Competições de robótica
Competições de robôs reúnem construtores de robôs que competem para mostrar qual deles é capaz de cumprir da melhor forma um determinado objetivo especificado anteriormente à competição. As competições podem ser diferenciadas segundo alguns critérios básicos, a saber:
- Os seus propósitos científicos e acadêmicos;
- O grau de autonomia exigida dos protótipos de robôs para a realização das tarefas a eles solicitadas;
- As restrições para a construção do protótipo, ou seja, o quão livre é a escolha das plataformas robóticas que podem ser empregadas na construção dos protótipos e a maneira como a organização da equipe está vinculada a iniciativas de instituições educacionais ou organizações formais.
Algumas das competições de robôs são incluídas no amplo conceito de Olimpíadas Científicas pelo seu caráter de promover o estudo e difundir o conhecimento científico e tecnológico nas sociedades que as promovem. Entretanto, sob o ponto de vista, da análise que busca o agente a que se destina o desafio oferecido nas competições de robôs, esses eventos se diferenciam de todas as demais Olimpíadas Científicas tradicionais, pois o desafio deve ser resolvido, em última instância, pelo robô construído pelos inscritos na competição.
Apesar de parecer um detalhe o fato de o robô ser o agente final para a resolução do desafio proposto, esse aspecto determina uma grande transformação no conceito original de Olimpíada, por duas razões:
- O grau de autonomia do robô determina de forma equivalente o grau de distanciamento dos seus autores humanos do seu resultado efetivo, pois, se o robô é autônomo, os seus construtores humanos não podem interferir no seu desempenho durante as atividades que pratica na competição, o que pode fazer com que, em breve, sistemas especialistas de grande porte, tenham mais efeito sobre o resultado do robô do que o seu estado inicial;
- Por ser um produto, o protótipo do robô exige mais do que os conhecimentos típicos das áreas de conhecimento naturalmente vinculadas à robótica, requer, de maneira determinante, o conhecimento e as práticas típicas do gerenciamento de projetos, o que faz ficar evidente a necessidade de se administrar recursos finitos, experiência raramente observada em outras Olimpíadas Científicas tradicionais.
Atualmente existem várias competições de robótica no mundo, as competições de robótica visam a, principalmente, estimular a pesquisa e o desenvolvimento na área de robótica como um todo, servindo muitas vezes como uma forma de colocar em prática os conhecimentos teóricos aprendidos por estudantes de áreas afins da engenharia e a troca de informações entre alunos e profissionais da área.
Índice
1 Os robôs agentes e os cenários dos desafios
2 Algumas competições de robótica para protótipos de robôs autônomos
3 Algumas competições de robótica para protótipos de robôs telecontrolados ou com autonomia reduzida
4 Ver também
5 Ligações externas
Os robôs agentes e os cenários dos desafios |
Pode se dizer que os desafios a serem enfrentados pelos robôs são compostos pela configuração física do ambiente a ser explorado pelo robô, o "cenário", pelas regras que definem a conduta permitida para a atuação do robô, pela descrição sumária do que é entendido como robô e suas limitações estruturais (massa, volume, componentes etc) e pelo escopo de sua ação: os objetivos e suas prioridades.
Os desafios propostos nas competições podem ser considerados como experimentos desenvolvidos para um laboratório de testes de protótipos de robôs e, dessa maneira, necessitam apresentar com clareza o máximo de informações sobre os robôs agentes e sobre o cenário que será oferecido para a sua atuação. Isso significa que os organizadores planejam e testam a proposta do desafio antes de expô-lo no evento, avaliando-o segundo a sua exequibilidade, a sua relevância frente aos conhecimentos que poderá suscitar e a potencialidade dos frutos decorrentes das soluções que porventura sejam desenvolvidas a partir dele.
Dessa forma, as competições oferecem documentos que visam a dar esclarecimento sobre os desafios tais como, por exemplo, os Manuais de Regras da OBR Olimpíada Brasileira de Robótica ou como os Cadernos de Apoio do TJR Torneio Juvenil de Robótica __ esses últimos, por exemplo, apresentam os experimentos propostos, os fatos do cotidiano a partir dos quais foram inspirados e o processo de valoração dos objetivos a serem alcançados pelos robôs se o experimento for empregado para a competição.
Conforme a descrição do cenário e do escopo do agente robô se torna mais minuciosa, bem como as competências do agente têm de ser mais numerosas e complexas para que ele possa superar os elementos dispostos no cenário, mais próxima das áreas de pesquisa estará a competição, exigindo, portanto, equipes com alto grau de experiência e grande formação técnica de seus integrantes. Assim se dá, por exemplo, com a DARPA ou com a ROBOCUP.
Competições com descrições minuciosas, porém com solicitação de uma menor quantidade de competências para que o robô atinja os objetivos do desafio servem para acolher crianças e jovens que se dedicam ao estudo de computação e robótica e auxiliar a sua preparação para que possam participar, no decorrer de seu desenvolvimento formativo, de grupos de pesquisa nas universidades e, por consequência, das competições voltadas para esses grupos. Desse rol fazem parte, por exemplo a VRC VEX Robotics Competition, a ROBOCUP JR, a LARC Latin American Robotics Competition, a OBR Olimpíada Brasieira de Robótica e o TJR Torneio Juvenil de Robótica.
Outras competições fazem o papel introduzir a robótica frente ao currículo formativo das crianças e jovens, são eventos voltados para difundir o papel da robótica para obtenção do bem estar social, em que os desafios podem ser resolvidos através de construções de agentes simples. Os desafios imersos em uma abordagem transdisciplinar visam a reforçar os conceitos de ciências praticados na educação básica. Nesse rol está, por exemplo, a FLL First Lego League.
Algumas competições de robótica para protótipos de robôs autônomos |
RoboCup - Competição Internacional: Abrangência Mundial. Conta com competições seletivas em mais de 40 países.
RoboCup Junior - Competição Internacional: Abrangência Mundial. Evento integrado a RoboCup.- WRO World Robotic Olympiad - Competição Internacional: Abrangência Mundial. Conta com competições seletivas em mais de 40 países.
- FIRA RoboWorld Cup - Competição Internacional: Abrangência Mundial. Conta com competições seletivas em mais de 30 países.
DRC DARPA Robotics Challenge - Competição Internacional: Abrangência Mundial.- LARC Latin-American Robotics Competition - Competição Internacional: Abrangência na América Latina.
- OBR Olimpíada Brasileira de Robótica- Competição Nacional: Abrangência Nacional. País: Brasil. Conta com a participação de mais de 2000 equipes.
- CBR Competição Brasileira de Robótica - Competição Nacional: Abrangência Nacional.País: Brasil. Conta com a participação de mais de 100 equipes.
- TJR Torneio Juvenil de Robótica - Competição Nacional: Abrangência Nacional. País: Brasil. Conta com a participação de mais de 1000 equipes.
ITR International Tournament of Robots - Competição Internacional: Abrangência Mundial.- FLL Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League - Competição Internacional: Abrangência Mundial.
Micromouse - Competição Internacional: Abrangência Mundial.
Algumas competições de robótica para protótipos de robôs telecontrolados ou com autonomia reduzida |
- FLL First Lego League - Competição Internacional: Abrangência Mundial. Conta com competições seletivas em mais de 40 países.
- VRC VEX Robotics Competition - Competição Internacional: Abrangência Mundial. Conta com competições seletivas em mais de 30 países.
- RoboGames - Competição Internacional: Abrangência Mundial. Conta com a participação de equipes de mais de 30 países.
Ver também |
- Robótica
- Mecatrônica
- RoboCup
- Olimpíada Brasileira de Robótica
Ligações externas |
- RoboCup - Página oficial da organização [1]
- WRO - Página oficial da organização [2]
- FIRA - Página oficial da organização [3]
- LARC - Página oficial da organização [4]
- CBR - Página oficial da organização [5]
- OBR - Página oficial da organização [6]
- TJR - Página oficial da organização [7]
- FLL - Página oficial da organização [8]
- VRC - Página oficial da organização [9]
- RoboGames - Página oficial da organização [10]
- Robótica: Das Competições para o Futuro