Série 9020 da CP






Locomotiva da Série 9020, na Estação Ferroviária de Livração.


A Série 9020 refere-se a um tipo de locomotiva a tracção diesel eléctrica, que foi utilizada pela companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses nas Linhas do Porto à Póvoa e Famalicão, Corgo, Tua e Guimarães.




Índice






  • 1 História


  • 2 Ficha técnica


    • 2.1 Características de exploração


    • 2.2 Dados gerais


    • 2.3 Motores de tracção


    • 2.4 Características de funcionamento




  • 3 Referências


  • 4 Ligações externas





História |




Locomotiva CP 9030 em Santa Luzia, no serviço Tua-Mirandela, em novembro de 1993.


Uma das principais motivações para a operadora Caminhos de Ferro Portugueses ter adquirido estas locomotivas prendeu-se com o facto de já possuir ao serviço várias motoras da Série 9000, da mesma construtora Alsthom, de características semelhantes[1]; entraram todas ao serviço em 1976, assumindo os números 9021 a 9031.[2] Para o seu transporte desde Irun, em Espanha, até território Português, foram colocados, nestas locomotivas, bogies de via ibérica, cujos furos de fixação ainda podem ser encontrados nas pontas destas unidades, junto aos engates.[3]Portugal foi, assim, o primeiro país na Europa a utilizar estas locomotivas, do tipo AD12B. Devido aos bons resultados desta série, a operadora espanhola Ferrocarriles de Vía Estrecha encomendou à Alsthom um modelo semelhante, mas de maior potência, o AD16B, que iria constituir a Série 1600 desta companhia. Outras diferenças da versão espanhola em relação à sua congénere portuguesa foram os equipamentos eléctricos, que foram melhorados, as dimensões, ligeiramente superiores, e a sua estética.[3]


As locomotivas da Série 9020 rebocaram composições entre a estação de Porto-Trindade até à Póvoa, na Linha do Porto à Póvoa e Famalicão, e até Fafe, na Linha de Guimarães, e em toda a extensão das Linhas do Tua e Corgo.[1]




Locomotiva ex-CP série 9020 em Madagáscar, renumerada BB246.



Ficha técnica |



Características de exploração |




  • Entrada ao serviço: 1976[4]


  • Número de unidades: 11 (Números 9021 a 9031)[2]


  • Fabricante: Alsthom[1]


  • Tipo de locomotiva (construtor): AD12B (Alsthom Diesel de 12 cilindros com bogies de 2 eixos) [1]



Dados gerais |




  • Bitola de Via: 1000 mm[4]


  • Disposição dos rodados: Bo' Bo'[4]


  • Tipo de tracção: Gasóleo (diesel) eléctrica[4]



Motores de tracção |




  • Potência total: 620 kW[4]


  • Esforço de tracção: 620 kW[4]


  • Tipo: MGO V12[1]


  • Fabricante: Société Alsacienne de Constructions Mécaniques[1]



Características de funcionamento |



  • Velocidade máxima: 70 km/h [4]


Referências




  1. abcdef «FEVE 1600». Barcelona: Associació d'Amics del Ferrocarril-Barcelona. Carril (em espanhol) (1): 16, 20. Setembro de 1982 


  2. ab COSTA, André (2 de Março de 2006). «Cronologia do Material Circulante». ADCosta Website. Consultado em 27 de Janeiro de 2011 


  3. ab VIVES, Enrique (1996). «Via Metrica: Las 1600». Maquetren (em espanhol). 5 (46): 35, 39 


  4. abcdefg «CP withdrawn narrow gauge stock» (em inglês). Railfaneurope. 16 de Julho de 2010. Consultado em 27 de Janeiro de 2011 




O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre as locomotivas da Série 9020



Ligações externas |




  • Página com fotografias da Série 9020, no sítio electrónico Railfaneurope (em inglês)


  • Página sobre a Série 9020, no sítio electrónico Trainspo (em inglês)

  • Página sobre a Série 9020, no sítio electrónico Trainlogistic



































































































































































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