Imigração coreana no Brasil
A imigração coreana no Brasil teve seu início oficial em 23 de fevereiro de 1963.[1][2] Anteriormente, há registros de cidadãos coreanos imigrantes, especialmente pequenos grupos familiares chegados na década de 1950.[2] Os primeiros registros remontam a 1918, quando os primeiros coreanos teriam aportado no Brasil. Eram apenas seis pessoas que vieram visitar o país e não retornaram.[3] Atualmente estima-se cerca de 50 mil coreanos e descendentes no Brasil. Os coreanos são um dos grupos de imigrantes a vir mais recentemente ao país. Cerca de 92% no estado de São Paulo Destes, 90% moram e trabalham na capital paulista.
Índice
1 A presença coreana em São Paulo
2 Descendentes famosos
3 Referências
4 Ver também
5 Ligações externas
A presença coreana em São Paulo |
Os primeiros imigrantes coreanos que chegaram na cidade de São Paulo no início dos anos 1960 se instalaram na Baixada do Glicério. Ali moraram e abriram seus negócios. Com o passar do tempo, a comunidade começou a mudar seu comércio para tradicionais bairros, como o Brás. O bairro preferido dos coreanos para morar passou a ser a Aclimação. Na década de 1990, o comércio atacadista e de produtos mais baratos se fixou no Brás, enquanto as lojas das confecções coreanas voltadas para a moda feminina mudaram-se para o Bom Retiro, estima-se que 80% dos coreanos instalados no Brasil trabalhem com roupas[4] e que de cada três peças de moda feminina feitas no Brasil, uma delas é feita por empresa da comunidade coreana,[3] onde atualmente vivem aproximadamente 40 mil deles. Por ter os seus negócios naquele bairro, boa parte da comunidade coreana mudou também suas residências para o Bom Retiro, que hoje é um bairro formado também por coreanos, além de outras comunidades como os judeus, árabes e gregos.
Descendentes famosos |
- Alexandre Lee
- Angela Park
- Iara Lee
- Jung Mo Sung
- Catarina Hong
- Catharina Choi
- Matheus Song
- Juliano Son
Referências
↑ «Coreanos no Brasil». Laboratório de Estudos Urbanos - Unicamp. Consultado em agosto de 2016 Verifique data em:|acessodata=
(ajuda)
↑ ab Prefeitura de S.Paulo - Mil Povos Obtido em 5 de julho de 2009. (em português)
↑ ab Especiais - Agência Brasil Obtido em 5 de julho de 2009. (em português)
↑ Veja Obtido em 6 de setembro de 2009 (em português)
Ver também |
- Coreano-brasileiro
- Brasileiros asiáticos
- Relações entre Brasil e Coreia do Sul
- Relações entre Brasil e Coreia do Norte
Ligações externas |
- Livro comemorativo dos 45 anos de Imigração coreana no Brasil
- Especiais - Agência Brasil
- Prefeitura de S.Paulo - Mil Povos
- Veja