Citroën Xsara
Nota: Não confundir com Citroën Xsara Picasso.
Citroën Xsara | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|
Visão Geral | |||||||
Produção | 1996 — 2006 | ||||||
Fabricante | Citroën, Grupo PSA | ||||||
Modelo | |||||||
Classe | Médio | ||||||
Ficha técnica | |||||||
Motor | 1.6/1.8/2.0 - 8 & 16v | ||||||
Layout | Coupé / Perua | ||||||
Modelos relacionados | Peugeot 306 Citroën Xsara Picasso Volkswagen Golf Opel Astra Fiat Stilo Ford Focus | ||||||
Consumo | 9km/l cidade / 13km/l estrada | ||||||
Cronologia | |||||||
|
O Citroën Xsara (pronuncia-se ki-ça-ra) é um carro do segmento médio produzido pelo construtor francês desde 1997.
Tal como o seu predecessor, o Citroën ZX, o Xsara partilha o chassis com outro modelo do grupo PSA, como o Peugeot 306.
Quando foi lançado o Xsara tinha uma versão de 3 portas e uma de 5 portas só posteriormente foi lançada a versão Break. Em 1999 foi lançada a minivan da família a Xsara Picasso, que na prática era um novo carro, em que dividiam componentes, tinham o mesmo nome e o mesmo volante.
Aquando do restyling em 2000, o Xsara para além dos pormenores estéticos recebeu significativos melhoramentos ao nível da segurança.
Em 2004 o Xsara deixou de ser produzido dando lugar à nova aposta da marca o Citroën C4.
No Brasil, o Xsara chegou em 1998 com modelos cupê, hatch e perua, e versões GLX, Exclusive e VTS, com motores 1.6 16v 110cv, 1.8 8v 98cv, 1.8 16v 115cv, 2.0 16v 137cv e 2.0 16v 167cv, esse último do modelo esportivo da gama, o Xsara foi um carro de sucesso no Brasil, figurava várias vezes entre os mais vendidos do segmento, depois em 2000 foi lançado a minivan da gama, o Xsara Picasso com versões GLX e Exclusive, com motorização 1.6 16v 110cv e 2.0 16v de 137cv, foi um grande sucesso por aqui, era o modelo mais vendido do segmento.
Principais concorrentes |
- Peugeot 306 (1995-2003)
- Renault Mégane (1998-2005)
- Chevrolet Astra (1995-2011)
- Volkswagen Golf (1994-2013)
Citroën Xsara WRC |
O Xsara World Rally Car, um dos mais bem sucedidos carros do Campeonato Mundial de Rali, embora tivesse por base o modelo de fábrica, as suas semelhanças eram praticamente inexistentes.
O piloto francês Sébastien Loeb ao volante do Xsara World Rally Car venceu 28 provas, 3 campeonatos de pilotos consecutivos e ajudou ainda a Citroën a conquistar o 3º título consecutivo no Mundial de Construtores para Citroën.
Foi substituído pelo Citroën C4 WRC.
Ligações externas |
Citroën (em português)- Motor1.com. Carros para sempre: Citroën Xsara trouxe luxo francês ao segmento médio