrows A5 | ITA 12º |
Resultados das 24 Horas de Le Mans |
Ano | Equipe | Co-Pilotos | Carro | Classe | Voltas | Posição | Posição categoria |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1984 | Martini Racing | Paolo Barilla Hans Heyer | Lancia LC2-Ferrari | C1 | 275 | DNF | DNF |
1985 | Martini Lancia | Henri Pescarolo | Lancia LC2-Ferrari | C1 | 358 | 7º | 7º |
1986 | Liqui Moly Equipe | Price Cobb Rob Dyson | Porsche 956 GTi | C1 | 318 | 9º | 7º |
1988 | Team Sauber Mercedes | James Weaver Jochen Mass | Sauber C9-Mercedes | C1 | - | DNS | DNS |
1989 | Team Sauber Mercedes | Kenny Acheson Gianfranco Brancatelli | Sauber C9-Mercedes | C1 | 384 | 2nd | 2nd |
1991 | Peugeot Talbot Sport | Philippe Alliot Jean-Pierre Jabouille | Peugeot 905 | C1 | 22 | DNF | DNF |
1992 | Peugeot Talbot Sport | Philippe Alliot Jean-Pierre Jabouille | Peugeot 905 Evo 1B | C1 | 345 | 3rd | 3rd |
1993 | Peugeot Talbot Sport | Philippe Alliot Jean-Pierre Jabouille | Peugeot 905 Evo 1B | C1 | 367 | 3rd | 3rd |
1994 | Le Mans Porsche Team Joest Racing | Yannick Dalmas Hurley Haywood | Dauer 962 Le Mans | GT1 | 344 | 1st | 1st |
1997 | Konrad Motorsport | Franz Konrad Robert Nearn | Porsche 911 GT1 | GT1 | 138 | DNF | DNF |
1998 | Moretti Racing | Gianpiero Moretti Didier Theys | Ferrari 333 SP | LMP1 | 311 | 14º | 3rd |
1999 | JB Racing | Jérôme Policand Christian Pescatori | Ferrari 333 SP | LMP | 71 | DNF | DNF |
2000 | Team Den Blå Avis | John Nielsen Klaus Graf | Panoz LMP-1 Roadster-S-Élan | LMP900 | 205 | NC | NC |