Grande Prêmio de Mônaco de 1989
Resultados do Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1 realizado em Montecarlo à 7 de maio de 1989. Foi a terceira etapa daquela temporada.[1]
Índice
1 Classificação da prova
2 Tabela do campeonato após a prova
3 Notas
4 Referências
Classificação da prova |
Pos. | Nº | Piloto | Construtor | Voltas | Tempo/Diferença | Grid | Pontos |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 1 | ![]() | McLaren-Honda | 77 | 1:53'33"251 | 1 | 9 |
2 | 2 | ![]() | McLaren-Honda | 77 | 52"529 | 2 | 6 |
3 | 8 | ![]() | Brabham-Judd | 76 | + 1 volta | 8 | 4 |
4 | 21 | ![]() | Dallara-Ford | 75 | + 2 voltas | 9 | 3 |
5 | 4 | ![]() | Tyrrell-Ford | 75 | + 2 voltas | 12 | 2 |
6 | 7 | ![]() | Brabham-Judd | 75 | + 2 voltas | 4 | 1 |
7 | 10 | ![]() | Arrows-Ford | 75 | + 2 voltas | 20 | |
8 | 19 | ![]() | Benetton-Ford | 74 | + 3 voltas | 15 | |
9 | 3 | ![]() | Tyrrell-Ford | 74 | + 3 voltas | 23 | |
10 | 5 | ![]() | Williams-Renault | 74 | + 3 voltas | 3 | |
11 | 16 | ![]() | March-Judd | 73 | + 4 voltas | 22 | |
12 | 25 | ![]() | Ligier-Ford | 73 | + 4 voltas | 21 | |
13 | 22 | ![]() | Dallara-Ford | 73 | + 4 voltas | 10 | |
14 | 20 | ![]() | Benetton-Ford | 73 | + 4 voltas | 24 | |
15 | 6 | ![]() | Williams-Renault | 73 | + 4 voltas | 7 | |
Ret | 24 | ![]() | Minardi-Ford | 48 | Motor | 26 | |
Ret | 40 | ![]() | AGS-Ford | 46 | Elétrico | 13 | |
Ret | 31 | ![]() | Coloni-Ford | 44 | Câmbio | 25 | |
Ret | 30 | ![]() | Lola-Lamborghini | 38 | Motor | 17 | |
Ret | 15 | ![]() | March-Judd | 36 | Motor | 14 | |
Ret | 11 | ![]() | Lotus-Judd | 32 | Colisão | 19 | |
Ret | 27 | ![]() | Ferrari | 30 | Câmbio | 5 | |
Ret | 32 | ![]() | Coloni-Ford | 19 | Câmbio | 18 | |
Ret | 26 | ![]() | Ligier-Ford | 4 | Câmbio | 16 | |
Ret | 23 | ![]() | Minardi-Ford | 3 | Embreagem | 11 | |
Ret | 9 | ![]() | Arrows-Ford | 2 | Pane elétrica | 6 | |
DNQ | 38 | ![]() | Rial-Ford | | |||
DNQ | 29 | ![]() | Lola-Lamborghini | | |||
DNQ | 12 | ![]() | Lotus-Judd | | |||
DNPQ | 18 | ![]() | Osella-Ford | | |||
DNPQ | 36 | ![]() | Onyx-Ford | | |||
DNPQ | 17 | ![]() | Osella-Ford | | |||
DNPQ | 34 | ![]() | Zakspeed-Yamaha | | |||
DNPQ | 37 | ![]() | Onyx-Ford | | |||
DNPQ | 33 | ![]() | Eurobrun-Judd | | |||
DNPQ | 39 | ![]() | Rial-Ford | | |||
DNPQ | 35 | ![]() | Zakspeed-Yamaha | | |||
DNPQ | 41 | ![]() | AGS-Ford | |
Tabela do campeonato após a prova |
|
|
- Nota: Somente as primeiras cinco posições estão listadas. Entre 1981 e 1990 cada piloto podia computar onze resultados válidos por temporada não havendo descartes no mundial de construtores.
Notas |
- Extensão da Pista e Número de Voltas
3,328 m e 77 Voltas
- Pole Position
Ayrton Senna
1'22"308
- Volta mais rápida
Alain Prost
1'25"501
- Líder por volta
Ayrton Senna - 1ª à 77ª
- Pilotos que concluíram a prova
15
- Abandonos
11
- A Ferrari colocou na pista apenas o carro do inglês Nigel Mansell, já que o austríaco Gerhard Berger se recuperava do acidente da corrida em San Marino.
Na 32ª volta, Andrea de Cesaris, que está na 4ª posição com seu Dallara, vem para ultrapassar e contornar por dentro a curva Loews, o Lotus do retardatário Nelson Piquet; o problema é que o piloto brasileiro também vem para contornar a curva lenta. Resultado: ambos se tocam e ficam emperrados no meio da pista. Dentro de seus cockpits, os dois pilotos discutem como se estivesse num trânsito de rua. Alguns carros que vinham atrás conseguem ultrapassar os dois carros batidos na curva, mas outros tem dificuldades como aconteceu com Alain Prost, o 2º colocado, e que perdeu 20 segundos e o contato com o líder da prova Ayrton Senna.
- Única prova em que o argeliano Pierre-Henri Raphanel, pilotando pela equipe Coloni, conseguiu se classificar em toda a temporada. Não completou a prova por problemas no câmbio.
Referências
↑ «1989 Monaco Grand Prix - race result». Consultado em 19 de agosto de 2018
Precedido por Grande Prêmio de San Marino de 1989 | Campeonato mundial de Fórmula 1 da FIA Ano de 1989 | Sucedido por Grande Prêmio do México de 1989 |
Precedido por Grande Prêmio de Mônaco de 1988 | Grande Prêmio de Mônaco 47ª edição | Sucedido por Grande Prêmio de Mônaco de 1990 |