Porsche 911 GT1
Categoria | Gran Turismo(GT1) | ||||||||
Construtor | Porsche Gmbh | ||||||||
Predecessor | Porsche 962 | ||||||||
Sucessor | Porsche 919 Hybrid | ||||||||
Ficha Tecnica | |||||||||
Chassis | Fibra de carbono monocoque | ||||||||
Suspensão Dianteira | Dupla wishbone, com amortecedores ajustaveis | ||||||||
Suspensão Traseira | Dupla wishbone com suspensão push rod, ajustável | ||||||||
Comprimento | 4890 mm | ||||||||
Largura | 1990 mm | ||||||||
Peso | 950 kg | ||||||||
Motor | 3.2 L DOHC twin-turbo Flat-6 central | ||||||||
Trasmissão | Manual sequencial com 6 velocidades | ||||||||
Pneus | Michelin | ||||||||
Historico de Competições | |||||||||
Equipes Utilizadoras | Porsche AG | ||||||||
Estreia | 24 Horas de Le Mans de 1996 | ||||||||
|
O Porsche 911 GT1, foi um protótipo de corrida, desenvolvido pela Porsche, para competir nas 24 horas de Le Mans, pela classe GT1. A sua versão desenvolvida para rua, ou seja, para o público, recebeu o nome de Porsche 911 GT1 Straßenversion (versão de rua).
Historia |
Com o renascimento das corridas de carro esporte internacional, em meados da década de 1990, embora o BPR Series GT Global (que depois se transformou em o FIA GT Championship ) a Porsche manifestou interesse em voltar ao topo do nível desportivo e foi sobre o desenvolvimento de seu concorrente para a categoria GT1. Carros nesta categoria foram previamente versões de carros de rua modificados, geralmente supercarros como o McLaren F1 e Ferrari F40 , mas quando o GT1 911 foi revelado em 1996 a Porsche tinha explorado o livro de regras e surpreendeu a fraternidade desportiva. Ao invés de desenvolver uma versão de corrida de um de seus modelos que vão de estrada, o que foi efetivamente criado uma finalidade construída esporte-protótipo , mas, a fim de cumprir com os regulamentos de uma versão legal rua foi criado, 911 GT1 Straßenversion - literalmente uma corrida feito para a estrada.
Porsche 911 GT1 |
Apesar do apelido 911, o carro na verdade, tem muito pouco em comum com o 911 do seu tempo, no entanto o seu chassis frontal foi partilhado com o então (993) 911, enquanto que a parte traseira do carro foi derivado do Porsche 962, incluindo o seu refrigerador a água, twin-turbo e intercooler, quatro válvulas por cilindro flat-seis foram organizadas em uma posição meio montada, em relação ao layout do motor traseiro de um Porsche 911 convencional o motor estava fazendo cerca de 600 PS (441 kW; 592 hp). Em comparação, o 993 geração 911 GT2 , que era o contrário veículo de maior desempenho da empresa, usou um refrigerado a ar do motor com apenas duas válvulas por cilindro .
O novo veículo foi um sucesso imediato em Le Mans, vencendo a classe GT1 em sua corrida de estréia, apesar de ter perdido a vitória geral para Joest Corrida da Porsche WSC-95 protótipo, ainda um sucesso na medida em que este veículo utilizado um motor Porsche.
O GT1 911 fez sua estréia na BPR Series GT global (o antecessor do campeonato FIA) nas 4 Horas de Brands Hatch, onde Hans-Joachim Stuck e Thierry Boutsen venceu confortavelmente, embora eles estavam correndo como uma entrada de convite e eram, portanto, inelegíveis para pontos. Seguiram-se ao vencer em Spa-Framcorchamps e Ralf Kelleners e Emmanuel Collard triunfou pela equipe de fábrica em Zhuhai.
O '96 GT1 teve cerca de 600 cv (441 kW) e foi cronometrado a uma velocidade máxima de exatamente 330 kmh (205 mph) na lendária reta Mulsanne nas sessões de treinos de 1996 para as 24 Horas de Le Mans.
Dr. Ing. h.c. F. Porsche AG | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Tipo | 1960s | 1970s | 1980s | 1990s | 2000s | 2010s | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | ||
Carro esporte | 912 | 912E | 924 | Boxster (986) | Boxster (987) | Boxster (981) | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
356 | 914 | 944 | 968 | Cayman (987) | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Série 911 | 911 | 911 / 930 | 911 (964) | 911 (993) | 911 (996) | 911 (997) | 911 (991) | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Grand tourer | 928 | Panamera | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Supercarro | 959 | GT1 | CGT | 918 Spyder | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
SUV | Macan | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Cayenne (955) | Cayenne (957) | Cayenne (958) | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Carros conceito | 356/1 · 114 · 695 · 901 · 989 · Panamericana · Panamera · Roxster | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Esporte motor | Porsche Supercup · 64 · 360 · 550 · 718 · 787 · 804 · 904 · 906 · 907 · 908 · 909 · 910 · 914-6 GT · 917 · 934 · 935 · 936 · 953 · 956 · 961 · 962 · GT1 · GT2 · GT3 · WSC-95 · LMP · RS Spyder · 919 Hybrid | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Personalidades | Ferdinand Porsche · Ferry Porsche · Ferdinand Alexander Porsche · Ferdinand Piëch · Wendelin Wiedeking | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Tratores | Junior · Super | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Tópicos relacionados | Site oficial · Porsche Design Group · Volkswagen Group · Lista de motores da Porsche · Tiptronic · VarioCam · Categoria:Porsche |