Metrô de Brasília
Metrô de Brasília | |||
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Vias do sistema em Águas Claras | |||
Informações | |||
Proprietário | Governo do Distrito Federal | ||
Local | Águas Claras, Ceilândia, Guará, Plano Piloto, Samambaia e Taguatinga, DF | ||
País | Brasil | ||
Tipo de transporte | Metropolitano | ||
Número de linhas | 2 | ||
Número de estações | 24 (+ 5 em obras) | ||
Tráfego | 144 mil/dia[1] | ||
Chefe executivo | Marcelo Dourado (diretor-presidente)[2] | ||
Sede | Avenida Jequitibá, Lote 155 – Sul, Águas Claras, DF 71929-540 | ||
Website | Companhia do Metropolitano do Distrito Federal | Metrô DF | ||
Funcionamento | |||
Início de funcionamento | 17 de agosto de 1998 (20 anos)[3] | ||
Operadora(s) | Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô DF) | ||
Número de veículos | 32 | ||
Dados técnicos | |||
Extensão do sistema | 42,38 km[4] | ||
Bitola | Bitola larga (1600 mm) | ||
Eletrificação | 3º trilho (750Vcc) | ||
Velocidade máxima | 80 km/h | ||
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Metrô de Brasília | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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O Metrô de Brasília é um sistema de metropolitano que opera em 6 regiões administrativas do Distrito Federal brasileiro.[5] É operado pela Companhia do Metropolitano do Distrito Federal.
É composto atualmente por 2 linhas em operação, a Linha Verde e a Linha Laranja, que somam 24 estações e 42,38 km de extensão.[5] O sistema entrou em operação no dia 17 de agosto de 1998, com o início da operação experimental de um trecho de cerca de 22,5 km.[3]
Atualmente atende as regiões administrativas de Águas Claras, Ceilândia, Guará, Plano Piloto, Samambaia e Taguatinga. O sistema transporta uma média de 144 mil passageiros por dia.[1]
Índice
1 História
1.1 Projeto e obras
1.2 Operação comercial
2 Características
3 Linhas
4 Estações
5 Frota
6 Tarifas
7 Ver também
8 Referências
9 Ligações externas
História |
Projeto e obras |
Em janeiro de 1991, foi criado um grupo executivo de trabalho chamado charles delas encarregado de elaborar os primeiros estudos sobre o impacto ambiental das futuras obras de implementação do sistema. Em maio do mesmo ano, foi criada a Coordenadoria Especial, que tinha por missão gerenciar a construção do Metrô de Brasília.
Em agosto de 1991, foi lançado um edital de concorrência voltado à escolha do consórcio que seria responsável pelo fornecimento dos bens e dos serviços necessários à implantação do projeto. O Consórcio Brasmetrô, composto pelas construtoras Camargo Corrêa, Serveng Civilsan, Norberto Odebrecht e Andrade Gutierrez, pelas fornecedoras de equipamentos elétricos Inepar e CMW, e pela empresa TCBR, autora do projeto, foi o vencedor.
As obras de implementação do sistema iniciaram-se em 1992 e, originalmente, tinha previsão de término em 1994. Mas, com o atraso das obras, o primeiro trecho só foi inaugurado no início de 2001. O serviço comercial começou em setembro daquele ano.
Operação comercial |
Durante os primeiros meses, o sistema operou somente das 10 às 16 horas, ao longo de 32 km da rede de 41 km (da Estação Central à Taguatinga e à Samambaia) e de 11 estações.
A Estação Concessionárias foi entregue em 2002. A Estação Arniqueiras passou a operar em 2004. As estações Centro Metropolitano e Ceilândia Sul foram inauguradas em 2006. No ano de 2008, em 16 de abril, foram entregues as estações 108 Sul, Guariroba, Ceilândia Centro, Ceilândia Norte e Terminal Ceilândia. Em 2009 foram entregues as estações 102 Sul e 112 Sul. Em maio de 2010, foi entregue a Estação Guará. Já pronta, a Estação Estrada Parque ainda não está operacional. Ainda estão previstas as estações 104 Sul, 106 Sul, 110 Sul e Onoyama, além de novas estações nas expansões do sistema nas direções da Asa Norte, de Ceilândia e de Samambaia.
Inaugurada em 25 de julho de 2010, a nova Rodoviária Interestadual de Brasília situa-se ao lado da Estação Shopping, permitindo uma integração entre o sistema e a rodoviária.
Características |
Este sistema é formado pelas Linhas Verde e Laranja. Ambas as linhas começam na Estação Central, situada no subsolo da Rodoviária do Plano Piloto, e compartilham um trecho de 19,19 km que vai até a Estação Águas Claras. A Linha Laranja segue para Samambaia, enquanto que a Linha Verde segue para Ceilândia.
O metropolitano trafega pelo subsolo no trecho entre a Estação Central e a Estação Terminal Asa Sul. Também é subterrâneo o trecho sob a região administrativa de Taguatinga, onde localiza-se a Estação Praça do Relógio, bem como o trecho entre as estações Guariroba e Ceilândia Norte, passando pela Estação Ceilândia Centro (a única estação subterrânea em Ceilândia), e sob o centro da cidade. Também há um único trecho de via elevada sobre a EPIA, próximo à Estação Shopping. Os outros trechos do sistema são basicamente em superfície, predominantemente em trincheira.
A velocidade máxima das composições é de 80 km/h. A bitola dos trilhos é de 1.600 mm (bitola larga) e a alimentação dos trens é feita por um terceiro trilho. As estações são equipadas com escadas fixas, escadas rolantes e elevadores.
Atualmente, o sistema opera de segunda-feira a sábado, das 6 às 23h30. Aos domingos e feriados, o horário de funcionamento vai das 7 às 19 horas.[6]
O principal problema do sistema é a distância acima da média entre muitas estações, causada pela baixa densidade demográfica ao longo do trajeto, fazendo com que componha somente uma pequena parte do sistema de mobilidade urbana do Distrito Federal. É majoritariamente um serviço interurbano, com exceções no Plano Piloto e em Ceilândia. A região administrativa de Águas Claras é bem servida pelo metrô, fazendo-a uma das áreas de maior crescimento do Distrito Federal e a de maior densidade.
Linhas |
O sistema é composto por 2 linhas em operação.[7] Cada linha é identificada por uma cor. Foram inauguradas em 1998, somando hoje 24 estações e 42,38 km de extensão.[5]
As linhas em operação, a Linha Verde e a Linha Laranja, compartilham um trecho inicial de 19,19 km, entre a Estação Central e a Estação Águas Claras, e depois bifurcam-se em dois ramais. O primeiro ramal, de 14,31 km e correspondente à Linha Verde, atravessa as regiões administrativas de Águas Claras e Taguatinga, chegando até Ceilândia. Já o segundo ramal, de 8,8 km e correspondente à Linha Laranja, segue por Taguatinga e vai até Samambaia.[4]
A tabela abaixo lista o nome, a cor distintiva, as estações terminais, o ano de inauguração, a extensão e o número de estações das linhas que estão em operação:
Linha | Cor | Terminais | Ano de inauguração | Extensão | Nº de estações |
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Verde | Central ↔ Terminal Ceilândia | 1998 | 33,5 km | 20 | |
Laranja | Central ↔ Terminal Samambaia | 1998 | 28,0 km | 16 |
Estações |
O sistema é composto por 24 estações em operação,[7] das quais 10 são subterrâneas e 14 são superficiais. Além destas, mais 5 estações encontram-se em construção e outras 13 estão planejadas. As estações, tanto as que estão em operação quanto as que estão em implantação, são listadas a seguir:
Linha Verde |
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Linha Laranja |
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Frota |
Ver Frota do Metropolitano de Brasília
Tarifas |
A atual tarifa praticada pelo Metrô DF está em vigência desde o dia 2 de janeiro de 2017, conforme o artigo 3° do Decreto nº 37.940, publicado na página 16 da edição 47 do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) em 30 de dezembro de 2016. Os usuários comuns pagam R$ 5,00, enquanto que estudantes contam com o Passe Livre Estudantil. A aquisição de créditos de viagem a serem inseridos nos cartões é feita mediante pagamento em dinheiro.[8]
Ver também |
- Brasília Integrada
- Circula Brasília
- VLT de Brasília
Referências
↑ ab Alves, Pedro (15 de dezembro de 2016). «Metrô do DF está longe de entrar nos trilhos, diz pesquisa CNT». Metrópoles. Consultado em 2 de junho de 2017
↑ «Perfil Do Presidente». Metrô DF. Consultado em 2 de junho de 2017. Arquivado do original em 11 de maio de 2017
↑ ab «Memória». Metrô DF. Consultado em 13 de maio de 2017. Arquivado do original em 2 de maio de 2017
↑ ab «Estrutura». Metrô DF. Consultado em 2 de junho de 2017. Arquivado do original em 5 de maio de 2017
↑ abc «UrbanRail.Net > South America > Brazil > Brasília Metro» (em inglês). UrbanRail.Net. Consultado em 2 de junho de 2017
↑ «Horário de Funcionamento». Metrô DF. Consultado em 11 de junho de 2017
↑ ab «Linhas». Metrô DF. Consultado em 3 de junho de 2017. Arquivado do original em 4 de junho de 2017
↑ «Tarifas». Metrô DF. Consultado em 11 de junho de 2017
Ligações externas |
- Companhia do Metropolitano do Distrito Federal | Metrô DF
- Governo do Distrito Federal