Rali do País de Gales

Multi tool use
Rali da Grã-Bretanha é uma das etapas do Campeonato Mundial de Rali (WRC).
É conhecido oficialmente como Wales Rally GB. É o maior e o mais competitivo rali do Reino Unido. O rali é disputado nos arredores da cidade de Cardiff, no País de Gales. Desde a sua estréia em 1933 até à sua 53ª edição em 1998, era conhecido como RAC Rally, até adoptar o actual nome em 1999.
Índice
1 História
1.1 1932: Royal Automobile Club Rally
1.2 Provas pré e pós Guerra
1.3 Etapas na floresta
1.4 Etapas Mickey Mouse
1.5 Grupo B
1.6 Sucessos escandinavos
2 Vencedores
2.1 Vencedores Múltiplos
3 Ligações externas
História |
1932: Royal Automobile Club Rally |
O evento inaugural foi em 1932, organizado pelo Royal Automobile Club Rally, que era o primeiro grande rali da era moderna no Reino Unido. Das 367 equipas inscritas, 341 competidores tinham carros de série para a partida nas diferentes vilas e cidades: Londres, Bath, Norwich, Leamington, Buxton, Harrogate, Liverpool, Newcastle-on-Tyne e Edimburgo.

Gigi Galli na super especial.
O programa oficial explicava: "As diferentes rotas têm partida em nove pontos distintos, cada um com 1000 milhas de extensão, mas todas com final em Torquay. Em cada rota existem quatro pontos de controlo para as partidas e chegadas, e as mesmas estão abertas por períodos que variam entre sete e dez horas. Os competidores podem marcar a sua passagem a qualquer hora da abertura ... No final do controlo têm de fazer o menor tempo possível, e qualquer desvio resulta na perda de tempo."
Além de completarem a rota, os pilotos tinham de passar por um teste especial, que consistia em andar devagar, acelaração e travagem. Não havia vencedores oficiais, apesar de Colonel A H Loughborough, no final da prova ter menos penalizações no teste decisivo.
Provas pré e pós Guerra |
Os anos seguintes do RAC Rally foram com o mesmo formato, com Hastings a ser o ponto final da prova. Com mais de 300 competidores à partida, e nessa altura Kitty Brunel ao volante de um AC Ace, era o piloto com menos penalizações.
O rali decorreu anualmente até 1939, após a suspensão devido à Segunda Guerra Mundial. Contudo, retomou em 1951, apenas em duas ocasiões foi cancelado, em 1957 devido à Crise do Suez e em 1967 devido à Febre Aftosa. Este último incidente ocorreu na véspera do evento, sendo mudado para a região de Bagshot, que seria mais acompanhado pela imprensa e televisão, sendo que a estação ATV iria utilizar carros com câmaras pela primeira vez.
Etapas na floresta |
Em 1960, o organizador Jack Kemsley negociou com a Comissão Forestry para permitir uma secção de duas milhas na floresta de Argyll, Escócia. Provou ser um enorme sucesso, e nos anos seguintes as florestas do país abriram-se para os pilotos. Isto, combinado com a introdução de relógios especiais de tempo, seguraram o futuro do rali e cimentaram a sua reputação como um dos grandes ralis da temporada.
Etapas Mickey Mouse |
Em 1971, as "etapas público" foram introduzidas e em 1975 tornou-se uma parte importante do evento, normalmente disputado juntos às casas e em ruas públicas como Sutton Park. Os pilotos não gostaram da nova etapa, e deram-lhe o nome de "Etapas Mickey Mouse", devido à falta de competitividade que ofereciam. Mais recentemente introduziram as Etapas Super Especiais, que eram igualmente pouco competitivas, mas eram muito populares entre os espectadores.
Grupo B |
O RAC Rally de 1986 foi o último evento europeu para veículos do Grupo B. Estes carros com um eficiente turbocarburador foram banidos por serem muito perigosos e potentes, em virtude de diversos acidentes em que se envolveram. No final, o Peugeot 205 T16 de Timo Salonen, Juha Kankkunen e Mikael Sundström conseguiram três dos quatro primeiros lugares, apenas Markku Alen que conseguiu o segundo lugar no seu Lancia Delta S4.
Foram 83 pilotos que terminaram dos 150 que iniciaram em 1986, comparado com o pior número de participantes em 1981, em que apenas 54 dos 151 terminaram. Tem sido um rali de contrastes: em 1938, houve apenas 6 desistências dos 237 à partida.
|
Os pilotos escandinavos têm tido óptimas prestações no RAC Rally, demostrando a sua supremacia neste desporto. Os pilotos da casa venceram as seis primeiras edições da corrida desde 1953. Contudo, em 1960 Erik Carlsson da Suécia, conduziu o seu Saab 96 para três vitórias consecutivas, 1960, 1961 e 1962, sendo um dos seis pilotos que venceram três ou mais títulos, sendo dois ingleses – Colin McRae (1994, 1995 e 1996) e Richard Burns (1998, 1999 e 2000), os outros eram suecos, finlandeses ou noruegueses. O recorde de vitórias são quatro, partilhado por Hannu Mikkola (1978, 1979, 1981 e 1981) e Petter Solberg (2002, 2003, 2004 e 2005).
Vencedores |
Ano |
Evento |
Final |
Vencedor(es) |
Carro |
---|---|---|---|---|
1932 |
RAC Rally |
Torquay |
![]() |
Lanchester |
1933 |
RAC Rally |
Hastings |
![]() |
AC Ace |
1934 |
RAC Rally |
Bournemouth |
![]() |
Singer Le Mans |
1935 |
RAC Rally |
Eastbourne |
resultados desconhecidos |
|
1936 |
RAC Rally |
Torquay |
![]() |
Austin 7 |
1937 |
RAC Rally |
Hastings |
![]() |
Jaguar SS100 |
1938 |
RAC Rally |
Blackpool |
![]() |
Jaguar SS100 |
1939 |
RAC Rally |
Brighton |
![]() |
BMW 328 |
1940–50 |
não disputado |
|||
1951 |
1st RAC Rally |
Bournemouth |
![]() ![]() |
Jaguar XK120 |
1952 |
2nd RAC Rally |
Scarborough |
![]() ![]() |
Allard-Cadillac J2 |
1953 |
3rd RAC Rally |
Hastings |
![]() ![]() |
Jaguar XK120 |
1954 |
4th RAC Rally |
Blackpool |
![]() ![]() |
Triumph TR2 |
1955 |
5th RAC Rally |
Hastings |
![]() ![]() |
Standard Ten |
1956 |
6th RAC Rally |
Blackpool |
![]() ![]() ![]() |
Aston Martin DB2 |
1957 |
não disputado |
|||
1958 |
7th RAC Rally |
Hastings |
![]() ![]() |
Sunbeam Rapier |
1959 |
8th RAC Rally |
London |
![]() ![]() |
Ford Zephyr Six |
1960 |
9th RAC Rally |
Brands Hatch |
![]() ![]() |
Saab 96 |
1961 |
10th RAC Rally |
Brighton |
![]() ![]() |
Saab 96 |
1962 |
11th RAC Rally |
Bournemouth |
![]() ![]() |
Saab 96 |
1963 |
12th RAC Rally |
Bournemouth |
![]() ![]() |
Volvo PV544 |
1964 |
13th RAC Rally |
London |
![]() ![]() |
Volvo PV544 |
1965 |
14th RAC Rally |
London |
![]() ![]() |
BMC Mini Cooper S 1275 |
1966 |
15th RAC Rally |
London |
![]() ![]() |
Lotus Cortina |
1967 |
16th RAC Rally |
cancelado |
||
1968 |
17th RAC Rally |
London |
![]() ![]() |
Saab 96 V4 |
1969 |
18th RAC Rally |
London |
![]() ![]() |
Lancia Fulvia 1.6 Coupé HF |
1970 |
19th Daily Mirror RAC Rally |
London |
![]() ![]() |
Lancia Fulvia 1.6 Coupé HF |
1971 |
20th Daily Mirror RAC Rally |
Harrogate |
![]() ![]() |
Saab 96 V4 |
1972 |
21st Daily Mirror RAC Rally |
York |
![]() ![]() |
Ford Escort RS1600 |
1973 |
22nd Daily Mirror RAC Rally |
York |
![]() ![]() |
Ford Escort RS1600 |
1974 |
23rd Lombard RAC Rally |
York |
![]() ![]() |
Ford Escort RS1600 |
1975 |
24th Lombard RAC Rally |
York |
![]() ![]() |
Ford Escort RS1800 |
1976 |
25th Lombard RAC Rally |
Bath |
![]() ![]() |
Ford Escort RS1800 |
1977 |
26th Lombard RAC Rally |
York |
![]() ![]() |
Ford Escort RS1800 |
1978 |
27th Lombard RAC Rally |
Birmingham |
![]() ![]() |
Ford Escort RS1800 |
1979 |
28th Lombard RAC Rally |
Chester |
![]() ![]() |
Ford Escort RS1800 |
1980 |
29th Lombard RAC Rally |
Bath |
![]() ![]() |
Talbot Sunbeam Lotus |
1981 |
30th Lombard RAC Rally |
Chester |
![]() ![]() |
Audi Quattro |
1982 |
31st Lombard RAC Rally |
York |
![]() ![]() |
Audi Quattro |
1983 |
32nd Lombard RAC Rally |
Bath |
![]() ![]() |
Audi Quattro A2 |
1984 |
33rd Lombard RAC Rally |
Chester |
![]() ![]() |
Peugeot 205 Turbo 16 |
1985 |
34th Lombard RAC Rally |
Nottingham |
![]() ![]() |
Lancia Delta S4 |
1986 |
35th Lombard RAC Rally |
Bath |
![]() ![]() |
Peugeot 205 Turbo 16 |
1987 |
36th Lombard RAC Rally |
Chester |
![]() ![]() |
Lancia Delta HF 4WD |
1988 |
37th Lombard RAC Rally |
Harrogate |
![]() ![]() |
Lancia Delta Integrale |
1989 |
38th Lombard RAC Rally |
Nottingham |
![]() ![]() |
Mitsubishi Galant VR-4 |
1990 |
46th Lombard RAC Rally |
Harrogate |
![]() ![]() |
Toyota Celica GT-Four |
1991 |
47th Lombard RAC Rally |
Harrogate |
![]() ![]() |
Lancia Delta Integrale 16V |
1992 |
48th Lombard RAC Rally |
Chester |
![]() ![]() |
Toyota Celica Turbo 4WD |
1993 |
49th Network Q RAC Rally |
Birmingham |
![]() ![]() |
Toyota Celica Turbo 4WD |
1994 |
50th Network Q RAC Rally |
Chester |
![]() ![]() |
Subaru Impreza 555 |
1995 |
51st Network Q RAC Rally |
Chester |
![]() ![]() |
Subaru Impreza 555 |
1996 |
52nd Network Q RAC Rally |
Chester |
![]() ![]() |
Toyota Celica GT-Four |
1997 |
53rd Network Q RAC Rally |
Cheltenham |
![]() ![]() |
Subaru Impreza WRC |
1998 |
54th Network Q Rally of Great Britain |
Cheltenham |
![]() ![]() |
Mitsubishi Carisma GT Evo 5 |
1999 |
55th Network Q Rally of Great Britain |
Cheltenham |
![]() ![]() |
Subaru Impreza WRC |
2000 |
56th Network Q Rally of Great Britain |
Cardiff |
![]() ![]() |
Subaru Impreza WRC |
2001 |
57th Network Q Rally of Great Britain |
Cardiff |
![]() ![]() |
Peugeot 206 WRC |
2002 |
58th Network Q Rally of Great Britain |
Cardiff |
![]() ![]() |
Subaru Impreza WRC |
2003 |
59th Wales Rally of Great Britain |
Cardiff |
![]() ![]() |
Subaru Impreza WRC |
2004 |
60th Wales Rally of Great Britain |
Cardiff |
![]() ![]() |
Subaru Impreza WRC |
2005 |
61st Wales Rally of Great Britain |
Cardiff |
![]() ![]() |
Subaru Impreza WRC |
2006 |
62nd Wales Rally of Great Britain |
Cardiff |
![]() ![]() |
Ford Focus RS WRC 06 |
2007 |
63rd Wales Rally of Great Britain |
Cardiff |
![]() ![]() |
Ford Focus RS WRC 07 |
2008 |
64th Wales Rally of Great Britain |
Cardiff |
![]() ![]() |
Citroën C4 WRC |
2009 |
65th Rally of Great Britain |
Cardiff |
![]() ![]() |
Citroën C4 WRC |
2010 |
66th Wales Rally of Great Britain |
Cardiff |
![]() ![]() |
Citroën C4 WRC |
2011 |
67th Wales Rally of Great Britain |
Cardiff |
![]() ![]() |
Ford Fiesta RS WRC |
2012 |
68th Wales Rally of Great Britain |
Cardiff |
![]() ![]() |
Ford Fiesta RS WRC |
2013 |
69th Wales Rally of Great Britain |
Llandudno |
![]() ![]() |
Volkswagen Polo R WRC |
2014 |
70th Wales Rally of Great Britain |
Llandudno |
![]() ![]() |
Volkswagen Polo R WRC |
2015 |
71st Wales Rally of Great Britain |
Llandudno |
![]() ![]() |
Volkswagen Polo R WRC |
2016 |
72nd Wales Rally of Great Britain |
Llandudno |
![]() ![]() |
Volkswagen Polo R WRC |
2017 |
73rd Wales Rally of Great Britain |
Llandudno |
![]() ![]() |
Ford Fiesta WRC |
2018 |
74th Wales Rally of Great Britain |
Llandudno |
![]() ![]() |
Ford Fiesta WRC |
Vencedores Múltiplos |
|
|
Nota: Em 1996 devido ao sistema de rotação do campeonato mundial, usado entre 1994 e 1996, o rali contou apenas para o Campeonato FIA de 2-Litros.
Ligações externas |
- Commons
- Página oficial
- Página oficial WRC
ZYJR,uFbvgLE8lxCzP