Velório
Velório é uma cerimônia fúnebre em que o caixão do falecido é posto em exposição pública para permitir que parentes, amigos e outros interessados possam honrar a memória do defunto antes do sepultamento. Sua duração é variada: de poucas horas a mais de um dia, podendo inclusive acontecer durante a madrugada.
Geralmente o velório é realizado em um lugar próprio para isso contíguo ao cemitério, em capelas ou igrejas embora possa ser feito em outros lugares — especialmente quando o morto foi uma pessoa célebre, realizando-se neste caso em sedes de governo ou de instituições, palácios, câmaras municipais, prefeituras etc.
É provável que este costume tenha se originado na Idade Média, na Europa, quando os copos e pratos eram feitos de estanho. A mistura de bebida alcoólica com o óxido de estanho causava uma espécie de narcolepsia. Quando um cadáver era encontrado, era deixado sobre uma mesa por alguns dias, para se ter certeza de que estava realmente morto.
Um dos motivos para a realização do velório é para ter certeza que o morto está realmente morto. Para isto estipularam o prazo de 24 horas. Há também o lado religioso, que dizem que ser preciso aguardar 24 horas para o sepultamento, pois o espírito do morto continua presente. Uma das coisas mais intrigantes é que após um tratamento chamado tanatopraxia, o defunto não ressuscitará jamais, uma vez que lhe é tirado todos os fluídos vitais.
- Commons