Estação Ferroviária de Silves















































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Silves

Estação de Silves, em 2018.

Inauguração
1 de Fevereiro de 1902
Linha(s)

Linha do Algarve (PK 319,181)
Coordenadas

37° 10′ 32,34″ N, 8° 26′ 26,14″ O
Concelho

Silves
Serviços Ferroviários

Regional
Serviços

Acesso para pessoas de mobilidade reduzida

A Estação Ferroviária de Silves é uma interface de caminhos de ferro, que serve a localidade de Silves, no Distrito de Faro, em Portugal.




Índice






  • 1 Caracterização


    • 1.1 Serviço ferroviário




  • 2 História


    • 2.1 Planeamento, construção e inauguração


    • 2.2 Continuação até Portimão


    • 2.3 Ligação projectada a Monchique




  • 3 Ver também


  • 4 Referências


  • 5 Bibliografia


  • 6 Ligações externas





Caracterização |




Mapa da Linha do Algarve.


Em 2004, esta estação possuía a categoria D da Rede Ferroviária Nacional.[1]


Em 2009, apresentava duas linhas, ambas com 198 m de extensão, e duas plataformas, a primeira com 117 m de comprimento, e a segunda 91 m; ambas as plataformas tinham 40 cm de altura.[2] Em 2011, ambas as duas linhas já tinham sido aumentadas até aos 205 m, tal como as plataformas, que passaram a apresentar, correspondentemente, 125 e 197 m de comprimento; não se verificaram modificações na altura das plataformas.[3]




Passagem de nível na estação de Silves.



Serviço ferroviário |















Estação anterior

Comboios de Portugal Comboios de Portugal
Estação seguinte

Poço Barreto
Direção Faro
 

CP Regional
Linha do Algarve
 

Estômbar-Lagoa
Direção Lagos


História |



Ver artigo principal: História da Linha do Algarve


Planeamento, construção e inauguração |


Em Novembro de 1897, o Conselho Superior de Obras Públicas e Minas já tinha aprovado o projecto até à estação provisória de Portimão do troço entre Tunes e Lagos, então denominado de Ramal de Portimão.[4] Este projecto incluía a construção de uma estação em Silves, a cerca de 1 Km da cidade, e junto à estrada de Silves a Lagoa.[4] O motivo pelo qual a gare de Silves ficou tão longe da cidade prendeu-se com razões geográficas; um traçado pela margem direita do Rio Arade permitiria uma localização mais cómoda para a estação, mas ficaria demasiado longe do importante concelho de Lagoa, e devido ao acidentado relevo naquela zona, forçaria à construção de vários túneis, e de pontes sobre o Rio Arade e as Ribeiras de Boina e Odelouca.[5] Por outro lado, o traçado que foi escolhido também facilitaria a construção de um ramal ferroviário para o Porto de Abrigo da Ponta do Altar, que estava nessa altura a ser planeado.[5]


O troço entre Poço Barreto e Silves entrou ao serviço em 1 de Fevereiro de 1902, pela operadora Caminhos de Ferro do Estado, não tendo sido feitos quaisquer festejos por ordem da direcção.[6][7] A estação de Silves estava completamente construída na altura da sua inauguração.[6]


Em Junho de 1902, estava programada a criação de comboios de Silves para Faro, além daquele que já existia de manhã, prevendo-se que os novos comboios iriam entroncar na estação de Tunes com o Misto de Beja para Faro.[8]




Tabela de 1905 com os descontos de Portimão a Vila Real de Santo António, incluindo Silves.



Continuação até Portimão |


Em Dezembro de 1902, previa-se que o troço seguinte, até Portimão, iria ser em breve inspeccionado e depois aberto ao serviço;[8] com efeito, foi inaugurado em 15 de Fevereiro de 1903,[9] perdendo Silves o seu estatuto como estação terminal, prevendo-se que seria, então, requalificada para estação de segunda classe.[6] Esta medida provocou vários protestos por parte da população.[10]


Após a abertura à exploração, a zona da estação passou a ser um dos principais pólos de atracção urbanos fora da localidade de Silves, tendo sido construídas várias habitações junto à estação para os funcionários dos caminhos de ferro.[11] Este aglomerado populacional, denominado de "Bairro da Estação", foi dotada de boas ligações por estrada com a cidade de Silves.[11] A gare da estação foi várias vezes utilizada para bailes populares, o que contribuiu para aumentar a animação naquela zona.[11]


Em 1913, a estação era servida por carreiras de diligências até Silves e Lagoa.[12]


Em 1933, a Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses realizou obras de reparação e de melhoramentos nesta estação,[13] e no ano seguinte fez obras de restauro em toda a estação.[14]


Um diploma da Direcção Geral de Caminhos de Ferro, publicado no Diário do Governo n.º 286, II Série, de 8 de Dezembro de 1937, ordenou que o condutor de via e obras Caetano Alberto da Cruz Jorge Ribeiro outorgasse na escritura de uma parcela de terreno junto à estação de Silves, com a Federação Nacional dos Produtores de Trigo.[15]


Após a Segunda Guerra Mundial, a Empresa de Viação do Algarve estabeleceu uma carreira de autocarros entre a estação e a cidade de Silves.[16]



Ligação projectada a Monchique |


Em finais de 1892, foi pedida a concessão para uma linha férrea de Silves a Monchique.[17]



Ver também |


  • Comboios de Portugal


Referências




  1. «Classificação de Estações e Apeadeiros de acordo com a sua utilização». Directório da Rede Ferroviária Portuguesa 2005. Rede Ferroviária Nacional. 13 de Outubro de 2004. p. 81-83 


  2. «Linhas de Circulação e Plataformas de Embarque». Directório da Rede 2010. Rede Ferroviária Nacional. 22 de Janeiro de 2009. p. 67-90 


  3. «Linhas de Circulação e Plataformas de Embarque». Directório da Rede 2012. Rede Ferroviária Nacional. 6 de Janeiro de 2011. p. 71-85 


  4. ab «Há Quarenta Anos» (PDF). Gazeta dos Caminhos de Ferro. 49 (1198). 16 de Novembro de 1937. p. 541-542. Consultado em 5 de Fevereiro de 2012 


  5. ab «Silves a Portimão» (PDF). Gazeta dos Caminhos de Ferro. 16 (361). 1 de Janeiro de 1903. p. 3-4. Consultado em 5 de Fevereiro de 2012 


  6. abc «O Ramal de Portimão» (PDF). Gazeta dos Caminhos de Ferro. 15 (339). 1 de Fevereiro de 1902. p. 35-36. Consultado em 11 de Dezembro de 2015 


  7. «Ramal de Portimão». Fundação Mário Soares. Consultado em 5 de Fevereiro de 2012 


  8. ab «Efemérides» (PDF). Gazeta dos Caminhos de Ferro. 51 (1227). 1 de Fevereiro de 1939. pp. 111–114. Consultado em 11 de Dezembro de 2015 


  9. «Silves a Portimão» (PDF). Gazeta dos Caminhos de Ferro. 16 (364). 16 de Fevereiro de 1903. p. 56. Consultado em 11 de Dezembro de 2015 


  10. GOES, p. 43


  11. abc GOES, p. 137


  12. «Serviço de Diligencias». Guia official dos caminhos de ferro de Portugal. 39 (168). Outubro de 1913. p. 152-155. Consultado em 15 de Março de 2018 


  13. «O que se fez nos Caminhos de Ferro em Portugal no Ano de 1933» (PDF). Gazeta dos Caminhos de Ferro. 47 (1106): 49-52. 16 de Janeiro de 1934. Consultado em 11 de Dezembro de 2015 


  14. «O que se fez nos Caminhos de Ferro Portugueses, durante o ano de 1934» (PDF). Gazeta dos Caminhos de Ferro. 47 (1130). 16 de Janeiro de 1935. p. 50-51. Consultado em 11 de Dezembro de 2015 


  15. «Parte Oficial» (PDF). Gazeta dos Caminhos de Ferro. 49 (1200). 16 de Dezembro de 1937. p. 591-593. Consultado em 11 de Dezembro de 2015 


  16. GUERREIRO, p. 146


  17. «Efemérides 1888 - 1938» (PDF). Gazeta dos Caminhos de Ferro. 51 (1225). 1 de Janeiro de 1939. p. 43-48. Consultado em 11 de Dezembro de 2015 



Bibliografia |




  • GOES, Maria das Dores Jorge (1998). Silves Naquele Tempo... e Agora (1956-1997). Silves: Câmara Municipal de Silves. 103 páginas. ISBN 972-96677-9-9 


  • GUERREIRO, Aníbal C. (1983). História da Camionagem Algarvia (de passageiros) 1925-1975. Da origem à nacionalização. Vila Real de Santo António: Edição do autor. 233 páginas 




O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre a Estação de Silves



Ligações externas |



  • Página sobre a Estação de Silves, no sítio electrónico da empresa Infraestruturas de Portugal

  • Página sobre a Estação de Silves, no sítio electrónico Wikimapia


  • Página com fotografias da Estação de Silves, no sítio electrónico Railfaneurope (em inglês)


















Ícone de esboço Este artigo sobre uma estação, apeadeiro ou paragem ferroviária é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.



Popular posts from this blog

Monofisismo

Angular Downloading a file using contenturl with Basic Authentication

Olmecas