Marina and the Diamonds
Marina | |
---|---|
Marina se apresentando em outubro de 2015. | |
Informação geral | |
Nome completo | Marina Lambrini Diamandis |
Nascimento | 10 de outubro de 1985 (33 anos) |
Origem | Brynmawr, País de Gales Reino Unidoo |
Gênero(s) | Indie pop, New wave, electropop |
Extensão vocal | Mezzosoprano |
Período em atividade | 2005–presente |
Gravadora(s) | Neon Gold, Atlantic, 679 Recordings, Chop Shop, Elektra |
Afiliação(ões) | Clean Bandit |
Influência(s) | Madonna, Nirvana, Kate Bush, Britney Spears, Daniel Johnston, Blondie, The Distillers, Patti Smith, Tom Waits, Fiona Apple |
Influenciado(s) | Bridgit Mendler, Melanie Martinez, Poppy, Bea Miller |
Página oficial | www.marinaandthediamonds.com |
Marina Lambrini Diamandis[1] (em grego: Μαρίνα-Λαμπρινή Διαμαντής) (Abergavenny, 10 de outubro de 1985), conhecida pelo nome artístico de Marina, e anteriormente Marina and the Diamonds (às vezes estilizado como Marina & the Diamonds), é uma cantora, compositora britânica, nascida no País de Gales.[2][3] Ela chegou à fama após alcançar o segundo lugar da "BBC Sound of 2010", vindo logo atrás de Ellie Goulding. Após lançar um EP privado, Diamandis lançou seu segundo EP, The Crown Jewels EP, com a ajuda da Neon Gold Records, em 2010. Depois, de contrato assinado com a 679 Recordings, ela lançou seu primeiro álbum de estúdio, The Family Jewels, seguido por seu terceiro EP, The American Jewels EP, em 2010. Em 2011, Marina anunciou que estava trabalhando em seu segundo álbum, Electra Heart lançado na primavera de 2012. O primeiro single do álbum, "Radioactive" foi lançado no Reino Unido em 3 de Outubro de 2011. Em setembro de 2017, Marina anunciou em seu novo blog[4] que iria interromper a carreira artística para se dedicar a cursar Psicologia.
Seu nome artístico, "Marina and the Diamonds", consiste na tradução de seu sobrenome, Diamandis, que significa "Diamonds", em grego. Embora às vezes "os Diamantes" sejam erroneamente referidos como sua banda de fundo, o nome, de fato, refere-se aos fãs de Diamandis: ela explica isso em sua página do MySpace, dizendo: "Eu sou Marina. Vocês são os diamantes".
Em agosto de 2018, Diamandis confirmou que seu quarto álbum seria lançado sobre o nome "Marina", tirando "and the Diamonds" de seu nome artístico.
Seu estilo musical varia de baladas com teclado até novas canções de estilo com o apoio da banda completa. Possui uma ampla lista de influências, tais como Daniel Johnston, Blondie, The Distillers, Patti Smith, Tom Waits, Nirvana, Kate Bush, PJ Harvey, Yann Tiersen, Elliott Smith e Dolly Parton.
Índice
1 Infância e adolescência
2 Carreira musical
2.1 2005-08: Início de carreira
2.2 2009-10: The Family Jewels
2.3 2011-13: Electra Heart
2.4 2014-16: FROOT
2.5 2016-Presente: O Quarto Álbum
3 Discografia
4 Turnês
5 Banda
6 Referências
7 Ligações externas
Infância e adolescência |
Marina nasceu em Abergavenny, País de Gales, filha de pai grego e mãe galesa. Cresceu na vila de Pandy com seus pais e sua irmã mais velha. Frequentou a escola britânica St. Catherine's Embassy School e Monmouth Haberdashers, escola para Meninas, da qual ela citou: "Eu encontrei o meu tipo de talento lá… Eu tinha um professor de música incrível que conseguiu convencer-me que eu podia fazer tudo". Quando seus pais se separaram, Marina mudou-se para Grécia quando tinha dezesseis anos, para viver com seu pai, mas retornou ao País de Gales dois anos mais tarde.
Depois de abandonar a universidade, e com o dinheiro que conseguiu trabalhando em um posto de gasolina durante dois meses, Marina se mudou para Londres com dezoito anos, onde frequentou a escola de dança por apenas dois meses. Após isso, em 2005 ela teve um ano um curso de canto na Escola de Música de West London. Ela participou de muitas audições, incluindo o musical do West End e O Rei Leão.[5]
Carreira musical |
2005-08: Início de carreira |
Em 2005, Marina criou o nome "Marina and the Diamonds"..[6] Ao descrever a origem do nome, ela disse:[6]
Eu nunca previ um personagem, o projeto pop, banda ou artista solo. Eu apenas vi um grupo simples composto de muitas pessoas que tinham o mesmo coração. Um espaço para as pessoas com ideais semelhantes, que não poderia caber em moldes pré-fabricados da vida. Eu me sentia desagradável! Eu realmente quis fazer parte de uma coisa, porque eu nunca me senti muito ligada a ninguém e agora eu sinto que tenho todos à minha volta.
Os primeiros Demos de música da Marina and the Diamonds foram auto-compostos e produzidos em um software da Apple Inc., o GarageBand. Ela encontrou alguém para produzir algumas faixas e estes acabaram em sua estréia Mermaid Vs. Sailor EP que foi lançado em 23 de novembro de 2007. O disco, gravado em CD-Rs, foram vendidos através de sua página do MySpace.[7]
Em janeiro de 2008, Marina foi descoberta pelo músico Derek Davies, e assinou seu contrato com a Neon Gold Records. Logo mais tarde, em Outubro de 2008, acabou assinando com a 679 Recordings.[8]
Marina estreou com "Obsessions" e "Mowgli's Road", seguindo com seu segundo EP The Crown Jewels em 1 de junho de 2009, e tendo como seu segundo single "I Am Not a Robot". Em 7 de dezembro de 2009 ela foi citada na enquete da BBC Sound de 2010, e em 7 de janeiro de 2010 foi anunciado que ela tinha tomado o segundo lugar na enquete, que listou os artistas que "Estreiariam" em 2010.
2009-10: The Family Jewels |
Marina and the Diamonds, lançou o seu álbum The Family Jewels, em 22 de fevereiro de 2010. Ele chegou ao quinto lugar no UK Albums Chart. A nova versão de "Mowgli's Road" foi lançada como single em 13 de Novembro de 2009. No entanto, a canção "Hollywood" foi lançado como o seu primeiro single em 1 de fevereiro de 2010. A nova versão de "I Am Not a Robot" no dia 26 de abril de 2010 se tornou o terceiro single do álbum. Marina disse ela decidiu re-lançar a música, porque "as pessoas pareciam se identificar e se relacionar com a música, independente do sexo ou idade". "Oh No!" se tornou o quarto single do álbum em 2 de agosto de 2010. "Shampain" passará a ser quinto single em 4 de outubro de 2010. Ela embarcou em sua primeira turnê em 14 de fevereiro de 2010, que consiste em setenta dias em todo o Reino Unido, Irlanda, Europa Continental, Estados Unidos e no Canadá.
Logo no início de 2010, Marina tem vindo a colaborar com o produtor Benny Blanco e o guitarrista Dave Sitek, em Los Angeles com um novo material que ela descreve ser "uma oportunidade muito grande para mim como compositora. Estamos como uma trindade esquisita... uma combinação do pop e indie".[9]
Em março de 2010, a Atlantic Records assinou com Marina para Chop Shop Records nos Estados Unidos.[10][11] Antes do lançamento americano do álbum em 25 de maio de 2010,[12] Ela lançou seu terceiro EP, o The American Jewels EP, digitalmente e exclusivamente para os Estados Unidos em março de 2010.[10][11] Diamandis fez sua estréia norte-americana em 14 de Março 2010, através de uma série de apresentações.[13]
Marina and the Diamonds foi nomeada pelo Critics Choice para o Brit Awards de 2010.[14]
2011-13: Electra Heart |
Logo em janeiro de 2011, Marina disse em uma entrevista que estava preparando seu segundo álbum de estúdio, e que o tema seria sobre sexualidade e feminismo. No mesmo mês, Diamandis anunciou que seguiria turnê com Katy Perry, abrindo seus shows na América do Norte. Ainda no início de 2011, vazarem três demos na internet: "Sex Yeah", "Living Dead" and "Jealousy". Em agosto de 2011, Marina divulgou o nome do seu segundo álbum de estúdio: Electra Heart. O primeiro single do álbum, denominado Primadonna, foi lançado acompanhado de seu videoclipe no dia 12 de março de 2012 no canal de Marina no Youtube. A canção atingiu a posição #11 no UK Singles Chart e o video rendeu mais de 27 milhões de visualizações no YouTube.
How To Be A Heartbreaker (terceiro single do album lançada em 7 de dezembro de 2012) ganhou boas posições na Dinamarca, Finlândia, Hungria e na Irlanda, boa parte das vendas foi em formato digital.
No dia 30 de abril de 2012 foi oficialmente lançado o segundo álbum de estudio da cantora: Electra Heart.
2014-16: FROOT |
Depois de passar uma temporada de um mês em Nova Iorque, Diamandis anunciou que estava com material para seu terceiro álbum escrito em fevereiro de 2013. Mais tarde, ela revelou via Facebook que havia começado a escrever o seu acompanhamento, três meses após o lançamento do seu álbum de estúdio pop Electra Heart em abril de 2012, foi confirmado que um dos produtores do álbum é David Kosten.
Em fevereiro de 2014, Diamandis declarou que ela havia gravado metade do álbum, enquanto estava na Suécia com os amigos. Ela agora está planejando uma grande campanha para Froot no próximo ano. Em 10 de outubro de 2014, Marina revelou a faixa-título em seu aniversário.
Em Froot, Marina apresenta um trabalho com uma sonoridade mais diferenciada do que a vista através do desafiador conceito de Electra Heart em 2012, onde trabalhou com diversos produtores mainstream e entregou algo mais pop e comum no cenário musical. Neste álbum, a cantora explora as baladas emocionantes, passeia pelas inconfundíveis batidas disco e até mesmo contempla o electro-pop de forma sutil, compondo todas as faixas e participando grandemente de sua produção.[15]
Diamandis revelou que divulgaria seis faixas do álbum, uma por mês, até o lançamento oficial do álbum por completo. "Happy", a segunda faixa a ser liberada, alcançou a posição #6 no iTunes USA, já "Immortal", alcançou #5 no mesmo chart e a canção "I'm a Ruin" teve seu pico #2, enquanto "Forget" pegou o #1, melhores colocações de Marina até então.
2016-Presente: O Quarto Álbum |
Em dezembro de 2016, o trio eletrônico Clean Bandit confirmou que "Disconnect", uma música que eles perfomaram junto Diamandis no Festival de Música Coachella, seria lançada em seu novo álbum. A canção, foi lançada como single promocional em junho de 2017 e sendo performar novamente, desta vez no festival Glastonbury. Entretanto, a canção foi deixada de fora na versão final do álbum, sendo substituída por "Baby", parceria entre o trio, Diamandis e o cantor porto-riquenho, Luis Fonsi.
Após uma breve pausa em sua carreira para se comprometer com a faculdade de Psicologia, Diamandis confirmou em seu twitter que estava trabalhando em novas músicas, mostrando aos fãs prévias de "Superstar" e "Emotional Machine".
"Emotional Machine" foi apresentada ao público durante a comemoração de aniversário de sua gravadora, Neon Gold Records. A canção foi previamente dita como uma parceria com Georgia Nott, do duo eletrônico, Broods.
Discografia |
Ver artigo principal: Discografia de Marina and the Diamonds
The Family Jewels (2010)
Electra Heart (2012)
FROOT (2015)
Turnês |
- Como artista principal
The Burguer Queen Tour (2010–11)
The Lonely Hearts Club Tour (2012–13)
Neon Nature Tour (2015-16)
- Como artista de abertura
NME Radar Tour (2009)
California Dreams Tour (2011)
Mylo Xyloto Tour (2011–12)
Banda |
|
|
Referências
↑ ASCAP ACE - DIAMANDIS MARINA LAMBRINI. ASCAP.com.
↑ «Introducing Marina and the Diamonds». BBC
↑ Paul Lester (23 de setembro de 2008). «New band of the day - No 395: Marina and the Diamonds». London: guardian.co.uk
↑ «marinabook». marinabook.co.uk. Consultado em 21 de setembro de 2017
↑ BBC Wales - Music - Marina And The Diamonds 28 de outubro de 2009 - bbc.co.uk
↑ ab BLOG: NOW REAL LIFE HAS NO APPEAL. marinaandthediamonds.com - 20 de junho de 2010 - Acessado em 20 de junho de 2010.
↑ The Diamond Exchange - Marina and the Diamonds - Discography marinaandthediamonds.net
↑ BBC - Introducing - Artist - Marina And The Diamonds bbc.co.uk
↑ Levine, Nick Ones To Watch: Marina and the Diamonds 26 de dezembro de 2009 - digitalspy.co.uk
↑ ab Staff (4 de março de 2010). «Marina & The Diamonds Joins Chop Shop Records Line-Up». Chop Shop Records. Consultado em 5 de março de 2010
↑ ab Staff (1 de março de 2010). «Atlantic Records :: MARINA & THE DIAMONDS? THE FAMILY JEWELS DEBUTS TOP 5 IN THE UK». Atlantic Records. Consultado em 5 de março de 2010
↑ Balls, David (4 de março de 2010). «Marina confirms US album release». Digital Spy. Consultado em 5 de março de 2010
↑ Staff (5 de março de 2010). «Marina & The Diamonds' "THE FAMILY JEWELS" Debuts Top 5 in the UK; Acclaimed Pop Sensation Slates U». PR-USA.net. Consultado em 5 de março de 2010
↑ The BRITs 2010 | The Brit Awards 2010 brits.co.uk - 16 de fevereiro de 2010 - Acessado em 3 de maio de 2010.
↑ Weiner, Sophie (4 de maio de 2015). «Marina and the Diamonds 'Froot' Album Review». Rolling Stone. Consultado em 18 de junho de 2018
Ligações externas |
- Site Oficial de Marina and the Diamonds