Via Light








































"Rodovia Carlinhos da Tinguá"

País




Nome popular
"Via Light"
Identificador

 RJ-081 
Legislação
Leis Estaduais 6352/2012 e 6036/2011
Extensão
10,65 km
Extremos
 • sul:
 • norte:


Av. Chrisóstomo Pimentel de Oliveira (futuramente Avenida Brasil) no Rio de Janeiro
Av. Ministro Lafayete de Andrade em Nova Iguaçu
Interseções

RJ-105.svg RJ-105 Estrada Dr. Plínio Casado
Concessionária
Atualmente DER-RJ e em breve, cedida a concessão privada.



Rodovias Estaduais do Rio de Janeiro

A RJ-081, oficialmente denominada Rodovia Carlinhos da Tinguá por força da Lei Estadual 6352/2012, que inseriu o inciso XLII, no Art. 1° da Lei Estadual 6036/2011(lei que dispoe sobre nomes de logradouros e predios publicos do Estado, e popularmente conhecida como Via Light e é uma via expressa da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, que liga os municípios do Rio de Janeiro a Nova Iguaçu, atravessando os municípios de São João de Meriti, Nilópolis e Mesquita. A referida rodovia leva este nome porque beira as torres de alta tensão da concessionária de energia que abastece o Rio.




Índice






  • 1 História


    • 1.1 Extensão




  • 2 Municípios por onde passa


  • 3 Bairros e Demais Localidades


  • 4 Marcos rodoviários


  • 5 Consequências da Inauguração da Via Light


  • 6 BRT TransLight


    • 6.1 Projeto




  • 7 Ver também


  • 8 Referências


  • 9 Ligações externas





História |




Via Light no centro de Nova Iguaçu.


Construída na gestão do então governador Marcello Alencar, no ano de 1998, no intuito de desafogar o trânsito da Rodovia Presidente Dutra e com intenção de ser uma importante ligação viária do Grande Rio, a Via Light não conseguiu emplacar como uma alternativa à Dutra, só servindo de integração ao metrô ou avenida principal do município de Nova Iguaçu.


Em 2005, foi inaugurado o trecho até o Viaduto Dom Adriano Hipólito, aumentando sua extensão para 10,5 km. sendo que no dia 27 de setembro de 2010, o trecho de 3,5 km do viaduto Dom Adriano Hipólito à Avenida Ministro Lafayete de Andrade, no bairro Marco II,[1] foi aberto ao trânsito. tendo sido feito pela Prefeitura de Nova Iguaçu. sendo que a mesma Prefeitura de Nova Iguaçu, abriu mais um trecho, indo dessa vez ao bairro de Ouro Preto.[2] Existem 11 passarelas para pedestres na Via Light. sendo muitas delas, em péssimo estado e servindo de passagem de cavalos e motos.[3]



Extensão |


No final de 2010, o então governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho, anunciou a licitação de obras de ampliação da Via Light. O projeto consistia em ligar o centro de Nova Iguaçu à Madureira, em dois trechos: o primeiro, através da Estrada Rio do Pau, na Pavuna, até a Avenida Brasil, em Guadalupe (trecho A, de 3,2km); e o segundo trecho entre a Av.Brasil e os bairros de Acari, Honório Gurgel, Rocha Miranda e Madureira (trecho B, com mais 6km). Avaliada em R$ 314 milhões, a obra serviria para desafogar a Rodovia Presidente Dutra. Em março de 2012, porém, a obra sequer havia sido iniciada. Problemas com as licenças ambientais e desapropriações seriam os obstáculos alegados pelo Departamento de Estrada de Rodagem (DER) para o início das obras. De acordo com o órgão, equipe técnica deveria terminar o parecer final do projeto até o fim de abril, e anunciou para o segundo semestre de 2012 o início das obras do primeiro trecho.[4] O projeto, porém, continuou no papel.


Em abril de 2014, a expansão foi novamente prometida, sem efeitos práticos até o momento.[5][6][7]


Planejada para absorver tráfego de 45 mil veículos por dia. a Via Light tinha, em 2012, somente cerca de 13 mil motoristas transitando nela diariamente. A extensão seria vista como a solução para a maior utilização da via.[4] O que até agora, não ocorreu. mas com o novo plano de concessões de vias do GERJ. a Via Light passa finalmente a ser estendida, deixando de ser "Rodovia Fantasma"[8].



Municípios por onde passa |



























Município
Extensão (km)

Rio de Janeiro

0,35

Nilópolis / São João de Meriti

3,2

Mesquita

3,6

Nova Iguaçu

3,5

Total

10,65


Bairros e Demais Localidades |


Jardim Nova Era


Bairro da Luz


Centro de Nova Iguaçu


Moquetá


Chacrinha


Califórnia


Presidente Juscelino


Santo Elias


Banco de Areia


Vila Emil


Cruzeiro do Sul


Centro de Mesquita


Cosmorama


Vila Norma


Nova Cidade


Vila Norma


Novo Horizonte


Éden


Cabuís


Tomazinho


Bairro da Mina


Paiol da Pólvora


São Mateus


Anchieta


Pavuna




A Via Light tem 10,60 km de extensão e corta 25 bairros. Sub-bairros desses bairros acima não consta na lista.



Marcos rodoviários |









Consequências da Inauguração da Via Light |







Current event marker.png


Este artigo ou seção é sobre uma construção futura.
A informação apresentada pode mudar com frequência. Não adicione especulações, nem texto sem referência a fontes confiáveis.

Tower crane colorize.png


  • Absorção do excesso de tráfego da Via Dutra, por ser uma via paralela a ela, que atualmente se encontra no limite do saturamento;


  • Integração com o metrô por está próximo da estação Pavuna, com linhas para os municípios que margeam a via, mas com o BRT a ser implantado na extensão, deixará de existir.


  • Melhoria na trafegabilidade da Baixada Fluminense, com maior facilidade de acesso a diversos locais e vias, o que não vem sendo feito, sendo que com a extensão colabora com viagens bem mais rápidas da Baixada a Madureira e Barra da Tijuca;


  • Construção da extensão sul, prolongando a Via Light utilizando o terreno da concessionária de energia elétrica Passando pelos bairros cariocas nos bairros de Costa Barros, Guadalupe (onde haveria um entroncamento com a Avenida Brasil), Barros Filho, Honório Gurgel, Rocha Miranda, Turiaçu e Madureira. Contará com a inclusão de dois túneis, 4 pontes e 2 viadutos e, também, a construção do Parque Madureira, além de se estender até a Linha Amarela, porém trata-se de um projeto considerado um pouco mais complicado, pelo fato de ter que entroncar por dentro da montanha. Após o Viaduto Negrão de Lima, o terreno faz uma curva acentuada para a direita e após a Rua João Romeiro (próximo a Rua Clarimundo de Melo) o mesmo terreno toma uma proporção acentuada para o lado esquerdo, passa por um lago e entre a favela R Saçu (lado esquerdo) e a favela R Lemos de Brito, o terreno se depara com um morro e aproximadamente 2 kms a frente está a Linha Amarela, próximo ao pedágio e de frente para o Túnel da Covanca. Apesar da obra em grande escala, seriam poucas desapropriações e a Via Light passaria a ser um via de extrema importância para a Região Metropolitana e deixando de ser uma via que "liga o nada a coisa nenhuma".


  • Construção da extensão norte, prolongando a Via Light prolongando até Queimados, passando por bairros periféricos de Nova Iguaçu, sendo que até o bairro iguaçuano de Rosa-dos-Ventos, está sendo feito pela Prefeitura de Nova Iguaçu.


  • Construção da Transbaixada Via marginal que fica as margens do rio Sarapuí. evitando a utilizaçãoLinha Vermelha, passando também pela Via Dutra e BR-040.


BRT TransLight |


O BRT TransLight será o 5º corredor exclusivo para ônibus articulados, que junto com a TransBrasil, TransCarioca, TransOeste e TransOlímpica, fazem parte do conjunto de obras viárias que visa a preparar o Rio para as Olimpíadas de 2016.



Projeto |


O Projeto do Corredor Expresso da Via Light foi desenvolvido para operar em sistema BRT, com infraestrutura de vias segregadas, desde o Terminal de Nova Iguaçu na área central do município até o bairro de Guadalupe, na cidade do Rio de Janeiro. Como alternativa, aos ramais da Supervia e integrando-se a TransCarioca e TransBrasil.


Sua implantação proporcionará economia de tempos de viagens, otimização do desempenho do transporte público, redução de custos operacionais, e potencializará a formação de centralidades urbanas, com geração de melhoria na qualidade de vida dos cidadãos da Baixada Fluminense. Embora o BRT seja implantado com a futura extensão da via, ainda não se tem a localização e o nome das estações, que deve ser posto junto com a licitação em junho de 2013.[9]




O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Via Light



Ver também |



  • Rodovias do Rio de Janeiro

  • Baixada Fluminense



Referências




  1. Prefeitura de Nova Iguaçu (27 de setembro de 2010). «Prefeitura inaugura ampliação da Via Light». Consultado em 2 de outubro de 2010 


  2. Prefeitura de Nova Iguaçu (3 de outubro de 2012). «Prefeitura inaugura trecho de 1km de extensão da Via Light». Consultado em 30 de janeiro de 2013 


  3. O DIA (3 de maio de 2013). «Na Via Light, animais e motos invadem passarelas». 14:22. Consultado em 5 de maio de 2013 


  4. ab «Ampliação da Via Light caiu no esquecimento». Jornal O DIA. 12 de março de 2012. Consultado em 12 de maio de 2012 


  5. O Globo (23 de março de 2013). «De olho em 2014, Pezão tem agenda cheia para firmar imagem». Consultado em 14 de dezembro de 2013 


  6. Vale do Café (7 de abril de 2014). «Estado inicia obras de complementação da Via Light». 9:37. Consultado em 8 de abril de 2014 


  7. Prefeitura do Rio de Janeiro (5 de abril de 2014). «Prefeito participa do lançamento das obras de expansão da Via Light». 16:56:00. Consultado em 8 de abril de 2014 


  8. [1]


  9. O Dia. «O BRT da Baixada». Consultado em 23 de maio de 2013 



Ligações externas |



  • Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro

  • Mapas rodoviários do Brasil e dos estados (arquivos PDF para download)

  • Ministério dos Transportes













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