Grande Prêmio da Espanha de 1991
Grande Prêmio da Espanha de Fórmula 1 de 1991 | |||
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![]() Grande Prêmio da Espanha de 1991. | |||
Detalhes da corrida | |||
Data | 29 de setembro de 1991 | ||
Nome oficial | XXXIII Gran Premio Tío Pepe de España | ||
Local | Circuito da Catalunha, Montmeló, Espanha | ||
Total | 65 voltas / 308.555 km | ||
Pole | |||
Piloto |
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Tempo | 1:18.751 | ||
Volta mais rápida | |||
Piloto |
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Tempo | 1:22.837 (na volta 63) | ||
Pódio | |||
Primeiro |
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Segundo |
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Terceiro |
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Resultados do Grande Prêmio da Espanha realizado na Cataluya, Montmeló, em 29 de setembro de 1991.
Este Grande Prêmio foi a estreia do novo circuito da Catalunya na categoria. Na largada, o austríaco Gerhard Berger da McLaren larga bem e mantém a 1ª posição, com seu companheiro de equipe que também largou muito bem, o brasileiro Ayrton Senna pulando da 3ª para a 2ª ganhando a posição do inglês Nigel Mansell da Williams; no final da reta dos boxes, Berger faz a curva com Senna logo atrás e Mansell em 3º. Na estratégia da equipe McLaren, era fundamental que Berger pulasse na frente e vencesse a prova, e que Mansell termine em 2º e com Senna em 3º ou 4º lugar para que o brasileiro comemorasse o campeonato com duas provas de antecedência porque a diferença diminuiria de 22 ou 21 pontos respectivamente. Com Berger abrindo vantagem sobre os dois pilotos que disputam o campeonato, logo no início da 4ª volta na disputa da 2ª posição, Mansell com o carro mais adaptado ao circuito consegue pegar bem o vácuo da traseira do carro de Senna e vai ultrapassá-lo na reta dos boxes. Os dois estão lado a lado nela ("a cena é inesquecível").
O piloto inglês da Williams pisa tudo no acelerador do seu carro para ganhar a posição enquanto que o brasileiro da McLaren tenta fazer o máximo possível para não perdê-la. Com a preferência da curva, Mansell consegue superar Senna que na curva seguinte tenta dar o troco, mas não conseguindo o feito. Com a pista secando, Mansell e Senna vão para os boxes para a troca de pneus. Com o trabalho mais rápido da McLaren, o brasileiro volta ao circuito na frente do inglês. Na troca de pneus do italiano Riccardo Patrese da Williams, o piloto brasileiro da McLaren vai para a liderança com o seu companheiro de equipe logo atrás. Pela estratégia da equipe, Berger ultrapassa Senna no final da reta dos boxes. Então, o austríaco ia novamente para a liderança e abrindo de Senna que ficava na defensiva tentando segurar o ímpeto de Mansell que precisava vencer na pista espanhola para adiar a festa antecipada do atual campeão. Quando ia abrir a 13ª volta, Senna perde o controle do seu carro rodando no início da reta dos boxes. O líder do campeonato consegue retornar ao circuito em 6º. Sem o brasileiro na sua frente, o piloto da Williams alcança e ultrapassa Berger no miolo da pista e assume a ponta para não perdê-la. O austríaco da McLaren abandonaria a corrida na 33ª volta com problemas elétricos em seu carro impossibilitando de ajudar o seu companheiro de equipe. Senna chegou a ocupar a 3ª posição por quatro voltas seguidas, mas após aquela rodada, seu carro não tinha o mesmo rendimento como no início da prova e ele acabou perdendo as posições para Patrese e voltas mais tarde para Alesi. Com a vitória, o piloto inglês da Williams abaixava para 16 pontos enquanto que o brasileiro da McLaren terminou se arrastando num 5º lugar. Não era agora que o título seria conquistado.
Índice
1 Pré-Classificação
2 Treino Classificatório
3 Grid de Largada e Classificação da Prova
4 Notas
5 Referências
6 Tabela do Campeonato Após a Prova
Pré-Classificação |
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Treino Classificatório |
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Não Classificados | ||||
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Pos | No | Piloto | Chassi/Motor | Tempo |
27 | 30 | ![]() | Lola-Ford | 1:24.211 |
28 | 34 | ![]() | Lambo-Lamborghini | 1:25.330 |
29 | 12 | ![]() | Lotus-Judd | 1:25.392 |
30 | 35 | ![]() | Lambo-Lamborghini | 1:27.501 |
Grid de Largada e Classificação da Prova |
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Notas |
- Líderes por volta
Gerhard Berger - 1ª a 8ª e 12ª a 20ª; Nigel Mansell - 9ª e 21ª a 65ª; Riccardo Patrese - 10ª e Ayrton Senna - 11ª
- 21ª vitória e 45º pódio de Nigel Mansell;
- 25º pódio de Riccardo Patrese;
- 51ª vitória da Williams;
- 75ª pole da McLaren;
- 31ª vitória do motor Renault;
- 350º grande prêmio do motor Ford Cosworth;
- Estreia de Alessandro Zanardi na Fórmula 1 e
- Cansado de não conseguir passar da Pré-Classificação, Pedro Chaves tinha decidido que estava perdendo seu tempo com a equipe Coloni e se retirou e como ninguém mais queria dirigir, o carro ficou na garagem.[1]
Referências
↑ «GRAND PRIX RESULTS: SPANISH GP, 1991» (em inglês). grandprix.com
Tabela do Campeonato Após a Prova |
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