Circuito de Suzuka




Coordenadas: 34º 50' N, 136º 32' L



























































































Japão Grande Prêmio do Japão

Suzuka

Suzuka circuit map--2005.svg

Mapa do circuito.
Informações da corrida

Localização

Suzuka, Japão

Voltas
53

Percurso
5.807 km (3.608 mi)

Total
307.471 km (191.054 mi)

Curvas
18

Pole

Reino Unido Lewis Hamilton
Mercedes V6 Turbo Híbrido
1min 27s 319
2017


Volta mais rápida
na prova


Finlândia Kimi Räikkönen
McLaren-Mercedes V10 Híbrido
1min 31s 540
2005


Anos disputados
32 (30 oficial)

Primeira disputa
1963 (1987 oficial)

Última disputa

2018

Maior vencedor (pilotos)

Alemanha Michael Schumacher (6)

Maior vencedor (equipe)

Itália Ferrari (7)
Reino Unido McLaren (7)

Última corrida (2018):

Pole Position

Piloto

Reino Unido Lewis Hamilton
Mercedes V6 Turbo Híbrido

Tempo
1min 27s 760

Volta mais rápida

Piloto

Alemanha Sebastian Vettel
Ferrari V6 Turbo Híbrido

Tempo
1min 32s 318

Pódio

Primeiro

Reino Unido Lewis Hamilton
Mercedes V6 Turbo Híbrido
1h 27min 17s 062


Segundo

Finlândia Valtteri Bottas
Mercedes V6 Turbo Híbrido
+12s 919


Terceiro

Países Baixos Max Verstappen
Red Bull-TAG Heuer V6 Turbo Híbrido
+14s 295


Circuito de Suzuka ou Suzuka International Racing Course é um circuito próximo à cidade de Suzuka, no Japão. Sediou o Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1 de 1987 até 2006, quando em 2007 e 2008 foi a vez de Fuji, próximo a cidade de Shizuoka. Suzuka retornou a partir de 2009. É um circuito formulado em oito, onde o piloto passa por um túnel (embaixo de uma ponte) e por uma ponte. O circuito nipônico tem 5,8 Km e foi palco de 11 títulos de pilotos na Fórmula 1: Nelson Piquet (1987), Ayrton Senna (1988, 1990 e 1991), Alain Prost (1989), Damon Hill (1996), Mika Hakkinen (1998 e 1999), Michael Schumacher (2000 e 2003) e Sebastian Vettel (2011)[1].


Para os torcedores brasileiros é uma pista muito especial, devido as vitórias e provas espetaculares de Ayrton Senna, e claro os três títulos que ele conquistou na carreira conforme citado.




Índice






  • 1 Introdução


    • 1.1 Curva 130R


    • 1.2 Cultura Popular


    • 1.3 Críticas




  • 2 Vencedores[7][8]


    • 2.1 Por pilotos, equipes e países que mais venceram1




  • 3 Recordes em Suzuka


  • 4 Referências


  • 5 Ligações externas





Introdução |




Circuito de Suzuka em 2006


Projetado como uma pista de teste da Honda em 1962 pelo holandês John Hans Hugenholtz, Suzuka é um dos poucos circuitos competitivos do mundo a ter o traçado em forma de número 8, com as costas da reta passando sobre a parte da frente por meio de um viaduto.


O circuito foi modificado três vezes:


Em 1983 foi colocado uma chicane na última curva para diminuir a velocidade dos carros dentro da reta dos boxes e a curva Degner foi feita dentro de dois cantos em vez de uma longa curva; o circuito também foi considerado seguro em 1983 adicionando-se mais barreiras de segurança, mais áreas de escape e removendo fardos de palha entrando na vegetação;


Em 2002, a chicane foi ligeiramente modificada,a 130R também foi modificada e algumas curvas em forma de S foram feitas um pouco mais fortes e rápidas;


Em 2003, a chicane foi feita ligeiramente mais rápida e próxima a 130R.


O circuito pode ser usado em três configurações; Suzuka Completo, Suzuka Leste e Suzuka Oeste.



Curva 130R |


A curva 130R, localizada após a descida do viaduto que corta a parte baixa da pista (marcada com o número 15 no mapa acima), é a mais famosa curva do circuito - e uma das mais da Fórmula 1[2]. Ela recebeu este nome - 130R - por causa de seu raio de 130 metros, e pode ser contornada de pé embaixo a mais de 300 km/h na Fórmula 1[3].


Ela é famosa também por ser a curva que mais exerce forças — até 4 G[3]. É também uma das curva mais - senão a mais - rápida de todas da F-1, feita a 310 km/h em sétima marcha. Com isso, os pneus são sujeitos a três forças simultâneas: descendente, em curva e aceleração. O pneu direito dianteiro, por exemplo, suporta o equivalente a 800 quilos de força descendente quando o carro descreve esta curva à velocidade máxima[4].


Depois de um acidente grave em 2002, com o piloto Allan McNish (que escapou praticamente ileso), a curva foi modificada para ter dois pontos de tangência, o que em tese a tornaria mais segura[3]. Assim, ela foi transformada em duas, agora chamadas de 85R e 340R[5]. Contudo, em 2003, o piloto de MotoGP Daijiro Kato sofreu um acidente na 130R e morreu — o que significa que, mesmo depois das mudanças, 130R continua sendo extremamente perigosa[3].



Cultura Popular |


Juntamente com Fuji Speedway, o circuito de Suzuka é amplamente usado em jogos de arcade e em jogos de vídeo game como, Forza Motorporst 2, Forza Motorposrt 3, Forza Motorsport 4, Gran Turismo 4, Gran Turismo 5 Prologue, iRacing, Shift 2 Unleashed, Le Mans 24 Hours, MotoGP3, MotoGP4, Racing Battle e outros. O circuito aparece na maioria dos jogos de Fórmula 1.



Críticas |


Apesar de ser um circuito considerado seletivo e elogiado pela maioria dos pilotos como um dos mais desafiantes da categoria, Suzuka sofre muitas críticas devido as suas limitadas áreas de escape em curvas onde os pilotos beiram os 300km/h.


Nigel Mansell em 1987 e Timo Glock em 2009 foram dois dos pilotos que tiveram acidentes fortes no circuito quando da sessão de treinos classificatórios, impedindo-os de competir na corrida.


Em 2014, numa corrida marcada pela passagem de um tufão, na volta 43, o francês Jules Bianchi, da Marussia, escapou na curva Dunlop atingindo um trator, que retirava a Sauber do alemão Adrian Sutil, que rodara na volta anterior. O impacto do bólido russo contra o trator acabou findando a corrida sob bandeira vermelha. A direção da prova e os organizadores da mesma foram criticados pela exposição dos pilotos ao risco de andarem numa pista sem condições de pilotagem e pela colocação do trator numa área perigosa numa curva de alta velocidade. No dia 17 de julho de 2015 (nove meses depois do acidente), a página oficial de Jules Bianchi noticiou a morte do piloto francês, aos 25 anos. Foi a primeira morte na Fórmula 1 desde o tricampeão brasileiro Ayrton Senna, em 1994.[6]



Vencedores[7][8] |


O fundo rosa indica que a prova não fez parte do Mundial de Fórmula 1.











































































































































































































Ano
Piloto
Construtor
Resumo

2018

Reino Unido Lewis Hamilton

Mercedes

Detalhes

2017

Reino Unido Lewis Hamilton

Mercedes

Detalhes

2016

Alemanha Nico Rosberg

Mercedes

Detalhes

2015

Reino Unido Lewis Hamilton

Mercedes

Detalhes

2014

Reino Unido Lewis Hamilton

Mercedes

Detalhes

2013

Alemanha Sebastian Vettel

Red Bull-Renault

Detalhes

2012

Alemanha Sebastian Vettel

Red Bull-Renault

Detalhes

2011

Reino Unido Jenson Button

McLaren-Mercedes

Detalhes

2010

Alemanha Sebastian Vettel

Red Bull-Renault

Detalhes

2009

Alemanha Sebastian Vettel

Red Bull-Renault

Detalhes

Não houve em 2007 e 2008

2006

Espanha Fernando Alonso

Renault

Detalhes

2005

Finlândia Kimi Räikkönen

McLaren-Mercedes

Detalhes

2004

Alemanha Michael Schumacher

Ferrari

Detalhes

2003

Brasil Rubens Barrichello

Ferrari

Detalhes

2002

Alemanha Michael Schumacher

Ferrari

Detalhes

2001

Alemanha Michael Schumacher

Ferrari

Detalhes

2000

Alemanha Michael Schumacher

Ferrari

Detalhes

1999

Finlândia Mika Häkkinen

McLaren-Mercedes

Detalhes

1998

Finlândia Mika Häkkinen

McLaren-Mercedes

Detalhes

1997

Alemanha Michael Schumacher

Ferrari

Detalhes

1996

Reino Unido Damon Hill

Williams-Renault

Detalhes

1995

Alemanha Michael Schumacher

Benetton-Renault

Detalhes

1994

Reino Unido Damon Hill

Williams-Renault

Detalhes

1993

Brasil Ayrton Senna

McLaren-Ford

Detalhes

1992

Itália Riccardo Patrese

Williams-Renault

Detalhes

1991

Áustria Gerhard Berger

McLaren-Honda

Detalhes

1990

Brasil Nelson Piquet

Benetton-Ford

Detalhes

1989

Itália Alessandro Nannini

Benetton-Ford

Detalhes

1988

Brasil Ayrton Senna

McLaren-Honda

Detalhes

1987

Áustria Gerhard Berger

Ferrari

Detalhes

Não houve de 1965 a 1986

1964

Japão Soukichi Shikiba

Porsche

Detalhes

1963

Reino Unido Peter Warr

Lotus-Cosworth

Detalhes


Por pilotos, equipes e países que mais venceram1 |
































































































































































↑1 (Última atualização: GP do Japão de 2018)

Contabilizados somente os resultados válidos pelo Mundial de Fórmula 1



Recordes em Suzuka |




























Piloto
Chassi/Motor
Tempo
Extensão
Ano
Pole Position

Reino Unido Lewis Hamilton

Mercedes V6 Turbo Híbrido
1min 27s 319
5.807 km
2017[9]
Melhor Volta na Prova

Finlândia Kimi Räikkönen

McLaren-Mercedes V10
1min 31s 540
5.807 km
2005


Referências




  1. «Vettel cruza em terceiro e se torna o mais jovem bicampeão da Fórmula 1». globoesporte.globo.com. 9 de outubro de 2011 


  2. flaviogomes.grandepremio.uol.com.br/ 130R


  3. abcd flatout.com.br/ Os trechos mais marcantes de todos os circuitos do automobilismo


  4. pirelli.com/ O GP do Japão de F1 sob o ponto de vista dos pneus: Suzuka, 5-7 de Outubro de 2012


  5. flatout.com.br/ Circuito de Suzuka: a história de uma das últimas arenas à moda antiga da Fórmula 1


  6. «Jules Bianchi morre aos 25 anos, nove meses após grave acidente no Japão». GloboEsporte.com. 17 de julho de 2015. Consultado em 17 de julho de 2015 


  7. Japanese Grand Prix Past Results ALTIUS DIRECTORY


  8. «Suzuka - Circuits». Stats F1.com 


  9. «Hamilton bate recorde em Suzuka.». O GLOBO. 7 de outubro de 2017 



Ligações externas |




O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Circuito de Suzuka



  • Página oficial (em inglês)




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