Imperial Ordem do Cruzeiro









Question book-4.svg

Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde março de 2013). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


A Imperial Ordem do Cruzeiro foi uma ordem honorífica brasileira criada em 1 de dezembro de 1822 pelo imperador Dom Pedro I, em decorrência da Independência do Brasil e em comemoração à sua Aclamação, Sagração e Coroação. A Ordem vigeu até depois da Proclamação da República[1], mas acabou por ser abolida pela Constituição de 1891. Foi restabelecida com a nova denominação de Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul pelo Decreto 22.165, de 5 de dezembro de 1932, pelo presidente Getúlio Vargas[2].


Foi a primeira ordem honorífica genuinamente brasileira. Seu desenho partiu de modelo francês, mas seu nome e suas características basearam-se na "posição geográfica desta vasta e rica região da América Austral, que forma o Império do Brasil, onde se acha a grande constelação do Cruzeiro do Sul, e igual, em memória do nome, que sempre teve este Império, desde o seu descobrimento, de Terra de Santa Cruz."


Era destinada a premiar brasileiros e estrangeiros e sua maior distribuição ocorreu no dia da coroação e sagração de D. Pedro I.


Aos agraciados não eram cobrados emolumentos, exceto o feitio da insígnia e o registro dos diplomas. Ficavam, porém, obrigados a dar uma joia qualquer, ao seu arbítrio, para dotação de uma Caixa de Piedade, destinada à manutenção dos membros pobres da Ordem ou dos que, por casos fortuitos ou desgraças, caíssem em pobreza.



Imperial Ordem do Cruzeiro

Condecoração da Imperial Ordem do Cruzeiro - Grau: Oficial



Graus |



  • Cavaleiro

  • Oficial

  • Dignitário

  • Grã-cruz



Descrição |



Grã-cruz


  • Anverso: estrela branca de cinco pontas bifurcadas e maçanetadas, assentada sobre guirlanda de ramos de café e fumo, pendente de coroa imperial. Ao centro, medalhão redondo azul-celeste, com cruz latina formada por dezenove estrelas brancas, circundado por orla azul-ferrete com a legenda "BENEMERITIUM PRAEMIUM".



  • Reverso: igual ao anverso, com alteração no medalhão para a efígie de Dom Pedro I, e na legenda para "PETRUS I – BRASILIAE IMPERATOR D". Fita e banda azul-celeste.


Referências




  1. http://legis.senado.gov.br/legislacao/ListaTextoIntegral.action?id=50047&norma=65834


  2. http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/cerimonial/222-sobre/cerimonial/5696-ordem-nacional-do-cruzeiro-do-sul





























































Popular posts from this blog

Monofisismo

Angular Downloading a file using contenturl with Basic Authentication

Olmecas