René Arnoux









Question book.svg

Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)










































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































René Arnoux


Informações pessoais

Nome completo
René Alexandre Arnoux

Nacionalidade

francês

Nascimento

4 de julho de 1948 (70 anos)
Grenoble
Registros na Fórmula 1

Temporadas

1978-1989

Equipes
5 (Martini, Surtees, Renault, Ferrari e Ligier)

GPs disputados
165 (149 largadas)

Títulos
0 (3º em 1983)

Vitórias
7

Pódios
22

Pontos
181

Pole positions
18

Voltas mais rápidas
12

Primeiro GP

Bélgica GP da Bélgica de 1978

Primeira vitória

Brasil GP do Brasil de 1980

Última vitória

Países Baixos GP da Holanda de 1983

Último GP

Austrália GP da Austrália de 1989

René Alexandre Arnoux (Grenoble, 4 de julho de 1948) é um automobilista francês.




Índice






  • 1 Biografia


    • 1.1 Antes da Fórmula 1


    • 1.2 Martini e Surtees (1978)


    • 1.3 Renault (1979–1982)


    • 1.4 Ferrari (1983–1985)


    • 1.5 Ligier (1986–1989)


    • 1.6 Após a Fórmula 1




  • 2 Estatísticas


  • 3 Todos os resultados de René Arnoux na Fórmula 1


  • 4 Ver também


  • 5 Referências


  • 6 Ligações externas





Biografia |


Arnoux competiu na Fórmula Um de 1978 a 1989, obtendo 7 vitórias, 18 pole positions, 22 podiums e 181 pontos em toda a sua carreira. Competiu na GP Masters, ao lado de outros veteranos da Fórmula 1.



Antes da Fórmula 1 |


Entusiasmou-se cedo pelo automobilismo, e em 1976 disputava a Fórmula 2, onde foi vice-campeão, com um ponto a menos que o vencedor e futuro companheiro de equipe, Jean-Pierre Jabouille. Em 1977 volta à carga e ganha o Europeu de Formula 2 com autoridade.[carece de fontes?]



Martini e Surtees (1978) |


Em 1978, começa a sua carreira na Formula 1. Contudo, a pequena equipe Martini não tinha condições para mais altos voos, e antes que a época acabe, esta retira-se. Depois vai substituir o acidentado italiano Vittorio Brambilla na Surtees, mas esta equipe está nas suas horas finais, e pouco havia a fazer. Nenhum ponto.[carece de fontes?]



Renault (1979–1982) |


Para o ano de 1979, a Renault escolhe-o para que ele seja o seu segundo piloto, e a primeira oportunidade que ele têm para brilhar é… no Grande Prêmio da França em Dijon-Prenois, onde a batalha final pelo segundo lugar, com o Ferrari do canadense Gilles Villeneuve é hoje em dia considerada como uma das mais brilhantes batalhas da história do automobilismo. Ele pode não ter vencido a batalha contra Villeneuve, mas deixou seu nome estampado na Fórmula 1. O 3º lugar final dá-lhe o seu primeiro podium de sempre, fato que repete no GP da Grã-Bretanha em Silverstone, acaba em 2º, atrás do Williams do suíço Clay Regazzoni. Na Áustria, consegue a sua primeira pole-position, fato que repete na Holanda. Em Watkins Glen, o GP dos Estados Unidos, a última prova do campeonato, termina em 2º. Termina o campeonato em 8º lugar com 17 pontos, conseguindo: duas poles, três podiuns e duas voltas mais rápidas.


Em 1980, tem um início de temporada fabuloso: ganha em Interlagos, o GP do Brasil, sua primeira vitória na carreira, e no GP da África do Sul em Kyalami, colocando-se na frente do campeonato do Mundo. Mas esta euforia dura até a 5ª etapa, o GP da Bélgica, e depois disso, o melhor que consegue é um 2º na Holanda. Termina o campeonato em 6º lugar com 29 pontos: duas vitórias, três podiuns, duas poles e quatro voltas mais rápidas.


Para o campeonato 1981, Arnoux conta com um novo companheiro de equipe e compatriota: Alain Prost. O jovem francês do carro número 15 mostra do que é feito, e rapidamente consegue ser melhor do que ele. O melhor que Arnoux consegue é ser 2º na Áustria. Finaliza o campeonato em 9º lugar com 11 pontos. Para além disso, obteve: quatro pole-positions e uma volta mais rápida.


Na temporada de 1982, Arnoux vê a ascensão de Prost a primeiro piloto, depois de este ter ganho as duas primeiras provas do campeonato: África do Sul e Brasil, (em função das desclassificações dos carros de: Nelson Piquet (vencedor) e Keke Rosberg (2º colocado)). Para piorar as coisas, nessa altura, o francês do carro número 16 não consegue mais do que um 3º lugar. Essa tensão chega ao auge no Grande Prêmio da França desse ano: a equipe tinha combinado que Arnoux deveria deixá-lo passar em melhor situação no campeonato. Ora, Arnoux, que tinha feito a pole-position, achou que tal ideia era ultrajante e não acatou a ordem. Resultado: Arnoux venceu a prova, mas à frente dele, o caldo ficou entornado e começou a procurar equipe para o próximo ano.


Arnoux ainda foi 2º na Alemanha em Hockenheim e venceu na Itália em Monza. Ficou em 6º lugar na classificação geral com 28 pontos. Para além disso, fez: cinco pole-positions, quatro podiuns e uma volta mais rápida. Após a última prova, deixava o time e foi procurar outro no próximo ano.[carece de fontes?]



Ferrari (1983–1985) |


O seu novo time para 1983 chamava-se… Ferrari! A sua rapidez não tinha passado despercebido ao “Comendatore” Enzo Ferrari e foi correr numa dupla totalmente francesa ao lado de Patrick Tambay. Domina rapidamente seu colega de equipe vencendo três Grandes Prêmios: Canadá, Alemanha e Holanda. Foi a sua melhor temporada no ano de estreia da sua nova equipe, pois após o 2º no GP da Itália, o piloto do carro vermelho número 28 estava 2 pontos atrás do seu compatriota Alain Prost da Renault. A grande chance de Arnoux ser o primeiro piloto francês a conquistar o título era excepcional, mas na penúltima etapa, no GP da Europa em Brands Hatch, ela se diluiu com a rodada na subida da curva Surtees, assim que abriu a 19ª volta. Perdendo muitas posições, fez uma enorme corrida de recuperação e não pontuou com o 9º lugar obtido, descendo para a 3ª posição no campeonato. Necessitava de uma vitória na última etapa, o GP da África do Sul, e torcer para que Prost termine em 6º e Piquet em 4º. Na corrida, a chance de ser campeão durou apenas 9 voltas, quando o motor italiano estourou e deixando seus rivais na luta disputando-o. O 3º lugar no campeonato com 49 pontos foi o melhor em toda a sua carreira com: três vitórias, sete podiuns, quatro pole-positions e duas voltas mais rápidas. Embora não tenha ficado com a taça, pelo menos fez a sua equipe junto com seu colega compatriota com os pontos marcados a conquistar o título de construtores, algo que só conquistaria novamente 16 anos mais tarde…


O campeonato de 1984, o carro perde alguma competitividade em favor da McLaren e da Lotus. Arnoux não ganha, não faz poles, não lidera nenhuma volta e o melhor que obteve são dois 2º lugares em: San Marino e Dallas. O seu novo companheiro de equipe, Michele Alboreto, ainda ganha uma corrida. Classificou-se em 6º no Mundial com 27 pontos: quatro podiuns e duas voltas mais rápidas.


Para a temporada de 1985, na corrida de abertura, o Grande Prêmio do Brasil, Arnoux começava com um bom 4º lugar. Mas mal ele sabia que isso seria a sua última prova com a Ferrari… antes do GP de Portugal, misteriosamente, a cúpula ferrarista dispensa os seus serviços, substituindo-o pelo sueco Stefan Johansson. Fica o resto do ano sem competir com apenas 3 pontos na etapa brasileira e o 18º lugar no Mundial de Pilotos.[carece de fontes?]



Ligier (1986–1989) |


Regressa à competição pelas mãos da Ligier e o potente motor Renault Turbo no campeonato de 1986. Tem 37 anos e a sua rapidez continua intacta. Coloca o seu carro regularmente nos pontos, mas não alcança nenhum podium. Termina o ano com 17 pontos, dando-lhe um 10º lugar.


Continua na equipe em 1987, mas ela está em declínio, porque não podia contar com o propulsor francês, que se retirou da categoria. Em princípo, a equipe contaria com o motor Alfa Romeo, mas o próprio piloto recusou que o time utilizasse-o no Mundial, pois nos testes se mostrou muito fraco. Rapidamente, o time de Guy Ligier fechou com a Megatron, a preparadora dos BMW Turbo. Com isso, a equipe não esteve presente na corrida de abertura, o Grande Prêmio do Brasil. A participação dela começou na segunda etapa em San Marino. Na troca de motores, o piloto conseguiu terminar apenas cinco provas, mas uma concluiu nos pontos com o 6º na Bélgica, acabando o campeonato em 17º lugar com 1 ponto.


Na temporada de 1988, a equipe troca novamente de motor e parte para o aspirado Judd V8, (a estreia do propulsor na categoria). Seu companheiro de equipe foi aquele que o substituiu definitivamente três anos atrás a partir da corrida de Portugal: o sueco Stefan Johansson. Com o novo motor, Arnoux termina cinco provas, mas nenhum ponto conquistado.


O turbo foi banido no campeonato de 1989, e todas as equipes tinha que usar motor aspirado. A equipe troca mais uma vez o motor; agora era o Ford Cosworth V8. No terceiro ano de Ligier, o piloto encontrou muitas dificuldades para classificar o carro no grid, pois era nas últimas filas chegando a ter a companhia de pilotos como Nelson Piquet…. O francês do carro número 25 não se alinhou por sete etapas e apenas nove obteve êxito; concluiu seis corridas, mas apenas uma foi nos pontos com o honrável 5º lugar no Grande Prêmio do Canadá, debaixo de chuva. Encerra o campeonato em 22º lugar com 2 pontos e também é o final de sua carreira na Formula 1 com 41 anos.



Após a Fórmula 1 |


Arnoux montou um negócio bem sucedido de pistas de karting indoor um pouco por toda a França. Neste momento têm quatro pistas a funcionar, duas na região parisiense, uma em Lyon e outra em Marselha. No final de 2006, decidiu voltar a colocar o capacete ao participar no Grand Prix Masters, a Formula 1 com mais de 45 anos.[carece de fontes?]



Estatísticas |



  • Largadas na Formula 1: 149

  • Todos os GPs: 164


Vitórias na Fórmula 1


  • Grande Prêmio do Brasil de 1980

  • Grande Prêmio da África do Sul de 1980

  • Grande Prêmio da França de 1982

  • Grande Prêmio da Itália de 1982

  • Grande Prêmio do Canadá de 1983

  • Grande Prêmio da Alemanha de 1983

  • Grande Prêmio dos Países Baixos de 1983

  • Primeiro GP: Zolder'78 (Grande Prémio da Bélgica de 1978).

  • Último GP: Adelaide'89 (Grande Prémio da Austrália de 1989).

  • Primeira Poleposition: Österreichring'79 (Grande Prêmio da Áustria de 1979).

  • Ultima Poleposition: Silverstone'83 (Grande Prêmio da Grã-Bretanha de 1983).



Todos os resultados de René Arnoux na Fórmula 1 |


(legenda) (Corrida em negrito indica pole position, corridas em itálico indica volta mais rápida)








































































































































































































































































































































































































































Ano
Nome Oficial da Equipe
Chassis
Motor
Pneus
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16

Pontos
Posição

1989

Ligier Loto

Ligier JS33

Ford Cosworth
DFR V8

G

BRA
NQ

SMR
NQ

MON
12º

MEX
14º

EUA
NQ

CAN


FRA
Ret

GBR
NQ

ALE
11º

HUN
NQ

BEL
Ret

ITA


POR
13º

ESP
NQ

JAP
NQ

AUS
Ret

2

24º

1988

Ligier Loto

Ligier JS31

Judd CV V8

G

BRA
Ret

SMR
NQ

MON
Ret

MEX
Ret

CAN
Ret

EUA
Ret

FRA
NQ

GBR
18º

ALE
17º

HUN
Ret

BEL
Ret

ITA
13º

POR
10º

ESP
Ret

JAP
17º

AUS
Ret

0

NC
(28º)


1987

Ligier Loto

Ligier JS29B

Megatron M12/13
L4 Turbo

G


SMR
DNS

BEL


MON
11º

EUA
10º












1

20º

Ligier JS29C






FRA
Ret

GBR
Ret

ALE
Ret

HUN
Ret

AUT
10º

ITA
10º

POR
Ret

ESP
Ret

MEX
Ret

JAP
Ret

AUS
Ret

1986
Equipe Ligier

Ligier JS27

Renault EF15
V6 Turbo

P

BRA


ESP
Ret

SMR
Ret

MON


BEL
Ret

CAN


EUA
Ret

FRA


GBR


ALE


HUN
Ret

AUT
10º

ITA
Ret

POR


MEX
15º

AUS


14



1985

Scuderia Ferrari SpA SEFAC

Ferrari 156/85

Ferrari 031 V6 Turbo

G

BRA

















3

18º

1984

Scuderia Ferrari SpA SEFAC

Ferrari 126 C4

Ferrari 031 V6 Turbo

G

BRA
Ret

AFS
Ret

BEL


SMR


FRA


MON
31

CAN


USE
Ret

EUA


GBR


ALE


AUT


HOL
11º

ITA
Ret

EUR


POR


27



1983

Scuderia Ferrari SpA SEFAC

Ferrari 126 C2B

Ferrari 021 V6 Turbo

G

BRA
10º

USW


FRA


SMR


MON
Ret

BEL
Ret

USE
Ret

CAN










49



Ferrari 126 C3









GBR


ALE


AUT


HOL


ITA


EUR


AFS
Ret


1982
Equipe Renault Elf

Renault RE30B

Renault-Gordini EF1
V6 Turbo

M

AFS


BRA
Ret

USW
Ret

SMR
Ret

BEL
Ret

MON
Ret

USE
10º

CAN
Ret

HOL
Ret

GBR
Ret

FRA


ALE


AUT
Ret

SUI
16º

ITA


LVG
Ret

28



1981
Equipe Renault Elf

Renault RE20B

Renault-Gordini EF1
V6 Turbo

M

USW


BRA
Ret

ARG


SMR



MON
Ret











11



Renault RE30





BEL
NQ


ESP


FRA


GBR


ALE
13º

AUT


HOL
Ret

ITA
Ret

CAN
Ret

LVG
Ret


1980
Equipe Renault Elf

Renault RE20

Renault-Gordini EF1
V6 Turbo

M

ARG
Ret

BRA


AFS


USW


BEL


MON
Ret

FRA


GBR
NC

ALE
Ret

AUT


HOL


ITA
10º

CAN
Ret

USE




29



1979
Equipe Renault Elf

Renault RS01

Renault-Gordini EF1
V6 Turbo

M

ARG
Ret

BRA
Ret

AFS
Ret

USW
NP

ESP


BEL
Ret











17



Renault RS10







MON
Ret

FRA


GBR


ALE
Ret

AUT


HOL
Ret

ITA
Ret

CAN
Ret

USA



1978

Martini Racing

Martini MK23

Ford Cosworth
DFV V8

G



AFS
NQ


MON
NPQ

BEL




FRA
14º


ALE
NPQ

AUT


HOL
Ret




0

NC
(26º)

Team Surtees

Surtees TS20















USA


CAN
Ret

↑1 Como a corrida não teve 75% da distância percorrida, foi atribuído metade dos pontos aos pilotos. Arnoux marcou 2 pontos com o 3º lugar.



Ver também |



  • F1

  • GP Masters



Referências




Ligações externas |




  • F1 Legend - René Arnoux (em inglês)


  • GP Encyclopedia - René Arnoux (em inglês)


  • F1 Facts - René Arnoux (em inglês)





Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


  • Portal de biografias



Popular posts from this blog

Monofisismo

compose and upload a new article using a custom form

How to correct the classpath of spring boot application so that it contains a single, compatible version of...