Grand Theft Auto





Disambig grey.svg Nota: Este artigo é sobre a série de jogos. Para o primeiro jogo da série, veja Grand Theft Auto (jogo eletrônico).































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Grand Theft Auto


Gênero(s)

Ação-aventura
Tiro em terceira pessoa
Desenvolvedora(s)

Rockstar North

Distribuidora(s)

Rockstar Games
Criador(es)

David Jones[1]
Dan Houser[2]
Sam Houser[2]
Mike Dailly[3]
Leslie Benzies
Aaron Garbut
Plataformas


Primeiro título

Grand Theft Auto
Outubro de 1997
Último título

Grand Theft Auto V
17 de setembro de 2013

Website oficial

Portal Portal de jogos eletrônicos

Grand Theft Auto (GTA) é uma série de jogos de computador e videogames criada por David Jones e Mike Dailly, sendo posteriormente gerenciada pelos irmãos Dan e Sam Houser, Leslie Benzies e Aaron Garbut. A maioria dos jogos foi desenvolvida pela Rockstar North (antiga DMA Design) e publicada pela Rockstar Games. O nome da série é um termo policial utilizado nos Estados Unidos para identificar roubos de automóveis: Grand Theft refere-se a furtos de valor elevado (maior que US$ 40,00) e Auto designa os automóveis. O nome desse crime, no Brasil, é Roubo Qualificado de Automóveis e em Portugal designa-se por carjacking.


Os jogos da série se passam em cidades fictícias dominadas pelo crime e pelas gangues de rua, fortemente modeladas com base em grandes metrópoles, principalmente dos Estados Unidos. O personagem jogável (um criminoso, protagonista de um enredo repleto de atividades ilegais, como violência, tráfico de drogas, assassinato, prostituição etc.) pode cumprir missões para o progresso da história, bem como participar de ações não lineares num mundo aberto, consistindo de ação, aventura, RPG, corridas, entre outros. GTA também faz homenagens a diversas personalidades, como por exemplo Eazy-E, que inspirou o personagem Ryder em Grand Theft Auto: San Andreas.


O desenvolvedor de videogames DMA Design foi responsável pelo início da série em 1997, que atualmente conta com onze jogos autônomos e quatro pacotes de expansão. O terceiro jogo da cronologia, Grand Theft Auto III, foi muito elogiado, já que trouxe a série para um cenário 3D com muito mais experiência e inspirou o lançamento de vários clones. Títulos subsequentes, tais como Driv3r, tiveram seu desenvolvimento baseado no padrão introduzido em Grand Theft Auto III.


A franquia, assim como Call of Duty, é um dos produtos de entretenimento mais rentáveis da história, arrecadando com seu último jogo quase um bilhão de dólares nas primeiras 24 horas de lançamento. Bateu também vários recordes no Guinness Book, inclusive como o jogo de ação de videogame a alcançar o maior valor em vendas em 24 horas.[4]
A franquia foi também considerada pelo The Telegraph como uma das maiores exportações do Reino Unido.[5]
Até Novembro de 2016, a série Grand Theft Auto já havia vendido mais de 250 milhões de cópias, tornando-se assim na quinta franquia de videogames mais vendida de todos os tempos.[6]




Índice






  • 1 Jogabilidade


    • 1.1 Níveis de procurado




  • 2 Jogos


    • 2.1 Era 2D


    • 2.2 Era 3D


      • 2.2.1 Advance


      • 2.2.2 Stories




    • 2.3 Era HD




  • 3 Recepção


    • 3.1 Controvérsias


    • 3.2 Modificações


    • 3.3 Remasterização




  • 4 Referências


  • 5 Ligações externas




Jogabilidade


A jogabilidade consiste em uma mistura de ação, aventura e direção, com alguns elementos de RPG e stealth. O jogo é considerado exclusivamente dedicado a adultos, devido a temas como violência, assassinato, drogas, incitações e exposições sexuais, tortura, mutilação e etc. E também pela grande liberdade que o jogo dá em relação ao que o personagem pode fazer: este é capaz de agredir e matar pessoas, roubar veículos, propagar o caos, entre muitas outras coisas.[carece de fontes?]


Este referido personagem é o protagonista, movido muitas vezes pelo seu desejo de vingança de algo e disponibilidade para fazer qualquer coisa para atingir seus objetivos. Dessa maneira, ele torna-se um criminoso associado a gangues de rua e ilegalidades. A maioria dos jogos da franquia possui uma só história com um protagonista, apesar de que o Grand Theft Auto original e suas expansões, bem como o último título da série, Grand Theft Auto V, são focados em vários protagonistas e, consequentemente, vários enredos.[carece de fontes?]



Níveis de procurado


A polícia, que está presente em todos os jogos da série, é um dos elementos mais importantes. Quando o personagem comete delitos e é percebido pelas autoridades, fica sujeito a perseguição. A medida que o jogador consegue escapar e permanecer vivo, o nível de procurado aumenta, ou seja, o Estado usa forças mais poderosas contra o mesmo, tornando assim maiores as chances de captura ou morte.[carece de fontes?]


O nível de procurado é medido por um mostrador com seis ícones paralelos no formato de estrelas, localizado no canto superior direito da tela, junto com outros dados. Quanto maior o número de ícones de estrela acesos, mais poderosos são os recursos utilizados pelo Estado para capturar o protagonista criminoso. A seguir uma breve definição do que acontece a cada número de estrelas acesas. Tais definições são genéricas, ou seja, não são válidas para todos os jogos da série.[carece de fontes?]




  • Uma estrela - Os policiais perseguem o personagem a pé, com cassetete e pistolas, ou com carros à baixa velocidade e com somente um agente. Consegue-se uma estrela matando ou assaltando um pedestre, roubando carros ou assaltando lojas.[carece de fontes?]


  • Duas estrelas - Os policiais usam pistolas ou metralhadoras de baixo poder de fogo na tentativa de deter o personagem. Há dois policiais por veículo, que são um pouco mais agressivos. O personagem também é perseguido por barcos policiais se for para o mar. Consegue-se duas estrelas não obedecendo aos policiais em descer do carro para ser preso ou roubando um carro-forte.[carece de fontes?]


  • Três estrelas - Os policiais estão em grande número e atiram para matar; alguns usam até rifles. Dirigem em máxima velocidade, criam barreiras nas principais avenidas e começam a aparecer em helicópteros (que podem, inclusive, atirar) e carros da SWAT. Consegue-se três estrelas provocando uma chacina, destruindo veículos aéreos, invadindo uma delegacia (em Grand Theft Auto V), invadindo um aeroporto comercial ou matando um policial.[carece de fontes?]


  • Quatro estrelas - A SWAT passa a usar metralhadoras de nível médio e veículos emergenciais grandes para ajudar a polícia. Agora podem aparecer dois helicópteros, um da polícia, de onde podem descer policiais, e outro de notícias. Caças militares também começam a aparecer para deter o personagem se este estiver em algum veículo aéreo, disparando mísseis. Em Grand Theft Auto IV e Grand Theft Auto V, a polícia é acompanhada pelo FBI e pela SWAT. Consegue-se quatro estrelas invadindo uma base militar ou invadindo a base de segurança da NOOSE (SWAT).


  • Cinco estrelas - O FBI substitui a polícia e a SWAT, com carros mais potentes, com quatro agentes em cada um deles, armados com submetralhadoras (SMGs). Dois helicópteros da polícia aparecem para deter o personagem.[carece de fontes?]


  • Seis estrelas - Os recursos mais poderosos de captura. Nos jogos da era 3D, o exército americano substitui o FBI e utiliza com fuzis de assalto (M4/M16) de altíssimo nível, além dos caminhões e tanques militares poderosíssimos. Em Grand Theft Auto IV, o exército foi removido para dar mais realismo ao jogo (porque não se utiliza as forças armadas para perseguir apenas um indivíduo), então ao invés do exército começar a atuar, o FBI (no caso do jogo, o FIB) usa recursos mais avançados para deter o personagem. Em Grand Theft Auto V, a sexta estrela é extinta.[carece de fontes?]


Jogos


A série possui atualmente quinze títulos, tendo o primeiro sido lançado em 1997. A seguir uma tabela com breves informações sobre cada um deles:






























































































































































































Ano de lançamento
Tipo
Desenvolvedora
Título
Ano em que se passa
Local(is) onde se passa
Protagonista(s)
Plataforma(s)
Era
Nota média[carece de fontes?]
1997
Jogo

DMA Design

Grand Theft Auto
1997

Liberty City, San Andreas e Vice City
Vários

PS1, Windows, MS-DOS, GBC
2D
78,50%
1998
Pacote de expansão

DMA Design

Grand Theft Auto: London, 1969
1969

Londres
Vários

PS1, Windows, MS-DOS
2D
69%
1998
Pacote de expansão

DMA Design

Grand Theft Auto: London, 1961
1961

Londres e Manchester
Vários

Windows
2D
?
1999
Jogo

DMA Design

Grand Theft Auto 2
2013

Anywhere City
Claude Speed

PS1, Dreamcast, Windows, GBC
2D
69,92%
2001
Jogo

DMA Design

Grand Theft Auto III
2001

Liberty City
Claude

PS2, Xbox, Windows, Mac OS X, iOS, Android, PS3
3D
95,19%
2002
Jogo

Rockstar North

Grand Theft Auto: Vice City
1986

Vice City
Tommy Vercetti

PS2, Xbox, Windows, Mac OS X, iOS, Android, PS3, PS4
3D
94,43%
2004
Jogo

Digital Eclipse

Grand Theft Auto Advance
2000

Liberty City
Mike

GBA
3D (com gráficos 2D)
70,94%
Jogo

Rockstar North

Grand Theft Auto: San Andreas
1992

San Andreas
Carl "CJ" Johnson

PS2, Xbox, Windows, Mac OS X, iOS, Android, Windows Phone, PS3, Xbox 360, PS4
3D
96,5%
2005
Jogo

Rockstar Leeds

Grand Theft Auto: Liberty City Stories
1998

Liberty City
Toni Cipriani

PS2, PSP, PS3, Android
3D
87,54%
2006
Jogo

Rockstar Leeds

Grand Theft Auto: Vice City Stories
1984

Vice City
Victor Vance

PS2, PSP, PS3
3D
85,01%
2008
Jogo

Rockstar North

Grand Theft Auto IV
2008

Liberty City e Alderney
Niko Bellic

PS3, Xbox 360, Windows
HD
96,67%
2009
Pacote de expansão

Rockstar North

Grand Theft Auto IV: The Lost and Damned

Liberty City e Alderney
Johnny Klebitz

PS3, Xbox 360, Windows
HD
94%
Pacote de expansão

Rockstar North

Grand Theft Auto: The Ballad of Gay Tony

Liberty City e Alderney
Luis Fernando Lopez

PS3, Xbox 360, Windows
HD
90%
Jogo

Rockstar Leeds

Grand Theft Auto: Chinatown Wars
2009

Liberty City
Huang Lee

PSP, Nintendo DS, iOS
HD (com gráficos 3D)
92,71%
2013
Jogo

Rockstar North

Grand Theft Auto V
2013

Los Santos e Blaine County
Michael de Santa, Franklin Clinton, Trevor Philips

PS3, Xbox 360, PS4, Xbox One, Windows
HD
97%

Em decorrência das propriedades de jogabilidade, gráficos e ambientação comuns entre certos jogos, de acordo com a época em que foram lançados, costuma-se dividir a franquia em três grandes eras: 2D, 3D e HD.


Era 2D


Os gráficos desta era inicial são predominantemente em duas dimensões, apesar de terem detalhes em três dimensões. A vista é aérea e as cidades são arquipélagos altamente urbanizados, inspirados em grandes metrópoles da vida real.[carece de fontes?]



  • Grand Theft Auto - O primeiro jogo da série passa-se nas cidades de Liberty City, San Andreas e Vice City e (baseadas respectivamente em Nova Iorque, São Francisco e Miami), em 1997, o mesmo ano em que foi lançado. É possível escolher entre oito personagens (Bubba, Divine, Katie, Kivlov, Mikki, Travis, Troy e Ulrika) e mais uma disponível apenas na versão do jogo para GBC (Kelly), e mais quinze personagens-bônus, também exclusivos da versão para GBC. Lançado em 1997 para PlayStation, Windows, MS-DOS e Game Boy Color, teve um considerável sucesso na época e recebeu duas expansões, intituladas Grand Theft Auto: London, 1969 e Grand Theft Auto: London, 1961.[carece de fontes?]


    • Grand Theft Auto: London, 1969 - É a primeira expansão para o Grand Theft Auto original, a qual adiciona missões na cidade de Londres, no ano de 1969. Foi lançada em 1999 para PlayStation, Windows e MS-DOS.[carece de fontes?]


    • Grand Theft Auto: London, 1961 - É a segunda expansão para Grand Theft Auto, a qual adiciona missões nas cidades de Londres e Manchester, no ano de 1961. Foi lançada também em 1999 para Windows.[carece de fontes?]




  • Grand Theft Auto 2 - O segundo jogo da série, lançado em 1999 para PlayStation, Dreamcast, Windows e Game Boy Color, possui gráficos um pouco mais avançados. O jogador controla o personagem Claude Speed na cidade futurística de Anywhere City (nome que, literalmente, é traduzido como Cidade Qualquer). O enredo de GTA 2 passou a centrar mais mais nas gangues de rua.[carece de fontes?]

Era 3D


A partir de Grand Theft Auto III, os jogos começaram a ser ambientados em cidades (e mais tarde outras paisagens) totalmente 3D, o que causou uma grande revolução no mundo dos videogames e trouxe grande popularidade à série. A introdução das cutscenes e os enredos mais consistentes, também, tornaram a série Grand Theft Auto amplamente reconhecida. Considera-se que a era 3D se passe em um universo à parte da era anterior.[carece de fontes?]




  • Grand Theft Auto III - O jogador controla o personagem Claude na cidade de Liberty City (inspirada em Nova Iorque), em 2001, o mesmo ano em que foi lançado. É possível controlar diversos modelos de carros, alguns modelos de barcos e um avião. Foi lançado para PlayStation 2 e Xbox, em 2002 para Microsoft Windows e relançado em 2011 para os sistemas de aparelhos móveis Android e iOS, em versão de aniversário de 10 anos. Chegou ao PlayStation 3 em 2012, com distribuição exclusivamente digital.[7] Em 2015, foi lançado para Playstation 4, com o projeto de retrocompatibilidade de jogos de PlayStation 2.[8]


  • Grand Theft Auto: Vice City - O jogador controla o personagem Tommy Vercetti na cidade de Vice City (inspirada em Miami), no ano de 1986. Novos veículos foram adicionados, como motos e helicópteros, além de novas armas. Foi lançado em 2002 para Windows, PlayStation 2 e Xbox e relançado para Android e iOS no final de 2012, em versão de aniversário de 10 anos. Chegou ao PlayStation 3 em 2013, com distribuição exclusivamente digital.[9] Em 2015, foi lançado para Playstation 4, com o projeto de retrocompatibilidade de jogos de PlayStation 2.[8]


  • Grand Theft Auto: San Andreas - O jogador controla o personagem Carl Johnson no estado fictício de San Andreas, no qual se destacam as cidades de Los Santos, San Fierro e Las Venturas (inspiradas em Los Angeles, San Francisco e Las Vegas, respectivamente), no ano de 1992. Este jogo ganhou uma série de novos atributos, como as características físicas (possibilidade de ficar gordo ou magro, forte ou fraco), a capacidade de nadar e mergulhar, entre muitas outras coisas. O jogo teve o seu gráfico diminuído em razão da quantidade de mini-games, mas foi bem recebido pela crítica. Foi lançado em 2004 para PlayStation 2, em 2005 para Xbox e Windows, e relançado em versão de aniversário no final de 2013 para iOS[10], Android[11], em 2014 para Windows Phone[12] e Xbox 360[13] e em 2015 para PS3[14]. Em 2015, foi lançado para Playstation 4, com o projeto de retrocompatibilidade de jogos de PlayStation 2.[8]


Advance



  • Grand Theft Auto Advance - Uma edição da série Grand Theft Auto projetada para Game Boy Advance, tendo, portanto, gráficos predominantemente 2D, apesar de pertencer à era 3D. É ambientado em Liberty City, no ano 2000. O jogador controla o personagem Mike. Foi lançado em 2004.

Stories


Os dois últimos jogos dessa era têm no título Stories, que em inglês significa "histórias" ou "narrativas". Essas versões contam algum acontecimento nas cidades anos antes da versão a que se refere, com protagonistas diferentes.[carece de fontes?]




  • Grand Theft Auto: Liberty City Stories - O jogo se desenvolve em Liberty City, no ano de 1998, e o personagem jogável é Toni Cipriani. Foi lançado em 2005 para PSP e, em 2006, para PlayStation 2.


  • Grand Theft Auto: Vice City Stories - A história do jogo se desenrola em Vice City, no ano de 1984, e o personagem jogável é Victor Vance. Foi lançado em 2006 para PSP e, posteriormente, para PlayStation 2. O jogo sofreu algumas alterações em relação a Liberty City Stories, numa tentativa de evitar cometer os mesmos erros. Agora, novamente, o jogo possui helicópteros e alguns aviões escondidos e o personagem pode nadar (apesar de ser por um curto período). Seu gráfico foi totalmente refeito, de modo que a cidade ficou parecendo mais nova e mais detalhada, o que inferiorizou o gráfico de San Andreas.[carece de fontes?]


Era HD


Esta era é aquela sob a qual os títulos da série estão sendo lançados atualmente. Introduzida em 2008 com Grand Theft Auto IV, trouxe gráficos de alta definição, bem como cidades altamente detalhadas e muito mais similares àquelas nas quais se baseiam. O enredo também ficou bem mais consistente e realista, proporcionando a essa era popularidade similar à da anterior. Esta era começa num universo totalmente novo e remodelado, sem relação com o da era 3D, que por vez também não tem ligação com o da era 2D. Com a exceção de prólogos e flashbacks, os jogos dessa série se passam no mesmo ano que foram lançados.[carece de fontes?]



  • Grand Theft Auto IV - A história se passa em 2008 e o personagem principal é Niko Bellic. Este título, bem como suas expansões, se passa principalmente em Liberty City, cidade fortemente inspirada em Nova Iorque, contando com pontos turísticos baseados em edifícios reais (como, por exemplo, a Rotterdam Tower, baseada no Edifício Empire State, a Schottler Tower, baseada no Edifício Chrysler e a Statue of Happiness (Estátua da Felicidade), baseada na Estátua da Liberdade). Foi lançado em 2008 para Xbox 360, PS3 e Windows. Posteriormente sua versão de Xbox 360 foi disponibilizado na retrocompatibilidade no Xbox One.[15]


    • Grand Theft Auto IV: The Lost and Damned - É uma expansão para GTA IV, protagonizada por Johnny Klebitz. Foi lançada em 2009 para Xbox 360, Playstation 3 e Windows. Posteriormente sua versão de Xbox 360 foi disponibilizado na retrocompatibilidade no Xbox One.[15] Este jogo acrescentou o tema Motoqueiro à Liberty City acrescentando uma variedade de motos, armas e novas atividades para se fazer.[carece de fontes?]


    • Grand Theft Auto IV: The Ballad of Gay Tony - É a segunda expansão para GTA IV, protagonizada por Luis Lopez. Foi lançado em 2009 para Xbox 360, Playstation 3 e Windows. Posteriormente sua versão de Xbox 360 foi disponibilizado na retrocompatibilidade no Xbox One.[15] Este jogo possui inovações comparado às outras versões de GTA IV, como, por exemplo, paraquedas, tanque de guerra, baladas noturnas etc.





  • Grand Theft Auto: Chinatown Wars - É um jogo exclusivo para consoles portáteis e celulares, protagonizado por Huang Lee. Foi lançado em 2009 para Nintendo DS, PlayStation Portable e, posteriormente, para iPhone, iPod Touch e Android.[carece de fontes?]


  • Grand Theft Auto V - É o décimo quinto título e o quinto jogo numerado da franquia. A história se passa em 2013, com um pequeno prólogo em 2004. A cidade da vez é Los Santos, com regiões desertas e pequenos vilarejos que formam o Condado de Blaine. O jogo apresenta muitas evoluções comparado aos seus predecessores, como a presença de três protagonistas jogáveis (cujos enredos se entrelaçam) e uma grande variedade de animais, por exemplo. Foi o jogo que estabeleceu todos os recordes do entretenimento, ganhando de Titanic e Star Wars, com uma renda estimada em US$ 800 milhões no dia de seu lançamento, ultrapassando Call of Duty: Black Ops 2, o qual rendeu esse mesmo montante em 3 dias. Foi lançado em 2013 para Xbox 360 e PS3, em 2014 para Xbox One e Playstation 4 e em 2015 para Windows.[carece de fontes?]



Recepção



Controvérsias


A série sempre causou controvérsias mundialmente, devido a seus enredos cheios de violência, assassinato, uso de armas, drogas, forte apelo sexual, entre outros conteúdos considerados antiéticos. Além disso, o jogo faz referências ofensivas a diversas etnias, o que acabou muitas vezes por chamar a atenção de tais grupos. Em Grand Theft Auto: Vice City, por exemplo, são retratados membros de gangues cubanas matando integrantes de gangues haitianas. A situação causou uma enorme controvérsia por parte dos habitantes dos dois países, que alegaram um enorme desrespeito à sua cultura. Jean-Robert Lafortune da Coligação Haitiana-Americana pronunciou-se negativamente sobre o caso, dizendo que o jogo fazia apologia à destruição humana entre grupos e etnias. Em resposta, a Rockstar Games retirou a palavra "haitianos" da legenda de uma das falas do jogo, em que um personagem dizia "Kill the Haitians dickheads".[carece de fontes?]


O caso Hot Coffee foi um dos mais famosos escândalos relacionados à série. Tratava-se de um minigame de sexo em Grand Theft Auto: San Andreas supostamente descoberto por hackers em que o jogador podia ter relações sexuais com sua namorada e seu objetivo é chegar ao orgasmo. A empresa alegou que o minigame tratava-se de uma modificação, e não fazia parte do jogo original, mas mesmo assim, depois de muitos processos e multas, o jogo recebeu uma nova classificação da ESRB: passou de Mature, 17+ (para jogadores conscientes de 17 anos ou mais), para Adults Only, 18+ (somente para Adultos de 18 anos ou mais).[carece de fontes?]



Modificações


As modificações (ou mods) são alterações do jogos feitas por fãs da série com auxílio de programas de computador para adicionar ou mudar coisas no jogo, como substituir as roupas originais, adicionar carros, aviões, e armas, missões, adicionar modo multiplayer e até mesmo mudar o jogador e o cenário.[carece de fontes?]


As modificações são obtidas através de download via internet, e na maioria das vezes são exclusivas para as versões de computador, pois as modificações nos jogos para consoles são muito mais difíceis de serem feitas e são consideradas pirataria pois é necessário copiar o jogo.[carece de fontes?]


O ponto fraco de se adicionar modificações é que algumas delas podem afetar o desempenho do jogo, provocando diversos bugs, obrigando o jogador a perder o progresso no jogo e até mesmo tirando a sua integridade. Por outro lado, há também um número significativo de modificações com o objetivo de corrigir os bugs originais do jogo, além de adicionar funções antes não suportadas oficialmente, como o suporte a monitores widescreen.[carece de fontes?]



Remasterização


No final de 2015 foi confirmada pela própria Sony, a remasterização da trilogia da série Grand Theft Auto, a trilogia contém três jogos: Grand Theft Auto III, Grand Theft Auto: Vice City e Grand Theft Auto: San Andreas para a plataforma PlayStation 4, também vieram sete clássicos para a plataforma junto com a trilogia.[16] Com gráficos de 1080p, recursos aprimorados, tais como, os troféus, Share Play, Uso Remoto, Feed de Atividades e suporte para Segunda Tela para manuais de jogo com o PlayStation Vita ou o Playstation App, conforme escrito na descrição da trilogia na PlayStation Store.[17] Os jogadores podem adquirir a trilogia pela própria loja da plataforma, a PlayStation Store.



Referências




  1. «David Jones Returns To APB – Edge Magazine». Edge-online.com. 12 de maio de 2011. Consultado em 6 de setembro de 2012  (em inglês)


  2. ab «IGN Presents: The History of Grand Theft Auto». IGN. 28 de março de 2008. Consultado em 19 de junho de 2014  (em inglês)


  3. «GTA: "Max Clifford made it all happen" | GamesIndustry International». Gamesindustry.biz. 22 de outubro de 2012. Consultado em 22 de junho de 2013  (em inglês)


  4. — Confirmed: Grand Theft Auto 5 breaks 6 sales world records (em inglês)


  5. GTA 5: a Great British export – The Telegraph (em inglês)


  6. [1] (em inglês)


  7. Grand Theft Auto III Releases – MobyGames.com (em inglês)


  8. abc «Jogos de PS2 chegam ao PS4 com troféus e gráficos melhorados». TechTudo 


  9. Grand Theft Auto: Vice City Releases – MobyGames.com (em inglês)


  10. «GTA: San Andreas será lançado para dispositivos móveis em dezembro». TechTudo 


  11. «GTA San Andreas agora disponível para Android - Games». Canaltech. 20 de dezembro de 2013 


  12. «GTA San Andreas chega ao Windows Phone um mês após versão para Android e iOS». TechTudo 


  13. «Rockstar lança GTA: San Andreas na Xbox 360». IGN Portugal. 27 de outubro de 2014 


  14. «Clássico "GTA: San Andreas" chega ao PlayStation 3 e já está disponível na PSN Store!». purebreak.com.br (em bretão) 


  15. abc «GTA IV agora é retrocompatível no Xbox One». IGN Brasil. 9 de fevereiro de 2017 


  16. «Oito clássicos PS2 chegam amanhã à PS4 - Grand Theft Auto: San Andreas para PS2 Notícia». pt.videogamer.com. Consultado em 20 de junho de 2016 


  17. «PlayStation®Store oficial Brasil - Grand Theft Auto: The Trilogy no PS4». store.playstation.com. Consultado em 20 de junho de 2016 



Ligações externas




O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Grand Theft Auto



  • Sítio oficial (em inglês)




























































  • Portal dos jogos eletrônicos
  • Portal do Reino Unido







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