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Do 335 Pfeil(Flecha)
Único exemplar do Do 335 exposto no Aeroporto Internacional Washington Dulles
Descrição
Tipo / Missão
Caça-bombardeiro
País de origem
Alemanhasta
Fabricante
Dornier
Período de produção
1944-1945
Quantidade produzida
37[nota 1]
Primeiro voo em
26 de outubro de 1943 (75 anos)
Introduzido em
1944
Aposentado em
1945
Variantes
2 produzidas e 17 propostas
Do 335 A-0: 10 unidades de pré-produção fabricadas
Do 335 A-1: versão monoposto de caça-bombardeiro
Propostos:
Do 335 A-2
Do 335 A-3
Do 335 A-4
Do 335 A-5
Do 335 A-6
Do 335 A-7
Do 335 A-8
Do 335 A-9
Do 335 B-1
Do 335 B-2
Do 335 B-3
Do 335 B-4
Do 335 B-12
Do 435
Do 535
Do 635
Do P 256
Tripulação
1
Especificações (Modelo: Do 335 A-1)
Dimensões
Comprimento
13,85 m (45,4 ft)
Envergadura
13,8 m (45,3 ft)
Altura
4,55 m (14,9 ft)
Área das asas
38,5 m² (414 ft²)
Alongamento
4.9
Peso(s)
Peso vazio
7 400 kg (16 300 lb)
Peso máx. de decolagem
9 600 kg (21 200 lb)
Propulsão
Motor(es)
2 x motores a pistão invertidos de doze cilindros Daimler-Benz DB 603A
Potência (por motor)
1 726 hp (1 290 kW)
Performance
Velocidade máxima
765 km/h (413 kn)
Teto máximo
11 400 m (37 400 ft)
Armamentos
Metralhadoras / Canhões
1 x canhão MK 103 de 30 mm (1,18 in) 2 x canhões MG 151/20 de 20 mm (0,787 in)
Bombas
Até 1 000 kg (2 200 lb)
Notas
Dados de:Century of Flight.net[1]
Aviso
ver
Dornier Do 335 - foi um avião de caça empregado pela Luftwaffe na fase final da II Guerra Mundial. Era conhecido como Pfeil (flecha). Devido a seu longo "nariz" os pilotos o apelidaram também de Ameisenbär (tamanduá).[2]
Índice
1História
2Imagens
3Notas
4Referências
4.1Bibliografia
5Ligações externas
História |
Desenvolvido por Claudius Dornier e fabricado por sua empresa, após vencer uma concorrência contra a Arado Flugzeugwerke e a Junkers. O primeiro protótipo, Do 335V1, voou em 26 de Outubro de 1943.[2]
Surpreendeu os pilotos de testes com sua velocidade e capacidade de manobra, apresentando alguns poucos problemas, principalmente na estabilidade.[2] Tendia a trepidar em velocidades mais elevadas. Ainda assim, foi um dos aviões com motor a pistão mais velozes já fabricados. Entrou em operação nas últimas semanas da guerra, sendo avistado por pilotos aliados.[2]
Ao término da guerra haviam sido completados 90 Do 335, dos quais apenas 20 foram entregues às unidades, mas nenhuma delas chegou entrar de fato em combate.[2]
Imagens |
Três ângulos.
Alguns Do 335 em Oberpfaffenhofen após a guerra.
Do 335 capturado fotgrafado na Naval Air Station Patuxent River[3] (1945).
Último Do 335 original remanescente do mundo exposto no...
...Smithsonian National Air and Space Museum (EUA).
Notas
↑Wilson 1998, p. 56.
Referências
↑Dornier Do 335 Pfeil - Century of Flight.net (em inglês) - visitado em 9 de novembro de 2015.
↑ abcde«Dornier Do 335». Luftwaffe 39-45. Consultado em 16 de janeiro de 2014
↑(em inglês) Globalsecurity (acessado em 3 de Agosto de 2010).
Bibliografia |
Wilson, Stewart. Aircraft of WWII. Fyshwick, ACT, Australia: Aerospace Publications Pty Ltd., 1998. ISBN 1-875671-35-8.
Ligações externas |
(em português) Quintus
(em alemão) Waffenhq
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Aeronaves da Dornier e Zeppelin-Lindau
Zeppelin-Lindau 1914-1919
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CL.II
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P.238
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P.1075
Designações da Dornier pós-1945
Do 24
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328
328JET
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528
728JET
928JET
Aerodyne
Alpha Jet
Projekt 621
Seastar
S-Ray 007
Categoria:Aeronaves da Dornier • Veja também: Claudius Dornier • Museu Dornier
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Designação de aeronaves do Reichsluftfahrtministerium (Ministério da Aviação do Reich)
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Monofisismo (do grego: monos - "único, singular" e physis - "natureza") é o ponto de vista cristológico que defende que, depois da união do divino e do humano na encarnação histórica, Jesus Cristo, como encarnação do Filho ou Verbo ( Logos ) de Deus, teria apenas uma única "natureza", a divina, e não uma síntese de ambas. O monofisismo é contraposto pelo diofisismo (ou "diafisismo"), que defende que Jesus preservou em si as duas naturezas. Historicamente, o monofisismo se refere primordialmente à posição dos que (especialmente no Egito e, em menor grau, na Síria) rejeitaram as decisões do Concílio de Calcedônia em 451 (o quarto concílio ecumênico). Os membros mais moderados entre eles, porém, defendem a teologia "miafisita", que se tornou a oficial para as Igrejas Ortodoxas Orientais. Muitos ortodoxos orientais, porém, rejeitam essa classificação, mesmo como um termo genérico, mas ele é amplamente utilizado na literatura históri...
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Monumento 1, uma das quatro cabeças colossais encontradas em La Venta, com altura aproximada de 3 metros Olmecas é a designação do povo e da civilização que estiveram na origem da antiga cultura pré-colombiana da Mesoamérica e que se desenvolveram nas regiões tropicais do centro-sul do atual México durante o pré-clássico, próximo de onde hoje estão localizados os estados mexicanos de Veracruz e Tabasco, no Istmo de Tehuantepec, numa zona designada área nuclear olmeca. A cultura olmeca floresceu nesta região aproximadamente entre 1500 e 400 a.C., [ 1 ] e crê-se que tenha sido a civilização-mãe de todas as civilizações mesoamericanas que se desenvolveram posteriormente. [ 2 ] No entanto, desconhece-se a sua exacta filiação étnica, ainda que existam numerosas hipóteses colocadas para tentar resolver esta questão. O etnónimo olmeca foi cunhado pelos arqueólogos do século XX, e não devem confundir-se com os muito posteriores olmecas-xicalancas que ocuparam vários locais do México...