Punjab (Índia)










Question book-4.svg

Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde abril de 2014). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)



































































Índia Punjab  


  estado  


Punjab in India (disputed hatched).svg


Distritos
20
Cidade mais importante

Ludhiana
Fundação

1 de novembro de 1956
Capital

Chandigarh
30° 44′ N, 76° 47′ E
Administração
- Governador
Shivraj Vishwanath Patil
- Ministro-chefe
Parkash Singh Badal
- Poder legislativo

Unicameral (117 assentos)

Área
- Total
50,362 km²

População (março/2001)
- Total
24,289,296

    • Densidade

0,5 hab./km²
- Língua(s)

Punjabi
Cód. ISO 3166-2
IN-PB
Sítio

www.punjabgovt.nic.in


Panjabe,[1]Panjaba,[1]Penjabe,[1]Panjab[1][2]Pendjab ou Punjab[3] (punjabi:'ਪੰਜਾਬ', hindi: 'पंजाब', IPA: [pəɲdʒaːb]) é um estado do noroeste da Índia. Ele faz fronteira com o Punjab paquistanês a oeste, Jammu e Caxemira ao norte, Himachal Pradexe ao nordeste, Haryana ao sul e ao sudeste, Chandigarh ao sudeste e Rajastão ao sudoeste. A superfície total do estado é de 50.362 km². A população era de 24.289.296 habitantes em 2000. A capital do Punjab é Chandigarh, que é administrada separadamente como um Território da União já que é também a capital do estado vizinho de Haryana. Entre as principais cidades do Punjab estão também: Amritsar, Jalandhar, Ludhiana e Patiala. O estado é também lar de uma das mais antigas civilizações do mundo, a Civilização do Vale do Indo, a primeira civilização da Índia.


O Punjab, historicamente, é parte da região do Punjab, que inclui além dele a província de Punjab no Paquistão, os estados indianos de Haryana, Himachal Pradexe e Déli, e o Território da União Chandigarh. O actual estado separou-se da província homónima do Paquistão em 1947, aquando da partição da Índia. Tornou-se um estado da federação em 26 de Janeiro de 1950.[4]


A palavra "Punjab" é uma combinação das palavras persas 'punj' (پنج) Cinco, e 'āb' (آب) Água, que significa, ao pé da letra, Terra dos cinco rios. Os cinco rios dos quais o Panjabe recebe o nome são o Jhelum, o Chenab, o Ravi, o Beas e o Sutlej -- todos eles afluentes do Indo.


A maior ocupação econômica no Punjab é a agricultura. Além dela, algumas importantes atividades econômicas da região são a manufatura de instrumentos científicos, bens elétricos, máquinas e ferramentas, têxteis, máquinas de costura, bens esportivos, amido, turismo, fertilizantes, bicicletas, vestimentas, meias e o refinamento de petróleo e de açúcar. O Punjab tem uma das melhores infraestruturas da Índia, com estradas, ferrovias, transportes aéreos e fluviais formando extensos elos de ligação por toda a região.[5]



Referências




  1. abcd Machado, verbete "Panjabe".


  2. Aurélio, verbete "panjabi".


  3. Houaiss, verbete "panjabi".


  4. «Chandigarh's per capita income highest in India» 


  5. «Best overall performance award to Punjab- Hindustan Times» 






















  • Portal da Índia




Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Índia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.



Popular posts from this blog

Monofisismo

Angular Downloading a file using contenturl with Basic Authentication

Olmecas