Bitola métrica






Trilhos de bitola métrica (1.000 mm).



Bitola métrica é a denominação que se dá às ferrovias cuja bitola seja igual a 1.000 mm, sendo portanto mais estreita que a bitola internacional.


A bitola métrica é usada em várias regiões, entre outros:



  • Europa


    • Portugal: utilizada em algumas linhas secundárias da REFER


    • Espanha: utilizada pela RENFE-FEVE



  • América do Sul:

    • Brasil: A bitola métrica no Brasil representa 23.489 km de trilhos, contra 4.057 km em bitola irlandesa e 202,4 km em bitola padrão. Existem também 336 km em bitola mista, que compartilham as bitolas métrica e irlandesa.




Comparações |


Comparações com bitolas mais largas (1.435 mm e 1.600 mm).


Vantagens


  • Curvas de menor raio.

  • Menor largura em aterros, cortes, terraplenos e obras de arte.

  • menor consumo de lastro.

  • Menor consumo de dormentes. (volume)

  • Menor resistência à tração e a inércia.

  • Material rodante sensivelmente mais barato.


Desvantagens


  • Menor capacidade de tráfego.

  • Menor velocidade e estabilidade.

  • Conversão de material de tração importado com limitações.


A bitola métrica é significativamente mais barata para ser implantada do que a bitola irlandesa ou a bitola padrão.


A Estrada de Ferro Vitória a Minas, em bitola métrica, é atualmente a ferrovia mais eficiente do Brasil no quesito "capacidade de tráfego". Tal exemplo pode derrubar uma das supostas desvantagens da bitola métrica.


Mas uma desvantagem comprovada da bitola métrica seria o fato de os motores de tração (motores que movem os eixos da locomotiva de sistema Diesel-elétrico) estarem fisicamente limitados ao espaço entre os trilhos e tal limitação gira em torno dos 500 hp/eixo. Enquanto isso, a bitola irlandesa não possuiria essa limitação, pois pode usar os mesmos motores de tração da bitola padrão (1.435 mm). A capacidade de maior tonelagem nos vagões, e por conseguinte nos trens, fica limitada aos vagões e ao peso linear dos trilhos.



Ver também |



  • Bitola

  • Bitola mista


  • Decauville (com bitolas de 400 a 600 mm)

  • Via estreita


  • Bitola japonesa (bitola de 1.067 mm)


  • Bitola internacional (bitola de 1.435mm)

  • Bitola larga


  • Bitola russa (bitola de 1.520 mm ou 1.524 mm)


  • Bitola irlandesa (bitola de 1.600 mm, padrão de bitola larga no Brasil)


  • Bitola ibérica (bitola de 1.668 mm)


  • Bitola indiana (bitola de 1.676 mm)


  • Breitspurbahn (bitola de 3 m)



  • Portal Ferroviário














































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