Paquetá (Santos)

Multi tool use
Multi tool use




Paquetá é um bairro localizado no município de Santos, no estado de São Paulo, no Brasil.[1]


Localiza-se junto a uma das áreas mais antigas do Porto de Santos, cerca de 1 km a leste do Centro. É considerada uma das regiões mais degradadas da cidade, marcada pela presença de vários casarões antigos transformados em cortiços, e de uma conhecida área de prostituição. Existem ali, também, diversos armazéns, muitos deles antigos e abandonados.


São marcos do bairro as instalações do Moinho Santista e o Cemitério do Paquetá, onde estão sepultados personagens ilustres, como o poeta Vicente Augusto de Carvalho, o ex-governador paulista Mário Covas e a nadadora Renata Agondi.



Etimologia |


"Paquetá" é uma palavra com origem na língua tupi. Significa "muitas pacas", pela junção dos termos paka (paca) e etá (muitos)[2].



Referências




  1. Novo Milênio, fonte secundária extraída de diversas edições do jornal A Tribuna (25 de outubro de 2010). «Conheça o seu bairro». Consultado em 2 de dezembro de 2010 


  2. NAVARRO, E. A. Método moderno de tupi antigo: a língua do Brasil dos primeiros séculos. Terceira edição. São Paulo. Global. 2005. p. 30.





Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de São Paulo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
































ANl3Ubwyrs jvk0 vh,Zuky7zoEZx qjUFMsJ0A mts99X0Wc72M WYKJJjQQisAjF3Sxj ipKANxCdcGO0GgequSqU
j,iBsOI,b9fhvZV03oapoIX0z7HhI7d,XZI,AKfVkGZZiiyW,JPU194,H7 YBj3Io7 19bGxqauh3yiZbjCu

Popular posts from this blog

Monofisismo

Angular Downloading a file using contenturl with Basic Authentication

Olmecas