Andrea de Cesaris












































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Andrea De Cesaris

Andrea de Cesaris 1984 Dallas.jpg
De Cesaris na Ligier durante o Grande Prêmio de Dallas, em 1984.
Informações pessoais

Nome completo
Andrea De Cesaris

Nacionalidade

Italiano

Nascimento

31 de maio de 1959
Roma, Itália

Morte

5 de outubro de 2014 (55 anos)
Roma, Itália
Registros na Fórmula 1

Temporadas

1980–1994

GPs disputados
214 (208 largadas)

Títulos
0 (8º em 1983)

Vitórias
0 (2º lugar nos GPs de Alemanha e África do Sul de 1983)

Pódios
5

Pontos
59

Pole positions
1

Primeiro GP

Canadá GP do Canadá, 1980

Último GP

Europa GP da Europa, 1994

Andrea De Cesaris (Roma, 31 de maio de 1959 — Roma, 5 de outubro de 2014) foi um piloto automobilístico italiano.




Índice






  • 1 Fórmula 3 e Fórmula 2 e a grande chance na Fórmula 1


  • 2 McLaren (1981)


  • 3 Alfa Romeo (1982 e 1983)


  • 4 Ligier (1984 e 1985)


  • 5 Minardi (1986)


  • 6 Brabham (1987)


  • 7 Rial (1988)


  • 8 Scuderia Italia (1989 e 1990)


  • 9 Jordan (1991)


  • 10 Tyrrell (1992 e 1993)


  • 11 Jordan e Sauber (1994)


  • 12 Após a Fórmula 1


  • 13 Morte


  • 14 Todos os Resultados de Andrea de Cesaris na Fórmula 1


  • 15 Referências


  • 16 Ligações externas





Fórmula 3 e Fórmula 2 e a grande chance na Fórmula 1 |


Filho de um comerciante abastado, que mais tarde se tornou no representante da Marlboro em Itália, De Cesaris começou a sua carreira nos karts, onde se tornou num rei das pistas.


Em 1979 foi vice-campeão de Fórmula 3, atrás do brasileiro Chico Serra, e em 1980 passou para a Fórmula 2, onde correu pela Project Four, a escuderia de Ron Dennis, futuro patrão da McLaren. No final da época, em 1980, De Cesaris teve uma hipótese para correr na Fórmula 1, a bordo de um Alfa Romeo, substituindo o experientíssimo compatriota Vittorio Brambilla nos Grandes Prêmios do Canadá e dos Estados Unidos, onde abandonou em ambas as corridas.[carece de fontes?]



McLaren (1981) |


Em 1981, transferiu-se para a McLaren, tornando-se conhecido na categoria por destruir 22 chassis na primeira temporada completa, chegando ao ponto de ter a alcunha de "De Crasheris" (era um trocadilho entre seu nome e a palavra inglesa crash, colisão). Contudo, no final da época, Ron Dennis pura e simplesmente despediu-o. No seu primeiro ano, o piloto marcou apenas 1 ponto com o 6º lugar em San Marino e o 18º na classificação geral.[carece de fontes?]



Alfa Romeo (1982 e 1983) |


Regressa à Alfa Romeo em 1982, e a rapidez deu-lhe frutos, tendo conquistado a pole-position em Long Beach (a única da sua carreira). Tem o seu primeiro podium com o 3º lugar em Mônaco absolutamente anormal, com troca de posições em menos de 3 voltas para o final. Marca 5 pontos e o 17º lugar no campeonato. Continua na equipe em 1983, e consegue a sua melhor temporada: dois 2º lugares nos GPs: da Alemanha e da África do Sul, e uma exibição de luxo em Spa-Francorchamps. Largando na 3ª posição, ele ultrapassa os franceses Alain Prost (pole) da Renault e Patrick Tambay (2ª posição) da Ferrari, contornando a primeira curva à frente deles. O piloto da Alfa Romeo #22 vai abrindo da concorrência chegando a fazer a volta mais rápida (única na carreira) e lidera por 18 voltas. Após os pits, retorna na prova em 2º até o motor estourar. No final da época, os 15 pontos dão-lhe o 8º lugar na classificação geral.[carece de fontes?]



Ligier (1984 e 1985) |


Em 1984, passa para a Ligier, mas os resultados são modestos. O melhor que consegue é um 5º lugar em Kyalami, acabando a época no 18º lugar, com 3 pontos. Continua no time francês em 1985, mas agora com o veterano Jacques Laffite como seu companheiro. O 4º lugar no GP de Mônaco prometia muito, até que sofreu um dos mais espetaculares acidentes da Fórmula 1 no GP da Áustria, quando capotou seu carro várias vezes. Entretanto, o piloto do carro azul #25 não sofreu nenhum arranhão. Indignado, Guy Ligier demite-o da equipe.[carece de fontes?] No desligamento com o time azul, fica apenas com os 3 pontos da corrida do principado e o 17º lugar no campeonato.



Minardi (1986) |


Sem grandes hipóteses, em 1986 virou-se para a Minardi, onde nada consegue num carro pesado, lento e pouco fiável e muitos abandonos. Resultado: De Cesaris não conquista nenhum ponto,[carece de fontes?] obtendo apenas um oitavo lugar no México.



Brabham (1987) |


No ano de 1987, vai para a Brabham e dependia de um patrocinador para disputar todas as provas, uma vez que aspirava a uma vaga numa das tradicionais equipes do circo, que naquela época já se encontrava em irreversível estado de decadência. Na véspera do encerramento das inscrições, o italiano chega ao Rio de Janeiro com o patrocínio na mão (naquela época, o Grande Prêmio do Brasil era disputado em Jacarepaguá), e vai logo para a pista. Depois de três rodadas, retira-se. O carro estava intacto. Contudo, foi com eles que o piloto do carro número 8 voltou ao podium com um 3º lugar na Bélgica. Esses 4 pontos deram-lhe o 14º lugar na geral.[carece de fontes?]



Rial (1988) |


Para o campeonato de 1988, ele é a alma de um novo projeto: a Rial, que era nada mais, nada menos que um ressuscitar da velha ATS, do alemão Gunther Schmidt e cujos carros eram equipados com motor Ford-Cosworth aspirado (no ano seguinte o turbo seria banido da Fórmula 1). Essa aventura deu-lhe alguns resultados de relevo, como um 4º lugar em Detroit. Mas nada mais com 3 pontos e o 15º lugar no final.[carece de fontes?]



Scuderia Italia (1989 e 1990) |


No ano de 1989, vai para a Scuderia Italia. Na sua nova equipe, na terceira etapa, o GP de Mônaco, o italiano ocupava a 4ª posição e vinha para ultrapassar o tricampeão brasileiro Nelson Piquet da Lotus, que era retardatário. Os dois pilotos vão fazer a curva Loews ao mesmo tempo. Resultado: ambos se tocam e ficam emperrados. Dentro de seus cockpits, os dois pilotos discutem como se estivesse num trânsito de rua. Duas etapas seguintes, em Phoenix, o momento cômico do ano, protagonizado por Andrea de Cesaris: ele estava a ser ultrapassado pelo seu companheiro e compatriota Alex Caffi (à caminho do primeiro podium durante a prova), que é tocado e sai da pista.[carece de fontes?] De Cesaris acabou a corrida em 8º lugar, mas provavelmente deve ter voltado a pé para o hotel pelo ato cometido;[carece de fontes?] na etapa seguinte, o chuvoso GP do Canadá, termina em 3º - (o primeiro podium no seu novo time e o último na sua carreira), e os 4 pontos que lhe dão um 17º lugar na geral. Continua mais um ano na equipe em 1990, mas com 12 abandonos, duas provas concluídas, uma não qualificação no grid de largada e uma desclassificação, o piloto do carro número 22 não saiu do zero.



Jordan (1991) |


Muda-se para outra equipe estreante, a Jordan, e tinha grandes expectativas para o campeonato de 1991. A equipe de Eddie Jordan, experiente em Fórmulas inferiores, tinha argumentos de peso: tinha um bom motor, o chassis era simples, mas eficiente, e foi a surpresa do ano.[carece de fontes?] O grande momento do intrépido piloto foi o GP da Bélgica. Ele não tinha feito a troca de pneus, e por 10 voltas seguidas ia bravamente na 2ª posição, pressionando Ayrton Senna, da McLaren, que enfrentava problemas na troca de marchas. O resultado naquele momento era fantástico tanto para o piloto e para o time estreante, mas faltando 3 voltas, o motor Ford do carro verde número 33 estourou deixando ele e a equipe irlandesa decepcionados. Nas etapas seguintes, o piloto de 32 anos não conseguiu repetir o mesmo feito. Com um grande carro no ano de estreia, fez 9 pontos e o 9º lugar na classificação.



Tyrrell (1992 e 1993) |


Eddie Jordan queria a permanência do romano para o campeonato de 1992, mas o novo patrocinador do time irlandês é a Barclay, rival da Marlboro, e não podia ficar. Sendo assim, foi para a Tyrrell, onde os seus préstimos foram úteis. Os 8 pontos alcançados no final da época permitiam-lhe repetir o 9º lugar do ano anterior. Mas, para 1993, com os motores Ilmor a serem substituídos pelos prpulsores da Yamaha, as coisas ficaram piores: De Cesaris acabou a época tal como começou, com zero.[carece de fontes?] Seu melhor resultado no ano foi um décimo lugar em Mônaco.



Jordan e Sauber (1994) |


Em 1994, De Cesaris estava fora da Fórmula 1 quando a etapa começou no Brasil, mas um incidente nessa corrida que lhe iria providenciar ao piloto uma última época na competição. Primeiro na Jordan, substituiu o norte-irlandês Eddie Irvine (suspenso por três provas por ter provocado um acidente envolvendo três pilotos em Interlagos, alem dele próprio), e onde o italiano arrancou um brilhante 4º lugar em Mônaco em sua última prova pelo time. No GP do Canadá, Peter Sauber convoca o destemido piloto romano para substituir o austríaco Karl Wendlinger, que se acidentou nos treinos em Mônaco. Na semana da prova, comemorou o seu GP de número 200 no currículo, 12 dias após completar 35 anos. Na segunda corrida pelo time suíço, o piloto do carro #29 marca 1 ponto com o 6º lugar na França;[carece de fontes?] nas sete corridas seguidas ele nem terminou-as incluindo o GP da Europa, em Jerez, na Espanha, a sua última corrida na sua longa carreira. Ao ser comunicado que o piloto austríaco não tinha condições de pilotar as duas últimas corridas do campeonato, Peter Sauber chama novamente o italiano para reassumir a posição vaga de Wendlinger; o piloto agradeceu o convite e preferiu continuar curtindo o sol e as praias no Havaí. Os 4 pontos e o 20º lugar na classificação geral foram os números de De Cesaris no fechamento de sua carreira.


O legado de Andrea De Cesaris é enorme: em 208 GP’s, espalhados por 15 temporadas, conseguiu uma pole, uma volta mais rápida, cinco pódios e 59 pontos no total. É um dos cinco que atingiu a marca de 200 GP’s.[carece de fontes?], e também o piloto que mais disputou corridas sem ter vencido na Fórmula 1.



Após a Fórmula 1 |


Depois da carreira de piloto, sumiu de vista durante dez anos. Era corretor da bolsa em Monte Carlo e praticante de “windsurf” nos tempos livres. Reapareceu por alturas do “tsunami” de 2004, quando doou verbas substanciais em populações no Sri Lanka.


Entre 2005 e 2006, correu na extinta Grand Prix Masters.



Morte |


De Cesaris foi declarado morto após um acidente de moto em 5 de outubro de 2014.[1][2] Ele havia se chocado violentamente no guard-rail de uma estrada de Roma e não resistiu. O ex-piloto tinha 55 anos.



Todos os Resultados de Andrea de Cesaris na Fórmula 1 |


(legenda) (Corridas em negrito indica pole position e corridas em itálico indica volta mais rápida)




















































































































































































































































































































































































































































































































Ano
Equipe
Chassis
Motor
Pneus
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16

Pontos
Posição

1994

Sasol Jordan

Jordan 194

Hart 1035 V10

G



SMR
Ret

MON














4

20º
Broker Sauber Mercedes

Sauber C13
Mercedes 2175B V10






CAN
Ret

FRA


GBR
Ret

ALE
Ret

HUN
Ret

BEL
Ret

ITA
Ret

POR
Ret

EUR
Ret



1993

Tyrrell Racing
Organisation

Tyrrell 020C

Yamaha OX10A V10

G

AFS
Ret

BRA
Ret

EUR
Ret

SMR
Ret

ESP
DSQ

MON
10º

CAN
Ret

FRA
15º









0

NC
(27º)


Tyrrell 021









GBR
NC

ALE
Ret

HUN
11º

BEL
Ret

ITA
13º

POR
12º

JAP
Ret

AUS
13º

1992

Tyrrell Racing
Organisation

Tyrrell 020B

Ilmor 2175A V10

G

AFS
Ret

MEX


BRA
Ret

ESP
Ret

SMR
14º

MON
Ret

CAN


FRA
Ret

GBR
Ret

ALE
Ret

HUN


BEL


ITA


POR


JAP


AUS
Ret

8



1991
Team 7Up Jordan

Jordan 191

Ford HB4 V8

G

EUA
NPQ

BRA
Ret

SMR
Ret

MON
Ret

CAN


MEX


FRA


GBR
Ret

ALE


HUN


BEL
13º

ITA


POR


ESP
Ret

JAP
Ret

AUS


9



1990
BMS Scuderia Italia

Dallara F190

Ford Cosworth DFR V8

P

EUA
Ret

BRA
Ret

SMR
Ret

MON
Ret

CAN
Ret

MEX
13º

FRA
DSQ

GBR
Ret

ALE
NQ

HUN
Ret

BEL
Ret

ITA
10º

POR
Ret

ESP
Ret

JAP
Ret

AUS
Ret

0

NC
(27º)


1989
BMS Scuderia Italia

Dallara F189

Ford Cosworth DFR V8

P

BRA
13º

SMR
10º

MON
13º

MEX
Ret

EUA


CAN


FRA
NQ

GBR
Ret

ALE


HUN
Ret

BEL
11º

ITA
Ret

POR
Ret

ESP


JAP
10º

AUS
Ret

4

17º

1988

Rial Racing

Rial ARC1

Ford Cosworth DFZ V8

G

BRA
Ret

SMR
Ret

MON
Ret

MEX
Ret

CAN


EUA


FRA
10º

GBR
Ret

ALE
13º

HUN
Ret

BEL
Ret

ITA
Ret

POR
Ret

ESP
Ret

JAP
Ret

AUS


3

15º

1987
Motor Racing
Developments Ltd

Brabham BT56

BMW M12/13 L4 Turbo

G

BRA
Ret

SMR
Ret

BEL


MON
Ret

EUA
Ret

FRA
Ret

GBR
Ret

ALE
Ret

HUN
Ret

AUT
Ret

ITA
Ret

POR
Ret

ESP
Ret

MEX
Ret

JAP
Ret

AUS


4

14º

1986

Minardi F1 Team

Minardi M185B

Motori Moderni 615-90
V6 Turbo

P

BRA
Ret

ESP
Ret

SMR
Ret

MON
NQ

BEL
Ret

CAN
Ret

EUA
Ret

FRA
Ret

GBR
Ret

ALE
Ret







0

NC
(24º)


Minardi M186











HUN
Ret

AUT
Ret

ITA
Ret

POR
Ret

MEX


AUS
Ret

1985
Equipe Ligier

Ligier JS25

Renault EF4B
V6 Turbo

P

BRA
Ret

POR
Ret

SMR
Ret

MON


CAN
14º

EUA
10º

FRA
Ret

GBR
Ret

ALE
Ret

AUT
Ret

HOL
Ret






3

17º

1984

Ligier Loto

Ligier JS23

Renault EF4
V6 Turbo

M

BRA
Ret

AFS


BEL
Ret

SMR


FRA
10º

MON
Ret

CAN
Ret

USE
Ret

EUA
Ret

GBR
10º

ALE


AUT
Ret

HOL
Ret

ITA
Ret

EUR


POR
12º

3

18º

1983

Marlboro Team
Alfa Romeo

Alfa Romeo 183T

Alfa Romeo 890T
V8 Turbo

M

BRA
EXC

USW
Ret

FRA
12º

SMR
Ret

MON
Ret

BEL
Ret

USE
Ret

CAN
Ret

GBR


ALE


AUT
Ret

HOL
Ret

ITA
Ret

EUR


AFS



15



1982

Marlboro Team
Alfa Romeo

Alfa Romeo 179D

Alfa Romeo 1260 V12

M

AFS
13º
















5

17º

Alfa Romeo 182T


BRA
Ret

USW
Ret

SMR
Ret

BEL
Ret

MON


USE
Ret

CAN


HOL
Ret

GBR
Ret

FRA
Ret

ALE
Ret

AUT
Ret

SUI
10º

ITA
10º

LVG


1981

Marlboro Team
McLaren International

McLaren M29F

Ford Cosworth DFV V8

M

USW
Ret

BRA
Ret

ARG
11º

SMR


BEL
Ret












1

18º

McLaren MP4/1






MON
Ret

ESP
Ret

FRA
11º

GBR
Ret

ALE
Ret

AUT


HOL
NP

ITA


CAN
Ret

LVG
12º


1980

Marlboro Team
Alfa Romeo

Alfa Romeo 179

Alfa Romeo 1260 V12

G













CAN
Ret

USE
Ret



0

NC
(32º)



Referências




  1. Orlando, Emilio (5 de outubro de 2014). «Perde il controllo della moto, muore sul Gra l'ex pilota di F1 De Cesaris». roma.repubblica.it/. la Repubblica. Consultado em 5 de outubro de 2014 


  2. «Famoso nos anos 80 e 90 na F-1, Andrea de Cesaris sofre acidente de moto na Itália e morre aos 55 anos». Grande Prêmio. 5 de outubro de 2014 



Ligações externas |



  • Biografia (em inglês)


  • Portal de biografias





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