Série 9020 da CP
A Série 9020 refere-se a um tipo de locomotiva a tracção diesel eléctrica, que foi utilizada pela companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses nas Linhas do Porto à Póvoa e Famalicão, Corgo, Tua e Guimarães.
Índice
1 História
2 Ficha técnica
2.1 Características de exploração
2.2 Dados gerais
2.3 Motores de tracção
2.4 Características de funcionamento
3 Referências
4 Ligações externas
História |
Uma das principais motivações para a operadora Caminhos de Ferro Portugueses ter adquirido estas locomotivas prendeu-se com o facto de já possuir ao serviço várias motoras da Série 9000, da mesma construtora Alsthom, de características semelhantes[1]; entraram todas ao serviço em 1976, assumindo os números 9021 a 9031.[2] Para o seu transporte desde Irun, em Espanha, até território Português, foram colocados, nestas locomotivas, bogies de via ibérica, cujos furos de fixação ainda podem ser encontrados nas pontas destas unidades, junto aos engates.[3]Portugal foi, assim, o primeiro país na Europa a utilizar estas locomotivas, do tipo AD12B. Devido aos bons resultados desta série, a operadora espanhola Ferrocarriles de Vía Estrecha encomendou à Alsthom um modelo semelhante, mas de maior potência, o AD16B, que iria constituir a Série 1600 desta companhia. Outras diferenças da versão espanhola em relação à sua congénere portuguesa foram os equipamentos eléctricos, que foram melhorados, as dimensões, ligeiramente superiores, e a sua estética.[3]
As locomotivas da Série 9020 rebocaram composições entre a estação de Porto-Trindade até à Póvoa, na Linha do Porto à Póvoa e Famalicão, e até Fafe, na Linha de Guimarães, e em toda a extensão das Linhas do Tua e Corgo.[1]
Ficha técnica |
Características de exploração |
Entrada ao serviço: 1976[4]
Número de unidades: 11 (Números 9021 a 9031)[2]
Fabricante: Alsthom[1]
Tipo de locomotiva (construtor): AD12B (Alsthom Diesel de 12 cilindros com bogies de 2 eixos) [1]
Dados gerais |
Bitola de Via: 1000 mm[4]
Disposição dos rodados: Bo' Bo'[4]
Tipo de tracção: Gasóleo (diesel) eléctrica[4]
Motores de tracção |
Potência total: 620 kW[4]
Esforço de tracção: 620 kW[4]
Tipo: MGO V12[1]
Fabricante: Société Alsacienne de Constructions Mécaniques[1]
Características de funcionamento |
Velocidade máxima: 70 km/h [4]
Referências
↑ abcdef «FEVE 1600». Barcelona: Associació d'Amics del Ferrocarril-Barcelona. Carril (em espanhol) (1): 16, 20. Setembro de 1982
↑ ab COSTA, André (2 de Março de 2006). «Cronologia do Material Circulante». ADCosta Website. Consultado em 27 de Janeiro de 2011
↑ ab VIVES, Enrique (1996). «Via Metrica: Las 1600». Maquetren (em espanhol). 5 (46): 35, 39
↑ abcdefg «CP withdrawn narrow gauge stock» (em inglês). Railfaneurope. 16 de Julho de 2010. Consultado em 27 de Janeiro de 2011
Ligações externas |
Página com fotografias da Série 9020, no sítio electrónico Railfaneurope (em inglês)
Página sobre a Série 9020, no sítio electrónico Trainspo (em inglês)- Página sobre a Série 9020, no sítio electrónico Trainlogistic
Material motor ferroviário em Portugal | ||||||||||||
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Tipologia ↓ | diesel / gasolina / gasogénio | vapor: carvão / óleo | elétrica (IP: 25 kV / 50 kHz ou (*) 1500 V; outras redes q.v.) | ← Tracção | ||||||||
Estado → | em serviço | fora de serviço (ou uso ocasional) | em serviço | Bitola ↓ | ||||||||
Rede IP (Notas: A itálico, séries com uso partilhado entre a CP e outras empresas, simult. ou não; a itálico sublinhado, séries usadas exclusivamente por outra empresa.) | ||||||||||||
automotoras | “592” | remodelados | M1 0050 0100 0500 0750 0600 0650 | 1001 Z1 | 2000 2050 2080 ABm1-18→ | remodelados | 2300 2400 3400 3500 4000 | 1668 mm (ibérica) | ||||
0350← 0450← | ←0300 ←0400 | 2100⎫ 2150⎬ 2200⎭ ⎰*3100→ ⎱*3200→ | →2240 →3150* →3250* | |||||||||
9630 | 9500← | ←9700─╮ 9400←╯ | ME1 ME21 9050 9100 9300 9600 | (Vale do Lima) | (não existe atualmente tração elétrica na rede ferroviária métrica da IP) | 1000 mm (métrica) | ||||||
locomotivas | 9000 9020 Lydya |
| ||||||||||
1200 1400 1500 1520 1900 1930 6000 | 1300 1320 1550 1800 1960 |
| 2500 2550 3300* 2600 2620 | 4700 5600 | 1668 mm (ibérica) | |||||||
locotratoras | 1150 | 1000 1020 1050 1100 | 005 | |||||||||
Redes locais (excl. sistemas de frota fixa específica, como funiculares e teleféricos) | ||||||||||||
bondes |
| STCP200 STCP270 STCP280 | 1435 mm (padrão) | |||||||||
automotoras | ML7 ML79 | ML90 ML95 ML97 ML99 | ||||||||||
LRVs, articulados | MP000 MP100 C000 | |||||||||||
CCFL501 | 900 mm | |||||||||||
bondes | TUB1 |
| CCFL001 CCFL005 CCFL541 CCFL701 CCFL737 | |||||||||
(PdV-VdC) | (CCFTNA) (CFPLER) | SMTUC01 SMTUC03 SMTUC16 | (CSA) | 1000 mm (métrica) | ||||||||
locomotivas | (CSA23074) | (Pomarão) | ||||||||||
(Transpraia) (P.d’El-Rei) | (Mira) (CFPL) | 600 mm | ||||||||||
(JAPH) N0(JAPPD) | 2140 mm | |||||||||||
Estado → | em serviço | fora de serviço | em serviço | Bitola ↑ | ||||||||
Tipologia ↑ | diesel / gasolina / gasogénio | vapor: carvão / óleo | elétrica | ← Tracção | ||||||||
Ver também: Linhas • Empresas • Multimédia |