Renault F1 Team
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Nome completo | Renault F1 Team |
Sede | Enstone, Oxfordshire, Inglaterra |
Chefe de equipe | Carlos Ghosn (presidente e CEO do Grupo) Jérôme Stoll (presidente) Cyril Abiteboul (diretor gerente) |
Diretor técnico | Bob Bell (diretor técnico) Nick Chester (diretor técnico de chassis) Rémi Taffin (diretor técnico de motores) |
Site oficial | http://www.renaultsport.com |
Nome anterior | Lotus F1 Team |
Temporada de Fórmula 1 de 2019 | |
Pilotos | 3. ![]() 27. ![]() |
Pilotos de teste | TBA |
Chassis | TBA |
Motor | Renault |
Pneus | Pirelli |
Combustível | BP |
Histórico na Fórmula 1 | |
Estreia | GP da Grã-Bretanha de 1977 |
Último GP | GP de Abu Dhabi de 2018 |
Grandes Prêmios | 365 (362 largadas[2]) |
Campeã de construtores | 2 (2005 e 2006) |
Campeã de pilotos | 2 (2005 e 2006) |
Vitórias | 35[2] |
Pole Position | 51[2] |
Voltas rápidas | 31[2] |
Pontos | 1 505[2] |
Posição no último campeonato (2018) | 4º (122 pontos) |
A Renault F1 Team[3] é uma equipe e construtor de Fórmula 1 com sede em Enstone, Oxfordshire, no Reino Unido e, que, compete na categoria com uma licença francesa.[4] A Renault tem estado envolvida na Fórmula 1 tanto como construtor e fornecedor de motores em vários períodos desde 1977. Em 1977, a empresa entrou nessa categoria como construtor, através da Equipe Renault Elf sob licença francesa e, com a equipe introduzindo o motor turbo na Formula 1 em seu primeiro carro, o Renault RS01. Em 1983, a Renault começou a fornecer motores para outras equipes. Embora mesmo com a equipe Renault ganhando corridas e competindo por títulos mundiais, ela se retirou da competição no final de 1985. No entanto, a Renault continuou fornecendo motores para outras equipes até 1986, depois, novamente entre 1989 e 1997.
A Renault retornou à Fórmula 1 em 2000, quando adquiriu a equipe baseada em Enstone, a Benetton Formula (anteriormente Toleman Motorsport), uma equipe que havia ganhado o mundial de pilotos em 1994 e ambos os mundiais de pilotos e construtores em 1995. Em 2002, a Renault rebatizou a equipe para Renault F1 Team e começou a usar a nomenclatura "Renault" como nome de construtor e, posteriormente, ganhou os dois mundiais de pilotos e de construtores em dois anos consecutivos, em 2005 e 2006.
A Renault vendeu 75% da equipe a Genii Capital no final de 2009[5] e, no final do ano seguinte, os 25% restantes de ações da equipe foram adquiridos pela Genii Capital, que através de um acordo com o Grupo Lotus e a Renault, a equipe competiu a temporada de 2011 sob licença britânica e com o nome comercial de Lotus Renault GP.[6][7] No final daquele ano, empresa francesa, também, anunciou a criação da Renault Sport F1 para fornecer motores e tecnologia a seus clientes a partir de 2011. A equipe foi renomeada para Lotus F1 Team em 2012, e deixando a Renault como fornecedora de motores. Com a venda da equipe encerrou a segunda era do time francês. Na temporada de 2016, a Renault iniciou sua terceira era como construtora na Fórmula 1, após readquirir a equipe Lotus no final do ano de 2015.[8]
Índice
1 História
1.1 Começo
1.2 Fornecedora de Motores
1.3 A volta como equipe
1.4 Polêmica
1.5 A venda e a nova fase da equipe
1.6 Lotus Renault
1.7 Lotus
1.8 O novo retorno como equipe
2 Pilotos
3 Renault Sport Academy
4 Galeria
5 Títulos Mundiais de Pilotos
6 Títulos Mundiais de Construtores
7 Resumo da Equipe
8 Referências
9 Ligações externas
História |
Começo |

Modelo RS01 utilizado na temporada de 1977.
A Renault estreou-se na Fórmula 1 no GP da Grã-Bretanha de 1977 com o piloto francês Jean-Pierre Jabouille. A empresa francesa marcou seus primeiros e únicos quatro pontos em 1978 com Jabouille no GP dos Estados Unidos. No campeonato de 1979, além de Jabouille, a equipe contou com o piloto René Arnoux. Nesta temporada, a equipe conquistou a primeira vitória na Fórmula 1 no GP da França com Jabouille e para completar a festa com Arnoux em 3º lugar. Em 1981, a equipe contou com o piloto Alain Prost. Na temporada de 1982 no GP da França. a Renault obteve a primeira vitória com dobradinha: Arnoux (vencedor) e Prost (2º colocado). A temporada de 1983, tanto Prost e a Renault ficaram com o vices no campeonato de pilotos e de equipes respectivamente. Também no campeonato de 1983, a empresa francesa forneceu motores para a equipe Lotus, Ligier em 1984 e Tyrrell em 1985 e que marcou a despedida da empresa francesa como equipe, porém continuou fornecendo motores para as três equipes citadas até 1986. Ainda em 1985, a equipe de Viry-Châtillon obteve a primeira vitória como fornecedora e foi no GP de Portugal com Ayrton Senna.
Fornecedora de Motores |


Johnny Herbert pilotando modelo da Benetton Formula durante o Grande Prêmio do Canadá de 1995. A Renault forneceu motores para equipe neste ano.
Retornou a Fórmula 1 em 1989, fornecendo motores para a equipe Williams. Dessa união conquistaram 5 títulos de construtores (1992, 1993, 1994, 1996 e 1997) e 4 títulos de pilotos, com Nigel Mansell (92), Alain Prost (93), Damon Hill (96) e Jacques Villeneuve (97). A Renault forneceu motores também para as equipes Ligier (1992 a 1994) e Benetton (1995 a 1997), conquistando o mundial de pilotos com Michael Schumacher e o de construtores no ano de 95, ambos com a Benetton. Retirou-se mais uma vez das pistas no final de 1997.
A volta como equipe |
Modelo R202 da temporada 2002.

Renault R25,da temporada 2005, foi o carro do primeiro título de construtores e pilotos.
No início de 2000, a Renault anuncia a sua volta para a Fórmula 1, através da compra da equipe Benetton, mas mantendo o nome da equipe por mais uma temporada. 17 anos depois, na temporada de 2002, a Renault volta a ter uma equipe oficial na Fórmula 1 e tendo como pilotos: Jarno Trulli e Jenson Button. Em 2003, contrata o piloto Fernando Alonso para o lugar de Button. Alonso conquista a primeira vitória na carreira e duas poles da equipe após seu retorno a Fórmula 1, tornando o mais jovem piloto a obter uma vitória e uma pole na história da categoria até então.
Os anos de ouro da equipe francesa começaram no campeonato de 2005 obtendo 8 vitórias e 7 poles e a conquista do desejado primeiro título de construtores na sua história como equipe oficial e o de pilotos com Fernando Alonso. Em 2006 a equipe repetiu o feito apesar da grande dificuldade de superar os carros da equipe Ferrari que recuperaram desempenho comparado a 2005.
A partir de 2007, a equipe Renault perdeu o patrocínio da fabricante japonesa de cigarros Mild Seven, em parte pelas leis de proibição de patrocínio de cigarros, passando a ser o grupo financeiro holandês ING, que é avaliado em 71,3 bilhões de euros, o principal investidor da equipe. A equipe perdeu a clássica cor amarelo azul passando para as azul e laranja nesta temporada.
Após a decepcionante temporada anterior, a Renault traz para 2008, o bicampeão Fernando Alonso, retornando a equipe, e o estreante Nelson Ângelo Piquet. O R28, modelo preparado para temporada, enfrentou muitos problemas aerodinâmicos e no motor, parecidos com o R27 na primeira metade do campeonato. Mas na 2ª fase do campeonato, a equipe não só melhorou, como conseguiu duas vitórias e um 2º lugar com Alonso e um 2º com Nelsinho Piquet.
Para a temporada de 2009, a dupla foi mantida, mas os resultados não foram melhores, Alonso obteve apenas o 3º lugar em Singapura como melhor resultado da equipe no ano. Piquet não pontuou, e foi substituído na décima primeira etapa, pelo piloto de testes da equipe, o francês Romain Grosjean, que até o momento disputava o campeonato de GP2 Series. Sem poder testar antes de correr, Grosjean também foi mal e não pontuou em nenhuma das provas restantes, deixando os pontos da equipe a cargo de Fernando Alonso.
Polêmica |
Em setembro de 2009, o piloto Nelson Angelo Piquet, após ser demitido da Renault, trouxe a público a denúncia de que a batida que deu com seu carro durante o GP de Singapura de 2008, ocorreu a pedido da direção da equipe, de maneira a que a entrada do pace-car na pista e da bandeira amarela no circuito favorecessem o primeiro piloto da equipe e bicampeão mundial, Fernando Alonso, que acabou vencendo a prova.[9]
Em 21 de setembro de 2009, após confirmar as denúncias, a FIA baniu o diretor da equipe, Flavio Briatore, da Fórmula 1 indefinidamente, e aplicou uma restrição sob condicional de dois anos à Renault, podendo a suspensão ser aplicada imediatamente caso ela cometa qualquer outra infração até a temporada de 2011.[10][11]
No dia 24 de setembro, o banco holandês ING, principal patrocinador da equipe, anunciou a rescisão do contrato com a Renault. A empresa considerou que a conduta dos dirigentes foi muito grave e poderia afetar a imagem dos patrocinadores.[12]
A venda e a nova fase da equipe |
Ao fim de 2009, a Renault vendeu a parte majoritária de sua equipe para um grupo de investimentos de Luxemburgo, a Genii Capital.[13] Entretanto, a montadora ainda permaneceu com 25% da equipe e com o fornecimento de motores para a categoria, que foi confirmando quando a Red Bull Racing anunciou que permaneceria utilizando os motores Renault para 2010.
Robert Kubica foi contratado para o lugar de Alonso em 7 de outubro de 2009,[14] porém com o acordo sobre a venda da equipe, Kubica e seu agente, Daniel Morelli, pediram esclarecimentos sobre os planos da equipe, agora sob uma nova gestão, para confirmar se o piloto permaneceria na mesma.[15] Após os esclarecimentos, o agente de Kubica confirmou que o piloto permaneceria na Renault para 2010.[16]
Em 5 de janeiro de 2010, Eric Boullier foi anunciado como novo chefe de equipe da Renault, susbstituindo Bob Bell, que retorna à sua antiga função de diretor técnico.
No dia 31 de janeiro de 2010, foi apresentada a nova pintura do carro da equipe, em um Renault F1 de 2009. O carro de 2010 foi apresentado apenas em 1 de fevereiro de 2010.[17] Juntamente com as cores, foram apresentados pilotos: Vitaly Petrov, como piloto titular, ao lado de Robert Kubica; Ho-Pin Tung, como piloto de reserva; Jérôme d'Ambrosio e Jan Charouz como pilotos de testes.[18]
Lotus Renault |
No dia 8 de dezembro de 2010, foi anunciado um acordo entre a Renault, o Grupo Lotus e a Genii Capital, que comprou as ações restantes da equipe,[6] no qual a equipe passou a se chamar Lotus Renault GP Team e, também, a competir sob uma licença inglesa a partir da temporada de 2011.[19] O uso do nome Lotus gerou uma disputa jurídica entre esta equipe com a Lotus Racing que usava o nome Lotus desde o início da temporada de 2010 (e que foi renomeada para Team Lotus para disputar a temporada de 2011), diante do impasse, ambas as equipes acabaram participaram da temporada de 2011 com o nome Lotus.[20] A questão só foi resolvida em novembro de 2011 quando a Team Lotus decidiu que iria usar o nome Caterham a partir da temporada de 2012.[21]
Lotus |

A partir da temporada 2012, a equipe passou a se chamar Lotus F1 Team, contando com uma nova dupla de pilotos formada por Kimi Räikkönen e Romain Grosjean.
No GP de Abu Dhabi, Raikkonen venceu e levou a Lotus a sua primeira vitória na temporada, e sua primeira após retornar à categoria.
Havia 25 anos que um carro da Lotus não vencia na Fórmula 1 desde o GP dos Estados Unidos de 1987.[22]
O novo retorno como equipe |
Após a Lotus F1 Team sofrer uma grave crise financeira, em 28 de setembro de 2015, a Renault Sport F1 anunciou a assinatura de uma carta de intenções entre o Grupo Renault e a Gravity Motorsports, de propriedade da Genii Capital, e, durante as semanas seguintes, uma operação de aquisição seria discutida para a equipe Lotus (que anteriormente era de propriedade da Renault até 2010), na esperança de que a equipe competisse na temporada de Fórmula 1 de 2016 como Renault Sport Formula One Team.[23]
Em 3 de dezembro de 2015, a Renault anunciou que havia comprado a escuderia de volta para a disputa da temporada de 2016.[24][25][26]
Em dezembro de 2015, um porta voz da Renault havia confirmado que a equipe iria manter Pastor Maldonado e Jolyon Palmer, contratados pela Lotus,[27][28] como sua dupla de pilotos para a temporada de 2016.[29][30] Porém, problemas com o patrocinador de Maldonado a PDVSA que levaram a equipe a dispensar os serviços de Maldonado, contratando para seu lugar o dinamarquês Kevin Magnussen, ex-McLaren.[31][32]
Pilotos |
Renault | ||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Ano | Nome | Carro | Pneus | Motor | Óleo | Pilotos | Pilotos de testes | Classificação Pontos |
2018 | Renault Sport F1 Team | R.S.18 | P | Renault | Castrol EDGE | ![]() ![]() | ![]() | 4º lugar 122 pontos |
2017 | Renault Sport F1 Team | R.S.17 | P | Renault | Castrol EDGE | ![]() ![]() ![]() | ![]() | 6º lugar 57 pontos |
2016 | Renault Sport F1 Team | R.S.16 | P | Renault | Total | ![]() ![]() | ![]() | 9º lugar 8 pontos |
Não esteve de 2012 a 2015 | ||||||||
2011 | Lotus Renault GP Team | R31 | P | Renault | Total | ![]() ![]() ![]() | ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() | 5º lugar 73 pontos |
2010 | Renault F1 Team | R30 | B | Renault | Total | ![]() ![]() | ![]() ![]() ![]() | 5º lugar 163 pontos |
2009 | ING Renault F1 Team Renault F1 Team | R29 | B | Renault | Total | ![]() ![]() ![]() | ![]() ![]() | 8º lugar 26 pontos |
2008 | ING Renault F1 Team | R28 | B | Renault | Elf | ![]() ![]() | ![]() ![]() | 4º lugar 80 pontos |
2007 | ING Renault F1 Team | R27 | B | Renault | Elf | ![]() ![]() | ![]() ![]() | 3º lugar 51 pontos |
2006 | Mild Seven Renault F1 Team | R26 | M | Renault | Elf | ![]() ![]() | ![]() ![]() ![]() | Campeã 206 pontos |
2005 | Mild Seven Renault F1 Team | R25 | M | Renault | Elf | ![]() ![]() | ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() | Campeã 191 pontos |
2004 | Mild Seven Renault F1 Team | R24 | M | Renault | Elf | ![]() ![]() ![]() | ![]() ![]() ![]() | 3º lugar 105 pontos |
2003 | Mild Seven Renault F1 Team | R23 R23B | M | Renault | Elf | ![]() ![]() | ![]() ![]() | 4º lugar 88 pontos |
2002 | Mild Seven Renault F1 Team | R202 | M | Renault | Elf | ![]() ![]() | ![]() | 4º lugar 23 pontos |
Não esteve de 1986 a 2001 | ||||||||
1985 | Equipe Renault Elf | RE60 RE60B | G | Renault | Elf | ![]() ![]() ![]() | 7º lugar 16 pontos | |
1984 | Equipe Renault Elf | RE50 | G | Renault | Elf | ![]() ![]() ![]() | 5º lugar 34 pontos | |
1983 | Equipe Renault Elf | RE40 RE30C | M | Renault | Elf | ![]() ![]() | 2º lugar 79 pontos | |
1982 | Equipe Renault Elf | RE30B | M | Renault | Elf | ![]() ![]() | 3º lugar 62 pontos | |
1981 | Equipe Renault Elf | RE30 RE20B | M | Renault | Elf | ![]() ![]() | 3º lugar 54 pontos | |
1980 | Equipe Renault Elf | RE20 | M | Renault | Elf | ![]() ![]() | 4º lugar 38 pontos | |
1979 | Equipe Renault Elf | RS10 | M | Renault | Elf | ![]() ![]() | 6º lugar 26 pontos | |
1978 | Equipe Renault Elf | RS01 | M | Renault | Elf | ![]() | 12º lugar (3 pts) | |
1977 | Equipe Renault Elf | RS01 | M | Renault | Elf | ![]() | NC (19º lugar) nenhum ponto |
Renault Sport Academy |

Como parte do retorno da empresa à Fórmula 1, foi criado uma academia de jovens pilotos, que é encarregada de encontrar futuros campeões mundiais de Fórmula 1 para a Renault Sport.[33]
Galeria |
A Renault RE40 foi utilizada por Alain Prost e Eddie Cheever em 1983.
Jarno Trulli pilotando o modelo R23 no GP dos EUA de 2003.
Jarno Trulli pilotando o modelo R24 no GP dos EUA de 2004.
Fernando Alonso pilotando o modelo R25 no GP dos EUA de 2005.
Fernando Alonso pilotando o modelo R26 no GP do Canadá de 2006.
Giancarlo Fisichella pilotando o modelo R27 no GP da Inglaterra de 2007.
Fernando Alonso pilotando o modelo R28 no GP da Bélgica de 2008.
Fernando Alonso pilotando o modelo R29 em março de 2009 durante teste em Barcelona.
Robert Kubica pilotando o modelo R30 no Grande Prêmio do Bahrain de 2010.
Jolyon Palmer pilotando o modelo RS16 no Grande Prêmio da Austrália de 2016.
Nico Hülkenberg pilotando o modelo RS17 durante os testes em Barcelona.
Títulos Mundiais de Pilotos |
Campeonatos | Pilotos | Temporadas |
---|---|---|
2 | ![]() | 2005, 2006 |
Títulos Mundiais de Construtores |
Campeonatos | Pilotos | Temporadas |
---|---|---|
2 | ![]() | 2005, 2006 |
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Resumo da Equipe |
2018: 21 GPs; 122 pontos, 4º no mundial
2017: 20 GPs; 57 pontos, 6º no mundial
2016: 21 GPs; 8 pontos, 9º no mundial
2011: 19 GPs; 73 pontos, 5º no mundial
2010: 19 GPs; 163 pontos, 5º no mundial
2009: 17 GPs; 26 pontos, 8° no mundial
2008: 18 GPs; 2 vitórias; 80 pontos, 4° no mundial
2007: 17 GPs; 1 pódio; 51 pontos, 3° no mundial
2006: 18 GPs; 8 vitórias; 7 poles; 206 pontos, Campeã Mundial
2005: 19 GPs; 8 vitórias; 7 poles; 191 pontos, Campeã Mundial
2004: 18 GPs; 1 vitória; 3 poles; 105 pontos, 3º no mundial.
2003: 16 GPs; 1 vitória; 1 pole; 88 pontos, 4º no mundial.
2002: 17 GPs; 23 pontos, 4º no mundial
1985: 15 GPs; 16 pontos, 7º no mundial
1984: 16 GPs; 1 pole; 34 pontos, 5º no mundial
1983: 15 GPs; 4 vitórias; 3 poles; 79 pontos, 2º no mundial
1982: 16 GPs; 4 vitórias; 10 poles; 62 pontos, 3º no mundial
1981: 15 GPs; 3 vitórias; 6 poles; 54 pontos, 3º no mundial
1980: 14 GPs; 3 vitórias; 5 poles; 38 pontos, 4º no mundial
1979: 15 GPs; 1 vitória; 6 poles; 26 pontos, 6º no mundial
1978: 14 GPs; 3 pontos, 12º no mundial
1977: 5 GPs; Não pontuou
Referências
↑ ab «Daniel Ricciardo joins Renault Sport Formula One Team from 2019». renaultsport.com. Renault Sport Formula One Team. 3 de agosto de 2018. Consultado em 3 de agosto de 2018
↑ abcde «Renault». STATS F1. Consultado em 26 de novembro de 2018
↑ «2019 FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP ENTRY LIST». FIA. Consultado em 2 de dezembro de 2018
↑ «Renault compra Lotus e volta a correr na Fórmula 1 após quatro anos». Gazeta Esportiva. Consultado em 9 de dezembro de 2015
↑ «Boullier: "Pertenecemos a Genii, no al grupo Lotus» (em espanhol). F1 al día. Consultado em 9 de dezembro de 2015
↑ ab «Grupo Lotus anuncia compra da Renault. F1 terá dois times com mesmo nome». Portal Race. Consultado em 24 de junho de 2017
↑ «A Lotus-RENAULT de 2011». Consultado em 9 de dezembro de 2015
↑ «Renault confirma compra da Lotus e volta à Fórmula 1 em 2016». Consultado em 7 de dezembro de 2015
↑ Em depoimento à FIA publicado por site inglês, Nelsinho Piquet admite 'armação'
↑ «Renault handed suspended F1 ban». BBC. 21 de setembro de 2009. Consultado em 21 de setembro de 2009.Renault have been given a two-year suspended ban from Formula 1 for their role in fixing last year's Singapore Grand Prix.
↑ BBC Brasil
↑ Após seguradora espanhola, principal patrocinador da Renault rescinde contrato
↑ «Através de "parceria estratégica", Renault anuncia sua permanência». F1 Mania. Consultado em 24 de junho de 2017
↑ Robert Kubica vai substituir Fernando Alonso na Renault na temporada 2010
↑ Kubica não sabe se vai correr pela Renault, diz agente
↑ Kubica vai correr pela Renault em 2010 -- mídia
↑ f1.gpupdate.net/es/ (31 de janeiro de 2010). «Petrov se une a Kubica en Renault». f1.gpupdate.net/es/. f1.gpupdate.net/es/. Consultado em 31 de janeiro de 2010
↑ Warm Up (31 de janeiro de 2010). «Renault terá Tung como 3º piloto. D'Ambrosio e Charouz serão reservas». esporte.ig.com.br. Consultado em 31 de janeiro de 2010
↑ Grupo Lotus anuncia acordo com a Renault e dará nome ao time em 2011 Globoesporte.com
↑ «Grupo Lotus anuncia compra da Renault. F1 terá dois times com mesmo nome». Consultado em 7 de dezembro de 2015
↑ «Lotus vira Caterham e encerra polêmica com Renault». Consultado em 7 de dezembro de 2015
↑ «Kimi Raikkonen vence em Abu Dhabi». carros e corridas - Um espaço sobre carros, motos e corridas. 4 de novembro de 2012
↑ «Renault assina Carta de Intenção para compra da equipe Lotus de Fórmula 1». Globoesporte.com. Consultado em 23 de julho de 2017
↑ «Renault compra Lotus e volta à F-1 em 2016». Consultado em 7 de dezembro de 2015
↑ «Renault anuncia finalização do processo de compra da Lotus». ESPN. Consultado em 23 de dezembro de 2015
↑ «Em evento, Renault é primeira equipe da F1 a revelar pintura». Motorsport. Consultado em 3 de fevereiro de 2016
↑ «Futura equipe da Renault, Lotus confirma permanência de Maldonado como titular para temporada 2016». Consultado em 23 de dezembro de 2015
↑ «Lotus confirma Jolyon Palmer como piloto para 2016». Consultado em 23 de dezembro de 2015
↑ «F1 – Renault confirma que vai manter Maldonado e Palmer em 2016». Autoracing. Consultado em 23 de dezembro de 2015
↑ «Un portavoz de Renault confirma a Maldonado y a Palmer para 2016» (em espanhol). Consultado em 23 de dezembro de 2015
↑ «Magnussen é confirmado como piloto da Renault para 2016». Motorsport. Consultado em 3 de fevereiro de 2016
↑ «Renault deverá confirmar contratação de Magnussen na quarta-feira». Autoracing. Consultado em 1 de fevereiro de 2016
↑ «Introduction». renaultsport.com. Consultado em 25 de setembro de 2017
Ligações externas |
- Página oficial da equipe Renault F1
- Fórmula 1
- Estatísticas da Fórmula 1
- FIA