Citroën Xsara

Multi tool use

Citroën Xsara | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|
![]() | |||||||
Visão Geral | |||||||
Produção |
1996 — 2006 |
||||||
Fabricante |
Citroën, Grupo PSA |
||||||
Modelo | |||||||
Classe |
Médio |
||||||
Ficha técnica | |||||||
Motor |
1.6/1.8/2.0 - 8 & 16v |
||||||
Layout |
Coupé / Perua |
||||||
Modelos relacionados |
Peugeot 306 Citroën Xsara Picasso Volkswagen Golf Opel Astra Fiat Stilo Ford Focus |
||||||
Consumo |
9km/l cidade / 13km/l estrada |
||||||
Cronologia | |||||||
|
O Citroën Xsara (pronuncia-se ki-ça-ra) é um carro do segmento médio produzido pelo construtor francês desde 1997.
Tal como o seu predecessor, o Citroën ZX, o Xsara partilha o chassis com outro modelo do grupo PSA, como o Peugeot 306.
Quando foi lançado o Xsara tinha uma versão de 3 portas e uma de 5 portas só posteriormente foi lançada a versão Break. Em 1999 foi lançada a minivan da família a Xsara Picasso, que na prática era um novo carro, em que dividiam componentes, tinham o mesmo nome e o mesmo volante.
Aquando do restyling em 2000, o Xsara para além dos pormenores estéticos recebeu significativos melhoramentos ao nível da segurança.
Em 2004 o Xsara deixou de ser produzido dando lugar à nova aposta da marca o Citroën C4.
No Brasil, o Xsara chegou em 1998 com modelos cupê, hatch e perua, e versões GLX, Exclusive e VTS, com motores 1.6 16v 110cv, 1.8 8v 98cv, 1.8 16v 115cv, 2.0 16v 137cv e 2.0 16v 167cv, esse último do modelo esportivo da gama, o Xsara foi um carro de sucesso no Brasil, figurava várias vezes entre os mais vendidos do segmento, depois em 2000 foi lançado a minivan da gama, o Xsara Picasso com versões GLX e Exclusive, com motorização 1.6 16v 110cv e 2.0 16v de 137cv, foi um grande sucesso por aqui, era o modelo mais vendido do segmento.
Principais concorrentes |
- Peugeot 306 (1995-2003)
- Renault Mégane (1998-2005)
- Chevrolet Astra (1995-2011)
- Volkswagen Golf (1994-2013)
Citroën Xsara WRC |

Citroën Xsara WRC
O Xsara World Rally Car, um dos mais bem sucedidos carros do Campeonato Mundial de Rali, embora tivesse por base o modelo de fábrica, as suas semelhanças eram praticamente inexistentes.
O piloto francês Sébastien Loeb ao volante do Xsara World Rally Car venceu 28 provas, 3 campeonatos de pilotos consecutivos e ajudou ainda a Citroën a conquistar o 3º título consecutivo no Mundial de Construtores para Citroën.
Foi substituído pelo Citroën C4 WRC.
Ligações externas |
Citroën (em português)- Motor1.com. Carros para sempre: Citroën Xsara trouxe luxo francês ao segmento médio
teTMqwppB1ao9233pEV8 r jF7h,KIPIYL aR8ZFtStnxnFWvgYJ,GPb,302p8R n,NfioNUWdoZ,MRljBhjs