Série 9000 da CP
Nota: Se procura a série de automotoras do Metropolitano de Madrid, veja Série 9000 (Metrô de Madrid).
A Série 9000 refere-se a um tipo de locomotiva a tracção diesel eléctrica, que foi utilizada pela companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses nas Linhas do Vouga, Corgo, Tâmega, Porto à Póvoa e Famalicão e Guimarães, e no Ramal de Aveiro.
Índice
1 História
1.1 Serviço em Espanha
1.2 Serviço em Portugal
2 Ficha técnica
3 Referências
4 Ligações externas
História |
Serviço em Espanha |
Em 7 de Abril de 1959, o Ministerio de Obras Públicas espanhol entregou à operadora ferroviária de mercadorias Ferrocarril del Tajuña a primeira de um conjunto de locomotivas, como forma de auxiliar esta companhia; esta intervenção fez parte de um plano do estado espanhol para ajudar, principalmente através da dotação de material circulante, as operadoras de via estreita daquele país que tinham pedido o apoio do estado.[1] Fabricada em 1958 pela empresa Euskalduna, em Bilbau, contava com peças originais da Alsthom, e componentes eléctricos da General Eléctrica Española.[1] Entre 1964 e 1967, esta organização decidiu adquirir, sem apoio do estado, mais 5 locomotivas semelhantes à original, de forma a substituir o seu parque a vapor, cuja capacidade de tracção já não se coadunava às necessidades.[1] De acordo com a política desta empresa, a numeração das novas locomotivas era atribuída de forma decrescente, pelo que estas novas unidades receberam os números 1026 a 1022; as motoras 1026 e 1025, recebidas em 1964, eram iguais à original, com a numeração 1027, enquanto que as 1024 e 1023, adquiridas em 1966, e a 1022, admitida em 1977, possuíam uma potência ligeiramente superior.[1]
No entanto, depressa se verificou que, mesmo utilizando o método de comando em unidades múltiplas, estas novas máquinas dificilmente logravam a tracção suficiente para rebocar as composições mais pesadas, o que resultava em velocidades de circulação muito reduzidas; assim, as unidades desta série foram, em 1974, vendidas à Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses, para proceder à sua substituição por locomotivas mais potentes.[1][2]
Serviço em Portugal |
Após a sua chegada a Portugal, estas locomotivas receberam uma numeração adaptada à sua nova operadora, tendo as 1022, 1023, 1024, 1025, 1026 e 1027 adoptado, respectivamente, os números 9001, 9002, 9003, 9004, 9005 e 9006. Em 1990, as 9001, 9003 e 9004 encontravam-se adscritas ao depósito de Porto-Boavista, instalado na antiga estação com o mesmo nome, enquanto que as 9002, 9005 e 9006 estavam sujeitas, respectivamente, aos depósitos de Livração, Sernada do Vouga e Mirandela.[1]
Estas foram as primeiras locomotivas a tracção diesel a circular em via de bitola métrica em Portugal, tendo entrado ao serviço em 1975 para substituir o material motor a vapor nas composições de passageiros e mercadorias; 5 destas unidades foram para as Linhas do Tua e Corgo, enquanto que a sexta ficou nas oficinas da antiga Estação Ferroviária de Porto-Boavista. Serviram, posteriormente, em toda a Linha do Tâmega, no Ramal de Aveiro e na Linha do Vouga, tendo sido, na Década de 1990, com o encerramento ou redução da maior parte destas ligações, transferidas para as Linhas do Porto à Póvoa e Famalicão[1] e Guimarães, aonde foram substituir as automotoras da Série 9300;[3] no entanto, só foram utilizadas esporadicamente, devido ao excesso de material que circulava naquela zona.[1]
Em 2013, a CP disponibilizou para venda as locomotivas 9005 e 9006,[4] parqueadas há 12 anos em Guifões[5] e apresentando alguma degradação.[6] Em 2017 a locomotiva 9004, pintada nas suas cores de origem, encontrava-se a tracionar o comboio histórico da Linha do Vouga, cuja composição tinha sido utilizada na Linha do Corgo até ao seu encerramento, em 2009.
Ficha técnica |
Características de exploração
Entrada ao serviço (em Portugal): 1975[1]
Número de unidades: 6[3][2]
Dados gerais
Bitola de Via: 1000 mm[7]
Disposição dos rodados: Bo' Bo'[7]
Tipo de tracção: Gasóleo (diesel) eléctrica[7]
Tipo de locomotiva (fabricante): BB44t[8]
Fabricante: Euskalduna / Alsthom[1][2]
Motores de tracção
Potência total: 435 kW[7]
Tipo:
- Números 9001 - 9003: MGO V12 ASHR[1]
- Números 9004 - 9006: MGO V12 SHR[1]
- Números 9001 - 9003: MGO V12 ASHR[1]
Características de funcionamento
Velocidade máxima: 70 Km/h [7]
Potência de utilização:
- Números 9001 - 9003: 850 Cv (626 kW)[1][2]
- Números 9004 - 9006: 775 Cv (570 kW)[1]
- Números 9001 - 9003: 850 Cv (626 kW)[1][2]
Referências
↑ abcdefghijklmn «El Ferrocarril del Tajuña». Maquetren (em espanhol). 5 (42): 15-26. 1996
↑ abcd GONZALO, E. (Março de 1985). «Oporto, una interesante red suburbana de los ferrocarriles del Norte lusitano». Madrid: GIRE. Via Libre (em espanhol). 22 (250): 29, 31
↑ ab AMARO, Jaime (2005). «Automotoras Allan de Via Estreita - Meio Século de Existência». Entroncamento: Associação de Amigos do Museu Nacional Ferroviário. O Foguete. 4 (13): 8, 10. ISSN 124550 Verifique|issn=
(ajuda)
↑ «Alienação de duas locomotivas diesel, de via estreita (bitola métrica = 1.000mm)» [ligação inativa]
↑ «Alienação de duas locomotivas diesel, de via estreita (bitola métrica = 1.000mm): Anexo I» (PDF) [ligação inativa]
↑ «Alienação de duas locomotivas diesel, de via estreita (bitola métrica = 1.000mm): Anexo III» (PDF) [ligação inativa]
↑ abcde «CP withdrawn narrow gauge stock» (em inglês). Railfaneurope. 16 de Julho de 2010. Consultado em 28 de Outubro de 2010
↑ «FEVE 1600». Barcelona: Associació d'Amics del Ferrocarril-Barcelona. Carril (em espanhol) (1). 16 páginas. Setembro de 1982
Ligações externas |
Página com fotografias da Série 9000, no sítio electrónico Railfaneurope (em inglês)
Página sobre a Série 9000, no sítio electrónico Trainspo (em inglês)- Página sobre a Série 9000, no sítio electrónico Trainlogistic
Material motor ferroviário em Portugal | ||||||||||||
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Tipologia ↓ | diesel / gasolina / gasogénio | vapor: carvão / óleo | elétrica (IP: 25 kV / 50 kHz ou (*) 1500 V; outras redes q.v.) | ← Tracção | ||||||||
Estado → | em serviço | fora de serviço (ou uso ocasional) | em serviço | Bitola ↓ | ||||||||
Rede IP (Notas: A itálico, séries com uso partilhado entre a CP e outras empresas, simult. ou não; a itálico sublinhado, séries usadas exclusivamente por outra empresa.) | ||||||||||||
automotoras | “592” | remodelados | M1 0050 0100 0500 0750 0600 0650 | 1001 Z1 | 2000 2050 2080 ABm1-18→ | remodelados | 2300 2400 3400 3500 4000 | 1668 mm (ibérica) | ||||
0350← 0450← | ←0300 ←0400 | 2100⎫ 2150⎬ 2200⎭ ⎰*3100→ ⎱*3200→ | →2240 →3150* →3250* | |||||||||
9630 | 9500← | ←9700─╮ 9400←╯ | ME1 ME21 9050 9100 9300 9600 | (Vale do Lima) | (não existe atualmente tração elétrica na rede ferroviária métrica da IP) | 1000 mm (métrica) | ||||||
locomotivas | 9000 9020 Lydya |
| ||||||||||
1200 1400 1500 1520 1900 1930 6000 | 1300 1320 1550 1800 1960 |
| 2500 2550 3300* 2600 2620 | 4700 5600 | 1668 mm (ibérica) | |||||||
locotratoras | 1150 | 1000 1020 1050 1100 | 005 | |||||||||
Redes locais (excl. sistemas de frota fixa específica, como funiculares e teleféricos) | ||||||||||||
bondes |
| STCP200 STCP270 STCP280 | 1435 mm (padrão) | |||||||||
automotoras | ML7 ML79 | ML90 ML95 ML97 ML99 | ||||||||||
LRVs, articulados | MP000 MP100 C000 | |||||||||||
CCFL501 | 900 mm | |||||||||||
bondes | TUB1 |
| CCFL001 CCFL005 CCFL541 CCFL701 CCFL737 | |||||||||
(PdV-VdC) | (CCFTNA) (CFPLER) | SMTUC01 SMTUC03 SMTUC16 | (CSA) | 1000 mm (métrica) | ||||||||
locomotivas | (CSA23074) | (Pomarão) | ||||||||||
(Transpraia) (P.d’El-Rei) | (Mira) (CFPL) | 600 mm | ||||||||||
(JAPH) N0(JAPPD) | 2140 mm | |||||||||||
Estado → | em serviço | fora de serviço | em serviço | Bitola ↑ | ||||||||
Tipologia ↑ | diesel / gasolina / gasogénio | vapor: carvão / óleo | elétrica | ← Tracção | ||||||||
Ver também: Linhas • Empresas • Multimédia |