Grande Prêmio da Espanha de 1991





































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Grande Prêmio da Espanha
de Fórmula 1 de 1991


Catalunya1994.png
Grande Prêmio da Espanha de 1991.
Detalhes da corrida
Data

29 de setembro de 1991
Nome oficial
XXXIII Gran Premio Tío Pepe de España
Local

Circuito da Catalunha, Montmeló, Espanha
Total
65 voltas / 308.555 km

Pole
Piloto





Áustria Gerhard Berger

McLaren-Honda

Tempo
1:18.751
Volta mais rápida
Piloto





Itália Riccardo Patrese

Williams-Renault

Tempo
1:22.837 (na volta 63)
Pódio
Primeiro





Reino Unido Nigel Mansell

Williams-Renault

Segundo





França Alain Prost

Ferrari

Terceiro





Itália Riccardo Patrese

Williams-Renault


Resultados do Grande Prêmio da Espanha realizado na Cataluya, Montmeló, em 29 de setembro de 1991.


Este Grande Prêmio foi a estreia do novo circuito da Catalunya na categoria. Na largada, o austríaco Gerhard Berger da McLaren larga bem e mantém a 1ª posição, com seu companheiro de equipe que também largou muito bem, o brasileiro Ayrton Senna pulando da 3ª para a 2ª ganhando a posição do inglês Nigel Mansell da Williams; no final da reta dos boxes, Berger faz a curva com Senna logo atrás e Mansell em 3º. Na estratégia da equipe McLaren, era fundamental que Berger pulasse na frente e vencesse a prova, e que Mansell termine em 2º e com Senna em 3º ou 4º lugar para que o brasileiro comemorasse o campeonato com duas provas de antecedência porque a diferença diminuiria de 22 ou 21 pontos respectivamente. Com Berger abrindo vantagem sobre os dois pilotos que disputam o campeonato, logo no início da 4ª volta na disputa da 2ª posição, Mansell com o carro mais adaptado ao circuito consegue pegar bem o vácuo da traseira do carro de Senna e vai ultrapassá-lo na reta dos boxes. Os dois estão lado a lado nela ("a cena é inesquecível").


O piloto inglês da Williams pisa tudo no acelerador do seu carro para ganhar a posição enquanto que o brasileiro da McLaren tenta fazer o máximo possível para não perdê-la. Com a preferência da curva, Mansell consegue superar Senna que na curva seguinte tenta dar o troco, mas não conseguindo o feito. Com a pista secando, Mansell e Senna vão para os boxes para a troca de pneus. Com o trabalho mais rápido da McLaren, o brasileiro volta ao circuito na frente do inglês. Na troca de pneus do italiano Riccardo Patrese da Williams, o piloto brasileiro da McLaren vai para a liderança com o seu companheiro de equipe logo atrás. Pela estratégia da equipe, Berger ultrapassa Senna no final da reta dos boxes. Então, o austríaco ia novamente para a liderança e abrindo de Senna que ficava na defensiva tentando segurar o ímpeto de Mansell que precisava vencer na pista espanhola para adiar a festa antecipada do atual campeão. Quando ia abrir a 13ª volta, Senna perde o controle do seu carro rodando no início da reta dos boxes. O líder do campeonato consegue retornar ao circuito em 6º. Sem o brasileiro na sua frente, o piloto da Williams alcança e ultrapassa Berger no miolo da pista e assume a ponta para não perdê-la. O austríaco da McLaren abandonaria a corrida na 33ª volta com problemas elétricos em seu carro impossibilitando de ajudar o seu companheiro de equipe. Senna chegou a ocupar a 3ª posição por quatro voltas seguidas, mas após aquela rodada, seu carro não tinha o mesmo rendimento como no início da prova e ele acabou perdendo as posições para Patrese e voltas mais tarde para Alesi. Com a vitória, o piloto inglês da Williams abaixava para 16 pontos enquanto que o brasileiro da McLaren terminou se arrastando num 5º lugar. Não era agora que o título seria conquistado.




Índice






  • 1 Pré-Classificação


  • 2 Treino Classificatório


  • 3 Grid de Largada e Classificação da Prova


  • 4 Notas


  • 5 Referências


  • 6 Tabela do Campeonato Após a Prova





Pré-Classificação |







































































Pré-Classificação
Pos
No
Piloto
Chassi/Motor
Tempo
1
7

Reino Unido Martin Brundle

Brabham-Yamaha

1:21.504
2
8

Reino Unido Mark Blundell

Brabham-Yamaha

1:21.727
3
9

Itália Michele Alboreto

Footwork-Ford

1:23.744
4
14

Itália Gabriele Tarquini

Fondmetal-Ford

1:23.994
5
10

Itália Alex Caffi

Footwork-Ford

1:24.056
6
18

Itália Fabrizio Barbazza

AGS-Ford

1:24.744
7
17

França Olivier Grouillard

AGS-Ford

1:25.305







































Não Classificados
Pos
No
Piloto
Chassi/Motor
Tempo

5
10

Itália Alex Caffi

Footwork-Ford

1:24.056

6
18

Itália Fabrizio Barbazza

AGS-Ford

1:24.744

7
17

França Olivier Grouillard

AGS-Ford

1:25.305



Treino Classificatório |








































































































































































































































1º treino classificatório
Pos
No
Piloto
Chassi/Motor
Tempo
1
2

Áustria Gerhard Berger

McLaren-Honda

1:18.751
2
5

Reino Unido Nigel Mansell

Williams-Renault

1:18.970
3
1

Brasil Ayrton Senna

McLaren-Honda
1:19.474
4
6

Itália Riccardo Patrese

Williams-Renault

1:19.643
5
19

Alemanha Michael Schumacher

Benetton-Ford

1:19.733
6
28

França Jean Alesi

Ferrari

1:20.197
7
27

França Alain Prost

Ferrari
1:20.245
8
4

Itália Stefano Modena

Tyrrell-Honda

1:20.788
9
20

Brasil Nelson Piquet

Benetton-Ford
1:20.853
10
8

Reino Unido Mark Blundell

Brabham-Yamaha
1:21.021
11
21

Itália Emanuele Pirro

Dallara-Judd
1:21.250
12
15

Brasil Maurício Gugelmin

Leyton House-Ilmor
1:21.319
13
7

Reino Unido Martin Brundle

Brabham-Yamaha
1:21.415
14
16

Itália Ivan Capelli

Leyton House-Ilmor
1:21.682
15
24

Itália Gianni Morbidelli

Minardi-Ferrari

1:21.801
16
33

Itália Andrea de Cesaris

Jordan-Ford

1:21.865
17
22

Finlândia J.J. Lehto

Dallara-Judd
1:22.249
18
3

Japão Satoru Nakajima

Tyrrell-Honda
1:22.480
19
23

Itália Pierluigi Martini

Minardi-Ferrari
1:22.575
20
32

Itália Alessandro Zanardi

Jordan-Ford

1:22.580
21
11

Finlândia Mika Hakkinen

Lotus-Judd

1:22.646
22
14

Itália Gabriele Tarquini

Fondmetal-Ford

1:22.837
23
29

França Éric Bernard

Lola-Ford

1:22.944
24
9

Itália Michele Alboreto

Footwork-Ford

1:23.145
25
26

França Érik Comas

Ligier-Lamborghini

1:23.359
26
25

Bélgica Thierry Boutsen

Ligier-Lamborghini

1:23.553
27
30

Japão Aguri Suzuki

Lola-Ford

1:24.211
28
34

Itália Nicola Larini

Lambo-Lamborghini

1:25.330
29
12

Alemanha Michael Bartels

Lotus-Judd
1:25.640
30
35

Bélgica Eric van de Poele

Lambo-Lamborghini

1:27.501




































































































































































































































2º treino classificatório
Pos
No
Piloto
Chassi/Motor
Tempo
1
1

Brasil Ayrton Senna

McLaren-Honda

1:19.064
2
27

França Alain Prost

Ferrari

1:19.936
3
5

Reino Unido Nigel Mansell

Williams-Renault
1:19.971
4
6

Itália Riccardo Patrese

Williams-Renault
1:20.392
5
16

Itália Ivan Capelli

Leyton House-Ilmor

1:20.584
6
21

Itália Emanuele Pirro

Dallara-Judd

1:20.651
7
20

Brasil Nelson Piquet

Benetton-Ford

1:20.676
8
7

Reino Unido Martin Brundle

Brabham-Yamaha

1:20.677
9
28

França Jean Alesi

Ferrari
1:20.690
10
8

Reino Unido Mark Blundell

Brabham-Yamaha

1:20.724
11
15

Brasil Maurício Gugelmin

Leyton House-Ilmor

1:20.743
12
19

Alemanha Michael Schumacher

Benetton-Ford
1:20.779
13
22

Finlândia J.J. Lehto

Dallara-Judd

1:20.967
14
2

Áustria Gerhard Berger

McLaren-Honda
1:21.208
15
4

Itália Stefano Modena

Tyrrell-Honda
1:21.576
16
3

Japão Satoru Nakajima

Tyrrell-Honda

1:22.114
17
23

Itália Pierluigi Martini

Minardi-Ferrari

1:22.510
18
24

Itália Gianni Morbidelli

Minardi-Ferrari
1:22.523
19
33

Itália Andrea de Cesaris

Jordan-Ford
1:22.992
20
11

Finlândia Mika Hakkinen

Lotus-Judd
1:23.407
21
32

Itália Alessandro Zanardi

Jordan-Ford
1:23.448
22
25

Bélgica Thierry Boutsen

Ligier-Lamborghini
1:23.623
23
26

França Érik Comas

Ligier-Lamborghini
1:23.755
24
9

Itália Michele Alboreto

Footwork-Ford
1:23.868
25
29

França Éric Bernard

Lola-Ford
1:23.883
26
12

Alemanha Michael Bartels

Lotus-Judd

1:25.392
27
34

Itália Nicola Larini

Lambo-Lamborghini
1:26.109
28
14

Itália Gabriele Tarquini

Fondmetal-Ford
1:26.214
29
30

Japão Aguri Suzuki

Lola-Ford
1:26.346
30
35

Bélgica Eric van de Poele

Lambo-Lamborghini
1:27.566







































Não Classificados
Pos
No
Piloto
Chassi/Motor
Tempo

27
30

Japão Aguri Suzuki

Lola-Ford

1:24.211

28
34

Itália Nicola Larini

Lambo-Lamborghini

1:25.330

29
12

Alemanha Michael Bartels

Lotus-Judd

1:25.392

30
35

Bélgica Eric van de Poele

Lambo-Lamborghini

1:27.501


Grid de Largada e Classificação da Prova |












































































































































































































Grid de Largada
Pos
No
Piloto
Chassi/Motor
Tempo
1
2

Áustria Gerhard Berger

McLaren-Honda

1:18.751
2
5

Reino Unido Nigel Mansell

Williams-Renault

1:18.970
3
1

Brasil Ayrton Senna

McLaren-Honda

1:19.064
4
6

Itália Riccardo Patrese

Williams-Renault

1:19.643
5
19

Alemanha Michael Schumacher

Benetton-Ford

1:19.733
6
27

França Alain Prost

Ferrari

1:19.936
7
28

França Jean Alesi

Ferrari

1:20.197
8
16

Itália Ivan Capelli

Leyton House-Ilmor

1:20.584
9
21

Itália Emanuele Pirro

Dallara-Judd

1:20.651
10
20

Brasil Nelson Piquet

Benetton-Ford

1:20.676
11
7

Reino Unido Martin Brundle

Brabham-Yamaha

1:20.677
12
8

Reino Unido Mark Blundell

Brabham-Yamaha

1:20.724
13
15

Brasil Maurício Gugelmin

Leyton House-Ilmor

1:20.743
14
4

Itália Stefano Modena

Tyrrell-Honda

1:20.788
15
22

Finlândia J.J. Lehto

Dallara-Judd

1:20.967
16
24

Itália Gianni Morbidelli

Minardi-Ferrari

1:21.801
17
33

Itália Andrea de Cesaris

Jordan-Ford

1:21.865
18
3

Japão Satoru Nakajima

Tyrrell-Honda

1:22.114
19
23

Itália Pierluigi Martini

Minardi-Ferrari

1:22.510
20
32

Itália Alessandro Zanardi

Jordan-Ford

1:22.580
21
11

Finlândia Mika Hakkinen

Lotus-Judd

1:22.646
22
14

Itália Gabriele Tarquini

Fondmetal-Ford

1:22.837
23
29

França Éric Bernard

Lola-Ford

1:22.944
24
9

Itália Michele Alboreto

Footwork-Ford

1:23.145
25
26

França Érik Comas

Ligier-Lamborghini

1:23.359
26
25

Bélgica Thierry Boutsen

Ligier-Lamborghini

1:23.553










































































































































































































































































































































Classificação da Prova
Pos
No
Piloto
Chasii/Motor
Voltas
Tempo/Diferença
Grid
Pontos
1
5

Reino UnidoNigel Mansell

Williams-Renault
65
1:38:41.541
2

10
2
27

FrançaAlain Prost

Ferrari
65
+ 11.331
6

6
3
6

ItáliaRiccardo Patrese

Williams-Renault
65
+ 15.909
4

4
4
28

FrançaJean Alesi

Ferrari
65
+ 22.772
7

3
5
1

BrasilAyrton Senna

McLaren-Honda
65
+ 1'02.402
3

2
6
19

AlemanhaMichael Schumacher

Benetton-Ford
65
+ 1'19.468
5

1
7
15

Brasil Maurício Gugelmin

Leyton House-Ilmor
64
+ 1 Volta
13
 
8
22

Finlândia J.J. Lehto

Dallara-Judd
64
+ 1 Volta
15
 
9
32

Itália Alessandro Zanardi

Jordan-Ford
64
+ 1 Volta
20
 
10
7

Reino Unido Martin Brundle

Brabham-Yamaha
63
+ 2 Voltas
11
 
11
20

Brasil Nelson Piquet

Benetton-Ford
63
+ 2 Voltas
10
 
12
14

Itália Gabriele Tarquini

Fondmetal-Ford
63
+ 2 Voltas
22
 
13
23

Itália Pierluigi Martini

Minardi-Ferrari
63
+ 2 Voltas
19
 
14
24

Itália Gianni Morbidelli

Minardi-Ferrari
62
Colisão
16
 
15
21

Itália Emanuele Pirro

Dallara-Judd
62
+ 3 Voltas
9
 
16
4

Itália Stefano Modena

Tyrrell-Honda
62
+ 3 Voltas
14
 
17
3

Japão Satoru Nakajima

Tyrrell-Honda
62
+ 3 Voltas
18
 
Ret
8

Reino Unido Mark Blundell

Brabham-Yamaha
49
Motor
12
 
Ret
26

França Érik Comas

Ligier-Lamborghini
36
Elétrico
25
 
Ret
2

Áustria Gerhard Berger

McLaren-Honda
33
Elétrico
1
 
Ret
9

Itália Michele Alboreto

Footwork-Ford
23
Motor
24
 
Ret
33

Itália Andrea de Cesaris

Jordan-Ford
22
Elétrico
17
 
Ret
11

Finlândia Mika Hakkinen

Lotus-Judd
5
Rodada
21
 
Ret
16

Itália Ivan Capelli

Leyton House-Ilmor
1
Colisão
8
 
Ret
29

França Éric Bernard

Lola-Ford
0
Colisão
23
 
Ret
25

Bélgica Thierry Boutsen

Ligier-Lamborghini
0
Colisão
26
 

NQ
30

Japão Aguri Suzuki

Lola-Ford

Não Qualificado

NQ
34

Itália Nicola Larini

Lambo-Lamborghini

Não Qualificado

NQ
12

Alemanha Michael Bartels

Lotus-Judd

Não Qualificado

NQ
35

Bélgica Eric van de Poele

Lambo-Lamborghini

Qualificado

NPQ
10

Itália Alex Caffi

Footwork-Ford

Não Pré-Qualificado

NPQ
18

Itália Fabrizio Barbazza

AGS-Ford

Não Pré-Qualificado

NPQ
17

França Olivier Grouillard

AGS-Ford

Não Pré-Qualificado



Notas |



Líderes por volta



Gerhard Berger - 1ª a 8ª e 12ª a 20ª; Nigel Mansell - 9ª e 21ª a 65ª; Riccardo Patrese - 10ª e Ayrton Senna - 11ª



  • 21ª vitória e 45º pódio de Nigel Mansell;

  • 25º pódio de Riccardo Patrese;

  • 51ª vitória da Williams;

  • 75ª pole da McLaren;

  • 31ª vitória do motor Renault;

  • 350º grande prêmio do motor Ford Cosworth;

  • Estreia de Alessandro Zanardi na Fórmula 1 e

  • Cansado de não conseguir passar da Pré-Classificação, Pedro Chaves tinha decidido que estava perdendo seu tempo com a equipe Coloni e se retirou e como ninguém mais queria dirigir, o carro ficou na garagem.[1]



Referências




  1. «GRAND PRIX RESULTS: SPANISH GP, 1991» (em inglês). grandprix.com 



Tabela do Campeonato Após a Prova |



















Prova Anterior:
Grande Prêmio de Portugal de 1991

Campeonato do Mundo FIA de Fórmula 1
Temporada 1991

Próxima Prova:
Grande Prêmio do Japão de 1991



Prova Anterior:
Grande Prêmio da Espanha de 1990

Grande Prêmio da Espanha
Próxima Prova:
Grande Prêmio da Espanha de 1992



Popular posts from this blog

Monofisismo

compose and upload a new article using a custom form

How to correct the classpath of spring boot application so that it contains a single, compatible version of...