Doug Liman
Doug Liman (Nova Iorque, 24 de Julho de 1966) é um diretor e produtor norte-americano. Dirigiu filmes de sucesso como A Identidade Bourne (2002), Mr. e Mrs. Smith (2005) e Jumper (2008).
Índice
1 A Vida
2 Os Filmes
3 Filmografia
4 Ligações externas
A Vida |
Liman nasceu em Nova Iorque, filho de pais judeus Ellen (nee Fogelson), um pintor e escritor, Arthur L. Liman, um advogado de Nova York conhecido por seu serviço público, que incluiu servindo como conselheiro chefe para as audiências do Senado Irã-Contra.
Liman começou a fazer curtas-metragens ainda no colegial e estudou no International Center of Photography, em Nova York. Enquanto freqüentava a Universidade de Brown, que ele ajudou a co-fundar o estudante de cabo da estação de televisão BTV e serviu como seu gerente primeira estação. Com a ajuda de uma bolsa grande, através de ligações de seu pai a partir da agora extinta CBS Foundation, ele também co-fundou a Associação Nacional do Colégio de Radiodifusores (NACB), a primeira associação de marcas voltadas para estudantes com pessoal de rádio e televisão, em 1988 . Liman participaram do programa de pós-graduação na University of Southern California, onde foi batido para dirigir seu primeiro projeto em 1993, o thriller de comédia Entrando / Corpo Estudantil.
Os Filmes |
Liman se unido para dirigir Swingers, quando o seu roteirista Jon Favreau recusou as ofertas de estúdios que queria elenco estabelecido atores. O diretor concordou em lançar Favreau e seus amigos (Vince Vaughn, Ron Livingston, e Patrick Van Horn) nesta comédia sobre a luta entre os atores do meio do clube de LA. O resultado foi um filme de 250 mil dólares diálogo de propulsão que tornou-se uma batida do dorminhoco e crítico de sucesso. Além de estabelecer um culto seguinte, saltar, iniciaram-se as carreiras dos atores caracterizados.
próximo esforço de Liman, Go (1999), seguiu os acontecimentos de uma noite, através de três diferentes pontos de vista, divergiu e tramas reconverged; Liman também foi diretor de fotografia do filme. O filme obteve um lucro de bilheteria arrecadou 28,4 milhões dólares em todo o mundo contra um orçamento de US $ 6,5 milhões.
Em 1999, Liman tiro um comercial para a Nike em que Tiger Woods, sem deixar a bola tocar o chão, saltou várias vezes uma bola no seu clube e, em seguida, levou-o à distância.
Liman gostava mais sucesso comercial, quando ele dirigiu o thriller de ação A Identidade Bourne (2002), uma adaptação do romance do autor Robert Ludlum's. O filme que faltou Liman entregue seqüências de ação suficiente para satisfazer os grupos de testes de jovens do sexo masculino, de modo Universal Studios exigia que ele disparar quase vinte minutos de cenas de substituição. Liman ficou com a franquia Bourne através de suas duas próximas parcelas (2004, The Bourne Supremacy e 2007 de O Ultimato Bourne), mas serviu vez como produtor executivo, enquanto Paul Greengrass assumiu funções na direcção de ambos os filmes. Com base no seu sucesso, o executivo Liman produziu e dirigiu o episódio piloto (Premiere), bem como o segundo episódio (The Model Home) do drama de sucesso da Fox tempo prime The OC (2003-2007). Liman produziu e dirigiu uma série de comédias curtas para a Chrysler e Festivais de Cinema de Cannes, intitulado Indie é grande.
Liman dirigiu também Sr. e Sra. Smith (2005), um filme de comédia sobre um casal casou-se com cada vez mais distantes, tanto secretamente assassinos, que são contratados para matar uns aos outros. O filme, sua comercialmente mais bem-sucedida até agora, é também conhecida pelo romance fora das telas entre as estrelas Brad Pitt e Angelina Jolie, que desenvolveu um relacionamento de alto nível depois de fazer o filme. Em 2005, Liman assinou contrato para dirigir o episódio piloto da série de televisão da NBC, Heist, que é sobre uma tentativa de longa temporada de roubar três lojas de jóias em swanky Beverly Hills 'Rodeo Drive.
Sua adaptação cinematográfica de Steven Gould ciência ficção Jumper romance foi lançado em 2008 [4].
Em 2009, ele co-fundou a 30ninjas.com site, que é voltada para os fãs de filmes de ação e de televisão, jogos, esportes radicais e vídeos virais. Ele também mantém um blog no site.
Ele terminou recentemente Fair Game, que competiu pela Palma de Ouro no Festival de Cannes 2010. [5] Ele se prepara para dirigir o filme de Hiroshi adption romance Sakurazaka Tudo que você precisa é Kill [6].
Atualmente ele está produzindo Covert Affairs, uma série original que vai estrear em E.U.A. este verão.
Liman é membro do conselho do Centro de Ação Legal e está ativamente envolvido no programa de bolsas de graduação Arthur Liman.
Filmografia |
- 1994 - Getting In
- 1996 - Swingers
- 1999 - Go
- 2002 - A Identidade Bourne
- 2004 - A Supremacia Bourne (produtor)
- 2005 - Sr. e Sra. Smith
- 2007 - O Ultimato Bourne (produtor)
- 2008 - Jumper
- 2010 - Jogo de Poder
- 2014 - No Limite do Amanhã
Ligações externas |
Doug Liman (em inglês) no Internet Movie Database