Adventismo

Multi tool use
![]() |
Parte da série sobre o |
Cristianismo |
---|
Santíssima Trindade
|
Jesus Cristo
|
Bíblia
|
Teologia cristã
|
Tradição
|
História
|
Denominação cristã
|
Tópicos
|
![]() |
Nota: "Adventista", também é comumente usado como uma forma breve para Adventista do Sétimo Dia.
O adventismo é um movimento religioso cristão iniciado no século XIX, dentro do contexto do Segundo Grande Reavivamento dos Estados Unidos. O nome refere-se à crença na iminente segunda vinda de Jesus à Terra. O movimento começou com William Miller, cujos seguidores ficaram conhecidos como Mileritas. O adventismo surgiu após a interpretação bíblica de William Miller, de que Jesus voltaria na década de 1840. Miller interpretou a profecia de Daniel 8:14: “Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; e o santuário será purificado" como significando a volta literal de Jesus. Ele pensava que o santuário era a Terra e que sua purificação seria feita com fogo por ocasião da vinda de Cristo. Hoje, a maior igreja dentro do movimento é a Igreja Adventista do Sétimo Dia.
A família de igrejas adventistas são consideradas como protestantes conservadoras.[1] Embora tenham muito em comum, como uma hermenêutica voltada à escatologia, a teologia delas difere em vários aspectos como o estado inconsciente dos mortos, ao castigo no fim dos tempos dos ímpios, a sua aniquilação com um grande fogo quando os ímpios se levantarão para cercar a Nova Jerusalém, natureza da imortalidade, regulações dietárias, guarda do sábado, a ressurreição dos ímpios e a divergência do santuário de Daniel 8 se refere ao que está no céu e na Terra.
Índice
1 Origens
2 Doutrina
3 Classificação de grupos
3.1 Adventistas dominicais
3.2 Adventistas sabatistas ( igrejas )
4 Referências
5 Bibliografia
Origens |
A fundação do adventismo está associada a um período de efervescência religiosa nos Estados Unidos no final do século XVIII e primeira metade do século XIX, no nordeste dos Estados Unidos. Deste modo, o surgimento das sociedades bíblicas, o não conformismo com o sistema religioso estabelecido, reuniões de reavivamento (revivals), o estilo evangelístico e proselitista de religião permitiram o surgimento do movimento baseado na interpretação das profecias do Livro de Daniel 7 e 8 por Guilherme Miller, membro da Igreja Batista, e outros líderes religiosos estabelecendo o fim do mundo e o retorno de Jesus Cristo para 1843 e depois para 1844.
Pessoas de várias denominações religiosas aderiram a este movimento religioso, embora o mesmo não tivesse uma organização eclesiástica formal, e tivesse pessoas das mais diferentes vertentes protestantes. Após o que ficou conhecido como O Grande Desapontamento, o grupo se dispersou em outros menores. Alguns destes grupos permaneceram marcando datas posteriores para o retorno de Cristo. Outros não demonstraram interesse algum por religião instituída. Alguns voltaram para suas denominações de origem e se desculparam com os líderes, que em muitos casos, os haviam expulsado um pouco antes.[2][3][4]
Depois de uma reavaliação dos estudos de Miller, alguns desses grupos menores persistiram no estudo das profecias, mas, com uma nova interpretação ao retorno de Cristo, surgindo grupos como a Igreja Adventista do Sétimo Dia, as Igrejas de Deus Adventistas e a Igreja Cristã do Advento [5]. Em comum retiveram o senso da iminência da volta de Jesus Cristo.
Doutrina |
Apoiando-se em textos bíblicos, esse grupo de pessoas defende que o retorno glorioso de Jesus Cristo que se dará de maneira iminente. Sua atuação missionária tem por base a ordem de Cristo dada no mesmo evangelho no Mateus 28:19: "Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos."
Há diversos grupos adventistas e com consequentes variações em certos pontos doutrinários peculiares, alguns creem no sono da alma entre a morte e a ressurreição, outros incluem a guarda do sábado, regulação dietária, juízo investigativo, aniquilação da alma dos pecadores e outras doutrinas baseadas na hermenêutica da Bíblia.
Classificação de grupos |
Depois da Conferência de Albany em 1845, onde 61 delegados compareceram, foi organizada a Associação Milenial Americana (American Millennial Association). Todavia não foi possível uma concordância doutrinária e nos subsequentes anos foram formando denominações dissidentes da Associação Milenial Americana. Em sumário, esses grupos consistem dos seguintes movimentos:
Adventistas dominicais |
Igreja Evangélica Adventista (Evangelical Adventist Church) - organizada em 1859[6], é a instituição herdeira da Associação Milenial Americana. Acredita na consciência da alma após a morte e que os justos ressucitarão primeiro, depois haverá um julgamento dos ímpios e a condenação desses no fogo eterno. Virtualmente extiguiu-se nos Estados Unidos depois de 1916.
Igreja Cristã do Advento (Advent Christian Church) - acredita na imortalidade condicional da alma e na aniquilação dos ímpios.
União do Advento e Vida (Life and Advent Union) - fundada por George Storrs em 1863, uniu-se com a Igreja Cristã do Advento em 1964.
Adventistas sabatistas ( igrejas ) |
Igreja Adventista do Sétimo Dia
Beth B'nei Tsion - Templo Judaico-adventista (Sinagoga Adventista) - pertence a Igreja Adventista do Sétimo Dia e é administrada pela Igreja Adventista do Sétimo Dia de Yisroel[7]
Igreja Adventista da Promessa (Pentecostal)- Igreja Adventista do Sétimo Dia Movimento de Reforma
- Igreja Adventista do Sétimo Dia Movimento do Advento
- Igreja Adventista Brasileira
Igreja Cristã Bíblica Adventista (unitariana) (Este grupo não acredita na trindade)- Igrejas de Deus
- Conferência Geral da Igreja de Deus
- Igreja de Deus do Sétimo Dia
Referências
↑ "Adventist and Sabbatarian (Hebraic) Churches" section (p. 256–276) in Frank S. Mead, Samuel S. Hill and Craig D. Atwood, Handbook of Denominations in the United States, 12th edn. Nashville: Abingdon Press
↑ Maxwell, Mervyn - História do Adventismo, CPB
↑ Maxwell, Mervyn - Magnificent Disappointment : What Really Happened in 1844...and Its Meaning for Today, Adventist Book Center New Jersey
↑ Douglass, Herbert E. - A Mensageira do Senhor, CPB
↑ MELTON, J. Gordon. Encyclopedia of American Religions.Thomson Gale: 7th edition, 2002
↑ Floyd Greenleaf, Richard W. Schwarz (2009). Portadores de Luz - História da Igreja Adventista do Sétimo Dia. [S.l.: s.n.] ISBN 9788589504157
↑ «World Church - Seventh-Day Adventists In Israel». Seventh-Day Adventists In Israel (em inglês)
Bibliografia |
- Dick, Everett N. William Miller and the Advent Crisis, Berrien Springs: Andrews University Press, 1994.
- Doan, Ruth Alden. The Miller Heresy, Millennialism, and American Culture, Philadelphia, PA: Temple University Press, 1987.
- Frank S. Mead, Samuel S. Hill and Craig D. Atwood. "Adventist and Sabbatarian (Hebraic) Churches" section (p. 256–276) in Handbook of Denominations in the United States, 12th edn. Nashville: Abingdon Press
- Melton, J.G. The Enciclopaedia of American Religions. California, 1996.
ZnFr6Rla ipjVYU4Fp,v0ylnDuBg6zh NsZ q 82Eih 2gm6d Up0OrC5F dTzDO kw,R97XiBiozKLTDSNlYi