American Airlines









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American Airlines



IATA
AA

ICAO
AAL

Indicativo de chamada
AMERICAN
Fundada em
1930 (como American Airways)

Principais centros
de operações



Programa de milhagem
AAdvantage

Aliança comercial

Estados Unidos Oneworld
Frota
1579
Destinos
350[1]

Lounge
Admirals Club
Slogan

The new American is arriving. (A nova American está chegando)
Sede

Fort Worth, Texas,  Estados Unidos
Pessoas importantes
Doug Parker (CEO)
Robert Isom (presidente)
Sítio oficial

Website oficial (em português)

A American Airlines é uma companhia aérea americana sediada em Fort Worth, Texas. É a maior companhia aérea do mundo por passageiros transportados, quantidade de aeronaves e receitas, sendo a segunda maior pelo número de destinos, somente atrás da United Airlines. Ele opera a partir de seus hubs em Dallas, Charlotte, Los Angeles, Nova York, Miami, Chicago, Filadélfia, Phoenix e Washington, enquanto a sua base de manutenção principal está em Tulsa, Oklahoma. A empresa também tem uma presença significativa em Boston, Londres e San Francisco.[2] A companhia aérea concorre principalmente com a Delta Air Lines, United e Southwest Airlines.


A empresa é um dos membros fundadores da Oneworld, e tem alianças codeshare com a British Airways, Finnair e Iberia no mercado transatlântico e com a Japan Airlines no mercado transpacífico. As rotas regionais são operadas por subsidiárias sob a marca da American Eagle.[3] A antiga controladora da American Airlines, a AMR Corporation, anunciou planos de fundir-se com a US Airways, criando a maior companhia aérea do mundo.[4][5][6] A AMR e a US Airways concluiram a incorporação em 9 de dezembro de 2013[7] e as duas companhias aéreas receberam um único certificado de companhia aérea em 8 de abril de 2015.[8][9]




Índice






  • 1 História


    • 1.1 Início


    • 1.2 Ataques 11 de Setembro de 2001


    • 1.3 Pedido de Concordata




  • 2 Novo logotipo e fusão com US Airways


  • 3 Destinos


  • 4 Frota


  • 5 Acidentes e incidentes


    • 5.1 Década de 1950


    • 5.2 Década de 1960


    • 5.3 Década de 1970


    • 5.4 Década de 1990


    • 5.5 Década de 2000


    • 5.6 Década de 2010




  • 6 Galeria de Fotos


  • 7 Ligações Externas


  • 8 Referências





História |



Início |




Um Fairchild FC-2 operado pela American em 1927.




Um Stinson Trimotor, primeira aeronave operada pela American.




Um Douglas DC-3 da American, aeronave que foi projetada pela Douglas em conjunto com a companhia.


A American Airlines foi desenvolvida por um grupo de 82 pequenas companhias aéreas por meio de aquisições em 1930[10] e reorganizações. Inicialmente, a American Airways era uma marca comum por uma série de transportadores independentes. Estes incluíam a Southern Air Transport[11] no Texas, a Southern Air Fast Express (SAFE)[12] no oeste, a Universal Aviation[13] também no oeste, a Thompson Aeronautical Services[14] e a Colonial Air Transport[15] no nordeste. Como muitas companhia daquela época, a American ganhou notoriedade transportando cartas. Em 1933, a American Airways operava em 72 cidades, principalmente no nordeste, centro-oeste e sudoeste dos Estados Unidos.[16]


Em 1934, a American Airways foi adquirida por Errett Lobban Cord, que renomeou a companhia como "American Air Lines". Cord contratou o empresário CR Smith para dirigir a companhia. Smith trabalhou em conjunto com a Douglas para desenvolver o Douglas DC-3, em que a American foi a companhia lançadora da aeronave, em 1936. Com o DC-3, a American tornou-se a primeira companhia aérea a ser capaz de operar uma rota que poderia ganhar lucros unicamente com o transporte de passageiros, sendo que as outras operadoras não poderiam ganhar lucros sem transporte de cartas.[17] Com o DC-3, a American começou a apelidar suas aeronaves de "Flagships" e instituiu o Admirals Club para os passageiros valorizados.[18]



Ataques 11 de Setembro de 2001 |


A empresa teve duas de suas aeronaves envolvidas nos atentados, o voo 11 da American Airlines e o voo 77 da American Airlines. O voo 11, sequestrado por Mohamed Atta, colidiu contra a Torre Norte do World Trade Center e o voo 77, sequestrado por Hani Hanjour, que bateu em uma das faixas do Pentágono.



Pedido de Concordata |


Em 29 de novembro de 2011, a dona da empresa empresa pediu concordata em Nova York.[19] A causa é a queda nas ações da empresa, que no dia 29+ de novembro de 2011, as 13h30. A American Eagle e todas as subsidiárias da American Airlines também foram afetadas. A empresa assegurou também que irá honrar todas as reservas e passagens.



Novo logotipo e fusão com US Airways |


American Airlines e a US Airways anunciaram que seus conselhos de administração votaram a favor da fusão das duas empresas, criando a maior companhia aérea do mundo. O acordo ocorre mais de 14 meses depois de a American Airlines entrar em recuperação judicial, em novembro de 2011. Os credores da American ficaram com 72% da nova companhia, e os 28% restantes foram para as mãos da US Airways. As companhias anunciaram hoje em comunicado que esperam, com a nova empresa, uma receita superior a US$ 1 bilhão em 2015.



Destinos |



Ver artigo principal: Destinos da American Airlines


Frota |



Em 17 de novembro de 2017 a frota da empresa era composta por:















































































































































Frota de aeronaves da American Airlines
Aeronave
Total
Encomendas

Airbus A319-100
125


Airbus A320-200
49


Airbus A321-200
220


Airbus A330-200
15


Airbus A330-300
9


Boeing 737 MAX 8
9
91

Boeing 737-800
304


Boeing 757-200
40


Boeing 767-300ER
27


Boeing 777-200ER
47


Boeing 777-300ER
20


Boeing 787-8
20


Boeing 787-9
15


CRJ100
1


CRJ200
97


CRJ700
110


CRJ900
118


Dash 8-100
7


Dash 8-300
11


Embraer ERJ-135
2


Embraer ERJ-145
118


Embraer ERJ-175
149
10

Embraer ERJ-190
20


MD-82
10


MD-83
36

Total de aeronaves

1579

101


  • OBS: A American Airlines possui um pedido de 460 aeronaves. 260 pedidos estão dividos por A319, A320 e A321 e os outros 200 pedidos são de Boeing 737.



















































Frota de aeronaves da American Eagle
Aeronave
Total

CRJ-100
2

CRJ-200
124

CRJ-700
110

CRJ-900
118

Dash 8 Q100
12

Dash 8 Q300
11

Embraer 145
118

ERJ-170
2

ERJ-175
144
Total de aeronaves

641



Acidentes e incidentes |



Década de 1950 |




  • Voo American Airlines 6780 - 22 de janeiro de 1952 - caiu em Elizabeth, Nova Jersei


  • Voo American Airlines 2 - 4 de julho de 1952 - caiu no rio Missouri


  • Voo American Airlines 723 - 16 de setembro de 1953


  • Voo American Airlines 711 - 20 de março de 1955



Década de 1960 |




  • Voo American Airlines 1 - 1 de março de 1962


  • Voo American Airlines 383 - 8 de novembro de 1965



Década de 1970 |



  • Voo American Airlines 191 - 25 de maio de 1979 - Caiu em Chicago segundos depois de ter decolado.


Década de 1990 |




  • Voo American Eagle 4184 - 31 de outubro de 1994 - caiu em Roselawn antes de aterrissar em Chicago.


  • Voo American Airlines 965 - 20 de dezembro de 1995 - caiu quando em aproximação para pouso em Cali, na Colômbia


  • Voo American Airlines 124 - 24 de setembro de 1996 - caiu em uma floresta tropical na Colombia


  • Voo American Airlines 1420 - 1 de junho de 1999 - derrapou na aterrissagem no aeroporto de Little Rock, Arkansas



Década de 2000 |




  • Voo American Airlines 11 - 11 de setembro de 2001 - se chocou contra o World Trade Center.


  • Voo American Airlines 77 - 11 de setembro de 2001 - se chocou contra o pentágono.


  • Voo American Airlines 587 - 12 de novembro de 2001 - caiu em Belle Harbor, Queens.


  • Voo American Airlines 997 - 10 de junho de 2009 - um carregador de bagagem morreu.


  • Voo American Airlines 331 - 22 de dezembro de 2009 - se partiu ao meio ao pousar na Jamaica, saindo de Miami.



Década de 2010 |



  • Voo American Airlines 383 - 28 de outubro de 2016 - pegou fogo antes de decolar em Chicago


Galeria de Fotos |



Commons

O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre American Airlines




Ligações Externas |


  • AA.com


Referências




  1. https://www.aa.com/i18n/customer-service/about-us/american-airlines-group.jsp


  2. «American Airlines Ticket Counters | Airport Information | aa.com». www.aa.com. Consultado em 2 de julho de 2015 


  3. Associated, The (12 de setembro de 2012). «American Air signs deal to contract out some flying to SkyWest». Yahoo! News. Consultado em 3 de outubro de 2012 


  4. Isidore, Chris (29 de novembro de 2011). «American Airlines and AMR file for Chapter 11 bankruptcy». CNN. Consultado em 2 de dezembro de 2011 


  5. Rushe, Dominic (29 de novembro de 2011). «American Airlines files for Chapter 11 bankruptcy protection». The Guardian. London. Consultado em 29 de novembro de 2011 


  6. Erro de citação: Código <ref> inválido; não foi fornecido texto para as refs de nome merger_largest


  7. Maxon, Terry (27 de novembro de 2013). «Judge OKs American Airlines-US Airways merger, American's exit from bankruptcy». Dallas Morning News. Consultado em 29 de novembro de 2013 


  8. «American Airlines and US Airways to Create a Premier Global Carrier – The New American Airlines» (Nota de imprensa). Fort Worth, TX & Tempe, AZ: AMR & US Airways Group. 14 de fevereiro de 2013. Consultado em 14 de fevereiro de 2015. Cópia arquivada em 16 de fevereiro de 2013 


  9. [1]


  10. Koenig, David (9 de dezembro de 2013). «American Airlines parent seeks Ch. 11 protection». Google News. Associated Press. Consultado em 9 de dezembro de 2013. Cópia arquivada em 9 de dezembro de 2013 


  11. «American Airlines». Cincinnati Aviation Heritage Society & Museum. Consultado em 9 de dezembro de 2013 


  12. Eggebeen, Janna (2007). Airport Age: Architecture and Modernity in America. [S.l.]: ProQues. Consultado em 9 de dezembro de 2013 


  13. «UAL». Consultado em 9 de dezembro de 2013 


  14. «American Airways Pilot Hat Badge 2nd Issue Usage 1934-1947». Stanley Baumwald. Consultado em 9 de dezembro de 2013 


  15. «American Airlines». Encyclopædia Britannica, Inc. Consultado em 9 de dezembro de 2013 


  16. «1933 - August 6 - American Airlines Timetables, Route Maps, and History». Airchive. Consultado em 9 de dezembro de 2013 


  17. «For American, a blemish on a distinguished history». Yahoo News. 9 de dezembro de 2013. Consultado em 9 de dezembro de 2013 


  18. «1938 - August 5 - American Airlines Timetables, Route Maps, and History». Airchive. Consultado em 9 de dezembro de 2013 


  19. [2], acessado em 29 de Novembro de 2011

































































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