Henrique Pousão
Henrique Pousão | |
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Henrique Pousão (1881), por Rodolfo Amoedo | |
Nome completo | Henrique César de Araújo Pousão |
Nascimento | 1 de Janeiro de 1859 Vila Viçosa |
Morte | 20 de Março de 1884 Vila Viçosa |
Nacionalidade | portuguesa |
Ocupação | Pintor |
Henrique César de Araújo Pousão (Vila Viçosa, 1 de janeiro de 1859 - Vila Viçosa, 20 de março de 1884), foi um pintor português pertencente a 1 ª geração naturalista.
Foi o mais inovador pintor português da sua geração, reflectindo, na sua obra naturalista, influências de pintores impressionistas, como Camille Pissarro e Manet. Realizou também paisagens que ultrapassam as preocupações estéticas da pintura do seu tempo. Natural de Vila Viçosa, Henrique Pousão faz-se pintor na Academia Portuense de Belas Artes, onde é discípulo de Thadeo Furtado e João António Correia.
Índice
1 Vida e obra
2 Obras
3 Ver também
4 Ligações externas
5 Referências
Vida e obra |
Henrique Pousão que foi tio do poeta João Lúcio faleceu com apenas 25 anos, de tuberculose.
Bolseiro do Estado, parte para Paris, em 1880, com José Júlio de Sousa Pinto onde é discípulo de Alexandre Cabanel e Yvon. Por razões de saúde, troca a França por Itália: em Nápoles, Capri e Anacapri, executa algumas das suas melhores pinturas, em Roma é sócio dos Círculo dos Artistas e frequenta sessões nocturnas de Modelo Vivo.
Considerado um dos maiores da Pintura portuguesa da segunda metade do Século XIX, Henrique Pousão desenvolveu toda a sua produção artística em fase de formação. A sua pintura é marcada pelos lugares por que passa.
Em França, revela já a originalidade que, mais tarde, marca a sua obra: um entendimento da luz e da cor, traduzido nas representações das margens do Sena, dos bosques sombrios dos arredores de Paris e em aspectos da aldeia de Saint-Sauves d'Auvergne.
Em Roma, embora adira ao gosto académico, afasta-se do registo mimético e narrativo do naturalismo: num numeroso conjunto de pequenas tábuas, pinta ruas, caminhos, pátios, casas, trechos de paisagens, expressa as formas em grandes massas de cor, em jogos de claro-escuro e de luz-sombra. Em algumas obras, as composições assumem formas sintetizadas - próximas de uma expressão abstracta -, caso de excepção na pintura portuguesa da época.
Henrique Pousão é o pintor da primeira geração naturalista mais bem representado na colecção do Museu: quer pelo vasto conjunto de peças, quer pela sua qualidade pictórica. Através da sua obra, é possível traçar o antes e o depois do naturalismo.
O seu nome está ligado à revista portuense A Arte Portuguesa [1] (1882-1884).
Obras |
Ver artigo principal: Lista de pinturas de Henrique Pousão
Autorretrato (1878)
Paisagem - Saint-Sauves (1881)
Esperando o Sucesso (1882)
Cabeça de Rapaz Napolitano (1882)
Cansada (1882)
Napolitana (1882)
Cecília (1882)
Senhora Vestida de Negro (1882)
Casas Brancas de Caprile (1882)
A Casa de Persianas Azuis (não datado - 1883 ?)
Mulher da Água (1883)- Escada em ruínas (1882)
- Parede e degraus (1882)
- Rua de Capri (1882)
Ver também |
- Lista de pintores de Portugal
- Arte Portuguesa do Século XIX - (Instituto Português do Património Cultural - Palácio da Ajuda) (Antiga galeria de pintura do rei D. Luís) (1988)
Ligações externas |
- Biografias
- Seis séculos de Pintura Portuguesa
- Henrique Pousão, Antigo Estudante da Academia Portuense de Belas Artes
Referências
↑ Rita Correia (9 de janeiro de 2007). «Ficha histórica:A arte portugueza : revista mensal de bellas-artes (1882-1884)» (pdf). Hemeroteca Municipal de Lisboa. Consultado em 6 de dezembro de 2016