Colin McRae























































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Colin McRae


Colin Mcrae em agosto de 2007
Registros no Campeonato Mundial de Rali
Nacionalidade

 Reino Unido (Escócia)
Anos de atividade

1987 - 2006
Equipes

Subaru, Citroën, Ford, Skoda
Ralis mundiais
146

Campeonatos
1 (1995)
Vitórias
25
Pódios
42
Vitórias em etapas
477
Pontos
626
Primeiro rali no mundial
1987 Suécia Rali da Suécia
Primeira vitória
1993 Nova Zelândia Rali da Nova Zelândia
Última vitória
2002 Quénia Rali Safari
Último rali no mundial
2006 Turquia Rali da Turquia

Colin Steele McRae MBE (Lanark, 5 de agosto de 1968 — Lanark, 15 de setembro de 2007)[1][2] foi um piloto escocês do Campeonato Mundial de Rali, filho de Jimmy McRae, cinco vezes campeão do Rali do Reino Unido.


Ganhou o título de piloto do mundo em 1995, foi vice-campeão em 1996, 1997 e 2001, e terceiro em 1998. Ajudou a Subaru a garantir o título de construtores em 1995, 1996 e 1997, e a Citroën em 2003. Foi agraciado com o título de MBE (Member of the British Empire) pela Rainha Isabel II em 1996.




Índice






  • 1 Biografia


  • 2 WRC


    • 2.1 Vitórias no WRC




  • 3 Vida pessoal


  • 4 Colin McRae Rally


  • 5 Morte


  • 6 Ver também


  • 7 Ligações externas


  • 8 Referências





Biografia |


Colin começou a sua carreira em 1986, pilotando um Talbot Sunbeam. Era um condutor regular nos campeonatos escoceses de rali, e rapidamente se notabilizou por sua velocidade e estilo de condução, que foi comparado ao de Ari Vatanen, o famoso piloto finlandês de rali de quem Colin se dizia inspirar e idolatrar.


Rapidamente trocou de carro, passando para um Vauxhall Nova, e mais tarde para um Ford Sierra XR 4x4. A primeira aparição no WRC foi em 1987 no Rali da Suécia atrás do volante de um Nova, e também em 1989 conduzindo um Sierra terminando essa prova no 15º lugar da classificação geral.


Em 1989, terminou em 5º lugar no Rali da Nova Zelândia pilotando um Sierra Cosworth. Em 1991 Colin juntou-se à equipa Prodrive Subaru para o Rali da Grã-Bretanha. Foi duas vezes vencedor dessa prova em 1991 e 1992, dando provas do seu valor enquanto jovem piloto.



WRC |


Colin venceu o seu primeiro WRC em 1993, ao volante de um Subaru Legacy da equipa Prodrive no Rali da Nova Zelândia, ajudou a equipa nipónica a conquistar três títulos de construtores seguidos, incluindo um para o palmerés de Colin em 1995, após um final de campeonato emocionante na sua terra-natal, com o seu colega de equipa e bicampeão do mundo Carlos Sainz. Também mais tarde em 1998 venceu a Corrida dos Campeões.


Após vários anos em busca de títulos, Colin McRae mudou-se para a equipa M-Sport Ford em 1999, ao comando do novo Ford Focus WRC. Esta mudança foi realçada com duas vitórias no Rali Safari e em Portugal. Contudo teve de lutar bastante durante o resto da temporada, sobretudo devido à concorrência dos seus principais adversários, o que acabou por falhar o seu segundo título de campeão pela M-Sport em 2001.


Com a vitória no Rali Safari em 2002, McRae ficou no livro dos recordes ao ser o piloto com mais vitórias no campeonato do mundo, sendo mais tarde ultrapassado em 2003 pelo espanhol Carlos Sainz e pelo francês Sébastien Loeb.


Em 2003, McRae decidiu deixar a Ford e assinar contrato com a promissora equipa da Citroën, contudo o escocês apenas se ficou pelo sétimo lugar na geral, sem nenhuma vitória em qualquer rali. Quando a esperança de um segundo contrato com a Subaru se desfez - devido à entrada na equipa do novo talento Mikko Hirvonen para fazer dupla com Petter Solberg em 2003 — acabou por abandonar a competição em 2004.


No final de 2006, tinha participado em 146 provas, foi colega de vários pilotos incluindo Carlos Sainz, Richard Burns, Ari Vatanen e Sébastien Loeb.


Apesar de não oficialmente retirado, Colin optou por se afastar durante um período do WRC e realizar outros desejos, tais como a bordo de uma carrinha da Nissan no rali mais duro do mundo, o Rali Paris-Dakar. Também competiu na prova francesa das 24 Horas de Le Mans.


Após um ano longe dos ralis, em 2004 teve o seu regresso ao volante de um Škoda Fabia WRC no Rally GB do País de Gales, acabando num decepcionante sétimo lugar devido à falta de competitividade do carro. Mais tarde recebeu a trágica notícia da morte do seu companheiro britânico Michael Park. Depois no Rali da Austrália conseguiu um segundo lugar, após problemas no carro a três especiais do final. Entretanto Colin acreditava que podia regressar ao WRC em 2006 com a equipa da Škoda a trabalhar para obter melhores resultados.


No dia 5 de Agosto de 2006, Colin e o seu co-piloto Nicky Grist competiram pela Subaru no primeiro rali americano transmitido ao vivo pela televisão em Los Angeles, como fazendo parte dos X-Games. A duas curvas do final, o seu carro virou, danificando bastante a frente e o pneu esquerdo, mesmo assim o carro cruzou a linha da meta acabando em segundo lugar.


Em Outubro de 2006 foi anunciado que iria substituir o atual campeão — na altura Loeb - na equipa Kronos Citroën no Rali da Turquia, devido à fratura de um braço em virtude da queda de bicicleta. Na última especial um problema no alternador, fez com que Colin ficasse fora dos dez primeiros lugares. Para Colin esta seria a hipótese de regressar em grande à estrada, o que não aconteceu.



Vitórias no WRC |

























































































































































































 # 
Evento
Temporada
Co-piloto
Carro
1

Nova Zelândia 23rd Rothmans Rally of New Zealand

1993

Derek Ringer

Subaru Legacy RS
2

Nova Zelândia 24th Rothmans Rally of New Zealand

1994
Derek Ringer

Subaru Impreza 555
3

Reino Unido 50th Network Q Rally

1994
Derek Ringer
Subaru Impreza 555
4

Nova Zelândia 25th Smokefree Rally New Zealand

1995
Derek Ringer
Subaru Impreza 555
5

Reino Unido 51st Network Q Rally

1995
Derek Ringer
Subaru Impreza 555
6

Grécia 43rd Acropolis Rally of Greece

1996
Derek Ringer
Subaru Impreza 555
7

Itália 38° Rallye Sanremo - Rallye d'Italia

1996
Derek Ringer
Subaru Impreza 555
8

Espanha 32° Rallye Catalunya-Costa Brava (Rallye de España)

1996
Derek Ringer
Subaru Impreza 555
9

Quénia 45th Safari Rally Kenya

1997

Nicky Grist

Subaru Impreza WRC
10

França 41ème Tour de Corse - Rallye de France

1997
Nicky Grist
Subaru Impreza WRC
11

Itália 39° Rallye Sanremo - Rallye d'Italia

1997
Nicky Grist
Subaru Impreza WRC
12

Austrália 10th API Rally Australia

1997
Nicky Grist
Subaru Impreza WRC
13

Reino Unido 53rd Network Q Rally

1997
Nicky Grist
Subaru Impreza WRC
14

Portugal 31° TAP Rallye de Portugal

1998
Nicky Grist
Subaru Impreza WRC
15

França 42ème Tour de Corse - Rallye de France

1998
Nicky Grist
Subaru Impreza WRC
16

Grécia 45th Acropolis Rally of Greece

1998
Nicky Grist
Subaru Impreza WRC
17

Quénia 47th Safari Rally Kenya

1999
Nicky Grist

Ford Focus WRC
18

Portugal 32° TAP Rallye de Portugal

1999
Nicky Grist
Ford Focus WRC
19

Espanha 36° Rallye Catalunya-Costa Brava (Rallye de España)

2000
Nicky Grist
Ford Focus WRC
20

Grécia 47th Acropolis Rally

2000
Nicky Grist
Ford Focus WRC
21

Argentina 21° Rally Argentina

2001
Nicky Grist
Ford Focus WRC
22

Chipre 29th Cyprus Rally

2001
Nicky Grist
Ford Focus WRC
23

Grécia 48th Acropolis Rally

2001
Nicky Grist
Ford Focus WRC
24

Grécia 49th Acropolis Rally

2002
Nicky Grist
Ford Focus WRC
25

Quénia 50th Inmarsat Safari Rally

2002
Nicky Grist
Ford Focus WRC


Vida pessoal |


McRae mudou-se para o principado do Mónaco em 1995, partilhando a sua amizade com David Coulthard. Contudo, com a sua nova família a crescer, ele passava mais tempo na sua casa em South Lanarkshire. Colin foi casado com Alison de quem tem dois filhos, Holie e Johnny.


O seu irmão Alister, também piloto de rali, teve algum sucesso na modalidade, ganhou o Rali do Reino Unido em 1995. A sua irmã é médica no Hospital da Universidade de County Durham, e também gosta de conduzir carros de rali.



Colin McRae Rally |


Uma outra participação de Colin foi no mundo dos jogos de computadores. Em 1998 foi lançado o intitulado Colin McRae Rally, sendo o segundo jogo lançado em 2000 disponível para a PlayStation da Sony e para computador, mais tarde adaptado para Game Boy Advance em 2002. A terceira versão surgiu de novo para computador e Xbox.


A quarta versão chegou em 2005, trazendo novos gráficos e mais realismo, aumentando assim a intensidade da experiência da condução de um verdadeiro carro de rali, mais tarde adaptado para PSP da Sony e N-Gage da Nokia. A nova geração deste jogo será com o título de Colin McRae Dirt, que será adaptado para computador, Xbox 360 e mais tarde para PlayStation 3, finais de 2007.


Colin McRae Dirt é o único jogo que conta com um carro Português, o Saab 9.3 Turbo de Eduardo Veiga, Bi-Campeão Nacional de Ralicross. O aparecimento do carro de Eduardo Veiga é de base no jogo, e não um add-on. Foram preciso mais de 10 gigabytes de fotografias e vinte páginas sobre as características e comportamento do carro em pista, para dar ao jogo a versão realista que tem. Entre a escolha do carro do bicampeão nacional para participar no jogo e o aparecimento do jogo no mercado passaram-se mais de dois anos.


Uma edição especial para telefones móveis também será lançada, numa data a definir.


Participa também do jogo lançado em 2009, Dirt 2, onde é feita uma homenagem in-game, com vídeo mostrando cenas da carreira de Colin McRae.



Morte |


Colin McRae morreu a 15 de Setembro de 2007, quando o helicóptero em que seguia e pilotava caiu perto da sua residência em Lanark, na Escócia. Junto com o campeão do WRC estavam seu filho Johnny de cinco anos, um amigo de seu filho (Ben Porcelli, de 6 anos) e mais um amigo de Colin (Graeme Duncan, 37 anos) [3]. Não houve sobreviventes. Investigações concluíram que Colin foi imprudente ao sobrevoar em baixa altitude o local conhecido como "Mouse Valley" onde ocorreu a queda.[1]



Ver também |



  • Colin McRae Rally

  • Richard Burns



Ligações externas |



  • Página oficial de Colin McRae (em inglês)


Referências




  1. ab Daily Mail. «06/09/2011 - Colin McRae foi imprudente e responsável pela queda do helicóptero» (em inglês). Consultado em 16 de setembro de 2014 


  2. «Colin McRae morre em acidente de helicóptero» 


  3. BBC. «28/09/2007 - Funeral do amigo da família McRae» (em inglês). Consultado em 11 de Fevereiro de 2013 








Popular posts from this blog

Monofisismo

Angular Downloading a file using contenturl with Basic Authentication

Olmecas