Nicola Larini




































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Nicola Larini


Nicola Larini na etapa de Curitiba do WTCC, em 2006.
Informações pessoais

Nome completo
Nicola Giuseppe Larini

Nacionalidade

Itália Italiano

Nascimento

19 de março de 1964 (54 anos)
Lido di Camaiore
Registros na Fórmula 1

Temporadas

1987-1992, 1994-1997

Equipes
6 (Coloni, Osella, Ligier, Modena, Ferrari e Sauber)

GPs disputados
75 (49 largadas)

Títulos
0 (14º em 1994)

Vitórias
0

Pódios
1

Pontos
7

Pole positions
0

Voltas mais rápidas
0

Primeiro GP

Espanha GP da Espanha de 1987

Último GP

Mónaco GP de Mônaco de 1997

Nicola Giuseppe Larini (Lido di Camaiore, 19 de março de 1964) é um piloto italiano. Participou de 75 grandes prêmios, estreando em 6 de setembro de 1987. Tem em sua carreira um pódium, e um total de sete pontos em campeonatos mundiais.



Carreira |


Larini começou a carreira automobilística na Fórmula Itália em 1983, quando então transferiu-se para a Fórmula Abarth em 1984, terminando o campeonato na terceira colocação. Ele também iniciou na Fórmula 3 italiana na mesma temporada. Em 1986 ganhou o título de campeão pela Coloni, pilotando um Dallara, e participou pela mesma equipe, por um curto período, da Fórmula 3000 no ano seguinte. Sua rápida ascensão continuou quando a Coloni entrou para participar de duas etapas do campeonato de Fórmula 1 de 1987. Larini não conseguiu a classificação para o Grande Prêmio da Itália, mas chegou a correr no Grande Prêmio da Espanha, não conseguindo, contudo, terminar a prova.


Em 1988 ele assinou contrato com a equipe Osella e recebeu elogios pelo seu bom desempenho, mesmo tendo a sua disposição um carro não competitivo. Nesse período, seu melhor resultado foi um 9º lugar no Grande Prêmio de Mônaco. Ele permaneceu na Osella em 1989, seu carro continuou a ter dificuldades para se pré-qualificar nas etapas da temporada. Contudo, Larini permanecia brilhando, estava em 6º lugar no Grande Prêmio de San Marino, quando o seu carro teve um problema mecânico, e por sequencia um acidente. Quatro corridas depois, no Grande Prêmio do Canadá, por nove voltas seguidas chegou a ocupar a 3ª posição, até surgir um problema elétrico e mais um abandono. Com um carro pouco competitivo, Larini conseguiu a melhor classificação de uma corrida dele, com a 10ª posição no Grande Prêmio do Japão, mas na prova, o piloto abandonou com problemas nos freios.


Em 1990 ele transferiu-se para a tradicional Ligier, mas a equipe francesa possuía um carro de desempenho mediano para a competição. Nenhum ponto obtido, porém da corrida do México até a Austrália, onze corridas seguidas concluídas. Dois 7º lugares foram as melhores colocações conseguidas por Larini naquele ano, desempenho melhor que o obtido pelo seu companheiro de equipe, o experiente Philippe Alliot.


Larini então mudou-se foi para a nova equipe, a Modena Team, em 1991, mais uma vez encontrando dificuldades na pré-qualificação. Ele conseguiu iniciar a temporada e como melhor resultado de todo o campeonato da estreante equipe com um 7º lugar no Grande Prêmio dos Estados Unidos, mas a novata equipe teve sérios problemas financeiros e não conseguiu desenvolver melhor o carro. Como consequência, o italiano conseguiu apenas qualificar o carro para mais quatro corridas em toda a temporada. No final do ano, a equipe encerrava as suas atividades na categoria.


Em 1992, ele não esteve animado para participar dos Grand Prix, porém assinou um contrato com a Ferrari para desenvolver seu sistema de suspensão ativa. Larini manteve ainda seus instintos de corredor ao ganhar o campeonato italiano de Touring Cars pela Alfa Romeo e foi chamado pela equipe de Fórmula 1 da Ferrari para encerrar a temporada, substituindo o desmotivado Ivan Capelli como piloto de teste da suspensão ativa do carro. Ele causou boa impressão, mas iniciou as duas corridas na última fila da largada devido a problemas técnicos. Em 1993, ele continuou sendo piloto de teste da Ferrari e participando das corridas de touring cars, desta vez ganhando o título alemão para a Alfa.


Em 1994, ele teve outra chance na Ferrari, na segunda prova do campeonato substituiu Jean Alesi, que sofreu um acidente durante os testes em Mugello. Ele obteve a 7ª posição na qualificação para o GP do Pacífico, mas envolveu-se em uma colisão com a Williams-Renault de Ayrton Senna logo na primeira curva após a largada e abandonou a corrida prematuramente. Na sua última prova pela equipe italiana, no Grande Prêmio de San Marino, ele largou na 6ª posição (a melhor em toda a sua carreira); na corrida, conseguiu uma excepcional segunda colocação, mas a conquista de seus primeiros pontos foi ofuscada pelas trágicas mortes dos pilotos Roland Ratzenberger e de Ayrton Senna. No restante do ano, Larini participou unicamente das corridas de touring cars com a Alfa Romeo, ficando em 3º lugar nas séries alemãs.


Pela Alfa, Larini continuou correndo ainda pelos dois anos seguintes, obtendo a sexta classificação nas séries alemãs de 1995, e décima-primeira nas séries italianas em 1996. Contudo, em 1997 seus contatos com a Ferrari o levaram a assinar com a Sauber, que utilizava motores da própria Ferrari. Em seu retorno à F-1, Larini conseguiu marcar um ponto com o sexto lugar no Grande Prêmio da Austrália, mas, depois de cinco corridas e uma série de desentendimentos com Peter Sauber, ele resolveu deixar a equipe.


Desde então, Larini tem sido por muitos anos um piloto exclusivo de touring cars, outra vez pela Alfa, e desde 2005 está na Chevrolet.



Todos os Resultados de Nicola Larini na Fórmula 1 |


(legenda)























































































































































































































































Ano
Nome Oficial da Equipe
Chassis
Motor
Pneus
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16

Pontos
Posição

1997

Red Bull Sauber Petronas

Sauber C16
Petronas SPE-01 V10

G

AUS


BRA
11º

ARG
Ret

SMR


MON
Ret












1

19º

1994

Scuderia Ferrari

Ferrari 412T1

Ferrari 043 V12

G


PAC
Ret

SMR















6

14º

1992

Scuderia Ferrari SpA

Ferrari F92A

Ferrari 040 V12

G















JAP
11º

AUS
12º

0

NC
(29º)


1991

Modena Team SpA

Lambo 291

Lamborghini 3512 V12

G

EUA


BRA
NPQ

SMR
NPQ

MON
NPQ

CAN
NPQ

MEX
EXC



FRA
NPQ

GBR
NPQ

ALE
Ret

HUN
16º

BEL
NQ

ITA
16º

POR
NQ

ESP
NQ

JAP
NQ

AUS
Ret

0

NC
(28º)


1990

Ligier Gitanes

Ligier JS33B

Ford Cosworth DFR V8

G

EUA
Ret

BRA
11º

SMR
10º

MON
Ret

CAN
Ret

MEX
16º

FRA
14º

GBR
10º

ALE
10º

HUN
11º

BEL
14º

ITA
11º

POR
10º

ESP


JAP


AUS
10º

0

NC
(19º)


1989

Osella Squadra Corse

Osella FA1M

Ford Cosworth DFR V8

P

BRA
DSQ

SMR
12º

MON
NPQ

MEX
NPQ

EUA
NPQ

CAN
Ret

FRA
NPQ

GBR
Ret

ALE
NPQ

HUN
NPQ

BEL
NPQ

ITA
Ret

POR
EXC



ESP
Ret

JAP
Ret

AUS
Ret

0

NC
(33º)


1988

Osella Squadra Corse

Osella FA1I

Osella 890T V8 Turbo

G

BRA
NQ
















0

NC
(27º)


Osella FA1L


SMR
EXC

MON


MEX
NQ

CAN
NQ

EUA
Ret

FRA
Ret

GBR
19º

ALE
Ret

HUN
NPQ

BEL
Ret

ITA
Ret

POR
12º

ESP
Ret

JAP
Ret

AUS
NPQ

1987

Enzo Coloni Racing Car System

Coloni FC187

Ford Cosworth DFZ V8

G











ITA
NQ


ESP
Ret




0

NC
(32º)




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