American Airlines
American Airlines | |
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IATA | AA |
ICAO | AAL |
Indicativo de chamada | AMERICAN |
Fundada em | 1930 (como American Airways) |
Principais centros de operações | 9 aeroportos
|
Programa de milhagem | AAdvantage |
Aliança comercial | Oneworld |
Frota | 1579 |
Destinos | 350[1] |
Lounge | Admirals Club |
Slogan | The new American is arriving. (A nova American está chegando) |
Sede | Fort Worth, Texas, Estados Unidos |
Pessoas importantes | Doug Parker (CEO) Robert Isom (presidente) |
Sítio oficial | Website oficial (em português) |
A American Airlines é uma companhia aérea americana sediada em Fort Worth, Texas. É a maior companhia aérea do mundo por passageiros transportados, quantidade de aeronaves e receitas, sendo a segunda maior pelo número de destinos, somente atrás da United Airlines. Ele opera a partir de seus hubs em Dallas, Charlotte, Los Angeles, Nova York, Miami, Chicago, Filadélfia, Phoenix e Washington, enquanto a sua base de manutenção principal está em Tulsa, Oklahoma. A empresa também tem uma presença significativa em Boston, Londres e San Francisco.[2] A companhia aérea concorre principalmente com a Delta Air Lines, United e Southwest Airlines.
A empresa é um dos membros fundadores da Oneworld, e tem alianças codeshare com a British Airways, Finnair e Iberia no mercado transatlântico e com a Japan Airlines no mercado transpacífico. As rotas regionais são operadas por subsidiárias sob a marca da American Eagle.[3] A antiga controladora da American Airlines, a AMR Corporation, anunciou planos de fundir-se com a US Airways, criando a maior companhia aérea do mundo.[4][5][6] A AMR e a US Airways concluiram a incorporação em 9 de dezembro de 2013[7] e as duas companhias aéreas receberam um único certificado de companhia aérea em 8 de abril de 2015.[8][9]
Índice
1 História
1.1 Início
1.2 Ataques 11 de Setembro de 2001
1.3 Pedido de Concordata
2 Novo logotipo e fusão com US Airways
3 Destinos
4 Frota
5 Acidentes e incidentes
5.1 Década de 1950
5.2 Década de 1960
5.3 Década de 1970
5.4 Década de 1990
5.5 Década de 2000
5.6 Década de 2010
6 Galeria de Fotos
7 Ligações Externas
8 Referências
História |
Início |
A American Airlines foi desenvolvida por um grupo de 82 pequenas companhias aéreas por meio de aquisições em 1930[10] e reorganizações. Inicialmente, a American Airways era uma marca comum por uma série de transportadores independentes. Estes incluíam a Southern Air Transport[11] no Texas, a Southern Air Fast Express (SAFE)[12] no oeste, a Universal Aviation[13] também no oeste, a Thompson Aeronautical Services[14] e a Colonial Air Transport[15] no nordeste. Como muitas companhia daquela época, a American ganhou notoriedade transportando cartas. Em 1933, a American Airways operava em 72 cidades, principalmente no nordeste, centro-oeste e sudoeste dos Estados Unidos.[16]
Em 1934, a American Airways foi adquirida por Errett Lobban Cord, que renomeou a companhia como "American Air Lines". Cord contratou o empresário CR Smith para dirigir a companhia. Smith trabalhou em conjunto com a Douglas para desenvolver o Douglas DC-3, em que a American foi a companhia lançadora da aeronave, em 1936. Com o DC-3, a American tornou-se a primeira companhia aérea a ser capaz de operar uma rota que poderia ganhar lucros unicamente com o transporte de passageiros, sendo que as outras operadoras não poderiam ganhar lucros sem transporte de cartas.[17] Com o DC-3, a American começou a apelidar suas aeronaves de "Flagships" e instituiu o Admirals Club para os passageiros valorizados.[18]
Ataques 11 de Setembro de 2001 |
A empresa teve duas de suas aeronaves envolvidas nos atentados, o voo 11 da American Airlines e o voo 77 da American Airlines. O voo 11, sequestrado por Mohamed Atta, colidiu contra a Torre Norte do World Trade Center e o voo 77, sequestrado por Hani Hanjour, que bateu em uma das faixas do Pentágono.
Pedido de Concordata |
Em 29 de novembro de 2011, a dona da empresa empresa pediu concordata em Nova York.[19] A causa é a queda nas ações da empresa, que no dia 29+ de novembro de 2011, as 13h30. A American Eagle e todas as subsidiárias da American Airlines também foram afetadas. A empresa assegurou também que irá honrar todas as reservas e passagens.
Novo logotipo e fusão com US Airways |
American Airlines e a US Airways anunciaram que seus conselhos de administração votaram a favor da fusão das duas empresas, criando a maior companhia aérea do mundo. O acordo ocorre mais de 14 meses depois de a American Airlines entrar em recuperação judicial, em novembro de 2011. Os credores da American ficaram com 72% da nova companhia, e os 28% restantes foram para as mãos da US Airways. As companhias anunciaram hoje em comunicado que esperam, com a nova empresa, uma receita superior a US$ 1 bilhão em 2015.
Destinos |
Ver artigo principal: Destinos da American Airlines
Frota |
Em 17 de novembro de 2017 a frota da empresa era composta por:
Aeronave | Total | Encomendas |
---|---|---|
Airbus A319-100 | 125 | |
Airbus A320-200 | 49 | |
Airbus A321-200 | 220 | |
Airbus A330-200 | 15 | |
Airbus A330-300 | 9 | |
Boeing 737 MAX 8 | 9 | 91 |
Boeing 737-800 | 304 | |
Boeing 757-200 | 40 | |
Boeing 767-300ER | 27 | |
Boeing 777-200ER | 47 | |
Boeing 777-300ER | 20 | |
Boeing 787-8 | 20 | |
Boeing 787-9 | 15 | |
CRJ100 | 1 | |
CRJ200 | 97 | |
CRJ700 | 110 | |
CRJ900 | 118 | |
Dash 8-100 | 7 | |
Dash 8-300 | 11 | |
Embraer ERJ-135 | 2 | |
Embraer ERJ-145 | 118 | |
Embraer ERJ-175 | 149 | 10 |
Embraer ERJ-190 | 20 | |
MD-82 | 10 | |
MD-83 | 36 | |
Total de aeronaves | 1579 | 101 |
- OBS: A American Airlines possui um pedido de 460 aeronaves. 260 pedidos estão dividos por A319, A320 e A321 e os outros 200 pedidos são de Boeing 737.
Aeronave | Total |
---|---|
CRJ-100 | 2 |
CRJ-200 | 124 |
CRJ-700 | 110 |
CRJ-900 | 118 |
Dash 8 Q100 | 12 |
Dash 8 Q300 | 11 |
Embraer 145 | 118 |
ERJ-170 | 2 |
ERJ-175 | 144 |
Total de aeronaves | 641 |
Acidentes e incidentes |
Década de 1950 |
Voo American Airlines 6780 - 22 de janeiro de 1952 - caiu em Elizabeth, Nova Jersei
Voo American Airlines 2 - 4 de julho de 1952 - caiu no rio Missouri
Voo American Airlines 723 - 16 de setembro de 1953
Voo American Airlines 711 - 20 de março de 1955
Década de 1960 |
Voo American Airlines 1 - 1 de março de 1962
Voo American Airlines 383 - 8 de novembro de 1965
Década de 1970 |
Voo American Airlines 191 - 25 de maio de 1979 - Caiu em Chicago segundos depois de ter decolado.
Década de 1990 |
Voo American Eagle 4184 - 31 de outubro de 1994 - caiu em Roselawn antes de aterrissar em Chicago.
Voo American Airlines 965 - 20 de dezembro de 1995 - caiu quando em aproximação para pouso em Cali, na Colômbia
Voo American Airlines 124 - 24 de setembro de 1996 - caiu em uma floresta tropical na Colombia
Voo American Airlines 1420 - 1 de junho de 1999 - derrapou na aterrissagem no aeroporto de Little Rock, Arkansas
Década de 2000 |
Voo American Airlines 11 - 11 de setembro de 2001 - se chocou contra o World Trade Center.
Voo American Airlines 77 - 11 de setembro de 2001 - se chocou contra o pentágono.
Voo American Airlines 587 - 12 de novembro de 2001 - caiu em Belle Harbor, Queens.
Voo American Airlines 997 - 10 de junho de 2009 - um carregador de bagagem morreu.
Voo American Airlines 331 - 22 de dezembro de 2009 - se partiu ao meio ao pousar na Jamaica, saindo de Miami.
Década de 2010 |
Voo American Airlines 383 - 28 de outubro de 2016 - pegou fogo antes de decolar em Chicago
Galeria de Fotos |
A sede da American Airlines em Fort Worth, Texas
Airbus A321
Airbus A330
Boeing 737-800
Boeing 747-100
Boeing 767-300
Boeing 777-200
Boeing 787-8
Embraer ERJ-145 da American Eagle
Embraer 190
Ligações Externas |
- AA.com
Referências
↑ https://www.aa.com/i18n/customer-service/about-us/american-airlines-group.jsp
↑ «American Airlines Ticket Counters | Airport Information | aa.com». www.aa.com. Consultado em 2 de julho de 2015
↑ Associated, The (12 de setembro de 2012). «American Air signs deal to contract out some flying to SkyWest». Yahoo! News. Consultado em 3 de outubro de 2012
↑ Isidore, Chris (29 de novembro de 2011). «American Airlines and AMR file for Chapter 11 bankruptcy». CNN. Consultado em 2 de dezembro de 2011
↑ Rushe, Dominic (29 de novembro de 2011). «American Airlines files for Chapter 11 bankruptcy protection». The Guardian. London. Consultado em 29 de novembro de 2011
↑ Erro de citação: Código<ref>
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↑ Maxon, Terry (27 de novembro de 2013). «Judge OKs American Airlines-US Airways merger, American's exit from bankruptcy». Dallas Morning News. Consultado em 29 de novembro de 2013
↑ «American Airlines and US Airways to Create a Premier Global Carrier – The New American Airlines» (Nota de imprensa). Fort Worth, TX & Tempe, AZ: AMR & US Airways Group. 14 de fevereiro de 2013. Consultado em 14 de fevereiro de 2015. Cópia arquivada em 16 de fevereiro de 2013
↑ [1]
↑ Koenig, David (9 de dezembro de 2013). «American Airlines parent seeks Ch. 11 protection». Google News. Associated Press. Consultado em 9 de dezembro de 2013. Cópia arquivada em 9 de dezembro de 2013
↑ «American Airlines». Cincinnati Aviation Heritage Society & Museum. Consultado em 9 de dezembro de 2013
↑ Eggebeen, Janna (2007). Airport Age: Architecture and Modernity in America. [S.l.]: ProQues. Consultado em 9 de dezembro de 2013
↑ «UAL». Consultado em 9 de dezembro de 2013
↑ «American Airways Pilot Hat Badge 2nd Issue Usage 1934-1947». Stanley Baumwald. Consultado em 9 de dezembro de 2013
↑ «American Airlines». Encyclopædia Britannica, Inc. Consultado em 9 de dezembro de 2013
↑ «1933 - August 6 - American Airlines Timetables, Route Maps, and History». Airchive. Consultado em 9 de dezembro de 2013
↑ «For American, a blemish on a distinguished history». Yahoo News. 9 de dezembro de 2013. Consultado em 9 de dezembro de 2013
↑ «1938 - August 5 - American Airlines Timetables, Route Maps, and History». Airchive. Consultado em 9 de dezembro de 2013
↑ [2], acessado em 29 de Novembro de 2011