Multi-user dungeon









Question book.svg

Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Em termos de jogos de computador, um MUD (sigla de Multi-user dungeon, dimension, ou por vezes domain) é um RPG multijogadores, que normalmente é executado em uma BBS ou em um servidor na Internet.


Os jogadores assumem o papel de uma personagem e recebem informações textuais que descrevem salas, objetos, outras personagens e criaturas controladas pelo computador, também conhecidas como non-player characters (NPCs), em um mundo virtual. Eles podem interagir com outros jogadores e personagens digitando comandos que, normalmente, se encontram em inglês.


MUDs tradicionais implementam um mundo de Fantasia povoado por elfos, goblins, e outros seres místicos com os jogadores sendo cavaleiros, feiticeiros e outros. O objetivo do jogo é matar monstros, explorar um mundo rico e completar expedições. Outros MUDs possuem um ambiente de ficção científica. Ainda outros, especialmente aqueles que são baseados em MOOs, são utilizados em educação a distância ou para permitir conferências virtuais. MUDs têm também atraído o interesse de acadêmicos de muitos campos, incluindo comunicação, sociologia, direito, e economia virtual.


A maior parte dos MUDs é executada por hobby e são gratuitos para os jogadores, mas podem aceitar doações ou permitir que os jogadores comprem itens do jogo.




Índice






  • 1 História


  • 2 Como jogar


  • 3 Variantes MUD


  • 4 Ligações externas





História |


Os primeiros MUDs apareceram em 1978 e suas popularidades aumentaram nos Estados Unidos durante a década de 1980[carece de fontes?], quando (falando relativamente) os computadores pessoais, domésticos e baratos, equipados com modems de 300 a 2400 baud permitiram aos jogadores de RPG se conectarem em BBSes multi-line. Jogos no estilo roguelike também estavam ficando populares naquela época.


Ao mesmo tempo na Europa, o desenvolvimento de MUD estava centralizado ao redor das redes acadêmicas, particularmente na Universidade de Essex onde eles eram jogados por muitas pessoas, de dentro e de fora da universidade. Neste contexto, foi dito que MUD significava "Multi-Undergrate Destroyer"[carece de fontes?], devido a sua popularidade entre os estudantes de faculdades e a quantidade de tempo que estes estudantes dedicavam aos MUDs.


Os MUDs originais foram inspirados em jogos como o Dungeons & Dragons e o jogo de computador Colossal Cave Adventure. O primeiro MUD foi provavelmente criado e escrito por Roy Trubshaw e Richard Bartle na Universidade de Essex no Reino Unido [1] embora o livro "Dungeon Master" de William Dear, e outras fontes sugiram que havia, anteriormente, outros jogos MUD que os autores da Essex não conheciam.


Uma versão deste primeiro MUD ainda está sendo executada no sítio www.british-legends.com, e uma versão do seu descendente MUD2 está sendo executado no sítio www.mud2.com.


Outros MUDs que apareceram nos meados de 1985 incluíram Mirrorworld, executado por Pip Cordrey e desenvolvido e escrito por Tim Rogers, Lorenzo Wood e Nathaniel Billington, e SHADES, o primeiro MUD comercial do mundo. Este era acessível no Reino Unido através do sistema Prestel. Mirrorworld foi o primeiro MUD a ter 'rolling resets'.


Outro MUD popular foi o AberMUD, escrito em 1988 por Alan Cox, também conhecido como Anarchy, nomeado depois da Universidade de Gales, Aberystwyth[carece de fontes?]. Avalon, the Legend Lives, iniciado em 1989, foi o primeiro MUD a combinar um enredo consistente de fantasia com uma aventura comercial.


Os jogos MUD ainda estão bem vivos na Internet e podem ser acessados pelos clientes telnet padrões, ou clientes de MUD especializados que dão uma experiência mais agradável ao usuário.



Como jogar |


Para entrar em um MUD basta apenas um cliente de telnet ou um cliente específico para muds, tal como RoAClient, MUSHclient, zMUD, Tinyfugue, etc.



Variantes MUD |


Através do tempo as variantes se diversificaram em outros modelos enquanto mantinham o mesmo formato textual, como os LPMuds, MUCKs, MUSHes, Talkers e MOOs.



Ligações externas |



  • Confessions of an Arch-Wizard (em inglês) Mud History: Michael Lawrie's account of the early years of MUD and MIST



















































  • Portal dos jogos eletrônicos



Popular posts from this blog

Monofisismo

Angular Downloading a file using contenturl with Basic Authentication

Olmecas