ABS-CBN
ABS-CBN ABS-CBN Corporation ABS-CBN TV-2 Manila | |
---|---|
Logotipo usado desde 2014. | |
Tipo | Rede de televisão aberta |
País | Filipinas |
Fundação | 23 de outubro de 1953 (65 anos) por James Lindenberg, Antonio Quirino, Eugenio Lopez Sr. e Fernando Lopez |
Pertence a | ABS-CBN Corporation |
Proprietário | Lopez Group of Companies |
Presidente | Carlo Katigbak (Presidente e executivo-chefe) Maria Socorro Vidanes (Diretor de operações) |
Cidade de origem | Cidade Quezon |
Sede | Cidade Quezon Sgt. Esguerra Avenue corner Mother Ignacia Street, Diliman |
Estúdios | Cidade Quezon Sgt. Esguerra Avenue corner Mother Ignacia Street, Diliman |
Slogan | In the Service of the Filipino Worldwide (No serviço do filipino em todo o mundo) |
Formato de vídeo | 480i (SDTV) 1080i (HDTV) |
Cobertura | 100% do território nacional |
Cobertura internacional | The Filipino Channel |
Nome(s) anterior(es) | Bolinao Electronics Corporation (1946-1952, 1957-1967) Alto Broadcasting System (1952-1957) Chronicle Broadcasting Network (1956-1957) |
Página oficial | abs-cbn.com |
Disponibilidade aberta e gratuita | |
Analógico | 02 VHF (Manila) |
Digital | 01 |
Disponibilidade por satélite | |
Sky Direct | 02 (HD) |
Disponibilidade por cabo | |
SkyCable / Destiny Cable (Grande Manila) | 08 (SD) / 167 (HD) |
ABS-CBN é uma rede de televisão filipina, fundada em 1953 e sediada em Cidade Quezon.[1][2]
A rede é muito famosa por ser a primeira rede de TV, nas Filipinas, e entre os primeiros no Sudeste da Ásia, suas inovações na radiodifusão, sendo um conglomerado de mídia com sucesso, um campeão consistente da audiência, o seu compromisso com o serviço público, e sendo a maior rede de TV no país (com 80 estações de TV em todo o Filipinas).
A rede foi estabelecida pelo judeu-americano James Lindenberg, com a Bolinao Electronics Corporation, como uma empresa de equipamentos de rádio, em 1946, que começou a transmitir como DZBC em 1946. Sete anos depois, abriu a primeira estação de TV do país, DZAQ-TV Channel 3, mas não antes de renomear-se como Alto Broadcasting System em 1952, depois que o juiz Antonio Quirino adquiriu participação maioritária na empresa. Logo foi adquirido pelos irmãos Don Eugenio e Fernando López, e fundou-o com a sua própria Chronicle Broadcasting Network, que abriu a primeira estação de FM no país, DZYL-FM, para formar a ABS-CBN Broadcasting Corporation. Na década de 1960, com os Canais 3 (DZAQ-TV, Canal 2 posterior) e 9 (DZXL-TV, mais tarde Canal 4), o ABS-CBN reinava como o líder do público incontestável com sua audiência e cobrança maior que todos os seus concorrentes combinados. Na mesma década, sob a gestão de Eugenio Lopez Jr., a rede trouxe a televisão para áreas regionais, a televisão em cores e a abertura do ABS-CBN Broadcast Center, sua sede atual.
Em 1972, foi fechada pelo presidente Ferdinand Marcos quando ele declarou a Lei Marcial, como resultado de fazer parte da mídia que se opunha ao seu governo. A rede reabriu em 1986, logo após a revolução que depôs Marcos, e apesar de recuperar apenas o Canal 2 e lidar com recursos limitados, tornou-se o líder do público novamente em 1988, uma posição que manteve desde então. Nos anos seguintes, a rede iniciou as transmissões por satélite, expandindo a presença regional, iniciando operações internacionais, mudando para TV digital e de alta definição, expandindo-se para empreendimentos como cinema, música, publicação, TV a cabo e UHF e merchandising para criar um império de conteúdo multimídia, como bem um período de intensa competição com a principal rival, a GMA Network.
Seus ativos incluem duas redes nacionais de televisão (ABS-CBN e ABS-CBN Sports + Action), duas redes de rádio (Radyo Patrol, My Only Radio e Filipino Radyo Network) cinco redes de televisão internacionais premium (Bro, Cinema One, a versão local da ABS-CBN Sports + Action Global, e The Filipino Channel), uma rede de televisão a cabo americana (Myx TV), juntamente com subsidiárias que tratam de publicação impressa (ABS-CBN Publishing), produção de televisão por cabo e distribuição (Creative Programs, Inc.), telecomunicações (Sky Cable Corporation e ABS-CBNmobile) de produção de cinema e televisão e distribuição (Star Cinema), pós-produção e efeitos especiais visuais (RoadRunner), produção de música e distribuição (Star Records e Star Songs), os novos media (ABS-CBN Interactive), desenvolvimento de talentos e gestão (Star Magic), home shopping (O Shopping) e outras empresas relacionadas.
Índice
1 Historia da ABS-CBN
1.1 1946-1956: Origens
1.2 1956-1972: A fusão e a primeira idade de ouro
1.3 1972: Desligamento sob a lei marcial
1.4 1986-1990: A volta e a ressurgimento
1.5 1990-2002: Construindo uma potência de conteúdo multimídia global
1.6 2003: 50 anos de ABS-CBN
1.7 2004-2010: Enfrentar novos desafios
1.8 2010-2015: Consolidando a liderança
1.9 2015-presente: entrando na era de TV digital
2 Logotipo e Slogan
2.1 Logotipo
2.2 Vinhetas
2.3 Slogans
2.3.1 Corporativa e anual
2.3.2 Verão
2.3.3 Natal
3 Audiência
3.1 Segunda a Sexta
3.2 Sábado e Domingo
4 Canais da ABS-CBN
4.1 Terrestre
4.1.1 Analógico
4.1.2 Digital
4.2 Cabo
4.3 Internacional
4.4 Extinto
5 Estações de rádio da ABS-CBN
5.1 Terrestre
5.1.1 Analógico
5.2 Internacional
6 Internet
7 Subsidiárias
8 Divisões
9 Referências
10 Ligações externas
Historia da ABS-CBN |
1946-1956: Origens |
O núcleo de ABS-CBN começou em 1946, com Bolinao Electronics Corporation (BEC). BEC foi estabelecida por James Lindenberg, agora apelidado como o pai da televisão filipina, um engenheiro eletrônico norte-americano especializado em rádio montagem de equipamentos e transmissão de rádio. Naquela época, a maior empresa de mídia do país era a Manila Broadcasting, com DZRH como a estação de rádio líder. Em 1949, James Lindenberg deslocou Bolinao de radiodifusão com DZBC e planejou a introdução da televisão para o país em 1953.
Em 1951, Lindenberg parceria com Antonio Quirino, irmão do então presidente das Filipinas, Elpidio Quirino, a fim de tentar a sua sorte na televisão. Em 1952, BEC foi rebatizado como Alto Broadcasting System ou ABS (com Alto Sales Corporation como o próprio nome da empresa). "Alto" era uma contração de Quirino de e primeiros nomes de sua esposa, Tony e Aleli. Embora eles tinham pouco dinheiro e recursos, ABS foi capaz de colocar-se sua torre de TV, até Julho de 1953 e importar 300 aparelhos de televisão. As transmissões iniciais de teste começou em setembro do mesmo ano. A primeira transmissão, no entanto, foi em 23 de outubro de 1953, de uma festa na casa de Tony Quirino. A estação de televisão era conhecido como DZAQ-TV.
1956-1972: A fusão e a primeira idade de ouro |
Por sua vez, em 24 de setembro de 1956, a Chronicle Broadcasting Network (CBN) foi organizada. A rede era de propriedade de Dom Eugenio Lopez, Sr. e o então vice-presidente das Filipinas, Fernando Lopez, e mais tarde lançou a sua própria estação de TV, DZXL-TV 9. No ano seguinte, Dom Eugenio adquirido ABS de Quirino e Lindenberg. No entanto, foi somente em 01 de fevereiro de 1967 que o nome da empresa foi alterado para ABS-CBN Broadcasting Corporation para refletir a fusão (antes era chamado ABS-CBN Broadcasting Corporation, o nome foi revertido para o precursor da rede, Bolinao Electronics Corporation ou BEC, mas a marca ABS-CBN foi usado pela primeira vez em 1961). Em 1958, a nova sede da rede em Roxas Boulevard foi inaugurado, e todas as operações de rádio e televisão foram consolidadas em seus dois prédios, as estações de rádio no prédio Chronicle na Aduana Street, Intramuros, Manila, e as operações de TV no novíssimo Roxas Boulevard edifício em Pasay City.
No final dos anos 1950, o filho de Dom Eugenio, Geny Lopez viu o potencial da TV para chegar e ligar filipinos em todo o arquipélago. Em meados da década de 1960, a rede ABS era líder da indústria do rádio, com estações como DZXL e DZAQ Radyo Patrol na área de Manila, que contou com jornalistas como Ernie Baron, Bong Lapira, Orly Mercado, Joe Taruc, Mario Garcia, Bobby Guanzon, e Rey Langit, e várias outras estações em todo o país. ABS também fez avanços no setor de TV por alcançar transmissão do país primeira TV a cores, alimentação primeiro satélite, e primeiro uso de fita de vídeo, entre outros. Ele apresentava melhores shows de então, tal como a sua noite com Pilita e Tawag ng Tanghalan, primeiro show de comédia do país Buhay Artista, primeiro gameshow Philippine, o que é minha Vida e o primeiro show do meio-dia Student Canteen, entre outros.
Em 14 de junho de 1961, Eugenio Lopez, Jr. construiu a primeira estação de TV provincial em Cebu arejar 4 horas com a torre mais alta (nesse tempo), em Cebu medindo 216 pés. Cor transmissões começaram em novembro de 1966, o primeiro nas Filipinas e sudeste da Ásia como a rede foi marcado como o primeiro de televisão a cores, com transmissão da cor completa com início em 1971 em todas as estações de televisão nacional.
Em 18 de dezembro de 1968, ABS-CBN inaugurou seu novo Centro de Transmissão em Bohol Avenue, Quezon City, onde permanece até hoje. Na época, foi a instalação de mais avançado de seu tipo na Ásia. A estação de novo feito avanços usando as primeiras transmissões de satélite ao vivo a partir do estrangeiro, acima de tudo, dos quais foi o primeiro pouso na Lua em 1969 e nos Jogos Olímpicos de Verão de 1968 no México no ano anterior. A rede teve uma grande parte das notas e ganhou vários prêmios e reconhecimentos de diferentes organizações. Em 1969, a ABS-CBN mudou suas atribuições de canais de Manila Canais 3 e 9 para o Canal 2 e 4, em resposta ao estabelecimento de DZKB-TV Channel 9 de Kanlaon Broadcasting System ou KBS.
Em 1970, a ABS-CBN Canal 2 e 4 agarrou 80% quota de audiência - a maior quota de audiência já alcançada por uma estação de TV Filipino. Em 1972, de propriedade da rede ABS-CBN e operado duas estações de televisão e 7 estações de rádio em Manila, 14 estações de rádio e três canais de televisão nas províncias.
1972: Desligamento sob a lei marcial |
A estação sofreu um revés após a declaração da lei marcial. Na meia-noite de 22 de Setembro de 1972, um dia após a declaração da lei marcial, ABS-CBN e suas estações afiliadas foram apreendidos. Geny Lopez, o presidente da empresa, foi preso e detido sem julgamento por cinco anos até que ele e seu companheiro de cela Sergio Osmeña III lançou uma ousada fuga de presos em 1977 e pediu asilo nos Estados Unidos. A própria rede foi tomado por Roberto Benedicto, um compadrio presidencial, que usou o Centro de Difusão em Bohol Avenue, depois renomeado como "Broadcast Plaza", como a casa do MBS-4. Canal 2 seria mais tarde relançado como a BBC-2, com um completamente novo logotipo, slogan e uma música-tema de Jose Mari Chan intitulado "Big Beautiful Country" (Grande e Lindo País) e cantada por vários artistas. BBC-2 mais tarde mudou-se para nova sede em Broadcast City (também em Diliman, Quezon City) em 1978.
No auge da revolução popular, reformistas militares, acreditando que a televisão seria uma ferramenta poderosa para ajudar a revolução, atacou e assumiu a ABS-CBN Broadcasting Center. Em 24 de fevereiro de 1986, ex-talentos ABS-CBN colocar a estação de volta no ar e na televisão o drama da revolta desdobramento, contribuindo assim para a força da revolta. BBC-2, por outro lado, encerrou suas operações após reformistas desligar seu transmissor, no dia seguinte, como o Canal 2 frequência foi entregue aos Lopezes em 16 de Julho de 1986.
1986-1990: A volta e a ressurgimento |
Em 28 de fevereiro de 1986, após a queda da ditadura de Ferdinand Marcos, Geny Lopez retornou ao país após o auto-exílio nos Estados Unidos e começou a reconstruir a partir do que restou da estação. A recuperação foi difícil e os recursos eram baixos, daí, ex-funcionário da ABS-CBN Freddie M. García foi trazido para refazer a programação da emissora. Assim, o canal começou a retransmitir para os telespectadores mais uma vez partir de 14 de setembro do mesmo ano.
Em 1 de março de 1987, o Canal 2 foi relançado com o especial musical ao vivo, The Star Network: Ang Pagbabalík Ng Bituin (O Retorno do Estrela) que observou para o 2 logo-then-novo canal tri-fita branca numérica com um branco rhombidal estrela (1988-1992 as fitas foram de cor tri em vermelho, verde e azul) como uma peça central da revitalização da rede. Em um ano, ABS-CBN também reforçaram a seus programas de notícias com TV Patrol, ancorado por uma equipe de locutores composta por agora ex-Vice-Presidente Noli de Castro, Mel Tiangco, Frankie Evangelista, e Angelique Lazo, com o falecido Ernie Baron dizendo a previsão de tempo diária. Outros programas de notícias respeitáveis seguiram, como Magandang Gabi, Bayan e Hoy Gising!. Os programas de entretenimento da ABS-CBN foram também renovou com a série que já foi ao ar na RPN-9 e IBC-13: (Eat Bulaga!, Okey Ka Fairy Ko!, The Sharon Cuneta Show, Coney Reyes on Camera), enquanto a produção de conteúdo original (The Maricel Soriano Drama Special, Palibhasa Lalake, Home Along Da Riles). Outra característica do seu retorno ao topo da classificação é a introdução dos formatos sentai live-action e tokusatsu mostrar (com Bioman e Shaider) para Philippine televisão em tempo integral (depois de uma breve aparição no RPN). Programas de anime filipinos-dublados, outra rede e televisão filipina em primeiro lugar, só começaria na transição para a década de 1990, e 1989, de Hikari Sentai Maskman, foi ao ar pela rede, foi o primeiro programa de tokusatsu já apelidado no idioma filipino.
A nova estratégia de programação foi um enorme sucesso: em agosto de 1987, menos de um ano após seu retorno, a ABS-CBN recuperou a liderança do público entre os cinco canais de TV, posição que mantém até hoje.
Em 1989, a ABS-CBN deslocado para transmissão via satélite, permitindo que todo o país para assistir aos mesmos programas simultaneamente. Este também foi o mesmo ano em que a rede começou as transmissões internacionais para Guam e Saipan, Marianas do Norte, também via satélite, mais um primeiro lugar para Philippine e televisão asiática. Lentamente, a estação avançou o seu caminho para a recuperação financeira, que alcançou em 1990, conquistando regularmente em torno de 70% do mercado.
1990-2002: Construindo uma potência de conteúdo multimídia global |
Entre os sucessos do ABS-CBN entre 1990 e 1991 foram Sa Linggo N'APO Sila, The Inside Story, Abangan ang Susunod na Kabanata e a antologia de drama mais longa na televisão filipina, Maalaala Mo Kaya.
Em 1992, a ABS-CBN também expandiu suas operações em todo o mundo. Do mismo año, a quota de audiência da ABS-CBN em Mega Manila expandiu doze vezes para 62%.O ABS-CBN também se tornou a primeira rede de mídia a ser pública, listando suas ações na bolsa de valores em julho desse ano. Este foi o mesmo ano que o ABS-CBN lançou mais cinco sucessos: a sitcom Home Along da Riles, o drama da tarde Mara Clara, o programa orientado para jovens Ang TV, o drama legal Ipaglaban Mo e o programa de serviço público Hoy! Gising!
As estações de rádio da rede, DZMM (notícias e serviço público) em AM e DWRR (música e entretenimento) em FM, também duplicaram o sucesso do Channel 2 com fortes índices de audiência.
ABS-CBN ainda manteve a sua posição dominante, mesmo quando a TV Philippine estava ficando lotado, com uma concorrência feroz, marcada pelo ressurgimento da RPN, IBC e PTV, a trajetória do foguete ABC, o surgimento de emissoras de TV UHF, ea tendência crescente de cabo TV e Internet.
1993 (o 40º aniversário da rede) viu o lançamento da sitcom Oki Doki Doc e da antologia do drama Star Drama Presents e o retorno do Sarimanok, que ele usou durante suas primeiras transmissões de cores em 1966, como logotipo corporativo com uma vinheta de um minuto que ganhou uma medalha de ouro nos Festivais de Nova York. 1993 também marcou o início da transição da rede para uma empresa de multimídia diversificada com o lançamento do seu empresa de produção cinematográfica, a Star Cinema.
O ano seguinte, 1994, viu o lançamento de Sineskwela, um dos programas educacionais mais bem-sucedidos da rede, e a cobertura de Miss Universe 1994, a segunda vez que o evento foi realizado nas Filipinas.
Em 24 de setembro de 1994, a ABS-CBN por meio de sua subsidiária recentemente criada, ABS-CBN International, assinou um acordo histórico com o PanAmSat para trazer o primeiro serviço de programação asiática trans-Pacífico para cerca de dois milhões de filipinos Imigrantes nos Estados Unidos usando o então recém-lançado satélite PAS 2. Isso se tornaria The Filipino Channel ou TFC, que armaria os programas do ABS-CBN na América do Norte, Europa, Ásia-Pacífico, Oriente Médio e Austrália.
Apesar da saída de Eat Bulaga para a GMA, 1995 foi outro ótimo ano para o ABS-CBN, com o lançamento do mais antigo show de variedades de domingo, ASAP, que ainda é transmitido até hoje. Também lançado em 1995, foi o gravador Star Records (agora Star Music).
1996 viu a transferência inesperada, mas bem sucedida, de Mara Clara, da tarde ao horário nobre, no auge da popularidade de Marimar, que foi exibida na RPN, e levou ao longo período de transição do horário nobre de um bloco de programação diversificado para um dominado por novelas. O ano também viu a TV Patrol mudar para um formato de âncora única e correr por 30 minutos com Noli de Castro como âncora solo e The World Tonight, simulcasting no novo canal de notícias da rede, a Sarimanok News Network (SNN), que foi lançado junto com o canal UHF Studio 23 e a empresa de pós-produção, o RoadRunner. No mesmo ano, ABS-CBN tornou-se a primeira rede de TV Philippine para entrar no ciberespaço Internet ao lançar ABS-CBN.com. Gimik, Today com Kris Aquino, Alas Singko Y Medya e Balitang K foram outros quatro sucessos lançados em 1996.
1997 foi o ano da estréia de dois dos dramas mais bem sucedidos da televisão filipina, Esperanza e Mula sa Puso, a comédia Kaya ni Mister, Kaya ni Misis, o horror Oka Tokat e o drama temático de fantasia Wansapanataym. Os marcos da rede em 1998 (o 45º aniversário da rede e o centenário da independência filipina) incluíram o lançamento do show de variedades do meio-dia Magandang Tanghali Bayan, os finais bem-sucedidos de Palibhasa Lalake e Coney Reyes on Camera, a abertura de uma nova sede para a sua estação em Cebu e a temporada de estreia da Metropolitan Basketball Association (MBA), da qual o ABS-CBN tem uma participação de 25%.
ABS-CBN afirma a sua responsabilidade social através do trabalho de ABS-CBN Lingkod Kapamilya Foundation, Inc. Com a ajuda do Departamento de Educação, a Fundação entregou materiais educativos para centenas de escolas públicas do país. É também a organização guarda-chuva de Knowldege Channel (KCH) Foundation, Bantay Bata (Assista infantil), Bantay Kalikasan (Environment Watch) e ABS-CBN Bayan Foundation (anteriormente, ABS-CBN Bayan MicroFinance).
Em 30 de março de 1999, ABS-CBN Holdings Corporation foi incorporada como Worldtech Holdings Corporation com o propósito principal de emissão de recibo Philippine Depository (PDR) e na aquisição e detenção de acções de ABS-CBN Corporation.
A rede assegurou-se de terminar o século 20 em 1999 com um estrondo com os finais bem sucedidos de Esperanza e Mula sa Puso, os sucessos de Marinella, Saan Ka Man Naroroon e Labs ko si Babe e o lançamento de programas mais bem-sucedidos como Pwedeng Pwede , The Buzz, G-Mik, Tabing Ilog e Ang Munting Paraiso. No mesmo ano, viu o ABS-CBN International através da TFC se expandiu para a Austrália, o lançamento do site de notícias abs-cbnnews.com, o Star Cinema atingiu a marca de P100 milhões com Isusumbong Kita sa Tatay Ko, o Studio 23 emergindo como a terceira maior rede em termos de alcance, o Star Records produz vários discos de ouro e platina, o reformatado da Sarimanok News Network para se tornar o ABS-CBN News Channel (ANC) e sua torre transmissora em Manila, o Millennium Transmitter, aumentando sua potência de transmissão para 120 quilowatts. Enquanto isso, o DZMM manteve sua supremacia na banda de rádio AM, enquanto o WRR 101.9, que reformatou o ano anterior, viu um enorme salto em seus índices de público e emergiu como a estação FM número um em novembro.
Tudo isso aconteceu no mesmo ano em que Eugenio Lopez Jr. morreu de câncer em 28 de junho desse ano. Ele criou uma grande contagem do milênio em três pontos principais em todo o país e vários feeds ao vivo em todo o mundo e sinergizou todas as suas plataformas de notícias e entretenimento. Uma versão renovada do logotipo da rede também apareceu pela primeira vez nesse evento.
ABS-CBN também lançou novos sucessos como Game KNB? e Pangako Sa 'Yo, permitindo reinado de posição dominante da ABS-CBN para chegar a seu 15º ano em 2002. Outros sucessos no início dos anos 2000 incluíram Whattamen, Sa Dulo Ng Walang Hanggan, Kay Tagal Nang Hinintay e Sa Puso Ko'y Iingatan Ka.
A rede também viu algumas mudanças em seus programas de notícias. Em 1999, o noticiário da noite da rede The World Tonight tornou-se um noticiário transmitido exclusivamente no seu canal de notícias, o ANC e o intervalo de tempo que deixou foi preenchido por Pulso: Aksyon Balita, ancorado por Korina Sanchez e Ted Failon e depois por Ces Drilon e Dong Puno, e logo depois foi substituído em 2000 por ABS-CBN Headlines, que foi ancorado por Tony Velasquez e Karen Davila ao longo de sua corrida.
Enquanto isso, Alas Singko Y Medya tornou-se Magandang Umaga Bayan em 2002, em seguida, para Magandang Umaga Pilipinas em 2005, antes de ser substituído por Umagang Kay Ganda em 2007. A TV Patrol, por outro lado, também viu mudanças após a âncora, Noli de Castro, deixou a bancada em 2001 para concorrer ao senador e foi substituído pela correspondente chefe Korina Sanchez (que levou ao cancelamento de sua revista eletrônica Balitang K), Henry Omaga Diaz, correspondente sênior da ABS-CBN e Aljo Bendijo, que, antes de ancorar a edição nacional Da TV Patrol, era a âncora da TV Patrol Southern Mindanao em Davao. No mesmo ano, Connie Sison também se tornou o novo apresentador principal do Hoy! Gising! depois que Ted Failon deixou de concorrer ao congressista, mas foi cancelado mais tarde.
O ano também viu o início da ABS-CBN criando as agora famosas vinhetas de videoclipes para as temporadas de verão e Natal, começando com "Ang Saya ng Summer sa ABS-CBN" e "Isang Pamilya, Isang Puso Ngayong Pasko", como bem como "Umulan, Umaraw, Magkasama Tayo" para a estação chuvosa.
2003: 50 anos de ABS-CBN |
Em 2003, durante o 50º aniversário da televisão filipina, ABS-CBN lançou o seu nome atual da marca, "Kapamilya" (literalmente significa "um membro da família").
Sua unidade internacional ABS-CBN global Ltd. pretende realizar uma oferta pública inicial (IPO) no ano seguinte e pode listar na Bolsa de Valores de Cingapura para ajudar a financiar seus planos de expansão.
A rede comemorou seu aniversário de ouro em 2003. A rede realizou o seu regresso a casa Kapamilya, que reuniu mais de 4.000 ex-funcionários e talentos para uma grande reunião no composto de ABS-CBN em Bohol Avenue, Quezon City. A rede também lançou uma promo chamado "Caça ao Tesouro", onde as pessoas foram convidadas a trazer o seu mais antigo de televisão, aparelhos de rádio, microfones, e cartazes. A rede também comemorou seu 16º ano como líder da audiência, com 13 dos seus shows incluídos no Top 15 programas diários na TV. A empresa também fez uma caravana por todo o país, mostrando os talentos da rede.
Em outubro de 2003, a rede realizou uma celebração da ABS-CBN e 50º ano da Philippine TV que durou um mês. A estação produziu dois documentários comemorativas sobre a contribuição da estação em notícias e entretenimento. Sa Mata ng Balita encapsulado alguns dos monumentos mais inesquecíveis, mais notáveis e mais célebres dos últimos 50 anos, como capturado pelo telejornal. 50 Taong Ligawan: The Pinoy TV History, por outro lado, foi o primeiro grande documentário televisivo feito sobre a história da Philippine Television e da evolução do entretenimento filipino. Para finale da celebração, o gigante de radiodifusão tampado o seu 50º aniversário com um espetáculo espetacular apelidado como Kapamilya: ABS-CBN a 50 [23], realizado no Centro de Convenções Internacional das Filipinas (PICC) em Pasay City. Ele foi saudado como um dos maiores eventos de mídia do ano. A rede liderada pela Lopez desenrolou o tapete vermelho para receber seus convidados de alto perfil dos setores de negócios, publicidade e mídia, política, membros da comunidade diplomática, com muitos dos luminares e celebridades da sociedade. Amigos e simpatizantes da rede ao longo dos cinco décadas de Valor também participaram do grande evento. 50 Anos oficial estação da rede ID ganhou um Prêmio de Excelência em Golden Quill Festival de 2004.
A rede também fez grandes mudanças em seus noticiários novamente em 2003. A principal âncora de Alas Singko Y Medya, Julius Babao, se juntou a Korina Sanchez na TV Patrol, enquanto a ABS-CBN Headlines foi substituída pelo ABS-CBN Insider, ancorado por Cito Beldran e Karen Davila.
Os programas mais vistos do ano incluíram o Meteor Garden, Sana'y Wala Nang Wakas, Basta't Kasama Kita e It Might Be You.
2004-2010: Enfrentar novos desafios |
Em setembro de 2004, ABS-CBN perdeu a liderança em Mega Manila, o maior mercado de audiência de TV do país, para GMA-7, com 39% de audiência em comparação com os 41% de quota de audiência da GMA-7. No entanto, em 2006, ABS-CBN foi confirmada pela AGB Nielsen ter mantido a liderança TV em todo o Filipinas, com 43% de quota de audiência em todo o país. Em março de 2007, a quota de audiência em todo o país de ABS-CBN aumentou para 47%, com GMA arrastando a rede líder com 35% de quota de audiência nacional.
2004 viu o ABS-CBN lançar o primeiro drama de temática de fantasia, ou fantaserye, chamado Marina. Em 2005, o ABS-CBN lançou o reality show Pinoy Big Brother, que se tornou um enorme sucesso, bem como Goin 'Bulilit e Wowowee. Os sucessos da rede nos anos seguintes incluíram a Bituing Walang Ningning, Super Inggo, Maging Sino Ka Man, Sana Maulit Muli, Lobo, Dyosa, Banana Split (agora Banana Sundae), Showtime (que se tornou It's Showtime em 2012 e se tornou o novo show no meio dia da rede), May Bukas Pa e muito mais. Korina Sanchez também voltou a hospedar uma revista eletrônica, Rated K, que é transmitida aos domingos e a TV Patrol lançou sua edição de fim de semana, hospedada pela primeira vez por Ces Orena Drilon e Henry Omaga Diaz.
A TV Patrol, entretanto, reformatou como TV Patrol World em novembero de 2004 para dar peso aos relatórios das comunidades filipinas globais e para reforçar sua posição à luz da crescente concorrência dos 24 Oras da GMA. Korina Sanchez deixou o noticiário como resultado e também saudou Ted Failon (que retornou ao jornalismo depois de três anos como congressista) e a ex-ancora do ABS-CBN Insider, Karen Davila, juntando-se a Julius Babao, que foi mantido como base do noticiário.
Em 2005, a ABS-CBN International assinou um acordo de afiliação com a DirecTV, um dos principais fornecedores de DTH nos Estados Unidos. Sob o acordo, a DirecTV tem o direito exclusivo de distribuir o pacote TFC em sua plataforma DTH. Em contrapartida, a DirecTV pagará taxas de licença para ABS-CBN e ABS-CBN International.
Em 2006, a Insider foi substituída por Bandila, ancorada por tres antigas âncoras de TV Patrol, Ces Drilon, Henry Omaga Diaz e Korina Sanchez.
Em 2008, a ABS-CBN comemorou o ano 55 da televisão filipina. Um novo vinheta intitulado "Beyond Television" foi lançado. o novo vinheta retrata o crescimento de ABS-CBN a partir de uma rede de televisão pequena que começou em 1953 em um conglomerado de mídia que tem negócios além da televisão. É também neste ano que o The Wall Street Journal Asia classificou ABS-CBN como a 7ª empresa mais admirada das Filipinas; sendo a única empresa de mídia incluídos na lista, a empresa também recebeu o Prêmio de Inovação por sua inovação em TV internet com o seu TFC Now! serviço.
Tambem em 2008, a ABS-CBN International, a sua maior subsidiária internacional inaugurou sua fábrica de estúdio state-of-the-art em Redwood City, Califórnia. No mesmo ano, San Francisco International Gateway (ABS-CBN Telecom North America), uma empresa de teleporte que foi incorporada em Richmond, Califórnia começou a operar. SFIG fornece serviços de teletransporte através de sua unidade de 2,5 hectares, constituída de 19 antenas parabólicas e 9 edifícios de equipamentos modulares. SFIG é membro da Associação Mundial de Teleport.
Após uma controvérsia envolvendo o seu fornecedor de classificações anterior AGB Nielsen em 2007, a ABS-CBN mudou em 2009 para a Kantar Media para pesquisas de medição de audiência.
Em 26 de abril de 2009, ABS-CBN é a única empresa de mídia a ser citada como uma das 15 principais empresas listadas do país em governança corporativa, como mostrado por uma pesquisa anual do Institute of Corporate Directors (ICD). foi a única empresa de mídia para angariar uma pontuação de 90 por cento ou mais na Governança Corporativa Scorecard 2008, um levantamento de práticas de governança corporativa, entre 172 empresas de capital aberto no país.
A vinheta de Natal de 2009, "Bro, Ikaw ang Star ng Pasko", inspirada em May Bukas Pa e a investida dos Typhoons Ondoy e Pepeng em Metro Manila, se tornou um fenômeno nacional e é considerada por muitos a melhor vinheta de Natal da ABS-CBN de todos os tempos.
Durante a histórica eleição 2010 presidencial filipino, em resposta à primeira automação das eleições no país, ABS-CBN utilizou uma tecnologia da Orad Hi Tech Systems Ltd., que utiliza os princípios de realidade aumentada. A tecnologia usa real sistema de processamento de imagem tempo para transmissões ao vivo de imagens geradas por computador em 3D contra um conjunto real ou fundo. ABS-CBN também utilizou o que é provavelmente o maior ecrã táctil para ser usado em um programa de televisão filipina. Um novo conjunto apelidado como a "guerra" (Audiência resposta Wireless) quarto foi projetado especificamente para a cobertura das eleições, disse. A cobertura da ABS-CBN tornou-se o terceiro top trending topic mundial no site de rede social Twitter. A emissora também começou a usar a tecnologia de realidade aumentada para seus noticiários a partir desse ano.
2010-2015: Consolidando a liderança |
Em 27 de maio de 2010, o conglomerado caiu a palavra "Broadcasting" de seu nome empresarial.
Em junho de 2010, a TV Patrol World reverteu seu nome para a TV Patrol e renovou o seu conjunto de gráficos e estúdio, mas manteve suas âncoras até novembro, em que reintegrou Korina Sanchez e Noli de Castro (que retornou após sua entrada como vice-presidente) como âncoras e mantidas Ted Failon. Karen Davila e Julius Babao, entretanto, tornaram-se âncoras de Bandila, juntando-se a Ces Drilon e substituindo Henry Omaga Diaz, que decidiu se concentrar em relatórios de campo. Cinco anos depois, Korina Sanchez deixaria o noticiário novamente, e foi substituída por Bernadette Sembrano.
As duas edições de fim de semana da TV Patrol, a TV Patrol Sabado e a TV Patrol Linggo, se fundiram em um, TV Patrol Weekend, em 2010. Ainda estava ancorado por Alex Santos e Bernadette Sembrano até 2011, quando foram substituídos por Alvin Elchico e Pinky Webb. Em 2015, a Pinky Webb deixou o noticiário para se juntar à CNN Filipinas e seria substituído no ano seguinte por Zen Hernandez.
Em 17 de junho de 2011, o conglomerado anunciou a construção de uma instalação de palco state-of-the-art de som para um custo de 6 bilhões de pesos. Um lote de 15 hectares em San Jose del Monte, Bulacan foi adquirida no final daquele ano para 75 milhões de pesos. A instalação será composta por seis etapas de som e um backlot.
Entre os shows de sucesso ABS-CBN lançados de 2010 a 2012 foi Imortal (a sequela de Lobo), o remake de Mara Clara, 100 Days to Heaven, Pilipinas Got Talent, Kung Ako'y Iiwan Mo, Ina Kapatid Anak, My Binondo Girl, Gandang Gabi Vice, Reputsasyon, Walang Hanggan, Princess and I, Budoy, Aryana, and Be Careful With My Heart.. Estes foram alguns dos shows que cimentaram a liderança do ABS-CBN em meio à crescente concorrência da GMA e da TV5.
Em 1 de janeiro de 2013, Charo Santos-Concio foi nomeado como o novo diretor executivo da empresa assumir Gabby Lopez. Lopez continua a ser o presidente da empresa.
Em 2013, ABS-CBN virou 60 anos. A rede comemorou a ocasião com o lançamento de uma nova campanha chamada "Kwento Natín Ito!", E defendeu a sua liderança com vários novos programas: entre eles estão o fenomenal Juan dela Cruz, tem que acreditar, Muling Buksan Ang Puso, Annaliza, e Honesto, bem como o retorno de The Singing Bee, que estreou com grandes expectativas, e um novo visual e definido para TV Patrol e Bandila. ABS-CBN também comemorou o seu 60º aniversário através do seu "Kwento ng Kasiyahan: The ABS-CBN Grand Kapamilya Weekend" no Quezon Memorial Circle em Quezon City, que teve eventos de entretenimento e de serviço público enrolado para a celebração.
Em 28 de maio de 2013, ABS-CBN Corporation, através de sua subsidiária ABS-CBN Convergência, Inc. (anteriormente conhecido como Multi-Media Telephony, Inc.), assinaram um acordo de compartilhamento de rede com Globe Telecom para um novo serviço de telefonia móvel no país. O acordo inclui a partilha de bens, incluindo switches, torres, servidores e freqüências. ABS-CBN é esperado para passar entre 2 a 3 mil pesos para os próximos dois anos para construir seu negócio de telecomunicações. O plano ainda terá de ser aprovado pela Comissão Nacional de Telecomunicações do Filipinas.
Em julho de 2013, ABS-CBN iniciou o desenvolvimento de um 1 bilhão peso centro de entretenimento familiar Kidzania no lote metro quadrado 6.000 em Bonifacio Global City em Taguig. A franquia Philippine para Kidzania foi adquirida pela Innovations Play, Inc., uma subsidiária da ABS-CBN Corporation. Kidzania Manila está configurado para abrir em novembro de 2014.
Em 30 de maio de 2014, ABS-CBN e seu atual presidente & CEO Charo Santos-Concio recebeu os Stevie Awards ouro para as categorias de Serviços da Empresa do Ano - Filipinas e Mulher do Ano no Prêmio da Ásia-Pacífico Stevie realizada em Lotte Hotel , Seoul, Coreia do Sul [36] ABS-CBN também receberá o cobiçado ouro Stevie Awards para a categoria Empresa do Ano -. Mídia e Entretenimento na 11ª anuais International Business Awards (IBA), que será realizada em Paris, França, em 10 de outubro Como resultado da vitória, ABS-CBN também irá representar as Filipinas nos baseada em voto Peoples Choice Stevie Awards para empresas favoritas no categoria Mídia é Entrenimento.
Mais programas de sucesso foram lançados em 2014, como The Legal Wife, The Voice Kids, Home Sweetie Home, Forevermore, Two Wives e Ikaw Lamang, acompanhado pelo retorno de Pinoy Big Brother com a sua quinta temporada, "All In", e a segunda temporada de The Voice das Filipinas.
2015-presente: entrando na era de TV digital |
Em 19 de março de 2015, a Finanças Ásia classificou o ABS-CBN como a terceira melhor empresa de capital médio nas Filipinas. ABS-CBN é a única empresa de mídia filipina incluída na lista de empresas da Ásia de 2015, a melhor das Finanças Ásia. [34] Também neste ano, o ABS-CBN foi incluído no relatório 2015 Top Companies da JobStreet.com, que classifica os principais empregadores do país. O ABS-CBN ocupa o 7º lugar na lista.
Os sucessos da emissora em 2015 foram liderados pelo remake de Pangako Sa 'Yo, a série da tarde Doble Kara e a adaptação de TV altamente bem-sucedida do filme de 1997, Ang Probinsyano, que se tornou a série de drama mais longa desde Sa Puso Ko'y Iingatan Ka em 2003. No meio-dia, no entanto, o ABS-CBN sofreu uma concorrência significativa com a It's Showtime, perdendo sua liderança para Eat Bulaga como resultado de seu segmento KalyeSerye que formou o emparelhamento do AlDub. O ano de 2015 também foi marcado pelo enorme sucesso da The Voice Kids, cuja segunda temporada obteve um índice de audiência médio de 43 pontos, o maior desse ano.
Outro marco em 2015 foi o lançamento da caixa de TV digital da rede, o ABS-CBN TVplus, que ofereceu sinais mais claros dos canais 2 e 23 e quatro canais mais, Yey !, CineMo !, Knowledge Channel e DZMM TeleRadyo. O produto desde então impulsionou a liderança do ABS-CBN no público nacional e melhorou seus índices de audiência em Mega Manila e outras partes de Luzon.
Em 1 de janeiro de 2016, Carlo L. Katigbak foi nomeado novo presidente e diretor executivo da empresa que assumiu o cargo de Charo Santos-Concio, que conseguiu sua idade de aposentadoria obrigatória de 60 anos. Concio ainda será o principal responsável pelo conteúdo da rede, presidente Da recém-criada Universidade ABS-CBN e consultora executiva do presidente da empresa. Um mês depois, a rede também anunciou a nomeação de Head for Free TV Maria Socorro Vidanes como COO para transmissão de ABS-CBN a partir de 1º de fevereiro de 2016.
Em 2016, a ABS-CBN Corporation é a única empresa de mídia incluída no top ten 2016 Top Companies of JobStreet.com no ranking das Filipinas no número dez. Essas empresas são escolhidas por JobStreet.com como os "empregadores mais desejados" do país. No mesmo ano, a ABS-CBN iniciou a construção de seu complexo de sonorização em San Jose del Monte, Bulacan. O ABS-CBN também anunciou que abrirá a primeira loja de experiências no TriNoma em Quezon City em 2017.
2016 provou ser mais um ano bem sucedido para a emissora. O bloco no horario nobre, intitulado "Primetime Bida", encabeçado no ano passado por Ang Probinsyano e Dolce Amore, conseguiu afastar a concorrência do bloco da GMA, a "Telebabad", que viu uma reviravolta surpreendente em suas performances fracas com Encantadia e Alyas Robin Hood.
Também recuperou a liderança ao meio-dia com o retorno do antigo programa "Tawag ng Tanghalan" como um segmento em It's Showtime e o declínio na popularidade de Aldub e reforçou a liderança da tarde com o sucesso de Doble Kara, Tubig at Langis e The Greatest Love. A rede também lançou uma nova franquia, Pinoy Boyband Superstar, enquanto as novas temporadas de sua realidade emblemática mostram The Voice Kids e Pinoy Big Brother continuaram o sucesso das temporadas anteriores.
No quarto trimestre, no entanto, a audiência em horário nobre foi ameaçada pela primeira vez em alguns anos, com o sucesso da Encantadia e da Alyas Robin Hood da GMA, bem como das quedas nos índices de audiência às 20h30 e das 21h15, com as fracas desempenhos de outros dois dramas, Magpahanggang Wakas e Till I Met You.
Os sucessos da rede em 2017 incluiu a lançou Your Face Sounds Familiar Kids e The Voice Teens, que foram tanto sucessos em massa, trouxe de volta Bet on Your Baby depois de dois anos e lançou Tawag ng Tanghalan Kids e a segunda temporada de Tawag ng Tanghalan em It's Showtime. ABS-CBN também teve os sucessos na tarde, Pusong Ligaw e The Better Half, e para suas ofertas de drama coreano, sua lista incluiu grandes sucessos como Goblin, Legend of the Blue Sea e Love in the Moonlight. No terceiro trimestre, o ABS-CBN lançou dois outras franquias, Little Big Shots e I Can See Your Voice.
No horário nobre, enquanto isso, os índices de audiência da rede às 21h15 do horário de verão melhoraram com A Love to Last. Quanto ao horário de 20h30, a recuperação foi mais lenta, embora tenha conseguido melhorar com o bom desempenho de My Dear Heart. Mas realmente se recuperou significativamente em junho de 2017, o mês que viu o lançamento do extremamente bem sucedido La Luna Sangre. Outro sucesso foi WildFlower, que foi exibido antes da TV Patrol. Ang Probinsyano, enquanto isso, continuou sua liderança, defendendo a concorrência de Encantadia e seus sucessores Mulawin vs Ravena e a segunda temporada de Alyas Robin Hood, que também não fizeram em termos de índices de audiência como Encantadia.
A liderança contínua do ABS-CBN no horário nobre tornou-se um fardo para as telenovelas anteriores da GMA Super Ma'am, My Korean Jagiya e o remake filipino de My Love From the Star. No final de setembro, The Good Son estreou, que se tornou outro forte sucesso no horário nobre. Wansapanataym também continuou a dominar os índices de audiência nesse ano, apesar de o GMA lançar sua resposta à antologia de fantasia, Daig Kayo ng Lola Ko.
No entanto, no terceiro trimestre, o bloqueio da tarde do ABS-CBN voltou a perder, não só devido ao sucesso do Ika-6 na Utos de GMA, mas também devido à melhoria das performances de Impostora e Haplos, que até mesmo derrotaram Pusong Ligaw e The Better Half em vários casos. A queda do bloco da tarde continuou com as fracas performances da The Promise of Forever, que se tornou o drama da tarde do pior desempenho de ABS-CBN desde 2015, embora tenha ganho contra Haplos em certos casos. Também naquele ano, Rated K, a revista eletrônica do domingo da rede, perdeu, por uma pequena margem, a Kapuso Mo, Jessica Soho em audiencias anuais.
Apesar disso, o ABS-CBN ainda conseguiu derrotar o GMA no mercado de Mega Manila em compartimentos e índices de audiência em outubro desse ano. Em novembro, o ABS-CBN venceu o GMA pelo segundo mês consecutivo em Mega Manila, com maior participação de audiência de 37% frente a 34% da GMA.
O ABS-CBN também abriu um centro de eventos chamado ABS-CBN Vertis Tent em Quezon City naquele ano.
Suas ofertas para 2018 (o 65º aniversário da rede) incluíram Sana Dalawa ang Puso para o bloco da manhã que, como Ikaw Lang ang Iibigin, foi outro sucesso no bloco da manhã, The Blood Sisters, que continuou o forte desempenho do extremamente bem-sucedido Wildflower, e Bagani, que, apesar de suas controvérsias envolvendo escolhas de elenco e uso enganoso de palavras, foi outro sucesso em horário nobre, marcando um índice de audiência mais alto em seu piloto do que La Luna Sangre e até o remake de Encantadia em GMA em 2016. Bagani emergiu como um sucesso, apesar das críticas de vários órgãos do governo e da escritora de GMA, Suzette Doctolero, que ganhou polêmica por acusar Bagani como uma cópia do Encantadia do GMA, e uma posterior queda nos índices de audiência devido a quedas de energia e forte concorrência de Kambal Karibal.
O público da tarde se recuperou no início de 2018, graças a Asintado, que conseguiu vencer Impostora e seu substituto, The Stepdaughters na maioria das ocasiões. Hanggang Saan também obteve um aumento de rating devido a Asintado, conquistando o Haplos em certas ocasiões e, depois de Haplos, já ganhou contra o seu substituto, Hindi Ko Kayang Iwan Ka. No entanto, a reviravolta no público da tarde da rede teve vida curta quando a Contessa da GMA, acusada de imitar a própria Wildflower da ABS-CBN, começou a ver um aumento em seus índices de público, que também impulsionou os de The Stepdaughters e Hindi Ko Kayang Iwan Ka, embora isso tenha sido de curta duração mais tarde, quando os dois dramas da tarde da ABS-CBN, Asintado e Precious Hearts Romances: Araw Gabi, que marcou o retorno da antologia da série Precious Hearts Romances depois de um hiato de cinco anos, melhoraram suas performances no final de maio.
O Rated K também se recuperou, batendo Kapuso Mo, Jessica Soho na maioria das semanas até a data, em parte devido ao sucesso explosivo da sexta temporada de Pilipinas Got Talent, mas viu seu ímpeto implodir depois que a sexta temporada de PGT terminou, perdendo novamente para seu rival no GMA. A segunda temporada do Your Face Sounds Familiar Kids também estreou naquele ano, novamente para um grande sucesso.
Além disso, em abril daquele ano, a ABS-CBN completou a mudança para alta definição, com seus telejornais transmitidos pela primeira vez em HD, começando com o boletim de notícias da rede, o News Patrol. No mesmo mês, a ABS-CBN lançou o Since I Found You em seu bloco primetime, substituindo The Good Son, que liderou o público no este horario, mas enfrentou forte concorrência do Inday Will Always Love You do GMA. Em agosto, ela foi substituída por Halik, que provou ser um sucesso ainda maior do que Since I Found You, marcando margens maiores em relação ao seu rival no GMA, e em alguns casos superou Ngayon em Kailanman (mesmo que fosse ao ar depois dele) e quase alcançou 30% em índices de audiência.
Em 30 de julho de 2018, a ABS-CBN adicionou cinco novos canais à linha de canais da TVplus: O Shopping, dois novos canais (Asianovela Channel, Movie Central) e dois dos mais assistidos canais a cabo pertencentes à rede, Jeepney TV e Myx, que estão atualmente em teste gratuito até 31 de dezembro de 2018. Até então, a TVplus já havia vendido 6 milhões de unidades e a participação total de audiência da rede da ABS-CBN (Canal 2, S + A e seus dez multicanais digitais) era de 54%. Rapidamente, os canais ganharam um sucesso considerável, com o Asianovela Channel se tornando o quinto canal mais assistido entre as residências da TDT.
Em 16 de julho de 2018, a ABS-CBN decidiu não renovar o acordo com a Globe que foi forjado em 2013 devido a perdas financeiras e concorrência com outras redes móveis, o que levará ao fechamento do ABS-CBNmobile este ano.
Em 20 de agosto de 2018, a ABS-CBN lançou o remake chinês de 2018 do tremendo sucesso Meteor Garden, que, como o original, provou um enorme sucesso com o público, e Ngayon at Kailanman, que substituiu Bagani, e foi outro sucesso no público.
Em 17 de setembro de 2018, a ABS-CBN abriu o ABS-CBN Studio Experience no TriNoma Mall em Quezon City, onde as pessoas podem experimentar o que é estar em alguns dos programas e franquias mais populares da ABS-CBN.
O fim de semana do ABS-CBN teve uma queda notável nos índices de audiência com MMK e Wansapanataym enfrentando uma competição mais dura com Magpakailanman e Daig Kayo ng Lola Ko da GMA, mas atingiu seu pior nos últimos anos com a performance vacilante de The Kids 'Choice, um programa onde cinco estrelas infantis julgar as performances de várias famílias. O show ficou no topo dos índices de audiência de sábado e domingo, (salvo duas semanas quando Kapuso Mo, Jessica Soho ocupou o primeiro lugar nos domingos), mas enfrentou forte concorrência do The Clash e enfraqueceu os índices de audiência do Rated K até o ponto que perdeu dois dígitos para KMJS.
Mesmo assim, os fortes índices de horário nobre da semana e da tarde durante o quarto trimestre, particularmente os da Halik, conseguiram compensar isso e trazer a liderança da ABS-CBN sobre o GMA nos audiencias nacionais de 11 pontos em setembro (44% para ABS-CBN vs 33% GMA) para 15 pontos em novembro (45% para ABS-CBN, 30% para GMA), bem como a margem da ABS-CBN na Mega Manila para a mais forte em anos, em 8 pontos (37% para ABS-CBN, 29 % para o GMA).
Em outubro, a rede também marcou outra vitória, quando uma das estrelas mais cobiçadas do GMA, Regine Velasquez, tomou a decisão inesperada de transferir para a ABS-CBN. Antes de seus 20 anos na GMA, ela fez parte de dois programas da ABS-CBN, Teen Pan Alley e Triple Treat. Ela também teve um concerto beneficente para Bantay Bata 163 da ABS-CBN, One Night with Regine, enquanto ela ainda estava com GMA, mas ainda foi ao ar na ABS-CBN.
Em novembro, a ASAP tornou-se ASAP Natin 'To, que abriu o palco para histórias de pessoas comuns inspiradas pela música de seus artistas. O relançamento, que eliminou todos os segmentos pré-reformados e deu as boas-vindas a Regine Velasquez, provou ser um sucesso entre os espectadores ao começarem a criticar o reformatador, afastando-se do formato usual que o ASAP já estava acostumado há muito tempo.
Logotipo e Slogan |
Logotipo |
O logotipo da ABS-CBN possui três elementos principais, a linha vertical enraizada em uma origem horizontal, os três círculos que se estendem, eo texto ABS-CBN. A linha vertical ou barra representa uma torre (torre de transmissão), com os círculos simbolizando seus sinais que representam as cores vermelho, verde e azul ou RGB, o que torna-se um pixel mostrado na televisão. As três divisões das Filipinas, Luzon, Visayas e Mindanao, também são indicados pelos três círculos. É também referido pelo seu nome de marca, "Kapamilya", o que significa um membro da família, utilizado desde 1999.
1952: Um retângulo fechando uma torre transmissor com um círculo que representa os seus sinais, e o nome legal de ABS girando em torno dele, juntamente com o nome Alto e o nome legal de ABS.
1956: Três blocos com o texto CBN.
1961: ABS-CBN torna-se a marca para a rede de TV após ABS é comprado pela família Lopez, os proprietários de CBN. O primeiro logotipo da marca da rede recém-formada consistia em uma caixa preta com o ABS e nomes CBN sobre ele, e uma grande carta B que liga os nomes ABS e CBN. O logotipo é colocada entre dois números, 3 e 9, que, em seguida, representados canais de propriedade da rede em Metro Manila, durante este período, com ambos os números de ter seu próprio "canal" nome colocado no topo, representando, assim, os nomes "Canal 3" e "canal 9 ".
1963: Versão redesenhada do símbolo 1952: o nome ABS-CBN aparece sob a forma de cartas malaios, teve quatro anéis em vez de um (indicando a rede com maior alcance do que tinha em 1953), o transmissor aparecendo na forma simplificada de um triângulo , e o rectângulo sendo substituída por uma moldura quadrada aparece com bordas arredondadas.
1967: O início do logotipo conceito actual utilizado para este dia. O logotipo naquela época tinha três anéis que representavam Luzon, Visayas e Mindanao, conectados por uma linha que simboliza uma torre de transmissor e uma caixa que significa as Filipinas, juntamente com o nome do ABS em cima do símbolo e CBN abaixo.
1986: Os tres círculos está em RGB. Vermelho para Luzon, verde para Visayas e azul para Mindanao, enquanto o quadro praça tornou-se uma caixa colorida em preto. A rede primeiro usou esse logotipo em 1971, quando começou as transmissões em cores e tornou-se o logotipo corporativo em 1986.
2000: Na maior mudança do logotipo da rede desde 1967, os anéis e a linha foram mantidos, um quadrado cinzento substituiu a caixa preta esboçada e os nomes ABS e CBN foram ambos modernizados e fundidos em um nome, ABS-CBN, situado abaixo do símbolo.
2014: O logotipo permaneceu na sua concepção 2000, mas os anéis e linha são mostradas para ser mais espessa, e o texto utilizado um novo simplificado remove os ganchos serif, e uma versão completamente diferente da C, com a letra S, sendo o único inalterado. A praça mudou sua cor para branco, e se no caso de o logotipo deve ser colocada em um fundo branco, a praça não é mais usado.
Vinhetas |
Quando o ABS-CBN foi relançado como "Star Network" em 1987, a rede usou pacotes gráficos desenvolvidos pelo sistema analógico de animação por computador (sintetizador de vídeo) Scanimate, desenvolvido pela Computer Image Corporation, com sede no Colorado.
Em 1988, quando o ABS-CBN passou em completa transmissão nacional via satélite, utilizou uma vinheta com o texto "Satellite Broadcasting System" (ou às vezes, apenas "Satélite" ou "DOMSAT") acima do logotipo do ABS-CBN, e por trás disso era um mapa mundial em azul e preto. No mesmo ano, o ABS-CBN tinha outra vinheta com um mapa das Filipinas, bem como três círculos e uma caixa com uma torre transmissora formando o logotipo ABS-CBN com os nomes ABS e CBN, seguido por três fitas e uma estrela formando O logotipo do canal 2 então usado.
Em 1989, foi lançada uma versão alternativa da vinheta de 1988, em que a parte com a formação do logótipo do canal 2 foi substituída por uma nova, que tinha o slogan da rede "In the Service of the Filipino", pairando abaixo do logotipo. Duas outras vinhetas tinham os logotipos de ABS-CBN e Channel 2 em cima de uma plataforma, colorida em ouro, e com holofotes, que se assemelhavam ao famoso logotipo do 20th Century Fox.
Em 1993, o 40º aniversário da rede, e quando lançou o Sarimanok (um logotipo de conceito usado uma vez quando o ABS-CBN iniciou transmissões de cores em 1966) como logotipo corporativo, o ABS-CBN lançou uma nova vinheta que fez o galo colorido se transformar em um Imagem formada na câmera, sendo transmitida via satélite e transmitida para todo o país, antes de se transformar no logotipo ABS-CBN. A vinheta de Sarimanok, uma vinheta 100% filipina, ganhou a Medalha de Ouro nos Festivais de Nova York em 1994.
De 1993 a 1997, o ABS-CBN usou, juntamente com a viñeta Sarimanok principal, uma série de vinhetas que tinha seu famoso logotipo formado por diferentes elementos, como estrelas e planetas, papéis, pássaros, nuvens, luzes da cidade e desenhos, ou em outros casos, aparecendo em um caleidoscópio, chamas, um twister, ou sob a forma de uma grinalda de Natal. A referida série de idents também teve mensagens de serviço público ou lembretes para espectadores de eventos importantes que acontecem hoje ou no dia seguinte.
De 1998 a 1999, o ABS-CBN usou um único vinheta. 1998 tinha o logotipo do ABS-CBN e o slogan "In the Service of the Filipino" em ouro, e com a bandeira filipina atrás dele, em comemoração ao centenário da independência das Filipinas com a Espanha. 1999, por outro lado, teve um atraso na sede da ABS-CBN em Quezon City e o logotipo e o slogan em branco, e outro tinha dois elementos, desta vez com o logotipo em sua forma normal de cor RGB, com manchas brancas.
A vinheta do 45º aniversário da rede teve uma evolução dos logotipos do ABS-CBN em diferentes telas de TV (cuja aparência se baseou no momento em que o logotipo foi lançado), antes que a câmera se desligue para revelar o logotipo do 45º aniversário da rede.
Em 2000, quando o ABS-CBN deu a maior atualização ao seu logotipo em 33 anos, o primeiro vinheta com o logotipo renovado, chamado "Millennium Overture", exibiu telas com os logotipos passados do ABS-CBN que pairam em um fundo RGB, antes de mostrar logotipo da ABS-CBN de 1996 por última vez. Em breve, os nomes dos ABS e CBN se transformam em suas versões de 2000 e o logotipo de 2000 formando-se junto com o slogan "In the Service of the Filipino".
Sua vinheta de 2001 tinha os três anéis RGB do logotipo (em três conjuntos) pairando no céu antes de um conjunto se juntar com um quadrado de cristal e o texto ABS-CBN para formar o logotipo ABS-CBN. O ident, exibido na proporção 4: 3, tinha o ident entre caixas de pilar branco (manhã e apenas no início da tarde, estes eram coloridos em azul escuro quando exibidos nas tardes e horário nobre) e tinham tickers com o nome do ABS-CBN rolando no topo E na direção da esquerda e o slogan "A serviço do filipino" que se desliza abaixo e na direção certa. O fundo do céu também mudou dependendo do tempo - o céu apareceu com céus azuis e nuvens brancas na versão da manhã e início da tarde e com céus e nuvens de laranja e amarelo no final da tarde e versão em horário nobre. Sua vinheta em 2002 tinha o logotipo do ABS-CBN em um outdoor.
O logotipo do 50º aniversário tinha uma versão dourada do logotipo horizontal do ABS-CBN dentro de um aparelho de TV dourado, com o texto "Televisão" embaixo (ou às vezes "Televisão filipina") e acima tinha a tela que mostrava "50 Anos". Abaixo do conjunto, havia um texto que dizia "Desde 1953", mostrando o ano em que a rede foi estabelecida.
Para o 50º aniversário da rede, teve duas vinhetas. Um, que funcionou por dois minutos, mostrou os 50 anos de história da rede de 1953 a 2003, que tem sido composto de vários centenas de recortes de fotos promovidos de acordo com o Adobe After Effects com elementos 3D gerados no LightWave, seguido da formação do 50º aniversário logotipo da rede.
O outro, um de 30 segundos, tinha os três anéis RGB da rede (que tinham partes da vinheta de 2 minutos gravadas sobre eles) e o transmissor da rede se transformando em ouro (o transmissor se tornando a linha no logotipo do ABS-CBN) e formando o logotipo do 50º aniversário da rede que aparece em um fundo azul. Três feixes coloridos em vermelho, verde e azul (as três cores da rede) também apareceram no final da vinheta. A vinheta de 30 segundos ganhou uma Medalha de Bronze nos Festivais de Nova York 2003 e um prêmio Finalista na Promax em 2004.
A partir de meados da década de 2000 ao início de 2010s, ABS-CBN minimizou o uso de vinhetas em favor de vídeos de música lançado durante o Verão e Natal.
A primeira vinheta para o seu 55º aniversário teve a panorâmica da câmera em várias direções em direção ao logotipo do ABS-CBN e ao logotipo do 55º aniversário, que tinha dois números 5 coloridos em vermelho e verde e um globo azul. Em outubro (mês de aniversário da rede), o ABS-CBN lançou uma vinheta de 2 minutos, o segundo para o seu 55º aniversário. Com o título "Beyond Television", isso retrata a transformação do ABS-CBN da maior rede de TV do país para se tornar uma empresa de mídia totalmente diversificada além da televisão.
Sua vinheta para 2012 tinha pessoas comuns formando vários objetos, como uma casa, o sol na bandeira filipina, o planeta Terra e mais, antes de formar o logotipo ABS-CBN. Para o seu 60º aniversário, o ABS-CBN tinha uma vinheta que tinha vários círculos coloridos nas três cores da rede (vermelho, verde e azul) formando o logotipo do 60º aniversário da rede.
Em fevereiro de 2014, a ABS-CBN lançou sua primeira vignette animada CGI desde 2004, a tempo de lançar o logotipo atual do ABS-CBN. A vinheta de 30 segundos tinha incontáveis cubos vermelhos, verdes e azuis e barras de metal formando o logotipo do ABS-CBN. A vinheta ocorreu em um fundo escuro (levando a parecer que foi configurado no espaço) e também tinha o novo gráfico "sunrise" da rede.
Slogans |
Corporativa e anual |
- 23 de outubro de 1953: From where it happens, we see it happen. (De onde isso acontece, vemos isso acontecer.)
- Década de 1960: The Philippines' Premier Channel, One Strike Takes All Three (O premier canal do Filipinas, Uma greve leva todos os três)
- Década de 1960: The Viewing Is Fine On Channel 9 (A visualização é sempre muito bem no Channel 9)
- 1966-1972: ABS-CBN: First in COLOR Television (Primeiro na televisão a cores)
- 1967-1972 é 1986-1990: The Philippines' Largest Network (A maior rede do Filipinas)
- 1969: Channel 2: The Family Channel (Canal 2: o canal de família)
- 1969: GO 4 (Ir 4)
- 14 de julho-dezembro de 1986: ABS-CBN. Watch Us......Do It Again! (ABS-CBN. Nos assistir .... fazê-lo novamente!)
- Dezembro de 1986-28 de fevereiro de 1987: Sharing a New Life with You (Compartilhando uma nova vida com você.)
- 1 de março de 1987-1992: ABS-CBN: The Star Network (ABS-CBN: a rede dos estrelas)
- 1988-1993: ABS-CBN Satellite Broadcast System (ABS-CBN: sistema de transmissão via satélite)
- 1988: ABS-CBN: Celebrating 35 Years of the Philippines' Largest Network (ABS-CBN: comemorando 35 anos da maior rede das Filipinas)
- 1989-2004, 2017-agora: In the Service of the Filipino (No serviço do Filipino)
- 1992-agora: In The Service Of The Filipino Worldwide (No serviço do filipino em todo o mundo)
- 1992: The Most Admired Broadcasting Network in Asia (A rede de transmissão mais admirada da Ásia)
- 1992: Through 50,000 watts of pure solid-state entertainment power! (Através de 50.000 watts de puro poder de entretenimento de estado sólido!)
- 1993: Bringing 21st Century Television to the Filipino (trazendo televisão do 21° século para o filipino)
- 1993: Sariwain ang nasyonalismo, ipagbunyi ang lahing Pilipino (Renove o nacionalismo, celebrar os filipinos)
- 1993: 40 Years: ABS-CBN and Philippine Television (40 anos: ABS-CBN e na televisão nas Filipinas)
- 1995-1997: All the Best Shows Come from the Brightest Network (Todos os melhores programas provêm da rede mais brilhante)
- 1996: 50 Years of Committed Communications (50 anos de comunicações cometidos)
- 1997: The Total Entertainment and Information Network (A rede total de entretenimento e informação)
- 1998: Itaguyod ang piso, tangkilikin ang produktong Pilipino (Promover o peso, desfrutar de produtos Filipinas)
- 1998: 45 Years of Philippine Television (45 anos de televisão nas Filipinas)
- 1999: Ang Puso't Diwa ng Telebisyong Pilipino (O coração e a alma da televisão filipina)
- 2000: Out of the Box....Into the New Millennium (Fora da caixa ... No novo milênio)
- 2002: Sa ABS-CBN, Ikaw ang No. 1 (No ABS-CBN, você é o no. 1)
- 2002: It has never been this BIG (Nunca foi tão grande)
- 2003: ABS-CBN: 50 Years of Philippine Television (ABS-CBN: 50 anos de televisão nas Filipinas)
- 2004: Sabay Tayo, Kapamilya! (Vamos juntos, Kapamilya!)
- 2004: Sabay Tayo, Pilipinas! (Vamos juntos, Filipinas!, usado apenas para estações regionais ABS-CBN fora de Manila)
- 2005: Bawat Pinoy, Kapamilya (Todo filipino é parte de nossa família)
- 2005: Iba Magmahal ang Kapamilya (O amor de um familiar é único)
- 2006: Angat Ang Pinoy (Os filipinos são ótimos)
- 2007: One Country, One Station, One Family (Um país, uma estação, uma família)
- 2008: Team Kapamilya Tayo (Nós e equipa família)
- 2008: 55 Years: One World, One Network, One Family (55 anos: um mundo, uma rede, uma família)
- 2008: ABS-CBN: Beyond Television (ABS-CBN: além da televisão)
- 2009: Kayang-Kaya Natin, Kapamilya (Nós podemos fazer isso, Kapamilya)
- 2010: Bilib sa Pinoy (Acredite em Filipino)
- 2011: BidaBest (Seja o melhor)
- 2012: Da Best ng Pilipino (O melhor dos Filipinos)
- 2013: 60 Years of Philippine Television: Kwento Natin Ito! (60 anos de televisão filipina: esta é a nossa história!)
- 2014: Masayang Muli ang Kwento Natin (Nossa história está feliz mais uma vez)
- 2015: Kapamilya, Thank You 2x (Kapamilya, obrigado 2x)
- 2015: Shine, Pilipinas! (Brilho, Filipinas!)
- 2015: Kapamilya, Thank You! (Kapamilya, obrigado!)
- 2016-2017: Isang Pamilya Tayo (Somos é uma família)
- 2018: Nagmamahal, ABS-CBN Regional (Com amor, ABS-CBN Regional)
- 2018-agora: Just Love Sa Lahat Ng Panahon (Só amo, em todos os dias)
- 2018: 65 Years of Philippine Television (65 anos de televisão filipina)
Verão |
- 2001: Sama-Summer Together (Juntos, temos neste verão)
- 2002: Saya ng Summer sa ABS-CBN (O verão é divertido no ABS-CBN)
- 2003: Fifty-iesta Na! (É uma festa de cinquenta anos!)
- 2004: Sabay Summer Tayo, Kapamilya (Vamos juntos neste verão, Kapamilya)
- 2005: Iba Ka-Summer ang Kapamilya (A companhia de um membro da família no verão é única)
- 2006: Kapamilya, Summer Na, Sama Ka! (Kapamilya, o verão chegou, participe!)
- 2007: Araw Natin 'To! (Este é o nosso dia!)
- 2008: One Team, One Summer (Uma equipe, um verão)
- 2009: Galaw-Galaw sa Tag-Araw! (Mova-se neste verão!)
- 2010: Summer ang Simula (O verão é o começo)
- 2011: Bida Best sa Tag-Araw (Seja o melhor neste verão)
- 2012: Pinoy Summer, Da Best Forever (O verão filipino é o melhor para sempre)
- 2013: Kwento ng Summer Natin (A história do nosso verão)
- 2014: Masayang Muli ang Kwento ng Summer (A história do verão está feliz mais uma vez)
- 2015: Shine, Pilipinas! (Brilho, Filipinas!)
- 2016: Ipanalo ang Pamilyang Pilipino (Fazer uma vitória da família filipina)
- 2017: Ikaw ang Sunshine Ko, Isang Pamilya Tayo (Você é minha luz do sol, somos uma família)
- 2018: #JustLOVE Araw-Araw (Só ame, no dia a dia)
Natal |
- 1986-1997: Maligayang Pasko at Manigong Bagong Taon Mula sa ABS-CBN! (Um feliz natal e um feliz ano novo do ABS-CBN!)
- 1998: Maligayang Pasko Po sa Taon ng Sentenaryo (Feliz natal no ano centenário)
- 1998: Paskong Punong-Puno ng Puso (Uma natal cheio de coração)
- 1999: Maligayang Pasko Po sa Darating na Milenyo (Feliz natal no próximo milênio)
- 2000: Sama-Sama Tayo Ngayong Pasko! (Juntos, temos agora natal!)
- 2002: Isang Pamilya, Isang Puso Ngayong Pasko (Um familia, um coração neste natal)
- 2003-2004: Maligayang Pasko, Kapamilya (Feliz natal, Kapamilya)
- 2005: Magpasaya ng Kapamilya (Espalhar a alegria ao membro da família)
- 2006: Angat ang Ligaya ng Pasko (levantar a alegria do Natal)
- 2007: One Country, One Family, One Christmas: Walang Mag-Iisa Ngayong Pasko (Um país, uma família, uma Natal: sem sozinho de Natal)
- 2008: May Katuparan ang Hiling sa Kapamilyang Kapiling (Há desejos concedidos com uma família de enfrentamento)
- 2009: Bro, Ikaw ang Star ng Pasko (Bro, você é a estrela do Natal)
- 2010: Ngayong Pasko, Magniningning ang Pilipino (Este Natal, o filipino vai brilhar)
- 2011: Da Best ang Pasko ng Pilipino (O Natal dos filipinos é o melhor)
- 2012: Lumiliwanag ang Mundo sa Kwento ng Pasko (O mundo brilha na história do Natal)
- 2013: Magkasama Tayo sa Kwento ng Pasko (Estamos juntos na história do Natal)
- 2014: Thank You, ang Babait Ninyo (Obrigado por toda a sua gentileza)
- 2015: Thank You for the Love! (Obrigado pelo amor!)
- 2016: Isang Pamilya Tayo Ngayong Pasko (Somos uma família neste Natal)
- 2017: #JustLOVE (Só ame)
- 2018: Family Is Love, #JustLOVE (Família é amor, só ame)
Slogans mensais / trimestrais
- Agosto de 1989: Way High in August (Bem alto em agosto)
- 2º semestre de 2002: It has never been this BIG (Nunca foi tão grande)
- Fevereiro de 2003: Fabulous February (Fabuloso fevereiro)
- Março de 2003: March Attacks (Ataques de março)
- Abril de 2003: April's Full (Uma abril completo)
- Maio de 2003: May na May Dating! (Maio que isso tenha acontecido!)
- Junho de 2003: June Ride of Your Life (Passeio de junho da sua vida)
- Julho de 2003: July High (Alta julho)
- Agosto de 2003: 50 Ways to Celebrate August (50 maneiras de comemorar agosto)
- Setembro de 2003: September Fever (Febre de setembro)
- Outubro de 2003: October Best (Melhor em outubro)
- Novembro de 2003: Nobyembre Dekalibre (Decalibre novembro)
- Dezembro de 2003: DisyembRegalo (Presente de dezembro)
- 1º trimestre de 2004: 100% Wagi (100% vencedor)
- 4º trimestre de 2004: Ang Lakas Mo Sa Amin! (Sua força está em nós!)
- Maio de 2007: May Da Best! (Maio o melhor!)
- Julho de 2007: Biggest July of the Year (O maior julho do ano)
- Agosto de 2007: Agos2
- Setembro de 2007: Septacular
- Outubro de 2007: Patoktober
- Novembro de 2007: Novemberrific
- Setembro de 2017: Best SeptemBER Ever (Melhor setembro de sempre)
Audiência |
Desde o início da TV, nas Filipinas, ABS-CBN estabeleceu-se como a rede televisiva mais assistida (com exceção de 1972-1988) das Filipinas. Em 1970, a ABS-CBN possuia 80% quota de audiência - a maior quota de audiência registrado por uma rede de televisão filipina.
Desde o encerramento em 1972, ABS-CBN perdeu a maior parte de sua glória para emissoras de TV em sua maioria para outros conglomerados televisivos como RPN, IBC, BBC, e GTV, e da GMA Network, de propriedade privada. Em 1986, a ABS-CBN não conseguiu recuperar seus dias de glória e havia postulado em quinto lugar, muito atrás das redes de share superior.
No entanto, após o relançamento da "Star Network", seu audiência da ABS-CBN começou a crescer rapidamente com o passar dos meses, saltando de 5º lugar para o 1º lugar em Agosto de 1987. Por volta de 1990, os programas de ABS-CBN atraiu altas classificações, resultando em ABS-CBN obter 40-50% da quota de audiência em Mega Manila e 70% da quota de audiência em todo o país.
Na década de 1990, apesar da crescente concorrência, os ratings da ABS-CBN obteve altos índices de audiência graças a maioria dos shows, que estavam bem cotados. Em 1996, a sua quota de audiência em todo o país atingiu 77%, com 41% de audiência em Mega Manila e 81% de quota de audiência nas províncias e regiões. Graças a este domínio contínuo, ABS-CBN foi capaz de crescer a partir de um gigante de radiodifusão para uma companhia de mídia integrada - a primeira rede no país de sempre a fazê-lo, bem como a expansão de 99% dos domicílios no país e se tornar um rede verdadeiramente nacional.
No meio da década, no entanto, viu o surgimento de séries de drama (ou novelas) no horário nobre, tanto local quanto importado do México, após o sucesso de Marimar, que foi exibido na RPN em 1996, e levou a sucessos como Esperanza e Mula sa Puso. Antes de 1996, as séries de drama foram reestruturadas às tardes. Apesar disso, duas formas dominantes de programação em horário nobre antes de 1996, comédias semanais e blocos de filmes permaneceram parte do horário nobre do meio-dia até meados dos anos 2000. A outra programação dominante no horário nobre, o telejornal de 6:00, liderado por sua TV Patrol, continua a ser parte do bloco de horário nobre até hoje.
Na década de 2000, o aumento da concorrência e a turbulência financeira forçaram o ABS-CBN a reformular sua programação, que viu a adição de dramas com temas de fantasia chamados de "fantaseryes", reality shows e a remoção de sitcoms e shows de mordaça no horário nobre da semana. Apesar do aumento da concorrência, a rede conseguiu manter seu domínio nacional com sucessos como Pangako Sa 'Yo, Game KNB ?, Marina, Pinoy Big Brother, Bituing Walang Ningning e muito mais. Em 2007, a ABS-CBN obteve 47% da quota de audiência em todo o país, superior da 35% do GMA. Na verdade, enquanto a GMA continuava a liderar o mercado em Mega Manila, o maior mercado de TV no país, a partir de 2004 a 2017, ainda era da ABS-CBN, que continuava sendo o principal canal em outras áreas em Luzon e em Visayas e Mindanao devido à maior recepção de sinal do que a GMA nessas áreas.
Na mesma década, o ABS-CBN adicionou a sua programação um drama de linha da Coréia do Sul, seguindo o sucesso do drama chinês Meteor Garden, que foi exibido no canal em 2003 (o 50º aniversário da emissora).
Em junho de 2012, a participação da ABS-CBN atingiu 42%, dez pontos a mais do que os 32% registrados pelo GMA.
Originalmente, ABS-CBN utilizava a AGB Nielsen para as classificações de pesquisa. De 2000 a 2006, AGB Nielsen originalmente cobrua mega Manila. Em 2006, eles lançaram o painel de ratings NUTAM que abrange todos os painéis urbanos, nas Filipinas, confirmando ABS-CBN como líder nacional em TV filipino. Em 2009, dois anos após uma polêmica envolvendo o provedor de medição de audiência AGB Nielsen, ABS-CBN deslocado para Kantar Media.
Apesar AGB Nielsen ser um provedor de ratings confiável, ele foi atingido com inúmeras controvérsias. Além disso, AGB Nielsen teria coberto apenas todos os painéis urbanos em todo o país, cobrindo 100% das áreas urbanas do país, mas apenas 57% de todas as áreas, e com um tamanho painel de 2.000 domicílios urbanos. Kantar Media, por sua vez, abrange tanto os painéis urbanos e rurais e cobre 100% de todas as áreas das Filipinas, e com um maior tamanho do painel de 2.610 famílias urbanas e rurais.
Nos últimos anos, devido ao sucesso da sua caixa de configuração de TV digital, o ABS-CBN TVplus, ABS-CBN tem uma liderança de audiência mais ampla em comparação com seus resultados antes do lançamento da TVplus. A share da ABS-CBN cresceu de 42% no primeiro trimestre de 2015 (que viu o lançamento da TVplus em fevereiro desse ano) para 45% no terceiro trimestre de 2017, enquanto a share da GMA caiu de 35% para 34% no mesmo período. A share da ABS-CBN na Mega Manila tambem cresceu, de 31% para 35%, enquanto a share da GMA caiu de 40% para 36%, e em Metro Manila, a share da ABS-CBN saltou de 33% para 40% enquanto a share da GMA caiu de 35% a 29%.
Em outubro de 2017, o ABS-CBN, que tinha 46% da participação da audiência na audiência nacional vs 33% da GMA, derrotou a GMA em Mega Manila com 36% de participação audiência frente aos 34% da GMA, continuando a liderar os índices do público em Metro Manila, Luzon , Visayas e Mindanao. O forte desempenho da rede em Mega Manila empurrou sua participação auditiva durante o segundo semestre de 2017 para 36% contra os 35% da GMA.
Em 2017, ABS-CBN manteve o domínio nacional na audiência da TV para o 30º ano consecutivo, registrando 46% quota de audiência em todo o país contra do 34% do GMA. Ele derrotou o GMA no público da manhã (39% contra 32%) e do meio dia (45% vs 36%) pelo segundo ano consecutivo, e mantendo sua liderança na tarde (44% vs 37%) e primetime (50% vs 32%) . A participação de 46% na audiência foi maior do que a participação de 45% publicada em 2016 e também a maior desde que a Kantar Media apresentou seu painel ampliado de medição de audiência urbana e rural em junho de 2012.
Outro resultado das fortes vendas da TVplus que impulsionaram a forte penetração da TV digital foi o aumento da participação de audiência dos canais digitais da ABS-CBN. Em 2015, quando os quatro canais digitais da rede (CineMo !, Yey !, Knowledge Channel e Teleradyo) começaram a transmitir regularmente, os canais tinham apenas 0,53% de participação de audiência. Dois anos depois, impulsionado particularmente pelo forte crescimento do CineMo! e Yey !, que tiveram 3% e 2% de participação de público respectivamente em 2017, esses canais tiveram uma participação combinada de audiência de 5,9%. Combinando essas indices com as do ABS-CBN Channel 2 e ABS-CBN S + A, a participação total da rede ABS-CBN em seus seis canais (Canal 2, S + A e os quatro canais digitais) aumentou de 47% para 53% daqui a dois anos. Até 2017, de fato, os quarto canais digitais da rede, e o S + A, tinham mais participação do público em comparação com a TV5, o terceiro lugar no público.
Segunda a Sexta |
País | Título do programa | Gênero | Hora |
---|---|---|---|
Umagang Kay Ganda | Telejornalismo | 05:00 | |
Magandang Buhay | Talk show | 07:30 | |
Naruto Shippuden (sétima temporada) | Anime | 09:00 | |
WansapanaSummer | Série | 09:15 | |
Summer Kapamilya Blockbusters | Cinema | 10:00 | |
Oh My G! | Telenovela | 11:30 | |
It's Showtime | Programa de variedades | 12:15 | |
Asintado | Telenovela | 14:30 | |
Araw_Gabi | Telenovela | 15:15 | |
Mission Possible (Segunda) | Programa jornalístico | 16:30 | |
3-in-1 (Terça) | |||
RealiTV (Quarta) | |||
Sports U (Quinta) | |||
Tapatan ni Tunying (Sexta) | |||
Kapamilya, Deal or No Deal | Game show | 17:00 | |
Inday Bote | Telenovela | 18:00 | |
TV Patrol | Telejornalismo | 18:30 | |
Nathaniel | Telenovela | 19:40 | |
Forevermore | Telenovela | 20:45 | |
Bridges of Love | Telenovela | 21:10 | |
Aquino & Abunda Tonight | Talk show | 21:50 | |
My Lovely Girl | Série | 22:05 | |
Bandila | Telejornalismo | 22:50 | |
Mukha (Segunda) | Programa jornalístico | 23:45 | |
Banana Nite (Terça a Sexta) | Sitcom | ||
O Shopping | Infomercial | 00:00 |
Sábado e Domingo |
País | Título do programa | Gênero | Hora |
---|---|---|---|
Salamat Dok | Programa jornalístico | 06:00 (Sábado) | |
07:30 (Domingo) | |||
Kabuhayang Swak na Swak | Programa jornalístico | 07:00 | |
Angel Wings (Sábado) | Série | 07:30 | |
Sineskwela (Sábado) | Educacional | 08:00 | |
Kung Fu Panda: Legends of Awesomeness (Sábado) | Desenho animado | 08:30 | |
SpongeBob SquarePants (Sábado) | Desenho animado | 09:00 | |
NBA (Sábado) | Desporte | 10:00 | |
It's Showtime (Sábado) | Programa de variedades | 12:00 | |
Ipaglaban Mo! (Sábado) | Série | 15:00 | |
Failon Ngayon (Sábado) | Programa jornalístico | 16:00 | |
S.O.C.O. (Scene of the Crime Operatives) (Sábado) | Programa jornalístico | 16:45 | |
TV Patrol Weekend | Telejornalismo | 16:00 (Sábado) | |
15:30 (Domingo) | |||
Mga Kwento ni Marc Logan (Sábado) | Humor | 16:00 | |
Home Sweetie Home (Sábado) | Sitcom | 16:30 | |
MMK (Sábado) | Série | 19:15 | |
Your Face Sounds Familiar | Reality show | 20:45 (Sábado) | |
20:30 (Domingo) | |||
Banana Split Extra Scoop (Sábado) | Sitcom | 21:45 | |
The Bottomline with Boy Abunda Extra Scoop (Sábado) | Talk show | 23:30 | |
O Shopping (após o dia seguinte) | Infomercial | 00:30 (Sábado) | |
00:45 (Domingo) | |||
The Healing Eucharist (Domingo) | Religioso | 06:00 | |
Max Steel (Domingo) | Desenho animado | 08:30 | |
Superbook (Domingo) | Desenho animado | 09:00 | |
Matanglawin (Domingo) | Informativo | 10:00 | |
Kapamilya Kiddie Blockbusters (Domingo) | Cinema | 10:45 | |
ASAP (Domingo) | Programa de variedades | 12:15 | |
Kapamilya Mega Blockbusters (Domingo) | Cinema | 10:45 | |
Luv U (Domingo) | Sitcom | 17:00 | |
Goin' Bulilit (Domingo) | Sitcom | 18:00 | |
Wansapanataym (Domingo) | Série | 18:45 | |
Rated K (Domingo) | Revista | 19:30 | |
Gandang Gabi, Vice! (Domingo) | Talk show | 21:45 | |
Sunday's Best | Especiais de televisão | 22:45 |
Canais da ABS-CBN |
Terrestre |
Analógico |
- ABS-CBN Canal 2
- ABS-CBN Sports and Action
Digital |
- Cine Mo!
- Yey!
Cabo |
ANC (notícia)
Cinema One (filme)- DYAB TeleRadyo Cebu (Cebu)
- DXAB TeleRadyo Davao (Davao)
DZMM TeleRadyo (notícias informativo)
Hero (série animada dublado em tagalo)
Jeepney TV (programas clássicos)
Knowledge Channel (educacional)
Lifestyle Network (estilo de vida)
MYX (música)
O Shopping (em parceria com CJ Group)
Internacional |
ABS-CBN Sports+Action International (disponível nos Estados Unidos)
Bro (disponível nos Estados Unidos)- Cinema One Global
MYX TV (disponível nos Estados Unidos)- The Filipino Channel
Extinto |
ANC Global (2002-2017)
Balls/Balls HD (2008-2015)- CgeTV (2010-2012)
- Maxxx (2008-2010)
Studio 23 (1996-2014)- Velvet (2008-2014)
Estações de rádio da ABS-CBN |
Terrestre |
Analógico |
- My Only Radio For Life!
- MOR 101.9 Manila
- DZMM Radyo Patrol 630
Internacional |
- Filipino Radyo Network
Internet |
- Filipino On Demand
- iWanTV
- MOR TV
Subsidiárias |
- ABS-CBN Lingkod Kapamilya Foundation, Inc.
- ABS-CBN Global Ltd.
- ABS-CBN International
- ABS-CBN Interactive
- ABS-CBNmobile
- ABS-CBN Publishing, Inc.
- Creative Programs, Inc.
- Roadrunner Network, Inc.
- Sarimanok News Network, Inc.
- Sky Cable Corporation
- Star Cinema
- Star Magic
- Star Records
Divisões |
- ABS-CBN Film Archive
- ABS-CBN Licensing
- ABS-CBN News and Current Affairs
- ABS-CBN Sports
- Cable Channels and Print Media Group
- Creative Communications Management Group
- Manila Radio Division
- Regional Network Group
- Star Entertainment Group
Referências
↑ "The History of Philippine Television"
↑ «Philippine Television: That's Entertainment». Consultado em 6 de junho de 2013. Arquivado do original em 3 de abril de 2013
- Este artigo foi inicialmente traduzido do artigo da Wikipédia em inglês, cujo título é «ABS-CBN».
Ligações externas |
- Site oficial