Bachem Ba 349 Natter

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Coordenadas: 48° 37' 42" N 9° 29' 57" E







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Ba 349 Natter




Avião










O primeiro interceptador com decolagem vertical
Descrição
Tipo / Missão

Interceptador movido à foguete
País de origem

 Alemanhasta
Fabricante

Bachem Werke GmbH
Período de produção

1944-1945
Quantidade produzida
36
Primeiro voo em

1 de março de 1945 (73 anos)

Tripulação
1
Especificações (Modelo: Ba 349B-1)
Dimensões
Comprimento
6 m (19,7 ft)

Envergadura
4 m (13,1 ft)
Altura
2,25 m (7,38 ft)
Área das asas
4,7 m² (50,6 ft²)

Alongamento
3.4
Peso(s)
Peso vazio
880 kg (1 940 lb)
Peso carregado
2 232 kg (4 920 lb)
Propulsão
Motor(es)
1x Walter HWK 109-509C-1 bi-prolente de 1 130 kgf (11 100 N)
4x Schmidding 109-533 de 499 kgf (4 890 N) ou
2x foguetes de combustível sólido com 999 kgf (9 800 N).
Empuxo:
11.2 kN (motor Walter)
4.9 kN (motor Schmidding)
9.8 kN (motor de foguete)
Performance
Velocidade máxima
1 000 km/h (540 kn)
Velocidade de cruzeiro
800 km/h (432 kn)
Alcance (MTOW)
60 km (37,3 mi)
Autonomia
0,4.36 h(s)
Teto máximo
12 000 m (39 400 ft)
Razão de subida
190 m/s
Armamentos

Metralhadoras / Canhões
2 x canhões MK 108 de 30 mm (1,18 in) com 30 rpg (proposto) ou
Foguetes
24 x células de foguetes Henschel Hs 297 de 73 mm (2,87 in) ou
33 x células de foguetes R4M de 55 mm (2,17 in)
Notas

Dados de: Aircraft of the Third Reich[1]
Aviso




Bachem Ba 349 Natter - foi um avião-foguete desenvolvido pela Alemanha Nazista no final da Segunda Guerra Mundial como parte do desesperado esforço de evitar a derrota.




Índice






  • 1 História


  • 2 Imagens


  • 3 Ver também


  • 4 Referências


  • 5 Ligações externas


    • 5.1 Sites


    • 5.2 Vídeos







História |


Já no início da guerra Werner von Braun propôs a criação de um caça-foguete interceptador. Os militares rejeitaram sua proposta na época. Somente em 1944 com os intensos e constantes bombardeios aliados é que esta ideia foi novamente considerada. O Dr. Erich Bachem, engenheiro da fábrica de aviões Fieseler, há anos insistia inutilmente na realização deste projeto.


Quando empresa Heinkel ganhou a concorrência para a fabricação do jato Heinkel He 162 para a defesa de locais estratégicos, o Dr. Bachem procurou a ajuda de Heinrich Himmler chefe da SS e conseguiu seu apoio. Com verbas da SS o projeto foi realizado. Era de construção simples, rápida, utilizava materiais baratos (por exemplo suas asas eram feitas de madeira) e podia ser construído por operários não especializados. Empregava o mesmo motor do Messerschmitt Me 163 e mais 4 foguetes de combustível sólido que proporcionavam impulso extra. Seria equipado com dois canhões de 30mm ou foguetes (de 24 a 33) instalados em seu bico.




Bachem Ba 349 Natter three-view silhouette.pngBachem Ba 349 Natter and launch tower silhouette.png


Visto em três ângulos e instalado em sua torre de lançamento.


Sua operação de decolagem era original: seria lançado de uma torre vertical como um foguete. Os controles permaneciam travados até que os foguetes de combustível sólido queimassem completamente. Depois de sua queima total eram descartados e o avião passaria a ser controlado remotamente pela torre. Neste momento os controles já encontravam-se destravados de modo que o piloto pudesse controla-lo se necessário. Ele então mergulhava sobre as formações compactas de bombardeios aliados e lançava de uma só vez todos os seus foguetes de modo a causar-lhes os maiores danos possíveis. Depois do ataque o piloto acionava um dispositivo explosivo liberando a parte frontal da aeronave e saltava de pára-quedas. O motor pousava com auxílio de outro pára-quedas e era recuperado para ser usado novamente em outro avião.


Este avião foi batizado "Natter" ( Víbora ).


Em seu primeiro teste (setembro de 1944), rebocado por um Heinkel He 111 comportou-se como esperado seu piloto achou fácil controla-lo e o teste foi bem sucedido. O primeiro lançamento a partir do solo falhou. Outros lançamentos não-tripulados e apenas com combustível sólido foram feitos com sucesso.


Em 28 de fevereiro de 1945, naquele que seria seu primeiro voo tripulado ele despedaçou-se no ar e na queda matou seu piloto Lothar Siebert. Mesmo assim outros pilotos se ofereceram para pilota-lo, as deficiências do projeto foram corrigidas e por fim uma bateria de 10 Natters foi instalada próximo a Stuttgart.


Os pilotos permaneceram dias de prontidão. Mas os bombardeiros aliados não voaram dentro de sua área de ação de modo que o Natter não teve a oportunidade de ser usado.


Em fins de abril de 1945 os aliados ocuparam a região. Para evitar que a arma caísse nas mãos do inimigo os alemães destruíram todos estes Bachem Ba 349 Natter e suas instalações de lançamento. Existem dúvidas sobre a funcionalidade desta arma até hoje.


Restam hoje apenas dois: um no Deutsches Museum, em Munique e outro no Smithsonian's National Air and Space Museum ( EUA ).



Imagens |







Ver também |




  • Fieselet Fi 166 (o projecto que precedeu o Natter)

  • Amerika Bomber

  • Blohm & Voss BV 246

  • DFS 346


  • JATO (decolagem com propulsão extra fornecida por foguetes).

  • Messerschmitt Me 163

  • Messerschmitt Me 262

  • Messerschmitt Me 323

  • Segunda Guerra Mundial

  • Wunderwaffe


  • ZLTO (lançamento de aviões anexados a foguetes).



Referências |





  1. Green, William (2010). Aircraft of the Third Reich (1st ed.). London: Aerospace Publishing Limited. p. 34. ISBN 978 1 900732 06 2.




  • Luftwaffe39-45 - Bachem Ba 349 Natter (em português)


Ligações externas |



Sites |




  • Luftarchiv (em alemão)


  • Deutsches Museum (em inglês)


  • Mairus (em português)



Vídeos |


  • No site Youtube existem vídeos sobre o Bachem Ba 349 Natter.


Commons

O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Bachem Ba 349 Natter



  • Portal da Alemanha
  • Portal da aviação
  • Portal da Segunda Guerra Mundial
  • Portal da tecnologia



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