Charles Lindbergh
Nascimento | 4 de fevereiro de 1902 Detroit |
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Morte | 26 de agosto de 1974 Kipahulu (en) |
Sepultamento | Kipahulu (en) |
Nome nativo | Charles Augustus Lindbergh Jr. |
Nome no idioma nativo | Charles Augustus Lindbergh Jr. |
Cidadania | Estados Unidos |
Alma mater | Universidade do Wisconsin-Madison |
Atividades | Oficial de força aérea, inventor, escritor, diarista, piloto militar, ativista pela paz, piloto, engenheiro |
Pai | Charles August Lindbergh |
Cônjuge | Anne Morrow Lindbergh |
Descendentes | Anne Lindbergh (en) Jon Lindbergh (en) Reeve Lindbergh (en) Charles Augustus Lindbergh Jr. (d) |
Proprietário de | Île Illiec (en) |
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Religão | Luteranismo |
Exército | Força Aérea dos Estados Unidos |
Grau militar | General |
Distinções | Lista detalhada Cavaleiro da Legião de Honra Medalha Daniel Guggenheim Cruz da Força Aérea (en) Quadro de Honra da Aviação Nacional Prémio Pulitzer de Biografia ou Autobiografia Medalha de Ouro do Congresso Medalha de Honra Distinguished Flying Cross (Estados Unidos) Honorary Scout Medalha Hubbard (1909) Medalla Plus Ultra (d) (1927) Grande Medalha de Ouro das Explorações (en) (1927) Medalha de Ouro Langley (1927) Orteig Prize (en) (1927) Ordem de Mérito da Águia Alemã (1937) |
Linfoma
Charles Augustus Lindbergh (Detroit, 4 de fevereiro de 1902 — Havaí, 26 de agosto de 1974) foi um pioneiro da aviação estadunidense e ficou famoso por ter feito o primeiro voo solitário transatlântico sem escalas em avião, em 1927.
Índice
1 Os primeiros passos
2 O grande feito
3 Aterragem de emergência no rio Minho
4 Tragédia
5 Polêmica
6 Pós-guerra
7 Últimos dias
8 Fotos
9 Ver também
10 Referências
11 Ligações externas
Os primeiros passos |
Nascido em 1902, Charles Lindbergh era filho de Charles A. Lindbergh (que fora congressista de 1907 a 1917) e Evangelyne Lodge. Com 18 anos de idade ingressou no curso de engenharia. Dois anos depois, abandonou o curso.
O grande feito |
Lindbergh partiu do Condado de Nassau, Estado de Nova Iorque, na costa oriental dos Estados Unidos, em direção a Paris, França, em 20 de maio de 1927, tendo pousado na capital francesa no dia seguinte. O avião usado por Lindbergh chamava-se "The Spirit of Saint Louis". O voo de Lindbergh durou 33 horas e 31 minutos. O feito de Lindbergh fez com que fosse galardoado com o "Prêmio Orteig", de 25 mil dólares, em oferta desde 1919.
Sua chegada a Paris foi triunfal. E a comemoração quase acabou em tragédia. Recebido calorosamente pelos parisienses, o piloto quase foi sufocado pela multidão que se aglomerava para cumprimentá-lo.
Seu neto, Erik Lindbergh, repetiu a viagem em um avião semelhante ao usado por seu avô Charles, 75 anos depois, em 2002. Lindbergh não foi, porém, o primeiro aviador a fazer um voo transatlântico, feito que pertence a John Alcock e Arthur Whitten Brown, cujo voo foi feito em 1919; em 1922 os portugueses Gago Coutinho e Artur Sacadura Cabral realizaram a primeira travessia aérea do Atlântico recorrendo apenas a navegação astronómica, no que foi também a primeira travessia aérea do Atlântico Sul.
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Aterragem de emergência no rio Minho |
A 12 de novembro de 1933 Lindbergh faz uma descida, forçada, no rio Minho em Friestas.
O hidroavião "Lockheed" foi imobilizando numa enseada situada junto à Ínsua do Crasto, em Friestas, Valença, perante uma população que correu para o acolher.
Aos comandos da aeronave, além de Charles Lindbergh estava a sua esposa, Anne Morrow. O motivo da descida no rio Minho foi a falta de gasolina.
Na década de 1990 foi inaugurado em Friestas um monumento a Lindbergh da autoria de Alípio Nunes Vaz de Sousa. O monumento consiste numa pirâmide de granito de 23 toneladas e numa estrutura em ferro, com 800 kg.
Tragédia |
Em 1932, um dos filhos de Lindbergh, Charles Augustus Lindbergh Jr, foi sequestrado e morto. Um suspeito (Bruno Richard Hauptmann) foi preso e acusado pelo crime, tendo sido executado em 1936.
Lindbergh, querendo isolar-se destes traumáticos acontecimentos, mudou-se para a Europa com sua família.
Polêmica |
Lindbergh foi acusado de simpatizar com o Nazismo e liderou, na década de 1930 e começo dos anos 40 o movimento isolacionista America First. No final da década de 1930 esteve na Alemanha na companhia de sua esposa, Anne Morrow. Elogiou a tecnologia aeronáutica daquele país. Em 1936 esteve presente na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, em Berlim ao lado de Adolf Hitler.
Iniciada a Segunda Guerra Mundial defendeu a neutralidade dos Estados Unidos, e considerava certa a vitória da Alemanha. Por estes motivos grupos antinazistas americanos desconfiavam dele.[1] Após o ataque a Pearl Harbor em dezembro de 1941 e a consequente entrada dos Estados Unidos na guerra, ofereceu-se para lutar por seu país. Seus serviços foram recusados. Somente em 1944 foi admitido para o serviço.
Pós-guerra |
Após a Segunda Guerra Mundial, viveu tranquilamente em Connecticut como consultor tanto para o chefe de pessoal da Força Aérea quanto para a Pan American World Airways.
De 1957 até à sua morte em 1974, teve um caso com a alemã Brigitte Hesshaimer, que vivia em uma pequena cidade da Baviera chamada Geretsried (35 km a sul de Munique). Em 23 de novembro de 2003, testes de DNA provaram que ele era o pai de seus três filhos: Dyrk (1958), Astrid (1960) e David (1967). Os dois conseguiram manter o caso em segredo, e mesmo as crianças não conheciam a verdadeira identidade de seu pai, que eles viram quando ele chegou a visitá-los uma ou duas vezes por ano usando o apelido "Careu Kent".
Últimos dias |
Charles Lindbergh passou seus últimos anos na ilha havaiana de Maui, onde morreu de linfoma em 26 de agosto de 1974.
Fotos |
Ver também |
Arthur Whitten Brown e John Alcock
- Curtiss NC-4
- Lista de pilotos
Victor Herman (o "Lindbergh da Rússia")
Referências
↑ Theodor W. Adorno, “The Meaning of Working Through the Past,” Guild and Defense, trans. Henry W. Pickford (Cambridge: Harvard University Press, 2010), pp. 214.
Ligações externas |
Grandesguerras - Lindbergh narra seu primeiro voo de combate (em português)- Deutsche Welle - 1927: Lindbergh sobrevoa o Atlântico
Precedido por — | Pessoa do Ano 1927 | Sucedido por Walter Chrysler |