Grande Prêmio da Itália de 1987




Resultados do Grande Prêmio da Itália de Fórmula 1 realizado em Monza à 6 de setembro de 1987. Foi a décima primeira etapa daquela temporada.[1]




Índice






  • 1 Resumo


  • 2 Resultado final


  • 3 Tabela do campeonato após a corrida


  • 4 Notas


  • 5 Referências





Resumo |


Um show brasileiro na prova. Piquet marcou a pole com a suspensão ativa e usou-a para a corrida. O piloto da Williams largou bem e manteve a ponta até a 23ª volta, quando teve que fazer a troca de pneus. Senna então passou para a liderança. Piquet com pneus novos retornou em 2º e 12 segundos atrás do compatriota. Quando o pneu atingiu a temperatura ideal, o piloto começou a diminuir a vantagem sobre o piloto da Lotus que era o único (do 1º ao 6º colocado) que não fez a troca. Quando Piquet diminuía a vantagem, Senna acelerava e aumentava aos poucos a distância. Tudo ia dando certo para o piloto da Lotus número 12, quando na 42ª volta, Senna vinha para ultrapassar por dentro na curva "Parabolica" o italiano Piercarlo Ghinzani da Ligier, mas na freada ele perde o controle do seu carro indo para fora da pista. Piquet com isso contorna a curva e reassume a liderança; Senna conseguiu voltar ao circuito na 2ª posição e com os pneus mais desgastados, ele ainda conseguiu se aproximá-lo que liderava a prova e estava poupando equipamento e combustível. Com menos de 2 segundos, Piquet venceu a prova com Senna em 2º lugar. O mais importante para Nelson Piquet era ter colocado 20 pontos de vantagem no campeonato sobre Nigel Mansell que terminou-a em 3º lugar. O tri estava cada vez mais perto.



Resultado final |





































































































































































































































































































Pos. Piloto Construtor Voltas Tempo/Diferença Grid Pontos
1
6

Flag of Brazil.svgNelson Piquet

Williams-Honda
50
1:14'47"707
1

9
2
12

Flag of Brazil.svgAyrton Senna

Lotus-Honda
50
+ 1"806
4

6
3
5

Flag of the United Kingdom.svgNigel Mansell

Williams-Honda
50
+ 49"036
2

4
4
28

Flag of Austria.svgGerhard Berger

Ferrari
50
+ 57"979
3

3
5
20

Flag of Belgium.svgThierry Boutsen

Benetton-Ford
50
+ 1'21"319
6

2
6
2

Flag of Sweden.svgStefan Johansson

McLaren-TAG/Porsche
50
+ 1'28"787
11

1
7
19

Flag of Italy.svg Teo Fabi

Benetton-Ford
49
+ 1 volta
7
 
8
26

Flag of Italy.svg Piercarlo Ghinzani

Ligier-Megatron
48
+ 2 voltas
19
 
9
10

Flag of Germany.svg Christian Danner

Zakspeed
48
+ 2 voltas
16
 
10
25

Flag of France.svg René Arnoux

Ligier-Megatron
48
+ 2 voltas
15
 
11
11

Flag of Japan.svg Satoru Nakajima

Lotus-Honda
47
+ 3 voltas
14
 
12
4

Flag of France.svg Philippe Streiff

Tyrrell-Ford
47
+ 3 voltas
24
 
13
16

Flag of Italy.svg Ivan Capelli

March-Ford
47
+ 3 voltas
25
 
14
3

Flag of the United Kingdom.svg Jonathan Palmer

Tyrrell-Ford
47
+ 3 voltas
22
 
15
1

Flag of France.svg Alain Prost

McLaren-TAG/Porsche
46
+ 4 voltas
5
 
16
24

Flag of Italy.svg Alessandro Nannini

Minardi-Motori Moderni
45
+ 5 voltas
18
 
Ret
9

Flag of the United Kingdom.svg Martin Brundle

Zakspeed
43
Câmbio
17
 
Ret
30

Flag of France.svg Philippe Alliot

Lola-Ford
37
Rodada
23
 
Ret
23

Flag of Spain.svg Adrian Campos

Minardi-Motori Moderni
34
Motor
20
 
Ret
18

Flag of the United States.svg Eddie Cheever

Arrows-Megatron
27
Transmissão
13
 
Ret
22

Flag of Switzerland.svg Franco Forini

Osella-Alfa Romeo
27
Turbo
26
 
Ret
21

Flag of Italy.svg Alex Caffi

Osella-Alfa Romeo
16
Suspensão
21
 
Ret
27

Flag of Italy.svg Michele Alboreto

Ferrari
13
Turbo
8
 
Ret
17

Flag of the United Kingdom.svg Derek Warwick

Arrows-Megatron
9
Pane elétrica
12
 
Ret
8

Flag of Italy.svg Andrea de Cesaris

Brabham-BMW
7
Suspensão
10
 
Ret
7

Flag of Italy.svg Riccardo Patrese

Brabham-BMW
5
Motor
9
 
DNQ
32

Flag of Italy.svg Nicola Larini

Coloni-Ford



 
DNQ
14

Flag of France.svg Pascal Fabre

AGS-Ford



 


Tabela do campeonato após a corrida |












  • Nota: Somente as primeiras cinco posições estão listadas. Entre 1981 e 1990 cada piloto podia computar onze resultados válidos por temporada não havendo descartes no mundial de construtores.


Notas |



Extensão da pista e número de voltas



5,800 m e 50 Voltas



Pole Position



Nelson Piquet


1'23"460



Volta mais rápida



Ayrton Senna


1'26"796



Líderes por volta



Nelson Piquet - 1ª à 23ª, 43ª à 50ª e Ayrton Senna - 24ª à 42ª



Pilotos que concluíram a prova



16



Abandonos



10



Referências




  1. «1987 Italian Grand Prix - race result». Consultado em 30 de agosto de 2018 















Precedido por
Grande Prêmio da Áustria de 1987

Campeonato mundial de Fórmula 1 da FIA
Ano de 1987
Sucedido por
Grande Prêmio de Portugal de 1987
Precedido por
Grande Prêmio da Itália de 1986

Grande Prêmio da Itália
58ª edição
Sucedido por
Grande Prêmio da Itália de 1988



Popular posts from this blog

Monofisismo

compose and upload a new article using a custom form

How to correct the classpath of spring boot application so that it contains a single, compatible version of...