Metalcore
Metalcore | |
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Origens estilísticas |
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Contexto cultural | Final da década de 1980, Nova Iorque, Estados Unidos da América |
Instrumentos típicos | Vocais, guitarra, baixo, bateria, algumas vezes teclado |
Popularidade | Alta desde a década de 1990 nos Estados Unidos acompanhando a nova onda do heavy metal americano Média para alta em outros países como Reino Unido e Austrália. Baixa em algumas cenas do Brasil. |
Subgêneros | |
Mathcore - Swedecore | |
Gêneros de fusão | |
Deathcore - Electronicore - Metalcore progressivo - Nu metalcore | |
Formas regionais | |
Massachusetts - Nova Jersey - Nova Iorque - Londres | |
Outros tópicos | |
Punk metal • Djent • N.Y.H.C • N.W.O.A.H.M |
Metalcore é um gênero musical de fusão que combina elementos de metal extremo e hardcore punk (cena crossover thrash) a partir de 1982.
A palavra significa a junção dos dois gêneros, metal e hardcore.
Bandas como Atreyu, Bullet For My Valentine, All That Remains, The Devil Wears Prada, Shadows Fall, Darkest Hour, Killswitch Engage, Unearth, Trivium, Parkway Drive, As I Lay Dying, Miss May I e August Burns Red são as bandas internacionais de destaque da atualidade, sendo que muitas destas emergiram da chamada New Wave of American Metal.
Índice
1 Características
2 História
2.1 Precursores (1977–1984)
2.2 Crossover thrash (1984–1989)
2.3 Hardcore metálico (1989–1995)
2.4 Metalcore melódico e sucesso comercial (1995–atualidade)
2.5 Metalcore cristão (1999-atualidade)
3 Subgêneros
3.1 Mathcore
3.2 Deathcore
3.3 Electronicore
3.4 Metalcore progressivo
3.5 Nu metalcore
4 Principais álbuns
5 Ver também
6 Referências
7 Ligações Externas
Características |
Vocal Gutural - Vocal predominante, uma característica marcante no gênero, podendo variar dos guturais graves (death growl) aos mais agudos (fry scream). Algumas vezes em sintonia com a guitarra solo.
Vocal Melódico - Vocais cantados de forma leve e harmoniosa, em contraste com os gritos. Algumas bandas optam por não usar vocais limpos, preferindo deixar a carga emotiva somente nos instrumentais.
Guitarras - Afinações baixas, riffs rápidos e dobras. Uma técnica bastante conhecida são os drops de guitarra (breakdowns), uma técnica bastante usada por guitarristas deste gênero.
Baixos - Rápidos e na maioria das vezes com o uso de palhetas.
Bateria - Veloz e alternando com condução e pedais duplos encaixando com as palhetadas das guitarras e baixo, algumas vezes com o uso de blast beats (metranca) e algumas vezes D-beat.
História |
Precursores (1977–1984) |
Ver artigos principais: Hardcore punk e crossover thrash
As bandas Black Flag[1] e Bad Brains,[2] estão entre os criadores do hardcore, que admiravam Black Sabbath. Bandas de street punk britânico, como por exemplo Discharge e The Exploited também buscavam inspirações dentro do heavy metal.[3] Os Misfits em seu álbum denominado Earth A.D, tornaram-se influência através deste para o thrash.[4] Apesar de tudo, as culturas do punk e do metal permaneceram separadas desde meados do primeiro semestre de 1980.
Crossover thrash (1984–1989) |
Uma mistura de metal e hardcore eventualmente criou a cena crossover thrash, que assaltou um clube em Berkley chamado Ruthie's, em 1984.[5] O termo "metalcore" em sua essência foi utilizado para se referir a estes grupos de crossover.[6] Bandas de hardcore punk como Corrosion of Conformity,[7]Dirty Rotten Imbeciles e Suicidal Tendencies[8] tocavam lado-a-lado com bandas de Thrash Metal como Metallica e Slayer. Esta cena influenciou o lado skinhead do hardcore novaiorquino, que também começou em 1984, incluindo bandas como Cro-Mags, Murphy's Law, Agnostic Front[9] e Warzone.[10] Os Cro-Mags se mostraram a banda de maior influência, sendo igualados aos Bad Brains, Motörhead, e Black Sabbath.[11] Os Cro-Mags também embarcaram no straight edge, e para surpresa de todos no Movimento Hare Krishna.[12] Outras bandas straight edge, incluindo Gorilla Biscuits, Crumbsuckers, e Youth of Today,que inaugurou o estilo youth crew.[13] Em 1985 foi anunciada a criação do Breakdown,[14] uma miscelânia dos Bad Brains com uns traços de origem Reggae, criando assim a forma mais famosa de troca de ritmo dentro de uma mesma música, encorajando os espectadores a fazerem o mosh. O álbum "Cause Of Alarm"(1986), da banda Agnostic Front com a participação de Peter Steele, foi um marco na mistura do hardcore com o metal.
Hardcore metálico (1989–1995) |
Entre 1989 e 1995, uma nova onda de bandas de hardcore punk e metalcore surgiu. Isto inclui All Out War, Integrity, Earth Crisis, Converge, Shai Hulud, Starkweather, Judge, Strife, Rorschach,Vision of Disorder. Integrity teve como sua influência primária uma banda de metalcore japonesa, intitulada GISM, com pitadas de Slayer e mais elementos vindo de bandas como Septic Death, Samhain e Motorhead. Já Earth Crisis, Converge e Hatebreed, preferiram elementos do death metal. Os álbuns Hearts Once Nourished with Hope and Compassion da banda Shai Hulud, e Destroy The Machines da banda Earth Crisis (1995), foram uma forte inflência desta época.
Metalcore melódico e sucesso comercial (1995–atualidade) |
Metalcore melódico | |
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A banda Killswitch Engage foi uma das responsáveis por trazer o gênero ao mainstream. | |
Origens estilísticas | Hardcore melódico Death metal melódico |
Contexto cultural | Metade da década de 1990, nos Estados Unidos e no Reino Unido |
Instrumentos típicos | Vocais - Guitarra - Baixo - Bateria - algumas vezes Teclado |
Popularidade | Grande popularidade a partir do ano 2000. |
Formas regionais | |
Estados Unidos - Austrália - Suécia - Reino Unido |
No início dos anos 90, uma terceira onda de bandas de metalcore apareceu, que adicionaram uma significante ênfase na melodia. Estas bandas combinavam elementos modernos do punk e do metal, e tinham a tendência de misturar death metal melódico e hardcore melódico. As primeiras bandas misturavam estes elementos, e algumas das precursoras são Eighteen Visions, Killswitch Engage, All That Remains, Shadows Fall, Unearth, Trivium, Bleeding Through e Atreyu. Os primeiros discos destas bandas conseguiram subir a patamares mais populares em grande parte por esta mistura, tornando-se a lista das bandas de maior sucesso comercial no gênero. No death metal melódico, as bandas que podem ser consideradas como influência primária foram particularmente as bandas de Língua sueca, como In Flames, Dark Tranquility e At the Gates. O Metalcore melódico possui vocais limpos durante a música e tendem a ser menos dissonantes que os outros estilos do metalcore. Algumas destas bandas, como por exemplo Shadows Fall, chegam a lembrar o vocal anos 80 do glam metal. Os grupos de metalcore melódico são comumente rotulados como clichês por suas letras, muitas vezes de tom romântico e melódico.
Na metade da década de 2000, o metalcore acabou subindo a patamares mais altos com uma força que até mesmo gerou gravadoras independentes, como a Century Media ou a Metal Blade, encabeçando bandas de metalcore como seus principais produtos.
O metalcore ficou popular o suficiente para que álbuns como The End of Heartache, do Killswitch Engage e o The War Within da banda Shadows Fall, debutassem das posições 21 e 20 da Billboard. O single Two Weeks da banda All That Remains alcançou a nona posição no Mainstream Rock Tracks nos Estados Unidos e a canção título do álbum ficou no lugar de número 38. Mesmo com o sucesso do metalcore melódico, algumas bandas desta época ainda possuíam influências do thrash metal, como o Bullet for My Valentine em seu segundo álbum de estúdio, Scream Aim Fire.
Metalcore cristão (1999-atualidade) |
Metalcore cristão | |
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The Devil Wears Prada no Cornerstone Festival. | |
Origens estilísticas | Metal cristão Hardcore cristão |
Contexto cultural | Final da década de 1990 e começo da década de 2000, nos Estados Unidos |
Instrumentos típicos | Vocais - Guitarra - Baixo - Bateria - algumas vezes Teclado |
Popularidade | Popularidade média. |
Em 1999 foi realizado o primeiro trabalho de metalcore envolvido com temáticas cristãs, da banda de metalcore Zao, com o álbum Where Blood and Fire Bring Rest. Sendo ZAO um dos precursores do Metalcore e o precursor do metalcore cristão, o gênero se tornou um estilo muito favorável a bandas de metal cristão, tendo uma onda de bandas de metalcore cristão nos anos 2000 e as bandas desta cena do metalcore acabaram se tornando a maioria do mainstream do metalcore atual (e vice-versa, com o mainstream do metal cristão se tornando as atuais bandas de metalcore). Underoath, Demon Hunter, The Devil Wears Prada, August Burns Red, Zao, Haste the Day, For Today, Phinehas outra banda que não é totalmente adepta ao gênero, mas que sofre influências do metalcore é a Banda Living Sacrifice, estes são alguns exemplos dentre muitos outros.
Subgêneros |
Mathcore |
Ver artigo principal: Mathcore
O Mathcore surgiu na metade dos anos 90, do trabalho das bandas Converge, Botch e The Dillinger Escape Plan. O termo foi concebido como analogia ao Mathrock, pois o Mathcore é caracterizado pela velocidade, riffs bastante técnicos, e compassos não usuais ou complexos. Bandas como Protest The Hero e Fear Before, incorporam os padrões do Metalcore junto com tempos complexos e elementos do progressivo, formando assim o Mathcore.
Deathcore |
Ver artigo principal: Deathcore
De forma bem incisiva, é uma amalgama entre o Metalcore e o Death Metal. Enquanto ainda classificado como um subgênero do Metalcore, o Deathcore tem influência maior do Death Metal, tendo como peculiaridades a velocidade, o peso, a abordagem da escalas cromáticas, grande quantidade de riffs com a técnica do palm mutting, dissonância e trocas de tom. O Deathcore muitas vezes faz o uso excessivos de breakdowns com uma sonoridade pesada e sombria, descartando o uso de melodias, no entanto, algumas bandas como Chelsea Grin, All Shall Perish e Born of Osiris fazem o uso da melodias em algumas de suas músicas.
Electronicore |
Ver artigo principal: Electronicore
O Electronicore[15][16][15] (também conhecido como synthcore ou trancecore) é uma fusão entre o Metalcore ou o Post-hardcore (ou ainda ambos), com a Música eletrônica, mais specificamente a Electronica e Trance.
Metalcore progressivo |
Ver artigo principal: Metalcore progressivo
O Metalcore progressivo[17] é uma fusão do Metalcore com o Metal progressivo, tendo ainda influência do Djent, sendo caracterizado por instrumentais mais complexos, como solos mais elaborados, constantes contratempos, arranjos atmosféricos e ambientes, entre mais.
Nu metalcore |
Ver artigo principal: Nu metalcore
O Nu metalcore[18] é uma fusão entre o Metalcore e (ou) Deathcore com o Nu metal,[19] sendo ainda algumas bandas influenciadas pelos gêneros mais atuais do pop[18] e do R&B.[19]
Principais álbuns |
As I Lay Dying - Shadows Are Security - An Ocean Between Us - The Powerless Rise
Atreyu - Suicide Notes and Butterfly Kisses - The Curse
August Burns Red - Thrill Seeker - Messengers - Constellations
Avenged Sevenfold - Sounding the Seventh Trumpet - Waking the Fallen
All That Remains - The Fall of Ideals - Overcome
Bullet for My Valentine - The Poison - Scream Aim Fire - Fever
Caliban - Opposite from Within
Eighteen Visions - Yesterday Is Time Killed - Vanity
Killswitch Engage - Alive or Just Breathing - The End of Heartache - As Daylight Dies - Killswitch Engage II [20]
Norma Jean - O God, the Aftermath
Shadows Fall - The War Within - Threads of Life
Parkway Drive - Horizons, Killing With a Smile, Deep Blue, Atlas
Trivium - Ember to Inferno - Ascendancy - Shogun
Miss May I - Apologies Are for the Weak - Monument
Unearth - The March - The Oncoming Storm
Zao - The Funeral of God
The Devil Wears Prada - Plagues
Ver também |
- Mathcore
- Deathcore
- Vocal gutural
- Hardcore punk
- Crossover thrash
- Death metal melódico
- Metalcore progressivo
- New Wave of American Metal
Referências
↑ Blush, American Hardcore, part 2, "Thirsty and Miserable", p. 63, 66
↑ Andersen, Mark and Mark Jenkins (2003). Dance of Days: Two Decades of Punk in the Nation's Capital. "Postive Mental Attitude". p. 27. Akashic Books. ISBN 1-888451-44-0
↑ Glasper, Ian (2004). Burning Britain: The History of UK Punk 1980-1984. Cherry Red Books. p. 5. ISBN 1-901447-24-3
↑ Blush, "Hits from Hell", American Hardcore, p. 204
↑ Blush, p. 115
↑ Felix von Havoc, Maximum Rock'n'Roll #198 [1] Data de acesso: 20 de junho de 2008
↑ Blush, p. 193
↑ Christe, Ian: Sound of the Beast: The Complete Headbanging History of Heavy Metal (2003), p. 184
↑ Blush, p. 186
↑ Blush, p. 188
↑ Blush, p. 189
↑ "Cro-Mags foi a primeira banda a juntar skinheads e metaleiros em shows." Blush, p. 189
↑ Alternative Press, 7 de julho de 2008, p. 109
↑ "O estilo de mosh era mais lento, e com uma influência mais peculiar do reggae." - Howie Abrams, Blush, p. 193
↑ ab Pio, Gabriel (Staff member). «I See Stars - The End of the World Party». TheNewReview.net. Consultado em 8 de Outubro de 2012. Arquivado do original em 23 de fevereiro de 2011
↑ Erro de citação: Código<ref>
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↑ «Our Contributors’ Year End Lists». Metal Insider (em inglês). 17 de dezembro de 2010. Consultado em 26 de maio de 2017
↑ ab «The Nu Metal Revival Is Officially Upon Us». NuMetalMessiah.net - The Number One Resource For All Things Nu Metal. 21 de abril de 2017. Consultado em 18 de julho de 2017
↑ ab «Thrash Hits - Nu metalcore». Consultado em 2 de janeiro de 2018. Arquivado do original em 15 de março de 2017
↑ «Killswitch Engage II estreando em #7 no Billboard 200 com mais de 58 mil cópias vendidas na primeira semana». roadrunnerrecords.com. Consultado em 7 de Dezembro de 2011
Ligações Externas |
- Do punk ao hardcore, estudo de caso UFMG