Tonalidade relativa
Em música, a tonalidade relativa menor de uma particular tonalidade maior (ou o relativo maior de uma tonalidade menor) é a tonalidade que tem a mesma armadura de clave, mas uma tónica diferente, como oposta menor ou maior, respectivamente. Por exemplo, sol maior e mi menor têm um só sustenido na sua armadura de clave; daí pode dizer-se que mi menor é a relativa menor de sol maior (e que sol maior é a relativa maior de mi menor). A relativa menor de uma tonalidade maior tem sempre a sua tónica uma terceira menor descendente (e vice-versa).
A lista completa de pares de relativas menor/maior é:
Armadura de clave | Tonalidade maior | Tonalidade menor |
---|---|---|
Si♭, mi♭, lá♭, ré♭, sol♭, dó♭, fá♭ | Dó♭ maior | Lá♭ menor |
Si♭, mi♭, lá♭, ré♭, sol♭, dó♭ | Sol♭ maior | Mi♭ menor |
Si♭, mi♭, lá♭, ré♭, sol♭ | Ré♭ maior | Si♭ menor |
Si♭, mi♭, lá♭, ré♭ | Lá♭ maior | Fá menor |
Si♭, mi♭, lá♭ | Mi♭ maior | Dó menor |
Si♭, mi♭ | Si♭ maior | Sol menor |
Si♭ | Fá maior | Ré menor |
Nenhum acidente | Dó maior | Lá menor |
Fá♯ | Sol maior | Mi menor |
Fá♯, dó♯ | Ré maior | Si menor |
Fá♯, dó♯, sol♯ | Lá maior | Fá♯ menor |
Fá♯, dó♯, sol♯, ré♯ | Mi maior | Dó♯ menor |
Fá♯, dó♯, sol♯, ré♯, lá♯ | Si maior | Sol♯ menor |
Fá♯, dó♯, sol♯, ré♯, lá♯, mi♯ | Fá♯ maior | Ré♯ menor |
Fá♯, dó♯, sol♯, ré♯, lá♯, mi♯, si♯ | Dó♯ maior | Lá♯ menor |
Junto aos movimentos da dominante (quinto grau da escala) ou da subdominante (quarto grau da escala), a modulação para a relativa menor ou para a maior é das mais comuns em música tonal.