Transtorno global do desenvolvimento









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Transtorno global do desenvolvimento



Especialidade

psiquiatria, pediatria, psicologia
Classificação e recursos externos

CID-10

F84

CID-9

299

DiseasesDB

33524

eMedicine

ped/1780

MeSH

D002659

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Transtorno global do desenvolvimento (TGD) ou Distúrbio Abrangente do Desenvolvimento (PDD, em inglês) é uma categoria que engloba cinco transtornos caracterizados por atraso simultâneo no desenvolvimento de funções básicas, incluindo socialização e comunicação. Os transtornos globais do desenvolvimento são:[1]




  • Autismo, o mais conhecido;


  • Síndrome de Rett;


  • Transtorno global do desenvolvimento sem outra especificação, que inclui (ou também é conhecido como) autismo atípico.


Os pais podem perceber os sintomas de PDD desde a primeira infância, ocorrendo as primeiras manifestações tipicamente antes dos três anos. Em geral, o PDD por si só não afeta a expectativa de vida.




Índice






  • 1 Terminologia


  • 2 Sinais e sintomas


  • 3 Tipos


  • 4 Diagnóstico


  • 5 Tratamento


  • 6 Ver também


  • 7 Leitura recomendada


  • 8 Ligações externas





Terminologia |


Não há consenso entre os médicos sobre o uso do termo PDD.[1] Muitos utilizam PDD como abreviação de PDD-NOS.[1] Outros usam o termo PDD por ter sentido mais geral, hesitando em diagnosticar crianças muito novas com um tipo mais específico de PDD, como autismo.[1] Ambas as abordagens contribuem para que se faça confusão com o termo, porque o PDD na verdade se refere a uma categoria de transtornos, não a um diagnóstico específico.[1]


Em Língua Portuguesa, a sigla PDD possui três possíveis traduções:



  • Transtorno Global do Desenvolvimento;

  • Distúrbio Abrangente do Desenvolvimento;

  • Transtorno Invasivo do Desenvolvimento.[2]


Freqüentemente, o PDD-NOS é chamado apenas de "PDD", o que é incorreto. O termo PDD se refere a uma classe de distúrbios, à qual pertence o Autismo. O termo PDD em si não designa um diagnóstico, enquanto PDD-NOS sim. Para complicar mais a questão, o PDD-NOS também pode ser chamado de "desenvolvimento atípico de personalidade", "PDD atípico" ou "autismo atípico".


Por causa do "NOS", que em inglês significa "sem outra especificação", é difícil dizer o que exatamente é o PDD-NOS, exceto que é uma desordem do espectro autista (DEA). Algumas pessoas diagnosticadas com PDD-NOS estão próximas do quadro de síndrome de Asperger, mas não se encaixam perfeitamente. Outros têm algo próximo a um autismo completamente desenvolvido, mas faltam alguns sintomas. O campo da Psicologia tem considerado a criação de diversas subclasses dentro do PDD-NOS.



Sinais e sintomas |


Os sintomas dos PDD podem incluir problemas de comunicação, como:



  • Dificuldade no uso e compreensão da linguagem;

  • Dificuldade em se relacionar com pessoas, objetos e eventos;

  • Brincadeiras não-usuais com brinquedos e outros objetos;

  • Dificuldade com mudanças de rotina ou do ambiente familiar;

  • Padrões repetitivos de movimentos corporais ou comportamentos.



Tipos |


O autismo, um distúrbio do desenvolvimento cerebral caracterizado por interação social e comunicação debilitadas, e por uma gama limitada de interesses e atividades, é o PDD mais característico e o que foi melhor estudado. Outros tipos de PDD são otranstorno desintegrativo da infância, a síndrome de Rett, e o transtorno global do desenvolvimento sem outra especificação (PDD-NOS).


Entre as crianças com PDD, há grande diversidade de habilidades, inteligência e comportamento. Algumas simplesmente não falam, outras apenas poucas frases e assuntos, e algumas possuem desenvolvimento da linguagem praticamente normal. Atividades repetitivas e habilidades sociais limitadas geralmente são evidentes. Respostas incomuns a informações sensórias – sons altos, luzes – também são comuns.



Diagnóstico |


Alguns clínicos usam PDD-NOS como um diagnóstico "temporário" para crianças abaixo dos 5 anos, quando por algum motivo há relutância quanto ao diagnóstico de autismo. Há diversos motivos para isto: crianças muito novas têm pouca interação social e pouca habilidade de comunicação pela própria idade, portanto pode ser enganador o diagnóstico de casos brandos de autismo nesta fase. Supõe-se que, por volta dos 5 anos, os comportamentos incomuns ou vão desaparecer ou se desenvolver para um autismo diagnosticável. No entanto, alguns pais vêem o rótulo de PDD apenas como um eufemismo para as desordens do espectro autista, problemático porque interfere nos benefícios da estimulação precoce.



Tratamento |


São usados medicamentos para tratar problemas comportamentais específicos; a terapia para crianças com PDD deve ser especializada, de acordo com as necessidades de cada criança.


Algumas crianças com PDD se adaptam bem em classes especiais reduzidas, em que o ensino é ministrado na base de um para um. Outras funcionam bem em classes especiais normais, ou em classes regulares com suporte. Estimulação precoce, incluindo programas educacionais e serviços de apoio especializados são fatores críticos no aprimoramento dos resultados de indivíduos com PDD. Há muitas crianças com PDD entre os 2 e 5 anos. Os sinais podem ser detectados facilmente no ambiente escolar, familiar, etc.



Ver também |



  • Autismo

  • Espectro autista

  • Transtorno hiperativo associado com retardo mental e movimentos estereotipados

  • Transtorno específico do desenvolvimento


  • Distrofia neuroaxonal infantil, um distúrbio neurológico raro e grave em que a criança apresenta regressão no desenvolvimento

  • Transtorno desintegrativo da infância

  • Síndrome de Asperger

  • Transtorno invasivo do desenvolvimento sem outra especificação

  • Transtorno específico do desenvolvimento



Leitura recomendada |




  • Volkmar FR (ed) (2007). Autism and pervasive developmental disorders 2nd ed. [S.l.]: Cambridge University Press. ISBN 0521549574  (em inglês)

  • Tese de doutorado: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/26482/000759347.pdf?sequence=1



Ligações externas |




  • CDC's "Learn the Signs. Act Early.” campaign - Information for parents on early childhood development and developmental disabilities (em inglês)


  • NINDS Pervasive Developmental Disorders Information Page (em inglês)


  • NICHCY fact sheet on Pervasive Developmental Disorder (note: not in the public domain) (em inglês)


  • Information about Pervasive Developmental Disorders Yale Developmental Disabilities Clinic (em inglês)


  • [1] (em inglês)





  1. abcde National Dissemination Center for Children with Disabilities (NICHCY) (Outubro de 2003) Disability Info: Pervasive Developmental Disorders (FS20). Fact Sheet 20 (FS20)


  2. http://www.rizoma.ufsc.br/html/343-of4-st2.htm#_ftn3 VASQUES, Carla K., e BAPTISTA, Claudio Roberto. Transtornos Globais do Desenvolvimento e Educação: um Discurso sobre Possibilidades. Vide 3ª nota. Acessado em 16/11/2008








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