Estação Ferroviária de Silves
Silves | |
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Inauguração | 1 de Fevereiro de 1902 |
Linha(s) | Linha do Algarve (PK 319,181) |
Coordenadas | 37° 10′ 32,34″ N, 8° 26′ 26,14″ O |
Concelho | Silves |
Serviços Ferroviários | Regional |
Serviços |
A Estação Ferroviária de Silves é uma interface de caminhos de ferro, que serve a localidade de Silves, no Distrito de Faro, em Portugal.
Índice
1 Caracterização
1.1 Serviço ferroviário
2 História
2.1 Planeamento, construção e inauguração
2.2 Continuação até Portimão
2.3 Ligação projectada a Monchique
3 Ver também
4 Referências
5 Bibliografia
6 Ligações externas
Caracterização |
Em 2004, esta estação possuía a categoria D da Rede Ferroviária Nacional.[1]
Em 2009, apresentava duas linhas, ambas com 198 m de extensão, e duas plataformas, a primeira com 117 m de comprimento, e a segunda 91 m; ambas as plataformas tinham 40 cm de altura.[2] Em 2011, ambas as duas linhas já tinham sido aumentadas até aos 205 m, tal como as plataformas, que passaram a apresentar, correspondentemente, 125 e 197 m de comprimento; não se verificaram modificações na altura das plataformas.[3]
Serviço ferroviário |
Estação anterior | Comboios de Portugal | Estação seguinte | ||
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Poço Barreto Direção Faro | | CP Regional Linha do Algarve | | Estômbar-Lagoa Direção Lagos |
História |
Ver artigo principal: História da Linha do Algarve
Planeamento, construção e inauguração |
Em Novembro de 1897, o Conselho Superior de Obras Públicas e Minas já tinha aprovado o projecto até à estação provisória de Portimão do troço entre Tunes e Lagos, então denominado de Ramal de Portimão.[4] Este projecto incluía a construção de uma estação em Silves, a cerca de 1 Km da cidade, e junto à estrada de Silves a Lagoa.[4] O motivo pelo qual a gare de Silves ficou tão longe da cidade prendeu-se com razões geográficas; um traçado pela margem direita do Rio Arade permitiria uma localização mais cómoda para a estação, mas ficaria demasiado longe do importante concelho de Lagoa, e devido ao acidentado relevo naquela zona, forçaria à construção de vários túneis, e de pontes sobre o Rio Arade e as Ribeiras de Boina e Odelouca.[5] Por outro lado, o traçado que foi escolhido também facilitaria a construção de um ramal ferroviário para o Porto de Abrigo da Ponta do Altar, que estava nessa altura a ser planeado.[5]
O troço entre Poço Barreto e Silves entrou ao serviço em 1 de Fevereiro de 1902, pela operadora Caminhos de Ferro do Estado, não tendo sido feitos quaisquer festejos por ordem da direcção.[6][7] A estação de Silves estava completamente construída na altura da sua inauguração.[6]
Em Junho de 1902, estava programada a criação de comboios de Silves para Faro, além daquele que já existia de manhã, prevendo-se que os novos comboios iriam entroncar na estação de Tunes com o Misto de Beja para Faro.[8]
Continuação até Portimão |
Em Dezembro de 1902, previa-se que o troço seguinte, até Portimão, iria ser em breve inspeccionado e depois aberto ao serviço;[8] com efeito, foi inaugurado em 15 de Fevereiro de 1903,[9] perdendo Silves o seu estatuto como estação terminal, prevendo-se que seria, então, requalificada para estação de segunda classe.[6] Esta medida provocou vários protestos por parte da população.[10]
Após a abertura à exploração, a zona da estação passou a ser um dos principais pólos de atracção urbanos fora da localidade de Silves, tendo sido construídas várias habitações junto à estação para os funcionários dos caminhos de ferro.[11] Este aglomerado populacional, denominado de "Bairro da Estação", foi dotada de boas ligações por estrada com a cidade de Silves.[11] A gare da estação foi várias vezes utilizada para bailes populares, o que contribuiu para aumentar a animação naquela zona.[11]
Em 1913, a estação era servida por carreiras de diligências até Silves e Lagoa.[12]
Em 1933, a Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses realizou obras de reparação e de melhoramentos nesta estação,[13] e no ano seguinte fez obras de restauro em toda a estação.[14]
Um diploma da Direcção Geral de Caminhos de Ferro, publicado no Diário do Governo n.º 286, II Série, de 8 de Dezembro de 1937, ordenou que o condutor de via e obras Caetano Alberto da Cruz Jorge Ribeiro outorgasse na escritura de uma parcela de terreno junto à estação de Silves, com a Federação Nacional dos Produtores de Trigo.[15]
Após a Segunda Guerra Mundial, a Empresa de Viação do Algarve estabeleceu uma carreira de autocarros entre a estação e a cidade de Silves.[16]
Ligação projectada a Monchique |
Em finais de 1892, foi pedida a concessão para uma linha férrea de Silves a Monchique.[17]
Ver também |
- Comboios de Portugal
Referências
↑ «Classificação de Estações e Apeadeiros de acordo com a sua utilização». Directório da Rede Ferroviária Portuguesa 2005. Rede Ferroviária Nacional. 13 de Outubro de 2004. p. 81-83
↑ «Linhas de Circulação e Plataformas de Embarque». Directório da Rede 2010. Rede Ferroviária Nacional. 22 de Janeiro de 2009. p. 67-90
↑ «Linhas de Circulação e Plataformas de Embarque». Directório da Rede 2012. Rede Ferroviária Nacional. 6 de Janeiro de 2011. p. 71-85
↑ ab «Há Quarenta Anos» (PDF). Gazeta dos Caminhos de Ferro. 49 (1198). 16 de Novembro de 1937. p. 541-542. Consultado em 5 de Fevereiro de 2012
↑ ab «Silves a Portimão» (PDF). Gazeta dos Caminhos de Ferro. 16 (361). 1 de Janeiro de 1903. p. 3-4. Consultado em 5 de Fevereiro de 2012
↑ abc «O Ramal de Portimão» (PDF). Gazeta dos Caminhos de Ferro. 15 (339). 1 de Fevereiro de 1902. p. 35-36. Consultado em 11 de Dezembro de 2015
↑ «Ramal de Portimão». Fundação Mário Soares. Consultado em 5 de Fevereiro de 2012
↑ ab «Efemérides» (PDF). Gazeta dos Caminhos de Ferro. 51 (1227). 1 de Fevereiro de 1939. pp. 111–114. Consultado em 11 de Dezembro de 2015
↑ «Silves a Portimão» (PDF). Gazeta dos Caminhos de Ferro. 16 (364). 16 de Fevereiro de 1903. p. 56. Consultado em 11 de Dezembro de 2015
↑ GOES, p. 43
↑ abc GOES, p. 137
↑ «Serviço de Diligencias». Guia official dos caminhos de ferro de Portugal. 39 (168). Outubro de 1913. p. 152-155. Consultado em 15 de Março de 2018
↑ «O que se fez nos Caminhos de Ferro em Portugal no Ano de 1933» (PDF). Gazeta dos Caminhos de Ferro. 47 (1106): 49-52. 16 de Janeiro de 1934. Consultado em 11 de Dezembro de 2015
↑ «O que se fez nos Caminhos de Ferro Portugueses, durante o ano de 1934» (PDF). Gazeta dos Caminhos de Ferro. 47 (1130). 16 de Janeiro de 1935. p. 50-51. Consultado em 11 de Dezembro de 2015
↑ «Parte Oficial» (PDF). Gazeta dos Caminhos de Ferro. 49 (1200). 16 de Dezembro de 1937. p. 591-593. Consultado em 11 de Dezembro de 2015
↑ GUERREIRO, p. 146
↑ «Efemérides 1888 - 1938» (PDF). Gazeta dos Caminhos de Ferro. 51 (1225). 1 de Janeiro de 1939. p. 43-48. Consultado em 11 de Dezembro de 2015
Bibliografia |
GOES, Maria das Dores Jorge (1998). Silves Naquele Tempo... e Agora (1956-1997). Silves: Câmara Municipal de Silves. 103 páginas. ISBN 972-96677-9-9
GUERREIRO, Aníbal C. (1983). História da Camionagem Algarvia (de passageiros) 1925-1975. Da origem à nacionalização. Vila Real de Santo António: Edição do autor. 233 páginas
Ligações externas |
- Página sobre a Estação de Silves, no sítio electrónico da empresa Infraestruturas de Portugal
- Página sobre a Estação de Silves, no sítio electrónico Wikimapia
Página com fotografias da Estação de Silves, no sítio electrónico Railfaneurope (em inglês)