Prorrogação
Prorrogação ou prolongamento é a forma mais comum de se decidir o vencedor em determinadas competições em caso de empate no tempo normal, por meio de um acréscimo ao tempo regulamentar. O termo prorrogação é mais usado no português do Brasil, e o termo prolongamento é mais usado em Portugal, nos PALOP e em Timor-Leste.
Índice
1 No futebol
1.1 Gol de ouro
1.2 Gol de prata
2 No voleibol
3 No basquetebol
4 No futebol americano
5 No beisebol
6 No rugby
7 No hóquei sobre o gelo
8 Ver também
9 Referências
No futebol |
Em caso de empate, as equipes devem jogar dois tempos adicionais de 15 minutos cada. Na maioria dos caso, se o jogo continuar empatado ao fim dos dois tempos, ele é então decidido em cobranças de pênaltis.
Gol de ouro |
Ver artigo principal: Gol de ouro
Existe uma variante da prorrogação tradicional, chamada gol de ouro. Caso uma das equipes marque um gol durante a prorrogação, a partida é dada por encerrada e a equipe que marcou o gol vence a partida, sem que seja necessário jogar até o final dos dois tempos, como na prorrogação tradicional.
Ex: Laurent Blanc marcou para a França contra o Paraguai na Copa do Mundo FIFA de 1998.
Gol de prata |
Outra variante consiste em anular o segundo tempo adicional caso uma das equipes tenha marcado no primeiro tempo adicional. Diferentemente do gol de ouro, neste caso a partida não é interrompida no minuto do gol, mas sim aos 15 minutos de prorrogação, momento em que se daria a transição do primeiro para o segundo tempo adicional.
No voleibol |
Ao final de 4 sets, havendo um empate (2x2) é jogado o set de desempate (o chamado tie break), sendo que esse terminará quando a primeira equipe chegar aos 15 pontos, tendo 2 pontos ou mais de diferença ao oponente, caso isso não aconteça, é jogado até atingir os 2 pontos de diferença.
No basquetebol |
São jogados períodos adicionais de 5 minutos até haver um desempate no final de jogo.
No futebol americano |
Na NFL, é jogado um tempo adicional (em inglês overtime) de 15 minutos com morte súbita. Na primeira posse um touchdown ou um safety ganha o jogo. Em caso de field goal, o outro time ainda tem a chance de atacar e marcar. Após cada time ter uma posse de bola, qualquer pontuação ganha o jogo. Em caso de empate ao final deste tempo extra, o jogo é declarado empatado. Nos playoffs, fase final da competição, são jogados tempos adicionais até haver um vencedor.[1]
No beisebol |
Joga-se entradas adicionais até haver um desempate.
No rugby |
São 2 tempos de 10 minutos cada, com intervalos de 5 minutos (entre o fim do tempo normal e o primeiro tempo da prorrogação, e entre o primeiro e o segundo tempos da prorrogação). Não há morte súbita na prorrogação, sendo que os 2 tempos de 10 minutos deverão ser disputados até o fim.
No hóquei sobre o gelo |
É jogado um período adicional de 5 minutos com morte súbita, o primeiro time a fazer o gol ganha o jogo.
Ver também |
- Futebol
- Morte Súbita (futebol)
- Disputa por pênaltis
Referências
↑ «NFL overtime rules». nfl.com (em inglês). Consultado em 24 de dezembro de 2016