* Nome como inscrito na lista do Património Mundial. ** Região, segundo a classificação pela UNESCO.
Siracusa (em siciliano Saraùsa) é uma comuna italiana da região da Sicília, província de Siracusa, com cerca de 121 000 habitantes. Estende-se por uma área de 204 km², tendo uma densidade populacional de 593 hab/km². Faz fronteira com Avola, Canicattini Bagni, Floridia, Melilli, Noto, Palazzolo Acreide, Priolo Gargallo, Solarino.[1][2][3]. Siracusa é cidade natal de Santa Luzia, que teria nascido nesta localidade aproximadamente no ano de 283 DC, e falecido no ano de 304. Pela fé da Igreja Católica, Santa Luzia protege as pessoas com problemas de visão, assim como os oftalmologistas.
Índice
1História
1.1Tiranos de Siracusa
2Demografia
3Referências
4Ligações externas
História |
Siracusa foi fundada por Árquias de Corinto, a comando do oráculo de Delfos.[4] Árquias, um heráclida, havia causado um tumulto que levou ao assassinato de Acteão (filho de Melisso), e, como os coríntios não puniram os assassinos, Melisso se matou em protesto.[5] Para debelar a cólera do deus Posidão, Árquias foi para a Sicília e fundou Siracusa.[5] A fundação da cidade foi em cerca de 734 a.C..
Foi cidade-Estado até ser conquistada pelos romanos em 212 a.C.. Arquimedes, o matemático e inventor grego, morreu no massacre que se seguiu à rendição da cidade.
Tiranos de Siracusa |
Os monarcas de Siracusa são quase sempre chamados de tiranos e não de basileus (reis); uma exceção foi Agátocles de Siracusa, que tinha o título de rei[6]
Demografia |
Variação demográfica do município entre 1861 e 2011[3]
Fonte: Istituto Nazionale di Statistica (ISTAT) - Elaboração gráfica da Wikipedia
Referências
↑«Statistiche demografiche ISTAT» (em italiano). Dato istat
↑«Popolazione residente al 31 dicembre 2010» (em italiano). Dato istat
↑ ab«Istituto Nazionale di Statistica» 🔗 (em italiano). Statistiche I.Stat
↑Pausânias (geógrafo), Descrição da Grécia, 5.7.3
↑ abPlutarco, Moralia, Amatoriae narrationes, II
↑A Dictionary of the Ancient Greek World by David Sacks, Oswyn Murray, Margaret Bunson Page 10 ISBN 0195112067
Ligações externas |
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v•e
Viagem de Paulo a Roma
Preso e levado até Cesareia — (ca. 58-60 A.D.) Atos 23, 24, 25 e 26
Judeia
Jerusalém
Antipátrida
Cesareia
Viagem até Roma — (ca. 60-61 A.D.) Atos 27 e 28
Judeia
Cesareia
Síria
Sidom
Lícia e Panfília
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Ásia
Cnido
Creta e Cirenaica
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Laseia (Bons Portos)
Fenice
Ilha de Malta
Sicília
Siracusa
Itália
Régio
Puteoli
Roma
2 anos preso em Roma — (ca. 61-63 A.D.) Atos 28
Epístolas escritas da prisão
Filemon
Colossenses
Efésios
Filipenses
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Monofisismo (do grego: monos - "único, singular" e physis - "natureza") é o ponto de vista cristológico que defende que, depois da união do divino e do humano na encarnação histórica, Jesus Cristo, como encarnação do Filho ou Verbo ( Logos ) de Deus, teria apenas uma única "natureza", a divina, e não uma síntese de ambas. O monofisismo é contraposto pelo diofisismo (ou "diafisismo"), que defende que Jesus preservou em si as duas naturezas. Historicamente, o monofisismo se refere primordialmente à posição dos que (especialmente no Egito e, em menor grau, na Síria) rejeitaram as decisões do Concílio de Calcedônia em 451 (o quarto concílio ecumênico). Os membros mais moderados entre eles, porém, defendem a teologia "miafisita", que se tornou a oficial para as Igrejas Ortodoxas Orientais. Muitos ortodoxos orientais, porém, rejeitam essa classificação, mesmo como um termo genérico, mas ele é amplamente utilizado na literatura históri...
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