Trombo





Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Tromba (desambiguação).






Question book.svg

Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)




Animação mostrando a formação de um trombo oclusivo em uma veia. Algumas plaquetas se prendem nos lábios valvulares, fechando a abertura e causando mais plaquetas e células de sangue vermelho a agregar e coagular. Coagulação do sangue imóvel em ambos os lados que podem propagar um coágulo em ambas as direções.


Trombo é uma coagulação de sangue no interior do vaso sanguíneo. Ocorre pela agregação plaquetária, diferente do coágulo, que ocorre pela formação de polímeros de fibrinogênio (fibrina). São considerados três tipos de trombo: trombo hemostático, trombo venoso e trombo arterial. As proteínas deste processo são produzidas no fígado humano, e são encontradas em todo o sangue.


O primeiro é fisiológico e os dois seguintes são patológicos. É importante relatar que o trombo só ocorre em seres vivos. Quando é derivado de corpos denomina-se coágulo.
O trombo em seres humanos ocorre devido a vários fatores como: operações, válvula cardíaca artificial, mudanças no(s) vaso(s) sanguíneos, deficiência de coagulação do sangue por nascença ou outras doenças.


Entre os fatores pró-trombose podemos observar:



  • lesão endotelial;

  • alterações na produção de colágeno;

  • ativação plaquetária;

  • citocinas;

  • endotoxinas;










Wiki letter w.svg

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Editor: considere marcar com um esboço mais específico.



Popular posts from this blog

Monofisismo

Angular Downloading a file using contenturl with Basic Authentication

Olmecas