Circuito de Suzuka
Suzuka | |
![]() | |
Mapa do circuito. | |
Informações da corrida | |
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Localização | Suzuka, Japão |
Voltas | 53 |
Percurso | 5.807 km (3.608 mi) |
Total | 307.471 km (191.054 mi) |
Curvas | 18 |
Pole | ![]() Mercedes V6 Turbo Híbrido 1min 27s 319 2017 |
Volta mais rápida na prova | ![]() McLaren-Mercedes V10 Híbrido 1min 31s 540 2005 |
Anos disputados | 32 (30 oficial) |
Primeira disputa | 1963 (1987 oficial) |
Última disputa | 2018 |
Maior vencedor (pilotos) | ![]() |
Maior vencedor (equipe) | ![]() ![]() |
Última corrida (2018): | |
Pole Position | |
Piloto | ![]() Mercedes V6 Turbo Híbrido |
Tempo | 1min 27s 760 |
Volta mais rápida | |
Piloto | ![]() Ferrari V6 Turbo Híbrido |
Tempo | 1min 32s 318 |
Pódio | |
Primeiro | ![]() Mercedes V6 Turbo Híbrido 1h 27min 17s 062 |
Segundo | ![]() Mercedes V6 Turbo Híbrido +12s 919 |
Terceiro | ![]() Red Bull-TAG Heuer V6 Turbo Híbrido +14s 295 |
Circuito de Suzuka ou Suzuka International Racing Course é um circuito próximo à cidade de Suzuka, no Japão. Sediou o Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1 de 1987 até 2006, quando em 2007 e 2008 foi a vez de Fuji, próximo a cidade de Shizuoka. Suzuka retornou a partir de 2009. É um circuito formulado em oito, onde o piloto passa por um túnel (embaixo de uma ponte) e por uma ponte. O circuito nipônico tem 5,8 Km e foi palco de 11 títulos de pilotos na Fórmula 1: Nelson Piquet (1987), Ayrton Senna (1988, 1990 e 1991), Alain Prost (1989), Damon Hill (1996), Mika Hakkinen (1998 e 1999), Michael Schumacher (2000 e 2003) e Sebastian Vettel (2011)[1].
Para os torcedores brasileiros é uma pista muito especial, devido as vitórias e provas espetaculares de Ayrton Senna, e claro os três títulos que ele conquistou na carreira conforme citado.
Índice
1 Introdução
1.1 Curva 130R
1.2 Cultura Popular
1.3 Críticas
2 Vencedores[7][8]
2.1 Por pilotos, equipes e países que mais venceram1
3 Recordes em Suzuka
4 Referências
5 Ligações externas
Introdução |

Circuito de Suzuka em 2006
Projetado como uma pista de teste da Honda em 1962 pelo holandês John Hans Hugenholtz, Suzuka é um dos poucos circuitos competitivos do mundo a ter o traçado em forma de número 8, com as costas da reta passando sobre a parte da frente por meio de um viaduto.
O circuito foi modificado três vezes:
Em 1983 foi colocado uma chicane na última curva para diminuir a velocidade dos carros dentro da reta dos boxes e a curva Degner foi feita dentro de dois cantos em vez de uma longa curva; o circuito também foi considerado seguro em 1983 adicionando-se mais barreiras de segurança, mais áreas de escape e removendo fardos de palha entrando na vegetação;
Em 2002, a chicane foi ligeiramente modificada,a 130R também foi modificada e algumas curvas em forma de S foram feitas um pouco mais fortes e rápidas;
Em 2003, a chicane foi feita ligeiramente mais rápida e próxima a 130R.
O circuito pode ser usado em três configurações; Suzuka Completo, Suzuka Leste e Suzuka Oeste.
Curva 130R |
A curva 130R, localizada após a descida do viaduto que corta a parte baixa da pista (marcada com o número 15 no mapa acima), é a mais famosa curva do circuito - e uma das mais da Fórmula 1[2]. Ela recebeu este nome - 130R - por causa de seu raio de 130 metros, e pode ser contornada de pé embaixo a mais de 300 km/h na Fórmula 1[3].
Ela é famosa também por ser a curva que mais exerce forças — até 4 G[3]. É também uma das curva mais - senão a mais - rápida de todas da F-1, feita a 310 km/h em sétima marcha. Com isso, os pneus são sujeitos a três forças simultâneas: descendente, em curva e aceleração. O pneu direito dianteiro, por exemplo, suporta o equivalente a 800 quilos de força descendente quando o carro descreve esta curva à velocidade máxima[4].
Depois de um acidente grave em 2002, com o piloto Allan McNish (que escapou praticamente ileso), a curva foi modificada para ter dois pontos de tangência, o que em tese a tornaria mais segura[3]. Assim, ela foi transformada em duas, agora chamadas de 85R e 340R[5]. Contudo, em 2003, o piloto de MotoGP Daijiro Kato sofreu um acidente na 130R e morreu — o que significa que, mesmo depois das mudanças, 130R continua sendo extremamente perigosa[3].
Cultura Popular |
Juntamente com Fuji Speedway, o circuito de Suzuka é amplamente usado em jogos de arcade e em jogos de vídeo game como, Forza Motorporst 2, Forza Motorposrt 3, Forza Motorsport 4, Gran Turismo 4, Gran Turismo 5 Prologue, iRacing, Shift 2 Unleashed, Le Mans 24 Hours, MotoGP3, MotoGP4, Racing Battle e outros. O circuito aparece na maioria dos jogos de Fórmula 1.
Críticas |
Apesar de ser um circuito considerado seletivo e elogiado pela maioria dos pilotos como um dos mais desafiantes da categoria, Suzuka sofre muitas críticas devido as suas limitadas áreas de escape em curvas onde os pilotos beiram os 300km/h.
Nigel Mansell em 1987 e Timo Glock em 2009 foram dois dos pilotos que tiveram acidentes fortes no circuito quando da sessão de treinos classificatórios, impedindo-os de competir na corrida.
Em 2014, numa corrida marcada pela passagem de um tufão, na volta 43, o francês Jules Bianchi, da Marussia, escapou na curva Dunlop atingindo um trator, que retirava a Sauber do alemão Adrian Sutil, que rodara na volta anterior. O impacto do bólido russo contra o trator acabou findando a corrida sob bandeira vermelha. A direção da prova e os organizadores da mesma foram criticados pela exposição dos pilotos ao risco de andarem numa pista sem condições de pilotagem e pela colocação do trator numa área perigosa numa curva de alta velocidade. No dia 17 de julho de 2015 (nove meses depois do acidente), a página oficial de Jules Bianchi noticiou a morte do piloto francês, aos 25 anos. Foi a primeira morte na Fórmula 1 desde o tricampeão brasileiro Ayrton Senna, em 1994.[6]
Vencedores[7][8] |
O fundo rosa indica que a prova não fez parte do Mundial de Fórmula 1.
Ano | Piloto | Construtor | Resumo | |
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2018 | ![]() | Mercedes | Detalhes | |
2017 | ![]() | Mercedes | Detalhes | |
2016 | ![]() | Mercedes | Detalhes | |
2015 | ![]() | Mercedes | Detalhes | |
2014 | ![]() | Mercedes | Detalhes | |
2013 | ![]() | Red Bull-Renault | Detalhes | |
2012 | ![]() | Red Bull-Renault | Detalhes | |
2011 | ![]() | McLaren-Mercedes | Detalhes | |
2010 | ![]() | Red Bull-Renault | Detalhes | |
2009 | ![]() | Red Bull-Renault | Detalhes | |
Não houve em 2007 e 2008 | ||||
2006 | ![]() | Renault | Detalhes | |
2005 | ![]() | McLaren-Mercedes | Detalhes | |
2004 | ![]() | Ferrari | Detalhes | |
2003 | ![]() | Ferrari | Detalhes | |
2002 | ![]() | Ferrari | Detalhes | |
2001 | ![]() | Ferrari | Detalhes | |
2000 | ![]() | Ferrari | Detalhes | |
1999 | ![]() | McLaren-Mercedes | Detalhes | |
1998 | ![]() | McLaren-Mercedes | Detalhes | |
1997 | ![]() | Ferrari | Detalhes | |
1996 | ![]() | Williams-Renault | Detalhes | |
1995 | ![]() | Benetton-Renault | Detalhes | |
1994 | ![]() | Williams-Renault | Detalhes | |
1993 | ![]() | McLaren-Ford | Detalhes | |
1992 | ![]() | Williams-Renault | Detalhes | |
1991 | ![]() | McLaren-Honda | Detalhes | |
1990 | ![]() | Benetton-Ford | Detalhes | |
1989 | ![]() | Benetton-Ford | Detalhes | |
1988 | ![]() | McLaren-Honda | Detalhes | |
1987 | ![]() | Ferrari | Detalhes | |
Não houve de 1965 a 1986 | ||||
1964 | ![]() | Porsche | Detalhes | |
1963 | ![]() | Lotus-Cosworth | Detalhes |
Por pilotos, equipes e países que mais venceram1 |
Pilotos | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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Vitórias | Pilotos | Edições | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
6 | ![]() | 1995, 1997, 2000, 2001, 2002, 2004 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
4 | ![]() | 2009, 2010, 2012, 2013 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
![]() | 2014, 2015, 2017, 2018 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
2 | ![]() | 1987, 1991 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
![]() | 1988, 1993 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
![]() | 1994, 1996 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
![]() | 1998, 1999 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1 | ![]() | 1989 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
![]() | 1990 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
![]() | 1992 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
![]() | 2003 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
![]() | 2005 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
![]() | 2006 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
![]() | 2011 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
![]() | 2016 |
Equipes | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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Vitórias | Construtor | Edições | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
7 | ![]() | 1988, 1991, 1993, 1998, 1999, 2005, 2011 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
![]() | 1987, 1997, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
5 | ![]() | 2014, 2015, 2016, 2017, 2018 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
4 | ![]() | 2009, 2010, 2012, 2013 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
3 | ![]() | 1989, 1990, 1995 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
![]() | 1992, 1994, 1996 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1 | ![]() | 2006 |
Países | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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Vitórias | País | Edições | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
11 | ![]() | 1995, 1997, 2000, 2001, 2002, 2004, 2009, 2010, 2012, 2013, 2016 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
7 | ![]() | 1994, 1996, 2011, 2014, 2015, 2017, 2018 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
4 | ![]() | 1988, 1990, 1993, 2003 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
3 | ![]() | 1998, 1999, 2005 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
2 | ![]() | 1987, 1991 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
![]() | 1989, 1992 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1 | ![]() | 2006 |
↑1 (Última atualização: GP do Japão de 2018)
Contabilizados somente os resultados válidos pelo Mundial de Fórmula 1
Recordes em Suzuka |
Piloto | Chassi/Motor | Tempo | Extensão | Ano | |
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Pole Position | ![]() | Mercedes V6 Turbo Híbrido | 1min 27s 319 | 5.807 km | 2017[9] |
Melhor Volta na Prova | ![]() | McLaren-Mercedes V10 | 1min 31s 540 | 5.807 km | 2005 |
Referências
↑ «Vettel cruza em terceiro e se torna o mais jovem bicampeão da Fórmula 1». globoesporte.globo.com. 9 de outubro de 2011
↑ flaviogomes.grandepremio.uol.com.br/ 130R
↑ abcd flatout.com.br/ Os trechos mais marcantes de todos os circuitos do automobilismo
↑ pirelli.com/ O GP do Japão de F1 sob o ponto de vista dos pneus: Suzuka, 5-7 de Outubro de 2012
↑ flatout.com.br/ Circuito de Suzuka: a história de uma das últimas arenas à moda antiga da Fórmula 1
↑ «Jules Bianchi morre aos 25 anos, nove meses após grave acidente no Japão». GloboEsporte.com. 17 de julho de 2015. Consultado em 17 de julho de 2015
↑ Japanese Grand Prix Past Results ALTIUS DIRECTORY
↑ «Suzuka - Circuits». Stats F1.com
↑ «Hamilton bate recorde em Suzuka.». O GLOBO. 7 de outubro de 2017
Ligações externas |
Página oficial (em inglês)