Série E81 a E86 da CP
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Série E81 a E86 | |
---|---|
Descrição | |
Propulsão |
Vapor |
Fabricante |
Maschinenfabrik Esslingen |
Características | |
Bitola |
Bitola métrica |
Operação | |
Ano da entrada em serviço |
1886 |
A Série E81 a E86, igualmente conhecida como Série E80, foi um tipo de locomotiva a tracção a vapor, que foi parte da frota da Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses. Foram encomendadas pela Companhia Nacional de Caminhos de Ferro, possuindo originalmente a numeração de 1 de 6 daquela empresa.[1]
Índice
1 História
2 Caracterização
3 Ficha técnica
3.1 Características gerais
4 Ver também
5 Referências
História |
Estas locomotivas foram construídas em 1886 pela casa alemã Maschinenfabrik Esslingen para a Companhia Nacional de Caminhos de Ferro, para serem utilizadas na inauguração do primeiro lanço da Linha do Tua, entre Foz Tua e Mirandela.[1] Apresentavam originalmente a numeração de 1 a 6 da Companhia Nacional, mas quando chegaram as locomotivas da E50 em 1889, para funcionar na Linha de Santa Comba Dão a Viseu, também lhes foi atribuída a mesma numeração, gerando alguma confusão entre as duas famílias de locomotivas, que só foi resolvida quando estas foram renomeadas para 11 a 16, por volta de 1934.[1]
Durante o seu funcionamento, estas locomotivas foram alvo de várias alterações, especialmente em relação às caixas de fumo, caixas de areia, capitéis da chaminé, válvulas de segurança, pavilhões das locomotivas, e nos tanques de água.[1]
Em 1947, as linhas da Companhia Nacional foram integradas na Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses, incluindo o material circulante, tendo estas locomotivas recebido uma nova numeração, de E81 a E86.[1] Até então, esta série apenas tinha circulado na Linha do Tua, mas com a integração na C. P. foram distribuídas por outras linhas de via métrica, nomeadamente na rede suburbana do Porto e nas linhas do Vouga.[1] No caso do Porto, vieram fazer os comboios até Matosinhos, Póvoa de Varzim, Famalicão e Lousado, substituindo as locomotivas mais pequenas que tinham pertencido à Companhia dos Caminhos de Ferro do Norte de Portugal, tendo sido destacadas primeiro as E83 e E85, e depois as E84 e E86.[1] A E86 ainda passou algum tempo na rede do Vouga, onde fazia os comboios que normalmente eram rebocados pelas locomotivas da Série E90, entre Sernada do Vouga e Aveiro.[1]
Nos princípios da Década de 1970, saíram do serviço as locomotivas E84 e E85, tendo sido parqueadas na Estação de Porto-Boavista até serem abatidas no final dessa década.[1] As E83 e E86 duraram mais alguns anos, tendo a primeira permanecido até ao final da tracção a vapor na rede métrica do Porto, entre 1976 e 1977, enquanto que a segunda provavelmente terá saído do serviço em 1975.[1] Ambas as locomotivas estiveram na estação de Lousado até cerca de 1983.[1] Por seu turno, as locomotivas E81 e E82 ficaram na Linha do Tua até serem abatidas ao serviço em meados dos anos 70.[1]
Cerca de 1974, as locomotivas desta série receberam a numeração UIC, de 3-059081 a 086.[1]
Apenas duas locomotivas desta série foram preservadas em museus, utilizando a numeração original da Companhia Nacional de Caminhos de Ferro, embora já não apresentem o seu aspecto primitivo.[1] A E86 esteve ao abandono em Lousado até 1983, quando foi transferida para Macinhata do Vouga e preservada com o número 16, enquanto que a E82 foi guardada em Bragança com o número 1.[1] Quando a E81 foi demolida nos princípios da Década de 1980, alguns dos seus componentes foram mudados para a E82, que teve a sua numeração alterada para E81 aquando das obras de preservação, talvez para coincidir com a numeração original da Companhia Nacional.[1]
Caracterização |
Esta série era composta por 6 locomotivas, numeradas originalmente de 1 a 6 e depois de 11 a 16 da Companhia Nacional de Caminhos de Ferro, e finalmente de 81 a 86 da Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses.[1] Eram muito semelhantes às locomotivas da Série E50, tendo sido fabricadas pela mesma empresa, embora as superfícies de aquecimento e da grelha fossem muito maiores do que as das suas congéneres.[1]
Possuíam três eixos motores mais um eixo livre à frente, para suportar o peso da caldeira, que era muito mais pesada do que nas locomotivas E50, formando assim um esquema do tipo 1-3-0T.[1]
Ficha técnica |
Características gerais |
Número de unidades construídas: 6 (CN 1 a 6 / CP E81 a E86)[1]
Bitola: 1000 mm[1]
Fabricantes: Maschinenfabrik Esslingen[1]
Data de construção: 1889[1]
Ver também |
- História do transporte ferroviário em Portugal
Referências
↑ abcdefghijklmnopqrstuvw NUNES, Nuno Miguel (2005). «Locomotivas da série E81 a E86». O Foguete. 4 (15). Entroncamento: Associação de Amigos do Museu Nacional Ferroviário. p. 32-34. ISSN 124550 Verifique|issn=
(ajuda)
Material motor ferroviário em Portugal | ||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Tipologia ↓ |
diesel / gasolina / gasogénio |
vapor: carvão / óleo |
elétrica (IP: 25 kV / 50 kHz ou (*) 1500 V; outras redes q.v.) |
← Tracção |
||||||||
Estado → |
em serviço |
fora de serviço (ou uso ocasional) |
em serviço |
Bitola ↓ |
||||||||
Rede IP (Notas: A itálico, séries com uso partilhado entre a CP e outras empresas, simult. ou não; a itálico sublinhado, séries usadas exclusivamente por outra empresa.) | ||||||||||||
automotoras |
“592” |
remodelados |
M1 0050 0100 0500 0750 0600 0650 |
1001 Z1 |
2000 2050 2080 ABm1-18→ |
remodelados |
2300 2400 3400 3500 4000 |
1668 mm (ibérica) |
||||
0350← 0450← |
←0300 ←0400 |
2100⎫ 2150⎬ 2200⎭ ⎰*3100→ ⎱*3200→ |
→2240 →3150* →3250* |
|||||||||
9630 |
9500← |
←9700─╮ 9400←╯ |
ME1 ME21 9050 9100 9300 9600 |
(Vale do Lima) |
(não existe atualmente tração elétrica na rede ferroviária métrica da IP) |
1000 mm (métrica) |
||||||
locomotivas |
9000 9020 Lydya |
|
||||||||||
1200 1400 1500 1520 1900 1930 6000 |
1300 1320 1550 1800 1960 |
|
2500 2550 3300* 2600 2620 |
4700 5600 |
1668 mm (ibérica) |
|||||||
locotratoras |
1150 |
1000 1020 1050 1100 |
005 |
|||||||||
Redes locais (excl. sistemas de frota fixa específica, como funiculares e teleféricos) | ||||||||||||
bondes |
|
STCP200 STCP270 STCP280 |
1435 mm (padrão) |
|||||||||
automotoras |
ML7 ML79 |
ML90 ML95 ML97 ML99 |
||||||||||
LRVs, articulados |
MP000 MP100 C000 |
|||||||||||
CCFL501 |
900 mm |
|||||||||||
bondes |
TUB1 |
|
CCFL001 CCFL005 CCFL541 CCFL701 CCFL737 |
|||||||||
(PdV-VdC) |
(CCFTNA) (CFPLER) |
SMTUC01 SMTUC03 SMTUC16 |
(CSA) |
1000 mm (métrica) |
||||||||
locomotivas |
(CSA23074) |
(Pomarão) |
||||||||||
(Transpraia) (P.d’El-Rei) |
(Mira) (CFPL) |
600 mm |
||||||||||
(JAPH) N0(JAPPD) |
2140 mm |
|||||||||||
Estado → |
em serviço |
fora de serviço |
em serviço |
Bitola ↑ |
||||||||
Tipologia ↑ |
diesel / gasolina / gasogénio |
vapor: carvão / óleo |
elétrica |
← Tracção |
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Ver também: Linhas • Empresas • Multimédia |
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