Linha do Minho
Linha do Minho | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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Vias de concentração da Linha do Minho em Campanhã | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Comprimento: | 134 km | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Bitola: | Bitola larga | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Legend
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A Linha do Minho é uma ligação ferroviária, que une as cidades do Porto e Valença, em Portugal. Foi inaugurado em 6 de Agosto de 1882, com a chegada a Valença, tendo o troço entre esta estação e Monção sido aberto à exploração em 15 de Julho de 1915[1] e encerrado a 31 de Dezembro de 1989.[2]
Índice
1 Caracterização
1.1 Material circulante e serviços
1.2 Variante da Trofa
2 História
2.1 Fases da Construção[11]
2.2 Planeamento
2.3 Construção até Braga e Valença e ligação às Linhas do Norte e do Porto à Póvoa
2.4 Ligação à rede espanhola e construção da Estação de São Bento
2.5 Continuação da linha até Monção
2.6 Século XX
2.7 Século XXI
2.8 Projectos futuros
3 Ver também
4 Referências
5 Bibliografia
6 Leitura recomendada
7 Ligações externas
Caracterização |
No seu auge, a Linha do Minho apresentava um comprimento de cerca de cento e quarenta quilómetros.[3]
Material circulante e serviços |
As automotoras da Série 0400 asseguraram vários serviços ao longo desta linha, como os Regionais, o Comboio Internacional Porto-Vigo, e comboios especiais até a Corunha e Santiago de Compostela.[4]
Actualmente, os serviços Interregionais, regionais e o comboio internacional Celta são maioritariamente efectuados com automotoras a diesel da série 0592 e 0592.2, alugadas à RENFE;[5] enquanto os serviços urbanos do eixo Porto-Braga, que utilizam a Linha do Minho entre Porto-São Bento e Nine, são efectuados por automotoras de tracção eléctrica da série 3400.[6]Em épocas de maior afluência de passageiros, são disponibilizadas composições de locomotiva 1400 e carruagens Corail.
Variante da Trofa |
A Variante da Trofa é um troço da[Linha do Minho, com aproximadamente 4555 metros de extensão, incluindo um túnel de 1404 metros e um viaduto de 327 metros,[7] construído pela Opway Engenharia para desviar o tráfego ferroviário do centro da Trofa, reduzir o tempo de percurso, aumentar a capacidade neste troço e possibilitar a criação de uma nova estação ferroviária nesta localidade.[8][9] Todo o antigo traçado foi desactivado, excepto um pequeno troço, que dá ligação ao Ramal Colpor, ainda em uso por composições de mercadorias; o Apeadeiro de Senhora das Dores, que se situava no antigo troço, foi abatido ao serviço. As obras, no valor de 23,4 milhões de euros,[8] duraram cerca de dois anos e meio, gerando vários constrangimentos no tráfego rodoviário e danos nas estradas.[10]
História |
Fases da Construção[11] |
Entre as Estações | Extensão | Inauguração | Encerramento |
---|---|---|---|
Porto-São Bento – Porto-Campanhã | 2,618 km | 8 de Novembro de 1896 | |
Porto-Campanhã – Nine | 39,003 km | 20 de Maio de 1875 | |
Nine – Barcelos | 11,286 km | 21 de Outubro de 1877 | |
Barcelos – Caminha | 54,387 km | 1 de Julho de 1878 | |
Caminha – S. Pedro da Torre | 20,829 km | 15 de Janeiro de 1879 | |
S. Pedro da Torre – Valença | 4,264 km | 6 de Agosto de 1882 | |
Valença – Lapela | 10,519 km | 15 de Junho de 1913 | 31 de Dezembro de 1989 |
Lapela – Monção | 5,929 km | 15 de Julho de 1915 | 31 de Dezembro de 1989 |
Planeamento |
Já durante o planeamento da continuação da Linha do Leste até à fronteira com Espanha, em 1856, o rei D. Pedro V defendeu que, em vez de fazer a união fronteiriça por Elvas e Badajoz, deveria ter sido realizada por Vigo, passando pelo Porto; argumentou que este traçado ficaria mais próximo da fronteira francesa, do que a passagem por Badajoz.[12]
Em 1867, o Governo Português apresentou, após ter efectuado vários estudos, às Câmaras, os projectos para vários caminhos de ferro, em bitola ibérica, que iriam ligar a cidade do Porto a Braga, à fronteira com Espanha no Minho, e ao Pinhão (Alijó); não obstante o apoio do próprio governo e das populações, só em 14 de Julho de 1872 é que foi decretado o início da construção da Linha do Minho, e a realização de estudos sobre a Linha do Douro.[1] Considerada uma das linhas fundamentais no Norte de Portugal,[13] o projecto da Linha do Minho apresentava uma certa importância, devido ao facto das regiões a serem servidas conterem uma elevada densidade populacional e empresarial;[14] foi construído, na sua totalidade, pelo Estado Português.[3]
Construção até Braga e Valença e ligação às Linhas do Norte e do Porto à Póvoa |
As obras foram, assim, inauguradas em 8 de Maio de 1872, tendo o troço até Nine sido aberto à exploração no dia 20 de Maio de 1875, com conjunto com o Ramal de Braga;[1][15] a linha chegou a Barcelos em 21 de Outubro de 1877, a Caminha no dia 1 de Julho de 1878, a São Pedro da Torre em 15 de Janeiro de 1879, e até Valença em 6 de Agosto de 1882.[1][16][17]
Em 5 de Novembro de 1877, foi inaugurado o troço da Linha do Norte entre Vila Nova de Gaia e Campanhã, permitindo desta forma ligar as vias a Norte do Douro à restante rede nacional.[18]
Em 1881, a Linha do Porto à Póvoa foi ligada à Estação de Famalicão, na Linha do Minho, unindo, assim, esta localidade ao Porto, através da Póvoa de Varzim.[19]
Ligação à rede espanhola e construção da Estação de São Bento |
A Ponte Rodo-Ferroviária de Valença, que passava a fronteira sobre o Rio Minho, começou a ser construída em 1885,[20] tendo sido inaugurada em 25 de Março de 1886, estabelecendo a ligação com a rede ferroviária espanhola na Galiza através do Ramal Internacional de Valença.[1][18][16][15]
Ver artigo principal: Estação Ferroviária de Porto-São Bento
Até à construção da Estação de São Bento, a principal interface ferroviária do Porto era a Estação de Campanhã, apresentando, nos finais do Século XIX, já apresentava um movimento anual de 750.000 passageiros e 600.000 toneladas; no entanto, situava-se nos subúrbios da cidade, o que complicava o transporte de e para a estação.[1][21] Desta forma, começou-se a considerar a construção de uma interface no centro da urbe, para trazer mais comodidade para os passageiros, e estimular o comércio; o projecto para o ramal foi apresentado na sessão de 8 de Julho de 1887 da Câmara Municipal do Porto, pelos vereadores José Maria Ferreira e António Júlio Machado.[21] A Estação Central do Porto ficaria localizada no sítio do Mosteiro de São Bento de Avé-Maria.[1] Em 18 de Janeiro de 1888, o ministro das Obras Públicas, Emídio Navarro, autorizou a construção deste caminho de ferro, e, em 5 de Novembro do mesmo ano, foi publicada uma portaria que aprovou o projecto e os correspondentes caderno de encargos e orçamento da Empreitada D, referente ao ramal entre a estação central e Campanhã, incluindo os túneis.[21] As obras começaram em 1890, tendo o ramal sido concluído em 29 de Setembro de 1893,[21] e aberto à exploração em 7 de Novembro de 1896.[21] Inicialmente, a estação consistia apenas em edifícios de madeira provisórios, com um regime de serviços restrito; a estação definitiva começou a ser construída em 22 de Outubro de 1900, e foi inaugurada em 5 de Outubro de 1916.[1][21]
Continuação da linha até Monção |
Desde o Século XIX que se considerou continuar a Linha do Minho até Monção e Melgaço, devido à presença de fontes de águas termais naquelas duas localidades, e à rica produção agrícola da região.[22] Este prolongamento foi desde logo discutido favoravelmente num relatório de 3 de Julho de 1889.[1]
O primeiro projecto para a continuação da Linha do Minho a partir de Valença foi apresentado em 22 de Novembro de 1894, quando foi autorizada a construção de uma via de Carros americanos, com 1 metro de bitola; no entanto, em 11 de Janeiro de 1896, data em que foi concedida a utilização de tracção a vapor, ainda não se tinha iniciado a construção.[1] Com efeito, os concessionários não lograram obter o apoio das autoridades locais, devido aos reduzidos recursos económicos de que estas dispunham, pelo que tentaram encontrar outras fontes de apoio financeiro, sem sucesso.[22] Formou-se, então, um sindicato de capitalistas, que entregaram o planeamento da linha ao conceituado engenheiro Justino Teixeira.[22] O estudo e o ante-projecto do Caminho de Ferro de Valença a Monsão, como era denominado, apresentava cerca de 45 km de comprimento, previa a ligação directa à Estação de Valença, e antecipava desde logo a hipótese de se utilizar tracção eléctrica, que se considerava mais eficiente e económica.[22] Procurou-se obter fundos a partir de negócios em África, tentativa que falhou.[22] Mesmo assim, os concessionários formaram uma companhia, e apresentaram uma proposta de lei às Câmaras Legislativas, que concedia uma garantia de juro de 5% durante 30 anos, sobre os capitais investidos naquele empreendimento.[22]
Este projecto foi incluído, em bitola ibérica, no Plano Geral da Rede ao Norte do Mondego, datado de 15 de Fevereiro de 1900; no entanto, surgiram vários problemas de planeamento, devido às influências de várias partes locais, que defendiam a construção deste ramal em via reduzida sobre as estradas, de forma a ser classificada de complementar, e assim, beneficiar de várias vantagens previstas numa lei de 14 de Julho de 1899.[1] Aquele diploma autorizou, igualmente, o estado a construir, por sua conta, aquele ramal, caso a concessão da companhia caducasse.[23] Em 14 de Março de 1902, foi aceite um pedido dos concessionários do Caminho de Ferro de Valença a Monsão para ampliar o prazo limite para a construção daquele ramal, até 29 de Março de 1903.[24] Em 16 de Março de 1903, o Ministro das Obras Públicas, Conde de Paçô Vieira, voltou a adiar a data de conclusão, para 29 de Março de 1904.[25]
Uma portaria de 5 de Março de 1904, complementada por um despacho de 27 de Setembro do mesmo ano, ordenou a realização dos estudos para a construção em via larga, e um despacho de 30 de Setembro prescreveu a autorização para a linha dos carros americanos, por ter já sido terminado o último prazo para o seu início.[1]
As portarias de 11 de Outubro de 1905 e de 1 de Abril de 1911 aprovaram os projectos e os respectivos orçamentos para o troço entre Valença e Monção, e para a estação nesta localidade, tendo a primeira parte, entre Valença e Lapela, sido aberta em 15 de Junho de 1913; o ramal foi concluído com a chegada a Monção, em 15 de Julho de 1915.[1]
Século XX |
Na transição para o Século XX, o tipo de carril dominante nas linhas do Douro e Minho era do tipo vignol de aço, de 30 kg/m; usava-se junta apoiada, com as travessas intermédias espaçadas em aproximadamente 90 cm.[26] Em teoria, o trabalho do carril deveria ser de 10,8 Kg/m, mas na realidade este valor era por vezes muito ultrapassado.[26] Devido ao elevado esforço a que o carril era obrigado, a Direcção do Porto e Minho propôs que o peso do carril fosse aumentado para 36 kg/m; também se alvitrou o alongamento dos carris para 12 metros, ficando, assim, o carril com um peso de 36,4 kg por metro.[26] As travessas também deveriam passar a ser espaçadas 95 cm entre si, reduzindo o trabalho a 7,9 kg/m.[26] Os novos carris possuíam almas e sapatas mais espessas e mais largas, mas a cabeça de dimensões iguais aos carris de 30 Kg, para facilitar a ligação entre os dois tipos.[26] A proposta foi aceite por um despacho ministerial de 1 de Abril de 1901, tendo o novo material sido adquirido por concurso.[26] A via foi desde logo substituída entre as Estações de Campanhã e Ermesinde, tendo os restantes troços nas Linhas do Douro e Minho sido gradualmente renovados.[26]
Nos inícios do Século XX, a Linha do Minho era uma das mais atingidas pelos atentados contra os comboios, como tiros e lançamento de pedras contra as composições em marcha, e sabotagem da via com vista a provocar descarrilamentos.[27]
Em finais de 1902, já tinha sido enviado, ao Conselho Superior de Obras Públicas, o anteprojecto para a Estação de Contumil, ao quilómetro 2,5 da Linha do Minho, que serviria de entroncamento entre este caminho de ferro e o Ramal de Leixões, e de apoio oficinal a Campanhã; estava, igualmente, prevista a duplicação da via entre estas duas estações.[28] Em Fevereiro de 1903, previa-se que as obras de duplicação de via principiassem em poucos meses, logo após a conclusão da ultima empreitada de terraplanagens na Estação de São Bento.[26]
Em 1971, começou a circular, por esta ligação, o TER Corunha - Porto, que, logo no ano seguinte, foi encurtado de Corunha para Vigo; este serviço durou até 1976, ano em que esta ligação passou a ser realizada por automotoras dos Caminhos de Ferro Portugueses.[29]
O troço entre Monção e Valença foi desactivado em 31 de Dezembro de 1989.[2]
Século XXI |
O troço entre Valença e Monção foi reconvertido numa ecopista em 2004, num projecto conjunto das autarquias de Valença e Monção, com a cooperação da Rede Ferroviária Nacional; este projecto integrou, igualmente, a recuperação de várias estações e apeadeiros para fins culturais, ou para apoio aos utentes da ecopista.[2]
Projectos futuros |
Estão em curso uma série de investimentos para a linha do Minho, fruto do aproveitamento de parte desta linha para a linha de alta velocidade Porto - Vigo. De referir, que a AV numa primeira fase aproveitará a linha do Minho até Nine, e daqui seguirá pelo Ramal de Braga até a cidade com este nome. Sendo que de Braga para Norte a linha seguirá através de um trajecto novo construído de raiz que permitirá ligar Braga a Valença, seguindo depois para terras galegas, até Vigo.[30]
Assim torna-se necessário resolver alguns constrangimentos existentes na linha do Minho; está projectada a quadruplicação da linha entre Campanhã e Ermesinde, possibilitando um aumento na velocidade comercial nesta linha, e eliminando constrangimentos entre comboios devido à falta de canais.[30]
A Infraestruturas de Portugal anunciou em 29 de fevereiro de 2016 ter aprovado a empreitada de eletrificação da Linha do Minho, no troço entre Nine e Viana do Castelo. O lançamento do concurso será publicado em Diário da República em 1 de março de 2016.
O valor base do concurso será de 21,5 milhões de euros, que pagará a "eletrificação do troco Nine (exclusive) / Viana do Castelo (inclusive), numa extensão total de 43,6 quilómetros, a execução de estações técnicas e de trabalhos de adequação e melhoria das condições de exploração".[31]
A electrificação do troço entre Nine e Viana do Castelo da Linha do Minho foi consignada em 30 de janeiro de 2017. Vai custar 16 milhões e estará concluída no terceiro trimestre de 2018.
Em Fevereiro de 2017, deverá ser lançado o concurso público para electrificação do troço entre Viana do Castelo e Valença, pelo valor de 23 milhões de euros.
No total, as obras de modernização e electrificação da Linha do Minho entre Nine e Valença vão custar 83,2 milhões de euros e estarão concluídas em inícios de 2020.[32]
Ver também |
- Comboios de Portugal
- Infraestruturas de Portugal
- Caminhos de Ferro do Estado
- Transporte ferroviário em Portugal
- História do transporte ferroviário em Portugal
Referências
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↑ abc «Valença-Monção: antiga linha de caminho de ferro reabre como ecopista». Público. 9 de Novembro de 2004. Consultado em 21 de Junho de 2010 [ligação inativa]
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↑ BRAZÃO, Carlos (1995). «Reforma de las 400». Maquetren (em espanhol). 4 (37). Madrid: A. G. B., s. l. p. 12
↑ «Serviço Celta, entre Porto e Vigo, com nova automotora a partir de segunda - Porto24». Porto24. Consultado em 24 de março de 2016. Arquivado do original em 16 de outubro de 2017
↑ «Transportes XXI • Portal». www.transportes-xxi.net. Consultado em 24 de março de 2016
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↑ PEREIRA, Isabel Moreira (12 de Fevereiro de 2009). «Nova Estação inspirada na antiga Ponte Pênsil». O Notícias da Trofa. Consultado em 22 de Agosto de 2010
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↑ «Eletrificação da linha do Minho lançada esta terça-feira»
↑ «Dezasseis milhões para Linha do Minho»
Unidade de Suburbanos do Grande Porto | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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(Serviços ferroviários suburbanos de passageiros no Grande Porto)
Linhas: |
Bibliografia |
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Leitura recomendada |
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MÓNICA, Maria Filomena; et al. (1999). Estudos Históricos. Col: Para a História do Caminho de Ferro em Portugal. Volume 2. Lisboa: Caminhos de Ferro Portugueses. 168 páginas. ISBN 972-97046-3-5 !CS1 manut: Uso explícito de et al. (link)
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Ligações externas |
- Página oficial da operadora Comboios de Portugal
- Página oficial da Rede Ferroviária Nacional
- Galeria de fotografias da Linha do Minho, no sítio electrónico Transportes XXI